Saber como atrair clientes é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Isso porque é por meio desse fluxo de novos consumidores que a marca consegue se manter sempre evoluindo e abarcando um mercado cada vez maior.

Não há como uma empresa existir se não há pessoas consumindo os seus produtos ou serviços, essa é a base de qualquer negócio. Mas como aumentar essa base de clientes? Para isso, existem diversas estratégias, que quando aplicadas da forma correta, conseguem trazer resultados incríveis.

Pensando nisso, a Visão Confiável mapeou as 16 melhores dicas de atração, utilizadas pelos mais variados tipos de empresas ao redor do mundo, e que também fazem parte das nossas estratégias. Confira!

Qual a melhor propaganda para atrair clientes?

A atração dos clientes é uma mola central para a evolução de uma empresa. Afinal, é preciso sempre manter esse fluxo de consumidores ativo, crescendo dentro do mercado. E para isso, chegar a novos consumidores é realmente indispensável.

Contudo, tão importante quanto alcançar esse público que ainda não conhece a marca, é manter a base de clientes. Afinal, há uma relação direta entre esses dois pontos, uma vez que os fãs da marca são grandes responsáveis por espalhar o nome da empresa, através de recomendações, e trazer mais clientes.

É algo totalmente natural, onde se uma pessoa gosta e confia em algo, quando um conhecido precisar de alguma solução que envolva isso, ele fará uma indicação. O objetivo, nesse caso, é fazer com que os serviços e produtos que a empresa ofereçam, ganhem essa admiração e confiança da sua base de clientes.

Esse é o chamado marketing boca a boca, que acontece sem gerar nenhum gasto para a empresa, e consegue trazer resultados significativos. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, esse tipo de marketing representa nada menos do que 20% a 50% das receitas de uma empresa.

Por tanto, buscar a satisfação do cliente é um fator que não pode ser ignorado, sendo a principal propaganda de atração para a marca. Quanto a isso, uma ótima forma de avaliar esses índices é através do chamado Net Promoter Score (NPS), que é uma nota ligada a esse grau de satisfação. 

As melhores dicas de como atrair clientes

A grande verdade é que realmente não há um método mágico, válido para todas as empresas, que irá gerar um ganho eficiente de clientes do dia para a noite. Tudo vai depender da adoção das estratégias corretas, com um bom planejamento sobre esse processo.

No entanto, há sim muitas dicas que, quando aplicadas da forma adequada, conseguem trazer resultados positivos nessa atração. Confira então algumas das principais:

Marcar presença dentro da internet

Atualmente, a internet já é acessada por 4,8 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Ou seja, é uma realidade que não pode mais ser desconsiderada. E dentro do mundo empresarial, na busca por modos de como atrair clientes, trata-se de um ambiente fundamental.

Além da própria abrangência que a entrada no mundo virtual oferece, há também uma questão de ganho de autoridade. Segundo o Google, cerca de 82% dos consumidores pesquisam na internet na hora de decidir comprar ou não em uma loja.

Um ponto importante a se considerar é que não é uma regra geral que a empresa comercialize seus produtos ou serviços dentro da internet. Essa é mais uma forma de captação e contato com o público, que consegue conhecer mais sobre a marca.

Por isso, vale muito a pena criar um site profissional, para que os usuários possam interagir e encontrar a empresa virtualmente. As redes sociais também cumprem um papel de destaque nesse processo.

Internet – como atrair clientes – Pixabay

Criar um blog

Uma dica clássica de como atrair clientes, mas que ainda oferece muitas vantagens para as empresas, é a criação de um blog. Essa é uma página simples de ser criada, atrelada ao próprio site, e que aumenta consideravelmente o tráfego para a marca.

Se as vendas e conversões acontecem no site, o blog é justamente a porta de entrada para uma grande parte desses usuários. Para se ter uma ideia dessa eficiência, um estudo feito pela Rock Content, mostra que as empresas que possuem um blog conseguem atrair cerca de 2.5 vezes mais clientes.

Afinal, esse é um local onde há a publicação de conteúdos relevantes dentro do nicho de atuação, de interesse do público-alvo da marca, ajudando assim a atrair um público qualificado, que realmente tem grandes chances de adquirir os serviços ou produtos que a empresa oferece.

Esse marketing de conteúdos, aliás, é uma das tendências mais eficientes da atualidade, e que cada vez mais se consolida dentro do mercado de marketing. Os materiais publicados podem ser, por exemplo, o topo do funil, no processo do funil de vendas.

Assim, a marca consegue gerar leads relevantes de uma forma 100% orgânica, e nutrí-los adequadamente, para que posteriormente eles se transformem em clientes. Os blogs são um meio fundamental também para que os visitantes conheçam mais profundamente a marca, aumentando sua relevância dentro do mercado.

Utilizar as redes sociais

Se há algo que realmente faz parte do dia a dia dos seres humanos atualmente, são as redes sociais. E isso tudo graças ao avanço da internet, que já alcança mais da metade da população mundial, e a grande variedade de opções disponíveis.

Plataformas como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Tik Tok, Whatsapp, etc, são apenas algumas das mais utilizadas. E o que isso tem haver com a atração de clientes? simplesmente tudo!

Esse é o local de reunião das mais diversas personas das marcas, e por isso, as empresas também devem marcar presença dentro das redes sociais. A criação de um perfil profissional, bem estruturado e que entregue conteúdo de qualidade, contribui bastante para o ganho de autoridade, relevância e reconhecimento de uma marca.

Para isso, é claro, é preciso fazer as escolhas corretas, e buscar as melhores opções dentre as existentes. Isso porque, cada rede social costuma concentrar públicos diferentes, principalmente quando se tratam das faixas etárias.

O ideal é fazer uma boa análise dessas plataformas, e escolher as que mais se adequam ao perfil da empresa. A partir daí, a comunicação com os clientes se tornará muito mais direta e produtiva.

Redes sociais – Pixabay

Como atrair clientes no instagram?

Uma ótima forma de como atrair clientes através das redes sociais é por meio do Instagram. Apenas no Brasil, por exemplo, conta com mais de 65 milhões de usuários, que são bastante ativos dentro da plataforma.

De uma forma geral, trata-se de uma opção que possui um apelo visual forte, uma vez que sua função principal são as publicações de fotos e vídeos. Para as empresas que estão em busca de um público jovem, como até 35 anos de idade, essa é uma alternativa bastante indicada, já que 9 a cada 10 usuários do Instagram tem no máximo essa idade.

Como não é novidade para ninguém, essa é uma rede social pertencente à Meta, que é a dona do Facebook e do Whatsapp. Por isso, ela também oferece muitas vantagens para as empresas, que conseguem criar um perfil profissional e receber insights poderosos sobre suas métricas.

Através dela é possível, por exemplo, observar todo o retorno das postagens, como alcance e interações. E isso ajuda no aperfeiçoamento das estratégias de marketing em campanhas futuras dentro do próprio instagram.

Outra vantagem que ela oferece é que o compartilhamento de conteúdos ocorre por meio de diversos formatos. Há o Feed (com publicações permanentes), os Stories (com conteúdos que duram 24 horas), o Reels (para vídeos curtos), dentre outras opções.

É claro que o tráfego orgânico é um meio básico de atingir o público, e que deve ser explorado. Mas o Instagram conta também com opções de tráfego pago, através de anúncios. E esse é mais um meio importante de como atrair clientes utilizando a plataforma.

Como atrair clientes pelo facebook?

Apesar da queda de expansão do Facebook em 2021, essa ainda é a rede social mais utilizada do planeta (bem longe dos concorrentes). Foram quase duas décadas de crescimento acelerado, e atualmente a marca já atingiu praticamente todo o público possível, ou seja, quem tinha interesse em criar um perfil dentro da plataforma já o fez.

Apenas no Brasil, por exemplo, são cerca de 130 milhões de usuários, o que mostra a imponência que a rede social possui dentro do mercado. De uma forma geral, diferentemente de outras opções mais recentes, como o Tik Tok, o público do Facebook é mais maduro, com uma grande maioria de adultos.

Por isso, é o ambiente perfeito para quem atua dentro desse setor, com um público-alvo com esse perfil. A rede social também possui uma desenvoltura interessante, com opções de postagens nos mais variados formatos, similar ao Instagram.

A criação de páginas profissionais, que são perfis mais robustos e completos, são uma ótima alternativa para as empresas. Os insights oferecidos por ela são realmente poderosos, ajudando na compreensão do público que interage com a marca.

Como atrair clientes pelo whatsapp

O Whatsapp é o maior aplicativo mensageiro do mundo, sendo um meio de comunicação rápido e direto. Não à toa, muitos clientes preferem utilizar essa plataforma para se relacionar com a empresa, tirar dúvidas, etc.

Por isso, oferecer essa opção de contato é algo indispensável dentro do processo de manutenção e atração de novos clientes. Esse é um passo simples, bastando apenas inserir o número da empresa em pontos estratégicos, como na página de contatos da empresa, no perfil das redes sociais, etc.

Utilizar SEO na atração dos clientes de forma gratuita através do Google

O Search Engine Optimization, ou SEO, são as estratégias de otimização das páginas dentro da internet. O objetivo de sua utilização é justamente buscar uma posição de destaque dentro das pesquisas no Google.

Não adianta simplesmente colocar a marca dentro do ambiente virtual se os clientes não conseguirem encontrá-la. Para isso, existem os anúncios pagos, mas que geram um gasto considerável dentro do marketing. No entanto, há também um meio gratuito de chegar até as pessoas, que é o SEO.

Quando uma pessoa faz alguma pesquisa no Google, que é o maior buscador do mundo, seu algoritmo faz uma análise completa das opções disponíveis, que estão relacionadas com a busca, e organiza os resultados dentro de um ranking, mostrando os melhores resultados primeiro.

Então, a utilização do SEO faz com que as páginas e conteúdos da empresa fiquem alinhadas com o mecanismo de busca, para quando alguém pesquisar por algo relacionado, a marca consiga ficar nas primeiras posições. E acredite, isso é realmente fundamental. 

Um estudo publicado pela Brafton demonstra muito bem essa necessidade de ocupar um lugar de destaque nas buscas, já que 95% de todo o tráfego vai diretamente para a primeira página. Ou seja, apenas 5% dos usuários acessam as páginas seguintes, atrás de mais resultados.

Alguns dos pontos principais dentro dessa estratégia são o uso das palavras-chave, linkagem, conteúdo de qualidade (que faça os usuários acompanharem por mais tempo), etc. 

SEO – como atrair clientes – Pixabay

Identificar o público-alvo da empresa

De uma forma geral, para maximizar os resultados, a empresa precisa fazer com que suas estratégias alcancem as pessoas corretas. Embora a quantidade de pessoas atingidas ajude a aumentar o reconhecimento da marca, é a qualidade desse público que realmente importa.

Então, uma forma eficiente de como atrair clientes novos é simplesmente trabalhar voltado para quem realmente importa. A definição de um público-alvo adequado, ajuda a marca na escolha do modo correto de abordagem.

Há muitos pontos que precisam dessa compreensão, como os melhores canais de comunicação, forma de linguagem, problemas enfrentados, etc. Depois de uma análise profunda acerca dessa questão, a marca poderá trabalhar de modo direto, em busca do seu público.

As redes sociais, por exemplo, que são uma parte importante dessa atração, demonstram bem esse ponto. Uma empresa que possua um público-alvo mais jovem, deve investir mais atenção em plataformas como o Tik Tok, que são uma febre entre os adolescentes e jovens adultos.

Por outro lado, quem está em busca de um perfil mais maduro, encontra no Facebook um ambiente favorável. São milhões de usuários com uma faixa etária adulta, que interessa muitas marcas.

Investir no tráfego pago

Embora seja um modo mais intrusivo do marketing digital, é inegável que o tráfego pago também possui suas vantagens para as empresas. Afinal, é um método eficiente de como atrair clientes, atuando dentro das mídias digitais.

Os anúncios no Youtube, os banners dentro dos sites, as publicações patrocinadas nas redes sociais, etc, são formas de alcance importantes. A grande vantagem desse método é justamente a rapidez com que os resultados surgem, embora os gastos sejam mais elevados.

Claro que cada vez mais as abordagens menos intrusivas se consolidam, mas a utilização das mídias pagas ainda possui um lugar de destaque nesse processo. E com as plataformas corretas, é possível chegar até as pessoas certas, através de pontos bem definidos do público-alvo.

Dentro desse contexto, os grandes destaques vão para o Facebook Ads e o Google Ads, que dominam o mercado de anúncios pagos. O Facebook Ads, por exemplo, é o responsável por levar as propagandas, em diversos formatos, para o Instagram, para o Face, e outras mídias. Já o Google Ads, é quem faz a divulgação através de grande parte dos sites e também do Youtube.

Ambas as opções são bastante práticas, e contam com a vantagem de levar as mensagens de forma rápida ao público. As campanhas também acontecem de forma organizada, atingindo as pessoas corretas, de uma forma geral.

Apostar no marketing de conteúdos

Indo em um caminho um pouco diferente dos anúncios pagos, outra forma relevante na atração de novos clientes é o marketing de conteúdos. Junto com as estratégias de SEO e as redes sociais, esse é um dos pilares do Inbound Marketing, que tem como finalidade a atração, nutrição e conversão dos usuários.

A construção e entrega de materiais de qualidade, que agreguem valor aos possíveis clientes, serve como uma forma de levar esse público até a marca, em uma relação de benefícios mútuos.

A disponibilização de um ebook completo sobre algum assunto, ou de artigos voltados para tirar as dúvidas sobre algo (sempre dentro do nicho de atuação da marca), contribuem ainda para aumentar a autoridade da empresa, mostrando sua especialidade.

Esse trabalho com a entrega de conteúdos é realmente uma tendência bastante atual, e que tem como base a nutrição dos usuários. O objetivo é mostrar para o público a relevância do que é oferecido.

Então, ao invés de simplesmente abordar um usuário e oferecer algo para ele (sem que ele saiba muito bem suas funcionalidades), a empresa primeiramente faz toda uma nutrição, oferecendo o conhecimento necessário, para que ele entenda o valor do serviço ou produto.

Utilizar o Inbound Marketing

É realmente impossível falar sobre como atrair clientes e não citar o próprio marketing de atração, que é o inbound marketing. Essa estratégia vai contra os métodos tradicionais de abordagem, e trabalha com um modelo de atração realmente, através da produção de conteúdos.

Aqui surge o chamado funil de vendas, que transforma usuários em clientes, e tudo isso a um baixo custo para a empresa. Primeiramente, no topo do funil, estão os conteúdos em si, com a ação dos blogs, redes sociais, etc.

Os materiais elaborados estão relacionados com o que a empresa oferece. Portanto, as pessoas que estão em busca desses conteúdos, tem grande chance de serem parte do público-alvo ideal. Uma loja de roupas, por exemplo, pode falar sobre moda, tendências, melhores looks, etc.

Já dentro do site ou blog, ou outra plataforma, é preciso captar o contato desse usuário, transformando-o em um lead. A oferta de ebooks, assinaturas de newsletter, dentre outros, são formas eficientes de fazer isso.

A partir desse modo, começa o meio do funil de vendas, onde os leads passam a ser nutridos, recebendo mais conteúdos relevantes. Isso o ajuda a formar uma base de conhecimento sobre o que será oferecido futuramente, e mostrando também a relevância da empresa.

Por fim, quando ele estiver totalmente nutrido, finalmente receberá uma proposta de venda, que é onde pode ocorrer a conversão, transformando-se de vez em um cliente da marca. Esse é o fundo do funil de vendas. Na maioria das vezes, essa estratégia depende bastante do próprio e-mail marketing, que é o canal por onde os materiais de nutrição são entregues. 

Contar com o e-mail marketing

De acordo com uma pesquisa feita pela HubSpot, o e-mail conta com mais de 4,2 bilhões de usuários ao redor do mundo, e isso mostra a sua força dentro do mercado.

Essa é uma ferramenta que já possui mais de 50 anos de existência, e evoluiu bastante ao longo do tempo. Mesmo assim, é uma plataforma estável, onde não é preciso fazer ajustes para se adequar às políticas internas, como acontece nas redes sociais.

Assim, alguns dos benefícios do email marketing são a possibilidade de construção de uma base sólida de contatos de clientes; engajamento frequente; e uma comunicação direta com o público. E isso tudo também com um baixo custo de implementação.

Como observado, esse é um canal muito importante dentro do marketing de atração, servindo como meio de comunicação e nutrição dos leads. A própria captação dos leads, na verdade, tem como base o e-mail, já que é essa a forma de contato que as empresas mais solicitam nos cadastros, assinaturas de newsletter, na hora de deixar comentários nas páginas e artigos, etc.

Um de seus grandes diferenciais, nesse caso, é justamente a capacidade de envio dos mais variados formatos de arquivos, possibilitando uma comunicação interativa entre empresa e cliente.

Email Marketing – Pixabay

Programa de indicações

O processo de como atrair clientes, apesar de ser mais complexo em alguns casos, acontece também por meios bem simples. Um desses métodos básicos, mas bastante eficientes, por exemplo, é o programa de indicações.

Esse é um sistema utilizado a décadas e que ainda hoje ainda conta com utilizações. Nesse caso, tudo o que é preciso é dar algum brinde para os clientes que indicarem a marca para outras pessoas.

Cada empresa consegue modelar essa estratégia como quiser, adequando as condições. O mais importante, de todo modo, é manter essa simplicidade, facilitando a compreensão e a própria indicação por parte do usuário.

Redes sociais do momento, como o Tik Tok, por exemplo, tem nesse programa um de seus principais pilares de crescimento. Como brinde, a plataforma gera tokens, que posteriormente podem ser convertidos em dinheiro real.

Mas cada caso é um caso, e os brindes podem ser os mais variados possíveis, como materiais ricos, descontos em alguma mensalidade, pontos para subir de nível, facilidade em assinaturas premium, etc.

O cliente deve ter uma boa motivação para compartilhar a marca com muitas outras pessoas. E como o cálculo correto do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), dá para alinhar essa balança com uma boa margem de crescimento da empresa.

Fazer promoções

Não há nada mais eficiente para atrair novos clientes do que ofertar um bom desconto em relação ao preço final do produto ou serviço. Isso é explicado muito bem em períodos como a Black Friday, que é um fenômeno mundial.

No entanto, não é preciso esperar por momentos específicos para chamar positivamente a atenção do público. O ideal é tentar criar esse tipo de campanha em momentos menos espaçados, já que o seu sucesso é um atrativo importante.

Claro, para manter o fluxo de caixa sempre equilibrado, não adianta fazer loucuras. Tudo deve ser muito bem pensado, e a empresa não deve sair no prejuízo no fim das contas, sendo algo que favoreça a evolução da marca.

Dentro das estratégias de como atrair clientes, o mais positivo das promoções não é o possível aumento das vendas. Na verdade, esse é um método eficaz de atração para os usuários que estão querendo adquirir algo, mas ainda não são clientes realmente.

Isso é devidamente demonstrado pelo estudo da Hello World/Merkle, que mostra que quase 60% dos consumidores preferem estabelecer uma relação com a empresa por meio desse oferecimento de presentes e outras ofertas.

Vale lembrar ainda que há diversas formas de fazer promoções, podendo ser a inclusão de um brinde, a oferta de frete grátis (para quem faz atua no e-commerce ou algo similar), etc. Então, depois que eles realizarem a primeira compra, a relação estabelecida será muito benéfica, sendo mais fácil fidelizar o usuário. 

Apostar no marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é um método cada vez mais popular de como atrair clientes, e que consegue gerar resultados palpáveis. O sistema é bem simples, e tem como base a divulgação da marca através de parcerias com pessoas influentes em alguma área.

Os influenciadores trabalham com um grande número de seguidores, devido ao sucesso de suas ações, profissões, etc. Então, muitos cantores, atores, modelos, jogadores, poetas, fisiculturistas, humoristas, e outra infinidade de pessoas consegue a admiração de um público, que passa a acompanhar, e a se espelhar nesses ídolos.

Embora essas parcerias possam parecer algo distante da realidade de muitas empresas, a verdade é que não é. Afinal, cada marca consegue buscar pessoas que se adequem a cada realidade, criando uma parceria justa para ambas as partes.

Um ponto importante a se considerar, porém, é que não é uma forma eficiente de se calcular corretamente quantos novos clientes um influenciador irá gerar. Mesmo assim, sua capacidade de direcionar seu público é algo que vale a pena investir, com ótimas possibilidades de gerar bons resultados.

Influenciador – como atrair clientes – Pixabay

Ações de marketing para atrair clientes

O marketing, principalmente o digital, é um meio fundamental dentro da atração dos clientes. Afinal, ele está ligado às formas de alcance, por assim dizer, tanto levando a empresa até o público, quanto trazendo esse público até a empresa.

Não à toa, a grande maioria das dicas de como atrair clientes mencionados acima estão relacionadas com o marketing. Então, algumas das ações principais são:

  • Apostar no marketing de influenciadores;
  • Investir no tráfego pago;
  • Utilizar o Inbound marketing;
  • Utilizar as redes sociais;
  • Apostar no marketing de conteúdo;
  • Utilizar o SEO nas estratégias de atração;
  • Contar com o e-mail marketing;
  • Dentre outros.

O que fazer para aumentar o número de clientes?

A atração de novos clientes acontece de uma forma planejada, sendo preciso uma elaboração segura por parte da empresa. Afinal, quando se trata de longevidade, e de se manter firme no mercado ao longo do tempo, aumentando cada vez mais a autoridade, é preciso mesclar os métodos de atração de curto e longo prazo.

Esse equilíbrio inicial será fundamental para que a marca consiga evoluir, e posteriormente focar em uma manutenção controlada desse fluxo. Quando se fala dos anúncios pagos, por exemplo, apesar de gerarem um gasto considerável, seu retorno financeiro também é mais rápido, devido à própria velocidade das campanhas.

Por outro lado, o inbound marketing e o marketing de conteúdos conseguem trazer mais benefícios ao longo do tempo, já que são estratégias regulares, com um custo benefício muito mais acentuado. 

De todo modo, para aumentar o número de clientes, tudo vai depender da escolha correta das estratégias de marketing e das ações de promoção da empresa. 

Como atrair clientes para o site?

Como observado, possuir um site e marcar presença dentro do mundo digital já é uma forma efetiva de como atrair clientes. No entanto, o site é, de certo modo, a representação da empresa dentro da internet, como se fosse a sua matriz virtual.

Por isso, muitas estratégias de marketing levam os usuários para o site, que é a página de conversão, onde as vendas realmente acontecem. A alimentação desse fluxo está alinhada aos outros métodos de atração.

O blog, por exemplo, é apenas uma página do site, que busca levar conteúdo de qualidade para atrair novos clientes. Essa, aliás, é uma das melhores opções para guiar os clientes, seja direta ou indiretamente para o site.

As redes sociais também possuem um papel relevante nesse sentido. Fazendo um comparativo, é como se cada perfil em uma rede social fosse uma filial da empresa, e as estratégias adotadas por lá também levam um bom fluxo de pessoas para o site (matriz).

Deixe seu comentário