Aprender como fazer SEO envolve conhecer as principais técnicas de otimização para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca.

Entender como fazer SEO é fundamental para quem está em busca de obter resultados online. Sempre que uma pesquisa é feita no Google, o buscador realiza uma varredura nos conteúdos online para encontrar a melhor resposta e assim, trazer a melhor experiência para o usuário.

As técnicas de SEO servem para mostrar ao Google que o seu conteúdo é para aquela busca, para aquele usuário. De uma forma geral, as técnicas também auxiliam na visibilidade do seu site pelo buscador, que vai colocá-lo entre as primeiras posições no ranking de busca.

Consequentemente, tudo isso acaba se transformando em tráfego orgânico, em visitas, em lead, em vendas. Tudo dependerá da estratégia de marketing de conteúdo utilizada. Cada empresa possui um objetivo e os conteúdo são criados em torno disso.

Portanto, para aprender a como ficar melhor colocado no ranking do Google, ser encontrado pelos buscadores e gerar mais tráfego orgânico para o seu site e consequentemente vender mais, é preciso saber como fazer SEO. Se essa é a intenção, continue lendo.

Neste artigo você vai ver:

  • O que é SEO e como fazer.
  • O que é tráfego orgânico.
  • Qual a importância de saber como fazer SEO.
  • Como funciona o ranqueamento do Google.
  • Como começar SEO.
  • Quais são as técnicas de SEO.
  • Dicas de SEO.

O que é SEO e como fazer?

Antes de começar a explicar como fazer SEO, é preciso entender alguns pontos importantes que funcionam dentro do universo digital. O Google é o maior buscador do mundo, e todos os dias bilhões de buscas são feitas através dele. Em via de mão dupla, o número de conteúdos criados todos os dias também são muitos, daí a importância de saber como otimizar.

Alcançar o topo das buscas acaba parecendo impossível devido à alta concorrência. Mas embora seja complexo, saber como realizar um bom trabalho com SEO não é impossível e você precisa entender o porque é preciso estar entre as primeiras colocações.

Para se ter uma ideia, cerca de 90% dos cliques são feitos apenas nos primeiros resultados que aparecem na página de busca. Somente 2,5% dos usuários chegam até a 10º colocação. Contudo, menos ainda vai até a segunda página dos resultados.

Por isso que saber como fazer SEO é tão importante, para posicionar melhor o seu site. Mantendo-o sempre entre as primeiras colocações. Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas de diferentes formas para gerar melhorar essa posição.

O que é tráfego orgânico?

Sempre que a referência de técnicas de SEO estiver sendo usada, isso indica que o intuito é gerar tráfego orgânico. Esse tipo de tráfego está diretamente ligado a visibilidade que o site pretende atrair dentro de sua estratégia.

Para explicar melhor, entenda que SEO, significa Search Engine Optimization em inglês. Portanto, sua tradução pode ficar em algo como Otimização para os mecanismos de busca. Mesmo quem está atuando ou pensando em outros buscadores como Bing ou Yahoo, o Google ainda é o que possui mais acesso entre todos os outros.

Sendo assim, com o passar dos anos ele acabou por desenvolver ainda mais o seu algoritmo e regras. Por causa dessas regras mais complexas, o foco de todo criador de conteúdo, passou a ser utilizar estratégias de SEO, para obter melhores resultados. Isso porque são as técnicas que conseguem influenciar o algoritmo para definir o seu conteúdo como o melhor para a busca daquele usuário.

Lembrando que conteúdo sem relevância e qualidade não passa. Para ter uma boa criação de conteúdo que gere tráfego orgânico e acessos frequentes, sem ter que pagar anúncios, é preciso saber como otimizar e também prender a atenção do público alvo.

como fazer SEO

Qual a importância de saber como fazer SEO?

Depois de entender o que é SEO e qual a sua relação com o tráfego, deu para perceber que é realmente importante saber como posicionar o site. O posicionamento nos mecanismos de busca tem a ver com o sucesso do site, da sua marca e da sua empresa. Isso representa mais visualizações e consequentemente mais vendas.

Além disso, saber como fazer SEO não vai custar muito investimento já que ao aprender as técnicas, você não gasta nada a mais com isso. Contudo, vale ressaltar que essa é uma estratégia que leva mais tempo, embora menos dinheiro. Mas os resultados são mais sólidos.

Outra sigla importante que precisa ser aprendida durante esse momento de otimização e o SEM. Em inglês, Search Engine Marketing. Trata-se de quando é preciso pagar para ficar entre as primeiras colocações no ranking de busca.

SEM também é considerada uma estratégia importante, principalmente por dar apoio as estratégias de SEO. Entretanto, se utilizada sozinha, pode sair bem cara. É como se você pagasse por cada um dos acessos do seu site, sem necessariamente estar vendendo.

Vale ressaltar também que utilizar apenas como estratégia o SEM, assim que chegar o momento de parar, tudo para. Inclusive os resultados. Portanto, é essencial incluir SEO junto, para continuar os resultados e começar a gerar autoridade para a empresa. Tudo vai muito além de apenas vender. É uma questão de potencializar o seu produto ou serviço.

Como funciona o ranqueamento do Google?

Antes de começar o nosso guia completo de como fazer SEO, vamos explicar em detalhes como funciona o ranqueamento do Google. Assim vai ficar mais fácil entender, porque cada uma das técnicas funciona.

O funcionamento do algoritmo do Google e suas diretrizes determinam muita coisa na internet. Sendo assim, ter um texto que esteja bem posicionado é o primeiro passo para conseguir entregar o seu conteúdo. Para que ele tenha destaque.

Os Google Bots, ou conhecidos como robôs do Google, são conhecidos por realizar todo o trabalho. São eles que leem toda a internet atrás das melhores respostas para oferecer ao usuário. Isso acontece antes de decidir como será o ranqueamento e o que ficará no topo. Veja abaixo como funciona cada uma das etapas.

1.      Rastreamento do conteúdo do site

A todo momento, surgem milhões de novas páginas publicadas na internet. Devido ao marketing de conteúdo, isso atrai milhões de usuários que querem se manter informados ou comprar algo. Para que isso gere interesse, é preciso saber como fazer SEO e caprichar no conteúdo.

Entretanto, para que essas páginas cheguem a ser exibidas pelo buscador, elas precisam ser rastreadas. E esse rastreamento acontece através do trabalho dos robôs do Google. Que estão a todo momento descobrindo novos conteúdos.

2.      Indexação

O próximo passo que faz parte das funções do algoritmo do Google é a indexação do conteúdo. Depois de rastrear tudo que está online, essa etapa serve para avaliar a qualidade dos conteúdos. Página por página. Identificando o conteúdo, a qualidade, a otimização, etc.

Os mecanismos avaliam essa etapa como a mais importante. Por isso que muitas das técnicas de como fazer SEO precisam entrar aqui, como o uso de palavras chave, entre outros fatores para uma boa indexação.

Depois de fazer essa avaliação, as páginas são adicionadas a um índice do Google, que vai ser mostrado como resultado durante a busca feita pelo usuário. Sendo assim, esse acaba sendo um dos momentos mais importantes para focar a atenção nas técnicas de otimização usando Yoast SEO.

3.      Listagem dos resultados

Depois de rastrear e analisar todos os conteúdos, é a hora de exibir a lista dos resultados. Essa lista é feita através dos resultados das buscas. Com o Google, os algoritmos é que são os responsáveis por elaborar essa listagem.

Sendo assim, nas primeiras páginas ficam os conteúdos que são mais relevantes para o usuário em questão. Quando uma página de internet consegue mostrar aos robôs do Google tudo o que os algoritmos buscam, ela é exibida.

como fazer seo

Como começar no SEO?

Agora que você entendeu como o Google funciona, como é feita toda a organização do ranking de buscas, é preciso aprender quais são esses fatores de ranqueamento e assim, começar no SEO. Existem mais de 200 fatores de acordo com o Google, que servem para selecionar e posicionar um site, mas vamos citar aqui apenas alguns deles que são mais importantes.

Para deixar um site bem posicionado de forma orgânica, é fundamental saber como fazer SEO. Diante todas as atualizações que já aconteceram no buscador, a otimização dos conteúdos precisa seguir à risca, aquilo que pode e o que não pode ser feito.

Tudo que é proibido, entra em técnicas de Black Hat SEO, e isso prejudica o domínio do site, levando até ao banimento do buscador em alguns casos. Portanto, para saber como fazer do jeito certo, é preciso usar as palavras-chave corretas, ir conquistando autoridade e melhorando a relevância.

Quais são as técnicas de SEO?

As técnicas de SEO também podem ser chamadas de SEO on Page ou SEO off Page. O primeiro deles envolve toda a estratégia que é utilizada dentro das páginas do site. Tudo o que sirva para melhorar a experiência do usuário e adequar o conteúdo aos mecanismos de busca para o seu ranqueamento.

De uma forma geral, aprender como fazer SEO exige os dois tipos. No On Page, as otimizações acontecem no próprio conteúdo. Dentro do site com foco principal no usuário. É preciso que o site seja desenvolvido para facilitar a navegação e a sua funcionalidade.

Para se ter uma ideia melhor, imagine um site de vendas, que além de mostrar o produto também possui diversas informações de como usar, como cuidar do produto, inspirações para educar e orientar o usuário que passa por ali.

Para o Google, não se trata mais apenas de vendas e anúncios. Não se deve criar conteúdo mais apenas visando o resultado. As necessidades dos usuários precisam ser atendidas e quem consegue encontrar isso, acaba saindo na frente.

Tudo isso tem um ponto positivo para a empresa também, que vai ganhando mais credibilidade e confiança frente ao público. Sendo assim, a venda acaba acontecendo de uma forma ou de outra, mas em um processo natural.

Conteúdo que seja relevante

Dentre as técnicas de SEO, saber construir conteúdos relevantes é o que manda. Qualidade antes de qualquer coisa é o atributo mais importante para os algoritmos do Google e demais buscadores. Pense sempre que o conteúdo criado precisa agregar valor para o leitor, usuário ou cliente.

Ao usar uma palavra chave que seja importante para o seu negócio, escreva algo que vá além de informações básicas. Mostre o que realmente é essencial daquele produto, em como ele atende as dores do público e entregue qualidade.

Quando um usuário faz uma busca e acessa um site e não encontra aquilo que procura, ele muda de site na mesma hora e vai para outro. O tempo de permanência dentro de um site também influencia muito no ranqueamento do Google. Quanto mais rápidos os usuários saem das suas páginas, mais o algoritmo entende que aquele conteúdo é irrelevante.

Escaneabilidade

A escaneabilidade dentro de SEO é tudo aquilo que facilita a compreensão do conteúdo. O que torna a leitura mais dinâmica dentro de um texto. Deixar o conteúdo escaneável aos olhos, por exemplo, com um bom espaçamento, com imagens que intercalem o conteúdo, etc.

Além disso facilitar a leitura e informar aquilo que deseja, você deixa de assustar o usuário com vários blocos de textos seguidos, daquele jeito que dá preguiça de começar a leitura. Esse é o jeito certo de como fazer SEO com escaneabilidade e garantir que o público passe mais tempo online, consumindo o que você tem a dizer.

Título, URL e meta description

Todos os três são atributos importantes para SEO e que vão interferir no ranqueamento do site. O título do texto e da página precisa ser chamativo e atrair a atenção do leitor. Mas atenção, é preciso entregar o que se promete.

Além disso, a palavra chave deve estar contida no título, para facilitar que os mecanismos de busca encontrem o seu conteúdo e o indexem para aquela busca. Já no caso das URLs são os links do SEO on Page.

Criar links amigáveis também favorece a experiência do usuário e também permite que o Google faça uma leitura melhor dos códigos da página. Os buscadores consideram isso um importante fator para classificação.

Já a meta description se trata daquele pequeno resumo da página que aparece no buscador quando fazemos uma busca. Usar bem as palavras nesse bloco, para chamar atenção, dizer do que se trata o conteúdo, é fundamental para convencer o usuário a clicar nele.

Além do título que precisa chamar a atenção, esse pequeno resumo também é lido e por isso que em SEO, é sempre válido usar um Call to Action (CTA – Chamado para ação) ali. Tudo para convencer que o usuário acesso o seu site.

Links internos

Fazer linkagens internas, levando o usuário de um conteúdo para o outro, também é uma forma de como fazer SEO. Quando isso é feito dentro do próprio site, os links são internos, e acaba gerando autoridade. Já que o Google entende que em um mesmo domínio existem várias páginas relevantes.

Além disso, ter links internos também melhora a navegação do usuário. Através de links bem posicionados, em palavras chaves interessantes que leve o leitor a outro post relevante explicando aquele termo, transforma o conteúdo em algo mais informativo e completo.

Os mecanismos de busca entendem que o seu site vai direcionar o usuário para outro lugar com a mesma qualidade de conteúdo. Portanto, é preciso saber como fazer essa ligação e sempre ter conteúdos criados de mesmo nível de relevância.

Palavra chave

A palavra-chave é um dos pontos principais de como fazer SEO. Ela é o início de tudo, de onde vai partir a pesquisa e a própria criação de conteúdo. Deu para compreender por que ela é tão importante?

Para visualizar melhor essa importância, pense que o seu público vai usar essa palavra no campo de busca do Google, portanto, ela também precisa estar presente no conteúdo. É dessa forma que os usuários vão chegar até o seu site.

Sendo assim, para montar uma boa estratégia, é essencial conhecer quais são os termos mais buscados dentro daquele nicho, ou daquele assunto. Saber isso, faz toda a diferença. Existem muitas ferramentas que facilitam essa pesquisa de palavra-chave, para facilitar a criação da estratégia.

Dentre as principais existem o Google Analytic, o Google Trends, o Keyword Planner, entre vários outros, que também analisam essas palavras. As ferramentas do Google são ótimas para fazer esse tipo de avaliação.

Algumas plataformas mostram diversas informações preciosas sobre as palavras chaves. Qual o volume de busca, quais os custos por clique, qual pode ser a previsão e tráfego, etc. É possível ainda verificar sinônimos e diversas variações dos termos.

Aumentar o tempo de permanência na página

Parte das estratégias de como fazer SEO, envolvem caprichar no conteúdo para fazer com que o seu usuário passe mais tempo na sua página. Quando isso acontece, o Google entende que aquele conteúdo é relevante e que agradaram.

Para medir esse tempo, existe uma taxa, chamada de bounce rate ou taxa de rejeição. Essa taxa mostra como é possível medir esse tempo de permanência, e qual o percentual de visitas que saíram sem ler o conteúdo.

Quando essa taxa fica alta demais, os investimentos em SEO acabam caindo por terra, já que não vai fazer muita diferença para o Google. Além disso, vale ressaltar que o site ganha quando faz com que o usuário passe mais tempo de visita. Isso melhora o ranqueamento. Portanto, caprichar no conteúdo e nas demais técnicas de SEO é fundamental.

Design responsivo e carregamento da página

Esses dois itens são voltados para melhorar a experiência do usuário. Ter um site que se adapte bem a outros tipos de dispositivo se faz fundamental principalmente porque muitas pessoas utilizam o smartphone hoje em dia para ler na internet.

Além disso, esse tipo de site fica com mais qualidade e garante uma experiência mais otimizada em outros dispositivos. O mesmo acontece com a velocidade do carregamento das páginas. Ninguém gosta de ficar muito tempo esperando uma página carregar.

Portanto, usar imagens que não sejam tão grandes, ou diminuir o tamanho dos arquivos, é uma opção para reduzir os elementos que impactam nesse carregamento. A captação de códigos e scripts, ficam mais leves.

SEO off Page

Resumidamente, SEO off Page são as técnicas de SEO utilizadas de fora para dentro. Ou seja, em um outro site, que indique relevância no seu domínio. Nesse caso, esse tipo de estratégia é feito sem muito controle, uma vez que envolve o conteúdo de outras pessoas, de outras marcas e sites em forma de Backlinks.

O principal objetivo de como fazer SEO no off page, é fazer com que os mecanismos de busca identifiquem que outros domínios estão falando sobre o seu site. Isso pode indicar autoridade, o que conta muito para o Google. E isso também ajuda a melhorar o posicionamento no buscador.

Além disso, esse tipo de “apoio”, acaba servindo como uma forma de elevar a presença da marca online. E trabalhar com isso, é uma forma de criar autoridade e gerar interesse do Google, em melhorar o ranqueamento. Isso gera confiança para o público.

Dicas de SEO para criar conteúdo de forma eficaz para ficar no topo do Google

O Google já disse que possui pelo menos 200 fatores de ranqueamento que servem para melhorar o conteúdo. Além disso, existem algumas dicas que também podem ajudar quem está iniciando dentro desse universo e quer ficar entre as primeiras posições no buscador.

Depois de aprender o que é o SEO on Page e o SEO off Page, fica mais fácil saber como implementar cada uma dessas dicas a seguir. Sendo assim, dentre as técnicas de como fazer SEO e os fatores de ranqueamento, é preciso criar uma estratégia que vai otimizar o conteúdo e gerar relevância para o usuário. Acompanhe.

como fazer SEO

Crie chamadas que sejam atrativas

Essa estratégia pode ser usada em diversos lugares em um post. Podem ser usados na Meta description, no título, no começo do artigo, incentivando o leitor a continuar lendo, e muito mais. As chamadas possuem o objetivo de tentar prender a atenção do usuário, para que ele permaneça ali, ou para que realize uma ação.

Sendo assim, conheça qual o intuito daquele artigo, do post, e assim, adicione a chamada de forma a atrair a atenção do público. Lembrando sempre que o foco é a experiência do usuário. Os demais fatores de SEO e ranqueamento devem estar em dia.

Tamanho do conteúdo

Esse é um assunto relevante a se tratar também quando o assunto é otimização. Sempre mencionamos aqui, o quão importante é a qualidade do conteúdo. Portanto, em se tratando de tamanho, isso realmente é subjetivo. O tamanho do conteúdo varia conforme o bom senso, e do assunto que está sendo tratado.

Contudo, deve-se sempre considerar a experiência de leitura do usuário. Portanto, depois de escrever, sempre se pergunte se o assunto está claro, se o conteúdo faz sentido, se a abordagem está fácil de entender, e aí, sim, faça a publicação.

Caso tenha alguma dúvida sobre o tamanho do conteúdo, o mínimo exigido pelo Google é 300 palavras, mas se você precisar de muito mais para explicar o conteúdo, use muito mais. Não se prenda a números. Mas evite enrolação. Ficar dando voltas e voltas para explicar algo que é simples não funciona.

Os subtítulos melhoram a experiência do usuário

Poder dividir o texto em blocos menores facilita a leitura do usuário. Sem contar que um subtítulo que já tenha a informação que ele quer saber, desperta interesse para que ele continue lendo.

Vale ressaltar da importância de atribuir as palavras chaves em alguns dos subtítulos para melhorar o ranqueamento. Essa é uma dica de como fazer SEO, que também otimiza o conteúdo. Além disso, existe a hierarquia dos subtemas. Que melhora a estética do post.

Opção para compartilhar o conteúdo

É sempre importante usar algum plugin que permita que os conteúdos possam ser compartilhados nas redes sociais. Isso agiliza demais a propaganda do site, assim como também faz com que outras pessoas conheçam a empresa.

Normalmente quem faz o compartilhamento, o faz porque gostou do conteúdo. E o Google entende isso exatamente dessa forma. Além de gerar mais tráfego, também melhora o posicionamento no ranking de buscas.

Utilize imagens

As imagens também servem para melhorar a experiência do usuário. Sabemos que o Google não visualiza as imagens, mas para saber como fazer SEO, faz parte da estratégia encontrar aquelas que tenham mais a ver com o conteúdo.

Sendo assim, sempre utilize uma imagem de destaque para a chamada do post, e também no meio do conteúdo. Que alivia a leitura além de ilustrar o que está sendo dito. Muitos blogs variam no tipo de conteúdo, incluindo infográficos, vídeos e isso também envolve o leitor.

Para otimizar as imagens é preciso adicionar um nome a elas. O nome deve ter a palavra-chave, e seguir o contexto do que está sendo informado. Com relação ao tamanho das imagens, é essencial que elas tenham tamanho reduzido, para evitar que o carregamento das páginas fique lento.

Como fazer SEO para dispositivos móveis

Existem formas de otimizar o conteúdo diferentemente para os dispositivos mobile. Para isso, é preciso utilizar algumas ferramentas próprias para isso. Os dispositivos móveis estão muito presentes na vida das pessoas e por isso, é importante dedicar um tempo para fazer essa otimização.

Entenda a diferença entre ter um site que seja responsivo e fazer a otimização de um site mobile. Existem ferramentas que permitem que o conteúdo possa ser lido em dispositivos diferentes. O site responsivo permite essa adaptação. Por isso, as configurações realizadas se organizam de forma automática para o tamanho da tela.

Já construir um site Mobile exige uma versão apenas para dispositivos mobile. Tendo isso em mente, toda a estrutura da versão é construída de forma diferente. Toda a estrutura do site é desenvolvida para tablets e smartphones. Sendo assim, até as URLs são únicas e específicas para cada um dos conteúdos.

Utilize o Google Search Console

O Google Search Console ajuda a indexar melhor o site. Além disso, através dele fica mais fácil analisar toda a estrutura dos conteúdos e com isso, ter novas ideias para melhorar a otimização. Essa é uma excelente ferramenta de como fazer SEO em cada página do site.

Além disso, quem tem um endereço físico para a empresa, além do site, pode aproveitar e se cadastrar no Google Meu Negócio. O site permite elaborar estratégias diferentes, e receber novas ideias para melhorar o posicionamento do site online.

Avalie a concorrência para saber como fazer SEO

Ficar por dentro de como a concorrência trabalha, também é uma estratégia de como fazer SEO. Isso não significa que você copiará o que eles fazem, mas sim, aproveitar para se inspirar e verificar aquilo que dá certo.

Quando se tem um concorrente que atua no mesmo nicho, ter essas informações facilita demais em como montar a estrutura do conteúdo. Além disso, tente se sair na frente da concorrência sempre que possível. Faça aquisição de tráfego e se planeje melhor para publicar primeiro.

Os conteúdos podem ser parecidos, mas nunca iguais. O plágio pode fazer com que seu site seja punido ou até banido dos buscadores. Há muitas ferramentas no mercado que permitem essa verificação de conteúdos de outros sites, e assim, fica mais fácil escolher as palavras-chave e termos para abordar nas publicações.

Conclusão

Deu para perceber o quão importante é aprender a como fazer SEO e se dedicar para entregar sempre o melhor conteúdo para o seu público. Tendo isso em mente, se planejar e criar as estratégias de marketing certas para obter resultados, envolve os conhecimentos corretos sobre as técnicas de SEO.

Existem no mercado algumas empresas especializadas que realizam esse trabalho de forma terceirizada. A Visão Confiável conta com os melhores profissionais da área para te ajudar a conseguir os melhores resultados que você espera do seu site, através de conteúdos otimizados.

Em suma, tenha em mente a importância de otimizar muito bem o site da empresa e como criar os conteúdos da melhor maneira para ficar entre os primeiros colocados no Google. Ter uma boa estratégia de conteúdo para potencializar as vendas, é a melhor maneira de fazer com que a empresa continue crescendo.

Além disso, ao aprender como fazer SEO, você conquista autonomia para atrair o público, engajar e conquistar cada vez mais potenciais clientes. Tudo isso ajuda a aumentar a visibilidade do site, assim como obter reconhecimento e autoridade na área.

Deixe seu comentário