Analista de conteúdo é o profissional responsável por criar estratégias, planejar, desenvolver e delegar funções, revisar e analisar o que será postado na internet.

Contrate um analista de conteúdo com a Visão Confiável!

Produzir conteúdo é algo que faz parte da vida da maioria das empresas que estão em busca de conquistar o seu espaço online. Ter e manter uma presença no âmbito digital é importante. Assim, investir em um marketing digital de qualidade e em um analista de conteúdo para desenvolver essas estratégias faz parte de todo trabalho bem-planejado.

O conteúdo e a sua produção especializada é o que vai fazer toda a diferença no sucesso das empresas, de acordo com especialistas da área do marketing. Sendo assim, várias outras profissões e habilidades também têm se tornado essencial para garantir a qualidade do trabalho e também a revisão e análise deles.

Existem profissionais que são responsáveis por avaliar e garantir que a criação dos textos se adeque as estratégias para alcançar os objetivos de cada empresa. Esses profissionais são especializados e resolvem muita coisa importante na área da produção de conteúdo.

Para entender melhor sobre esse especialista e como é a atuação do analista de conteúdo na prática e quais as vantagens de contratar um, continue lendo.

O que é um analista de conteúdo?

Sabemos que quem produz os conteúdos escritos para a internet é o redator SEO ou redator freelancer. Contudo, o analista de conteúdo vai além disso. A criação de conteúdo passou para outro estágio nos últimos anos, principalmente envolvendo as redes sociais.

Empresas que não estão no digital atualmente, tem um potencial muito menor de crescer. O mundo está no digital. Portanto, para ter sucesso é importante definir um público alvo e persona, conhece qual é o seu comportamento e ter um cronograma editorial.

Isso é o mínimo da criação de conteúdo atualmente e o profissional responsável por elaborar e planejar tudo isso é o analista de conteúdo. Esse é o profissional responsável por planejar as pautas, criar o calendário editorial e organizar a execução das tarefas com toda a equipe.

Sendo assim, de uma forma geral, o analista planeja, cria, analista, entrega e faz todo o monitoramento das métricas alcançadas pelo conteúdo.

Analista de conteúdo
Planejamento e elaboração de conteúdo é feita pelo profissional. – Fonte: Pexels

Para que serve um analista de conteúdo?

O analista de conteúdo serve principalmente para elaborar as estratégias do marketing digital da empresa. É através do trabalho desse profissional que a empresa desenvolve seus planos para alcançar seus objetivos.

Considerando todo o seu conhecimento de regras o que é SEO, Copywriting, Storytelling, produção de conteúdo para blogs e redes sociais, entre outros. Todo o trabalho é executado e monitorando, com o uso de ferramentas.

Sendo assim, o analista também serve as abrangentes áreas do marketing digital, cuidando e planejando os conteúdos, anúncios e criação de posts para redes sociais. É o profissional que realiza as principais ações do marketing, assim como o uso de suas palavras chaves, coletando dados e avaliando os resultados.

No quesito de marketing de conteúdo e Inbound Marketing, o ciclo de produção também funciona de forma planejada. O analista é o responsável por delegar as devidas funções, assim como oferecer as soluções que o público da empresa precisa.

Para isso, ele tem acesso a todos os objetivos e metas da empresa, encontrado a melhor opção a ser seguida. Além disso, com intenção de solucionar dores, cria as pautas dos conteúdos de topo, meio e fundo de funil para fazer parte da estratégia criada.

Planejamento

O planejamento realizado pelo analista de conteúdo envolve a praticamente a divisão de funções. Ou seja, quando é contratado por empresa, o profissional realiza toda a estratégia e plano que será desenvolvido com os conteúdos, levando em consideração os objetivos da empresa, e assim, planeja as ações que serão criadas.

É comum que ele também realize a divisão de tarefas para a equipe quando há uma. Assim como definir a jornada de compra do cliente, a persona, o cronograma de postagens, elaboração das pautas e conteúdos relevantes e estratégias de palavras chaves.

Criação dos conteúdos

Depois de toda a etapa do planejamento de marketing de conteúdo, vem o processo de produção, que é a execução. Durante essa etapa, que os textos são desenvolvidos, e os demais materiais que fazem parte da estratégia criada.

Sendo assim, durante essa etapa, o analista de conteúdo pode atuar tanto criando os conteúdos, quando coordenando os profissionais que irão fazê-lo. Ou seja, os redatores freelancers, designers e revisores. É o responsável por delegar as tarefas para os principais profissionais.

Etapa de análise

Depois que o conteúdo é finalizado é preciso analisar e conferir com os objetivos propostos. Se tudo estiver correto e os tópicos de acordo com o esperado, assim como palavras chaves, formatação, CTA, etc, o conteúdo segue adiante.

Durante essa análise, o analista de conteúdo também avalia o tom e a linguagem do post. Isso faz toda a diferença para encontrar com o público alvo e conquistar o posicionamento desejado no mercado.

Realização do monitoramento

Antes do monitoramento acontece a entrega, que nada mais é do que a publicação ou postagem do conteúdo. Pode ser necessário que nessa etapa alguns ajustes ainda sejam feitos, mas de uma forma geral, ele já chega aqui pronto.

Na sequência, vem o monitoramento dos resultados, que também é realizado pelo analista de conteúdo. Os números e métricas são fundamentais para saber se o que foi proposto está realmente funcionando.

Analista de conteúdo
Reuniões com equipe são feitas para definir estratégias e objetivos do conteúdo. – Fonte: Pexels

Qual o salário de um analista de conteúdo?

O cargo do analista de conteúdo pode variar bastante conforme as especializações e habilidades do profissional. Mas de acordo com um levantamento realizado pelo site Vagas, o salário inicial costuma girar em torno de R$ 1.705,00.

Além disso, no Brasil a média de ganho do profissional pode atingir pa R$ 2.235,00, para quem tem as formações mais básicas da área. Para analistas mais experientes, o salário pode atingir os R4 4.110,00.

As principais qualificações que o profissional precisa ter para atuar na área é a graduação de marketing ou comunicação. Habilidades e noção em SEO é crucial para um bom desenvolvimento de conteúdo, assim como ter uma certificação em marketing de conteúdo.

Além disso, saber se comunicar de forma escrita e verbal, ter domínio completo da língua portuguesa, ser organizado, ser bom em gestão de tarefas, saber trabalhar em equipe e ter criatividade.

Quais as vantagens de contratar um analista de conteúdo?

O modo de fazer marketing já não é mais o mesmo. Antes, as pessoas iam direto para o estabelecimento enquanto que hoje em dia tudo é feito de casa. As compras são online, o consumo de conteúdo é digital e as publicidades também.

Por isso, o profissional analista de conteúdo é responsável por solucionar os principais problemas do cliente que precisa adquirir um produto. Como o primeiro lugar onde as pessoas buscam por soluções é a internet, a criação de conteúdo se transformou completamente, junto com o comportamento de compra dos clientes.

Para entender a vantagem de contratar um analista, é preciso entender a importância de garantir que os conteúdos criados para a sua empresa sejam relevantes. É necessário que eles tenham valor para o seu potencial cliente.

Veja um exemplo e um dos nossos cases de sucesso. O Rabisco da História aumento seu número de acessos em 282,6% em 2 meses com a produção e avaliação de conteúdo especializada.

Durante a atuação da empresa contratada, as metas do site foram alcançadas, principalmente com relação às visitas que mais do que dobraram em poucos meses. As impressões também melhoraram, pois apareceram nas SERPs do Google, em torno de 79% a mais do que antes, e assim, os usuários conheceram o site.

Em um cenário atual, as discussões sobre criação de conteúdo mudaram. Hoje, terceirizar marketing de conteúdo não deve mais ser visto como despesa, mas sim como investimento.

Como contratar um analista de conteúdo?

Para contratar um bom analista de conteúdo, é necessário avaliar alguns pontos em seu currículo. Diferente do redator, o analista de SEO precisa de habilidades mais consistentes de planejamento e estratégia para realizar um bom trabalho.

Portanto, para te ajudar a entender como contratar um bom profissional, é necessário conhecer o papel do profissional, como ele atua e também, acompanhar alguns de seus antigos trabalhos.

Em casos de agências especializadas, fica mais fácil de observar isso, já que em sua maioria já possuem cases de sucesso e clientes anteriores que passaram pela experiência. Dessa forma a indicação e feedback facilita na hora de passar pelo processo de contratação de um profissional. Contudo, para saber quais habilidades avaliar, acompanhe:

Profissionais multipotenciais

Os profissionais da área precisam ser adaptáveis e saber conciliar, planejamento, execução e análise. Sendo assim, mesmo tendo as aptidões necessárias e tendo os conhecimentos em estratégia de marketing de conteúdo, o analista deve ter controle de todas as suas atividades e tarefas.

Além disso, é preciso ser organizado para lidar com a demanda e a produtividade. Organização pessoal é uma característica fundamental para o profissional. Assim como as demais habilidades e conhecimentos técnicos que o cargo exige.

Analista de conteúdo
Analistas de conteúdo que tenham conhecimento estratégico têm maiores chances de serem contratados. – Fonte: Pexels

Precisa trabalhar com Inbound Marketing

Em todos os departamentos que um analista de conteúdo atua, é fundamental que ele saiba participar e criar estratégias que para gerar leads. Isso faz parte dos cronogramas de postagens que também precisam se alinhas as ações do Inbound Marketing.

É dessa maneira que grande parte das metas e objetivos das empresas são alcançados. Sendo assim, contratar um analista que não tenha conhecimento dessa área e nem de como planejar o trabalho em torno disso, acaba sendo uma perda de investimento.

Saber trabalhar com ferramentas diferentes

Atualmente existem muitas ferramentas que auxiliam o trabalho que de quem atua nessa área. Sendo assim, na hora de saber como contratar um analista de conteúdo, é essencial que o profissional saiba trabalhar com essas ferramentas.

Além de algumas dessas serem cruciais para determinadas etapas do trabalho, elas também facilitam e agilizam algumas delas.

Em etapas como estruturação, planejamento, produção, análise e várias outras, existe uma ferramenta diferente que auxilia o trabalho. Portanto, essa é até uma boa questão a se fazer durante a entrevista de contratação.

Existem ferramentas que atuam na área de gestão de redes sociais, outras em análise de tráfego, ou de palavras chaves, para SEO, automação de marketing, entre muitos outros. Basta que o analista saiba como usar cada uma delas a seu favor e dentro da estratégia criada. Isso faz com que o trabalho flua muito melhor e com tudo que é essencial.

Conhecimentos técnicos em SEO

Um analista de conteúdo que não tenha os devidos conhecimentos técnicos em SEO não precisa nem se candidatar a uma vaga. De nada adianta produzir um conteúdo incrível e não saber como otimizá-lo para que ele fique entre as primeiras colocações no ranking de buscas.

Saber posicionar o conteúdo é algo crucial para o que as empresas precisam. Sendo assim, saber como trabalhar as técnicas de SEO é uma prioridade no currículo do profissional. Mesmo que ele já tenha um portfólio de textos de boa qualidade, de nada adianta se não houver padrões para os algoritmos do Google.

Para entender melhor, quando uma empresa está em busca desse profissional, é importante que ele tenha esses conhecimentos técnicos. Existem diversos cursos online gratuitos que podem ajudar o profissional a adquirir essas habilidades. Portanto, as empresas podem exigir esses certificados como uma exigência na hora da contratação.

Experiência é um diferencial

Quando o profissional candidato a uma vaga de analista de conteúdo possui experiência na área, além de todas as principais habilidades exigidas, é um enorme diferencial. Os conhecimentos na área do marketing são algo aplicável e que muitas vezes necessita de entender o que acaba empresa precisa do mercado.

Portanto, profissionais que possuem experiência, normalmente já saber como desenvolver a estratégia para fazer com que a empresa consiga se posicionar. O planejamento e a criação de conteúdo partem dessas estratégias. Quando você encontra um analista de conteúdo que já domina tudo isso, o processo fica mais fácil.

Por isso que grande parte das empresas que estão em busca desse tipo de profissional, vão em buscas de agências especializadas. Além do conhecimento em marketing, também possuem melhor atendimento, bases que são essenciais para a produção do conteúdo, redatores experientes e experiência de mercado.

Tudo isso acaba sendo o ponto chave para fazer com que as empresas optem por contratar analistas experientes ou agências que já contem com a equipe completa que irá atender as principais necessidades daquele momento.

Precisa ter uma escrita impecável

Não somente impecável, mas também versátil. A linguagem de web é diferenciada do que se vê nos livros, em revistas ou jornais. Contudo, é imprescindível que o profissional dessa área tenha as qualidades técnicas para saber como escrever bem.

O profissional do conteúdo é o responsável criar o conteúdo, mas o analista precisa saber como corrigir, se atentar ao entendimento do que está sendo dito e também do segmento e do nicho que está trabalhando.

Além disso, gramática e ortografia também são pontos importantes a se saber. Cada empresa tem sua própria linguagem, e a maneira como conversar com a persona. Sendo assim, é importante ser versátil exatamente para acompanhar e se adaptar a essas exigências.

A escrita para web tem padrões distintos, mas é fundamental que o entendimento fique claro. O algoritmo do Google, a tendência de SEO mudou, assim como os usuários que não querem mais conteúdo raso. É preciso saber escrever, informar e escrever com qualidade. O conteúdo de qualidade, é uma exigência não apenas das empresas, mas também do cliente.

Certificados

O profissional que atua como analista de conteúdo, não necessariamente precisa ter formação acadêmica ou uma graduação. Mas ele precisa ter certificados importantes para a área. É muito comum ver pessoas formadas em Marketing, Jornalismo, entre outras áreas atuando nesse tipo de trabalho.

Contudo, existem algumas certificações que são essenciais para desenvolver um bom trabalho como analista. O de estratégia de marketing é um deles, SEO técnico, como mencionado anteriormente também, entre vários outros.

Muitos desses cursos são disponibilizados por boas plataformas online, de forma gratuita, alguns possuem custo, mas ainda assim, é um investimento importante para a carreira. Para quem vai contratar o profissional, exigir esse tipo de certificação fará toda a diferença para o projeto.

Sendo assim, quanto mais certificados o profissional tiver, melhor. Significa que ele possui mais conhecimentos voltados para a produção, planejamento e execução de conteúdo online. Por isso, é importante pedir portfólio e currículo do profissional a contratar.

Analista de conteúdo
A Visão Confiável conta com profissionais capacitados a exercer a função da analista de conteúdo. – Fonte: Pexels

Onde contratar um analista de conteúdo freelancer?

Toda empresa que está na internet e planeja criar artigos e ter estratégias de marketing digital, precisa de um analista de conteúdo. Para encontrar a melhor opção, agências especializadas de marketing digital podem oferecer a qualidade que você precisa.

A Visão Confiável conta com profissionais qualificados que atuam na área de análise e produção de conteúdo. Oferece solução nas áreas do marketing de conteúdo e tem tudo para oferecer todo o suporte que a sua empresa precisa no ramo digital.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e fazer um orçamento e assim, descobrir como podemos te ajudar. Lembre-se, o marketing eficaz deve servir para gerar conexão e confiança com seu público, e nada é melhor para isso, do que consistência e estratégia para tornar isso possível.

Deixe seu comentário