Encontrar as melhores fotos para colocar em um projeto, post, ou simplesmente para ilustrar um trabalho, as vezes parece uma missão impossível. Ainda mais que na internet existem milhares de opções sem muita qualidade. Por esse motivo, o banco de imagens foi criado. Para oferecer a quem precisa, imagens profissionais, em alta resolução e que pode fazer total diferença em diversos aspectos.

Existem banco de imagens dos mais variados tipos. Desde os que oferecem imagens gratuitas, e os que exigem pagamentos. Porém, é possível conseguir fotos em alta resolução em ambos os casos.

Em todos os bancos é possível baixar imagens mesmo sem se cadastrar. Contudo, em alguns deles as imagens possuem marca d’água. O que exige que o usuário se cadastre e pague um valor irrisório para ter acesso as imagens limpas. Por se tratar de um acervos muito grandes, as imagens são diversas e podem ser encontradas através de palavras chaves. Que são usadas nas buscas em cada um dos sites.

Por isso, neste post vamos mostrar algumas das principais e melhores opções em banco de imagens. Além de maneiras rápidas e fáceis de editar as imagens e tirar a marca d’água quando necessário. Muitos fotógrafos usam esses bancos de imagens para compartilhar suas fotos e ganhar dinheiro com isso. Por isso, o valor pago é usado para cobrir os direitos autorais, assim como também existem alguns que compartilham essas imagens gratuitamente através desses sites. Para saber mais, continue lendo.

Banco de imagens

1. Pixabay

Um dos bancos de fotos grátis mais conhecidos e está entre os melhores. O Pixabay é o site que possui milhares de imagens em alta resolução em todas as categorias que se possa imaginar. Para encontrar qualquer imagem dentro do site, basta digitar na barra de busca, palavras chaves que tenham relação com a imagem desejada. Depois disso, é só esperar pelos resultados.

É preciso se cadastrar no site para ter acesso aos downloads das imagens, mas também é possível baixar sem fazer login. Na hora de baixar a imagem, é possível escolher o tamanho dela, com baixa resolução e também com tamanhos maiores. As fotos não possuem marca d’água e isso faz do banco de imagens um dos melhores da categoria.

Pixabay

2. Barn Images

Apesar do site ter uma aparência muito semelhante a um blog, Barn Images é um dos melhores bancos de imagens dessa lista. O site oferece milhares de fotos que são organizadas por categorias de forma gratuita.

Conta com um design muito simples, as categorias das imagens ficam em destaque do lado direito da tela. E os resultados aparecem bem rápido quando digitados no campo de pesquisa. As palavras chaves também podem procuradas em inglês para ampliar os resultados. Sem contar que além das imagens estar relacionadas com as palavras buscadas, elas também mostram itens que se correlacionam.

Além disso, o acerto do Barn Images é enorme e servem tanto para usar em projetos profissionais, sites, e-commerces e também em trabalhos escolares. Embora o site não ofereça as imagens em alta resolução, o conteúdo alcança um patamar que atende muito bem os requisitos digitais mais comuns.

banco de imagens

3. Flickr

Um dos mais conhecidos entre os fotógrafos e profissionais da área. O Flickr também é um dos mais antigos banco de imagens criados de forma gratuita para usar de diversas formas na internet.

Apesar de ser muito grande e oferecer imagens bem mescladas, grande parte do seu acervo é em alta resolução e tem ótima funcionalidade. As fotos estão separadas por categorias. E embora boa parte das imagens estejam distribuídas gratuitamente, algumas delas compartilhadas sob licença, a chamada Creative Commons. Onde é possível baixar as imagens, mas não é permitido seu uso de forma comercial. Sendo assim, não há necessidade de pagar pelos direitos autorais. Outro ponto importante é que para baixar as imagens, não há necessidade de fazer download das imagens,

Flickr

4. FreePik

O site FreePik possui um acerto de imagens em alta resolução muito grande. Que oferece fotografias e ilustrações profissionais, assim como vetores, matéria prima dos designers. É voltado para profissionais que trabalham com o universo de desenhos em 3D e imagens gráficas.

Tem suas imagens categorizadas e está totalmente organizado por palavras chaves. E isso facilita a busca para encontrar no banco de imagens o que é desejado. Para baixar as imagens, não é preciso fazer cadastro e o usuário paga apenas o que desejar, oferecendo crédito ao fotógrafo ou produtor da imagem.

5. Nappy

O site Nappy possui uma proposta de banco de imagens bem diferente e interessante para determinados tipos de trabalhos. A plataforma oferece imagens comerciais de pessoas caminhando, bebendo café, trabalhando com seus notebooks e fazendo diversas outras coisas, porém, são imagens de pessoas negras.

Acabou se tornando uma alternativa criada pelo banco de imagens. Que ao notar a deficiência de fotos e imagens comerciais que não possuíam tantas pessoas negras como brancas, decidiu criar e deixar suas fotos mais realistas.

Em um país onde mais de 50% da população é negra, o Nappy consegue encontrar uma forma de apresentar imagens que sejam mais adequadas para diversas propostas. Além disso, encontrar diversidade nas imagens para compor um projeto, um e-commerce ou um post para redes sociais. O site também possui outros programas que podem ser descobertos e acessados ao usar a ferramenta na faixa que fica na lateral.

foto comercial

6. Adobe Stock

Dentre os bancos de imagens pagos, o Adobe Stock é um dos que possui interface mais simples, oferecendo imagens de excelente qualidade. O site pertence a Adobe, é bem trabalhada e tem diversas categorias que separam as imagens por temas.

O serviço é pago, mas oferece imagens em alta resolução, vídeos, vetores para quem trabalha com design e templates para sites. A estrutura toda é muito bem montada e as buscas realizadas através do buscador com palavras chaves tanto em português, quanto em inglês.

banco de imagens

7. Shutterstock

Um dos preferidos entre os blogueiros e criadores de conteúdo na internet. O Shuttlerstock possui a mesma interface organizada que os demais banco de imagens conhecidos e possui milhares de fotografias em alta resolução.

Além disso entrega imagens, vídeos, ilustrações se vetores em qualidade para edição, encontradas através da busca com palavras chaves mais específicas. Para baixar as imagens é preciso se cadastrar no site e pagar valores que variam de acordo com cada pacote. Mas para quem trabalha com criação de conteúdo online, vale muito a pena.

banco de imagens

8. Fotolia

Outro banco de imagens que pertence a Adobe, possui milhões de imagens em alta resolução para baixar pelos usuários em seus mais variadas tipos. Fotos, vetores, ilustrações e vídeos estão presentes no acerto da Fotolia. Além disso, o site também disponibiliza fotos avulsas para comprar avulsas ou por pacotes.

Contudo, para ter acesso ao acerto é preciso se cadastrar e escolher as formas de pagamento. Os tipos de pacotes disponíveis para comprar, podem sofrer alterações sempre que o usuário desejar.

imagens em alta resolução

9. Getty Images

O site existe desde 1995, e se tornou uma grande agência fotográfica com um banco de imagens que é líder no mercado. Produzindo e oferecendo fotos de cunho jornalístico, editoriais de moda e de diversos produtos, para promover, destacar e ilustrar.

Além disso, o site conta com um acervo de mais de 80 milhões de fotos, vetores, filmagens e ilustrações. Que podem abastecer muito bem projetos e publicações online. Com isso, a matriz do Getty Images é o Istock, que tem como principal atributo os preços elevados em seus planos para baixar imagens. Sendo que um pacote com 10 imagens custaria em torno de R$ 700,00, o que torna o banco de imagens mais caro desta lista.

ilustrações

10. Dreamstime

Com mais de 60 milhões de imagens em seu banco de imagens, o Dreamstime é versátil. Boa parte dos usuários têm acesso as fotos de forma gratuita. Assim como outras plataformas, os downloads gratuitos possuem um limite diário.

Ainda assim, o custo benefício é bem maior e vantajoso para diversas empresas que precisam de fotografias em alta resolução. A plataforma possui planos que variam em pacotes e se escolhidos de acordo com cada necessidade vai funcionar melhor.

banco de imagens

11. Unsplash

Esse site é em inglês, mas é um ótimo banco de imagens que oferece um acerto enorme com uma ferramenta de busca completa. Embora as buscas feitas funcionem melhor em outra língua, o termo que usado como palavra chave para encontrar as imagens, podem também mostrar itens relacionados. O que aumenta o leque de opções, e aguça a criatividade.

Para baixar as imagens, é preciso clicar sobre ela e escolher a opção desejada. Caso deseje, é possível dar likes em coleções e fotos preferidas, assim fica mais fácil encontra-las caso essa seja uma vontade futura.

banco de imagens

12. Vecteezy

A Vecteezy tem um dos maiores acervos dessa lista, e também conta com a colaboração de artistas e designers que enriquecem o banco de imagens com itens exclusivos. Conta com fotografias dos mais diversos tipos, planos de fundo, ilustrações, ícones, vetores, e muito mais.

Também possui um editor de imagens que possibilita converter imagens, assim como tirar marca d’água das fotografias. Para ter acesso a mais itens, é preciso se cadastrar no site e comprar o plano Plemium. E assim, você ganha o acesso para imagens de forma comercial, com tudo que for encontrado no site.

imagem em alta resolução

Qual o melhor banco de imagens?

Na hora de escolher o melhor banco de imagens, é preciso pensar no tipo de ilustração ou fotografia que precisa para seus projetos. Atualmente os bancos de imagens possuem mídias e conteúdo dos mais variados tipos. O que acaba sendo muito prática para o usuário que escolhe apenas uma opção para se cadastrar ou comprar pacotes.

Porém, com tantas opções como as que foram citadas na lista acima, fica difícil escolher realmente qual delas é a melhor opção para cada tipo de trabalho. Mas a realidade é que não tem outra forma de escolher a não ser testando cada uma delas.

Contudo, o banco de imagens gratuitos são ótimos por si só e já possuem uma imensa quantidade de arquivos em alta resolução. Podendo ser usados para diversos fins. Vale lembrar que usar imagens do Google com fins de publicidade pode gerar problemas de direitos autorais, pelo uso indevido de imagens.

Portanto, foi assim que os bancos de imagens surgiram. Com intuito de disponibilizar imagens para usar forma gratuita, e sem cobrança de direitos autorais. Dentre todos os mais conhecidos, selecionamos o Freepik como o melhor banco de imagens gratuitos. Que permite que você baixe fotos em alta resolução, sem pagar nada por isso.

imagens grátis

Freepik

O Banco de imagens é uma das principais fontes para encontrar conteúdo em forma de mídia para abastecer trabalhos, sites, e-commerces. E até mesmo publicações nas redes sociais. Por isso, a diversidade de sites com essa finalidade cresceu muito com opções gratuitas e pagas do serviço.

O Freepik é considerado o melhor banco de imagens com um acervo enorme de fontes variadas de imagens. Com opções para baixar tanto de forma gratuita quanto paga. Mas para se ter acesso a mais conteúdo, basta realizar um cadastro e selecionar a conta Premium, pagando um valor por pacote de imagens. Nesse caso, é possível usar as imagens da maneira que desejar.

Contudo, para quem faz uso dos bancos de imagens gratuitos e baixa fotos sem pagar nada, precisa sempre sinalizar o autor da imagem ou fotografia. Isso acontece pelo fato de implicar em direitos autorais e pode acarretar em problemas pelo direito de uso de imagem.

O Freepik é uma das melhores ferramentas para baixar imagens, o mecanismo de busca funciona através de palavras chaves, usadas tanto em português ou inglês. É possível encontrar imagens, vídeos, vetores, em diversos formatos. O acesso gratuito as mídias tem limite diário, mas é possível baixar tudo sem marca d’água.

Freepik

Como baixar imagens de bancos?

De uma maneira geral fazer o download das imagens dos bancos de imagens é bem simples. Tendo em mente que o banco de imagem oferece imagens de forma gratuita, o primeiro passo é fazer a busca pelo que deseja encontrar em fotos de alta resolução.

A maioria dos sites possui um campo para que essa busca seja feita. Geralmente ele é bem grande e centralizado na página, mas também é possível buscar por categorias. Nesse caso as barras de categorias e nichos podem variar em localização.

Porém, ao usar as palavras chaves para fazer a busca, encontre a imagem desejada. Ao clicar sobre ela, uma nova página vai se abrir com a imagem maior. Sendo assim, isso pode variar de um site para o outro, é a forma em como baixar imagens.

De uma forma geral, as imagens podem ser baixadas ao clicar na imagem, ou selecionando o tamanho delas, a resolução. Nesse caso, cada banco de imagens vai ser de um jeito, mas ainda assim, é algo bem simples de fazer.

Os bancos de imagens que são pagos, exigem que um cadastro seja feito, e depois a forma de pagamento seja selecionada. Em alguns casos, oferecem os pagamentos em forma de pacote, o que pode variar muito de cada um, ou das necessidades de cada pessoa. Quando o trabalho é algo que exija muitas imagens, comprar pacotes pequenos pode não solucionar o problema.

baixar imagens

Como tirar marca d’água das fotos?

Quem trabalha com fotos e precisa baixar em banco de imagens sabe que em alguns casos, essas mídias vêm com marcas d’água que pode-se remover. Essa marca, mostra o local de onde a imagem é, mas é muito simples de remover ou apagar.

Os sites que oferecem imagens gratuitas, permitem que essas marcas sejam apagadas. Existem formas bem simples de fazer isso. Contudo, é possível fazer a remoção dessas marcas feitas através de uma edição. Que de forma bem leve, com um simples sombreamento na área da edição, apaga a marca do jeito mais fácil. Mas no final do procedimento, a imagem é baixada novamente para o computador.

Por se tratar de um tipo de edição fácil, é válido ressaltar que a marca d’água é uma maneira de proteger os direitos autorais da imagem. Sempre mostrando de onde elas vieram. Sendo assim, caso for realmente retirar a marca, tenha certeza de que vai usar a imagem sem qualquer prejuízo para o produtor.

marca d'água

Passo a passo

Para aprender a como tirar marca d’água das imagens, acesse a cessão de remoção dentro do site Apowersoft. Depois selecione a opção “Remove Watermark from Image”. Mas essa é a opção certa para fazer a remoção de marcas nas imagens.

Depois de selecionar essa opção, é preciso fazer upload da imagem no site. Escolha a pasta do computador onde a imagem esteja armazenada e selecione. Assim que a imagem carregar e abrir na tela, selecione sobre a imagem da marca d’água. Assim, você poderá movimentar e dimensiona-la usando o mouse. Inclusive é possível colocar outro símbolo por cima. Depois de selecionar a área específica, encontre o botão “Erase” e apague a marca.

imagens editadas

Qual a importância de uma boa imagem e a sua otimização?

Você já deve ter lido conteúdos online em sites ou blogs. Com isso, talvez tenha percebido a falta de algo, como se aquilo estivesse incompleto. Usar banco de imagens para encontrar fotos que ilustrem o seu conteúdo é fundamental para uma boa leitura dos usuários. E também para os mecanismos de busca.

As imagens são responsáveis por ajudar a assimilar o conteúdo que está sendo lido, é como se fosse a ilustração daquilo. Vai dar ao leitor uma visão ampliada daquele assunto. E porque essas imagens são importantes para a otimização?

A otimização de fotos no decorrer do conteúdo, faz parte do processo criativo, para entregar mais qualidade em formatos diferentes daquele assunto. Quanto mais resolução e melhor for a qualidade da imagem, melhor será a ideia passada para o mecanismo de busca.

É importante dizer que na maioria das vezes, as imagens encontradas possuem tamanhos e resoluções diferentes. Por isso, talvez seja necessário editá-las, para que fiquem da melhor maneira possível ilustrando o conteúdo. O carregamento rápido é fundamental, por isso, usar imagens muito grandes também não é o recomendado, já que essa velocidade influencia diretamente no ranqueamento.

Mas quais as melhores formas de otimizar imagens para que a experiência seja otimizada também, assim como o SEO das imagens? Para que as fotos do banco de imagens possam ser redimensionadas, é preciso saber como editar imagens. Isso serve para deixa-las de um tamanho adequado e sem perder a qualidade.

imagens gratuitas

Imagens e o algoritmo do Google

De uma maneira geral, quem faz buscas no Google está em busca de uma resposta. Sendo assim, usar palavras-chaves no Google, pressionando um botão, te levará a inúmeras respostas. Onde os robôs ou algoritmos do buscador vão encontrar, em sites que possuem o conteúdo que você está buscando.

Esses robôs, encontram os conteúdos mais relevantes, ranqueiam em ordem dos melhores e com isso, a lista aparece na página de buscas. Dessa forma, leitura rápida desses mecanismos, os faz prezar pela qualidade do conteúdo. O que faz com que os usuários recebam conteúdos bem escritos, ricos, e com fotos de banco de imagens otimizadas.

A otimização das imagens faz toda a diferença para que o algoritmo entenda que aquele conteúdo é de qualidade. Portanto, é considerado fundamental para estratégia. Para fazer essa otimização é simples, basta usar Tag Alt no nome dos arquivos.

O alt Text deve ser uma pequena abreviação do conteúdo, como se fosse um texto alternativo para a imagem. Essa função de descrever o que está na imagem, é essencial, principalmente para pessoas com deficiência visual que usa leitor de tela. Esses fatores também facilitam o ranqueamento, principalmente quando a palavra-chave está na descrição.

A URL da imagem também é uma forma de otimizar melhor as fotos retiradas do banco de imagens e também uma legenda bem feita. Além disso, da criação da URL, fazer uma legenda que traga engajamento faz toda a diferença. Todas as imagens precisam ter legendas para acompanhar e completar o conteúdo escrito. Esse tipo de prática permite acessibilidade, além de garantir o aspecto visual.

Portanto, é importante dizer que as imagens dos conteúdos não devem ser muito pesadas. Isso dificulta o carregamento e pode levar a lentidão do site. O que não é bom nem para o ranqueamento, e nem para os usuários.

otimização de imagem

Quais editores usar para editar imagens de graça?

Existem atualmente uma série de softwares e aplicativos que servem para edição de imagens tanto para convertê-la em outros formatos, como para reduzir seus tamanhos. Mas algumas das plataformas online também oferecem suporte para edição que são gratuitas basta apenas fazer o upload da imagem e editar da maneira desejada.

O Online Image Editor por exemplo, faz parte de uma das plataformas online que permite fazer edições simples de forma rápida e gratuita. Para fazer a edição, é preciso entrar na plataforma e fazer upload da imagem selecionada.

Assim que a imagem se carregar, precisa encontrar as opções da edição que deseja fazer. Dentre as opções estão recordar, colocar texto, por moldura, bordas, redimensionar o tamanho, etc. Para alterar o tamanho da imagem, ou inserir qualquer tipo de texto e borda, basta selecionar as alterações e depois clicar em “Aplicar”.

Também existem opções avançadas de edição como recortes, sobreposições, balões e as conversões de formato e muitas outras coisas. A edição das funções avançadas funciona da mesma forma, depois de finalizar é só clicar em “Aplicar”. Em seguida salvar no botão do menu, que fica do lado esquerdo na parte superior da tela.

Quando clicar em salvar, será necessário escolher o local para onde a imagem deve ir. Selecione a pasta no computador desejada e depois clique em salvar. A imagem será baixada novamente para o computador. Agora com a edição feita.

As edições são importantes na grande maioria das vezes, principalmente para redimensionar a imagem. Deixando ela um pouco menor para não pesar o carregamento do site. Isso ajuda muito no melhor ranqueamento do Google, e também a converter imagens. As vezes o banco de imagens fornece a foto em um formato que o blog ou site não aceita. Sendo assim, a conversão é necessária.

editores de imagens

Aplicativos para editar imagens

A edição mais dinâmica e rápida, também pode ser feita através de aplicativos no próprio smartphone. Para quem está em busca de programas simples que possam realizar edições em fotos de banco de imagens, precisa conhecer as opções que selecionamos. Acompanhe:

1.      Adobe Lightroom

Um dos editores mais usados por quem ama editar imagens para o Instagram. O Lightroom é um aplicativo da adobe, muito poderoso e profissional. Que assim como no computador, possui uma vasta linha de ferramentas para modificar a foto do banco de imagens. A versão mobile oferece um período de teste grátis, mas para usar as ferramentas mais profissionais depois é preciso pagar uma assinatura mensal.

O editor tem uma ótima reputação. Principalmente por deixar as fotos mais vivas, mudar as cores, modificar a luz, ajustar saturação e exposição. Tudo precisa ser feito com paciência e suavidade. Mas é possível criar filtros incríveis para as imagens e depois usá-las por cima de outras fotos como modelos já prontos. O que facilita muito o processo da edição. Está disponível para Android e iOS.

lightroom

2.      Snapseed

É um editor para fotos de banco de imagens, ou fotografias gratuitos, que está disponível para baixar. Permite que pequenos ajustes rápidos possam ser feitos nas fotos, pelo próprio celular. Sendo assim, está disponível para Android e iOS e tem as mesmas funcionalidades do editor online também. Podendo redimensionar o tamanho das imagens, adicionar bordas, textos, e o efeito Bokeh, ou modo retrato.

Uma das funcionalidades que mais chama atenção nele, é a opção de remover pessoas ou objetos indesejados da imagem, e mudar a sua perspectiva. Essas opções mais avançadas, exigem um pouco de conhecimento para editar as imagens. Mas podem fazer grandes mudanças, dependendo da foto que vai passar por edição

Todas as edições são salvas na galeria do dispositivo. Para quem gosta de ter a mão uma ferramenta bem completa, esse aplicativo pode ser uma ótima opção para ter resultados profissionais de forma simples. Principalmente para compartilhar usando as redes sociais.

app de edição de imagem

3.      Afterlight

O Afterlight é um dos queridinhos entre os editores de imagens, está entre os favoritos de milhares de usuários. Tem funções muito simples para quem não entende muito, e características mais avançadas para quem entende melhor de edições.

Portanto, o banco de imagens também tem ferramentas de corte, contraste, matriz, ajustes de luz e cores, e também para rotação das imagens. Além disso, o aplicativo também conta com mais de 60 filtros prontos diferentes que servem para modificar a imagem e postar nas redes sociais. O aplicativo tem efeitos distintos de luz, que pode modificar as cores e outros efeitos que forem desejados para as fotos.

editor de imagem

4.      Facetune

Um dos aplicativos de edição de imagem mais conhecidos, se popularizou principalmente devido ao uso das redes sociais. O aplicativo permite retoques na pele e no rosto, principalmente para fotos de selfie e perfil. Também faz edições em fotos de banco de imagens como se fosse software profissional, com alguns recursos avançados. Para quem precisa de fotos pessoais bem editadas esse é um ótimo aplicativo para uso pessoal e profissional também.

Para imagens que serão usadas em redes sociais ou em sites e blogs, o aplicativo permite redimensionamento de imagens. E também a conversão para deixar a imagem no formato e tamanho adequado. É muito simples de mexer, intuitivo e deixa as imagens impecáveis.

Os bancos de imagens são ótimas opções para encontrar fotos bonitas, comerciais, mas em alguns casos é necessário editar levemente uma coisa ou outra. Encontrar imagens prontas as vezes pode ser um pouco difícil, até mesmo com as cores certas, da paleta de cores desejada. Mas tudo pode ser mudado com ajuda desses aplicativos.

Em resumo, as imagens fazem total diferença na criação de conteúdo. Seja para sites, blogs ou redes sociais. Ter um banco de imagens para encontrar uma mídia em alta resolução que represente o que está sendo dito, faz toda a diferença no ranqueamento. Além de entregar um conteúdo de qualidade para leitor.  Daí a importância, de sempre pesquisar em mais de um deles, antes de selecionar a imagem desejada. Sempre que for preciso, faça edições para deixar a foto com mais cara da empresa ou da marca.

Deixe seu comentário