Saber como restaurar backup do WhatsApp pode ser muito útil para quem faz uso dessa rede de mensagens. Afinal, a partir desse conhecimento é possível ajudar a si mesmo e a outros a como restaurar conversas do WhatsApp.

Aliás, o WhatsApp é uma das redes derivadas da holding Meta mais usadas entre Instagram e Facebook.

Enquanto o Facebook Messenger possui um número de 1,3 bilhões de usuários e o Instagram possui 1,39 milhões, o WhatsApp possui 2 bilhões. Esses dados foram fornecidos por We are Social and Hootsuite.

E ao que tudo indica, o WhatsApp realmente é a rede proveniente da Meta mais usada.

De qualquer forma, o backup do WhatsApp tem como principal função salvar o histórico de mensagens.

Sejam mensagens de áudio, vídeo ou mesmo as tradicionais mensagens escritas. Desde que um usuário do WhatsApp não opte por backups excludentes aos formatos de vídeo e foto, tudo fica salvo no Big Data do WhatsApp.

E antes que os leitores fiquem preocupados com qualquer possibilidade de monitoramento: todas as mensagens do WhatsApp são criptografadas. Por isso, seu acesso é restrito. Mesmo que em nuvem. Enfim, retomando, os backups do WhatsApp têm como principal objetivo viabilizar a recuperação de mensagens e documentos com maior facilidade.

Por isso, prezar por backups constantes pode ser algo muito positivo para aqueles que usam esse aplicativo de mensagem.

E as cópias de segurança dos backups no WhatsApp podem ser feitas tanto no Google Drive quanto no iCloud. Isso é algo que depende do sistema operacional do celular em que se faz o backup.

Além desses, é possível optar por outros serviços de nuvem para salvar mensagens do backup do WhatsApp.

Por isso, para entender melhor sobre os backups, dicas e maneiras de recuperar conversas nesse aplicativo de conversas, aqui está um artigo na íntegra.

Como abrir o backup do WhatsApp?

Uma das maiores dúvidas daqueles que fazem uso do WhatsApp é como abrir um backup feito anteriormente.

Apesar de ser algo complexo para usuários de primeira viagem, isso é algo bem simples.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que sempre ao realizar esse tipo de salvamento clicando em “Fazer backup” no WhatsApp um arquivo passa a existir no serviço de nuvem usado no Smartphone. 

E caso não haja uso de sistema de nuvem, uma pasta surge imediatamente na memório do próprio dispositivo.

Primeiramente, é preciso saber qual o serviço de armazenamento vinculado ao backup do WhatsApp.

Pode ser o Google Drive, no caso de telefones Android. Mas também pode ser o iCloud, no caso de telefones iOS.

Além desses, existem outros possíveis sistemas de armazenamento em nuvem (ou em disco). 

No Android esse é um processo mais simples quando o armazenamento é feito no armazenamento do próprio aparelho. Por isso, aqui está uma breve explicação:

Primeiro, é preciso acessar o armazenamento interno do celular. Em seguida, selecionar a pasta “WhatsApp”. Em sequência, é possível localizar todos os arquivos de backup existentes em “Databases”.

No entanto, os dados presentes no arquivo não ficam disponíveis. Mas isso possibilita o conhecimento dos nomes dados às informações para então localizar no Google Drive ou no iCloud.

Enfim, aqui nos limitaremos a esses dois exemplos. Afinal, são os mais vinculados aos backups do WhatsApp.

E pós a definição ou conhecimento do sistema de armazenamento usado, é preciso dar continuidade no processo.

Por isso, abaixo os leitores podem conferir como fazer isso no Google Drive e no iCloud.

Restaurar backup WhatsApp: Android

Antes de mais nada, conseguir uma cópia do backup para WhatsApp de um aparelho Android demanda que o recurso de backup automático esteja ativo ou mesmo que o backup de uma conversa tenha sido feito.

Definir o sistema de backup automático do WhatsApp é simples e será explicado em sequência aqui no texto.

A partir dele é possível definir com qual frequência deseja-se realizar os backups: diariamente, semanalmente, mensalmente, etc.

Mas para entender como conseguir fazer a restauração de um backup no celular Android, aqui será explicada a opção de uso do Google Drive.

Primeiramente, é preciso fazer o uso da mesma conta do WhatsApp e Google utilizados no backup.

Em seguida é preciso verificar se a conta do Google usada está vinculada ao dispositivo em que se deseja restaurar o backup.

Ao realizar a confirmação do número de telefone no aparelho, é preciso dar sequência clicando em “Restaurar” para conseguir restaurar as conversas do Backup.

A partir disso as mídias e conversas se restauram no WhatsApp. Esse processo pode demorar um pouco. 

Afinal, mesmo após a restauração algumas mídias e conversas podem levar um tempo para serem restauradas.

Mas caso o WhatsApp tenha sido instalado sem backup no Drive, é possível que o aplicativo faça a restauração local de forma automática.

É crucial saber em qual conta Google foi salvo o backup. Ao ter conhecimento disso, é possível acessar o backup do WhatsApp por meio de uma das mais importantes ferramentas do Google, o Google Drive.

Sem o acesso a conta do Drive é quase impossível conseguir o backup das conversas e mídias compartilhadas em conversas do WhatsApp.

Afinal, restaurar backup no WhatsApp demanda o uso do Google Drive em sistemas Android.

Restaurar backup WhatsApp: iPhone

Apesar da diferença sistemática entre iPhone e aparelhos Android, a forma de conseguir restaurar backup do WhatsApp no iPhone é bem parecida.

Primeiramente, é preciso ir até as configurações do WhatsApp. Em seguida, é preciso selecionar  a opção “Conversas”. A partir disso é possível encontrar a opção inicial para acessar os backups.

A partir de “backups de conversas”. Se for o caso de um novo aparelho de telefone, é preciso instalar o aplicativo. Se for o caso de um mesmo aparelho, basta re-instalar o WhatsApp para dar sequência no processo.

Enfim, depois da instalação é possível recuperar o histórico do WhatsApp a partir da opção que o aplicativo fornece inicialmente.

Clicando em “Restaurar histórico de conversas” é possível efetuar esse processo com facilidade.

A partir disso é possível efetuar a restauração de backup a partir do iCloud em um iPhone.

Mas caso isso falhe, as seguintes alternativas podem ser úteis:

  • Verificar o espaço disponível em armazenamento no dispositivo. Caso não possua o suficiente para a restauração do backup, é preciso fazer uma limpeza do dispositivo.
  • Forçar a reinicialização do celular.
  • Certificar que a conexão com a internet está ativa.
  • Verificar se o iPhone está atualizado.
  • Verificar se o iCloud está ativado. Caso não esteja, é possível que esse seja o empecilho para conseguir efetuar a restauração do backup.
  • Conferir se o mesmo número de telefone e/ou ID Apple estão sendo usados.

Não fiz backup do WhatsApp: como recuperar conversas iPhone

A notícia boa para os leitores que procuram pela resposta dessa questão é que é possível efetuar a recuperação de conversas no iPhone mesmo sem ter feito backup no WhatsApp.

Mas para fazer isso, primeiramente, é preciso abrir o aplicativo do WhatsApp. Em seguida, é preciso clicar em “Ajustes”. 

Em sequência, o próximo passo é digitar o próprio número de telefone e então optar por “restaurar histórico de conversas”.

A partir disso as conversas devem ser baixadas diretamente do iCloud. Mas, caso isso não ocorra, é preciso optar por recursos específicos para a resolução de questões como essa para conseguir restaurar as conversas.

App’s de Data Recovery são os mais recomendáveis. Contudo, é preciso atentar-se a opções seguras e que não demandem permissões invasivas de coleta de dados.

Isso contribui para a proteção da integridade pessoal na internet sem que dados pessoais importantes sejam vazados ou expostos por golpistas.

Como recuperar as conversas do WhatsApp sem desinstalar o aplicativo?

Infelizmente, conseguir recuperar conversas do WhatsApp sem desinstalar o aplicativo é algo complexo.

Ao menos sem ajuda de aplicativos específicos para isso. Por isso, contar com a contribuição de apps como Mobitrix ou Mobiletrans pode ser uma das únicas alternativas para o caso.

Há ainda recursos como recuperadores de dados do Android que podem ser úteis para isso. No entanto, essa é apenas mais uma maneira de terceirizar a recuperação das conversas. 

E, no caso, pode não ser tão útil para aqueles que desejam agilidade e praticidade.

Mas caso seja de grande interesse por parte do usuário do WhatsApp recuperar conversas sem desinstalar o app, basta fazer o download dos recursos mencionados anteriormente.

A partir dele é possível conseguir fazer a recuperação de dados, ainda que excluídos, para que seja possível recuperar conversas do WhatsApp sem desinstalar o aplicativo.

Os dois primeiros têm um funcionamento bem intuitivo. Sem falar da utilidade certificada que possuem.

Não fiz backup do WhatsApp: Como recuperar conversas?

A única alternativa para quem não fez backup do WhatsApp e deseja recuperar conversas é usar artifícios provenientes de aplicativos de Data Recovery.

Assim como mencionado anteriormente no texto, esses são recursos que podem ser um tanto quanto invasivos.

Por isso, atentar-se a opções seguras com boas recomendações nas principais lojas de app, tais como App Store e Play Store são boas formas de encontrar aplicativos seguros para realizar isso.

Em suma, esses aplicativos funcionam de uma forma bem simples. Basicamente, acessam banco de dados e buscam por arquivos que foram deletados ou excluídos.

Na hora do desespero dentro da necessidade de conseguir recuperar dados, aplicativos de Data Recovery são indispensáveis.

É claro: tanta simplicidade assim só é possível a partir de um sistema de recuperação de dados que não sendo executados por esses apps só podem ser feitos por um analista de banco de dados experiente.

Mas como nem todos têm acesso a informações sobre banco de dados, optar por recursos como EASE US DATA RECOVERY WIZARD ou os demais mencionados anteriormente são uma boa opção.

Além dessas opções, contentar-se com a impossibilidade de recuperar conversas excluídas ou contratar um profissional da área de banco de dados podem ser as melhores escolhas.

Porque não consigo restaurar o backup do WhatsApp?

Um dos erros mais comuns de aparecerem como notificação na hora de tentar restaurar o backup do WhatsApp é “Não Foi Possível Restaurar o Histórico de Conversas”.

E isso pode atordoar a mente de muito usuários do WhatsApp que tinham a pretensão de conseguir recuperar suas antigas conversas.

Por isso, aqui estão algumas das maneiras mais simples de conseguir resolver esse erro com facilidade.

A primeira alternativa é a mais simples: certificar de que a conexão com a internet está estável ou efetivamente feita.

Caso o aparelho celular não esteja conectado à internet é quase impossível efetuar o backup. Afinal, é um download de dados de uma nuvem. Além disso, caso o backup esteja sendo feito a partir de uma conexão de dados móveis, é importante conferir se o WhatsApp está habilitado para o uso de dados móveis em backups.

A segunda alternativa para solucionar esse erro é ter a versão mais recente do WhatsApp ou então do próprio aparelho em que se está tentando fazer o backup.

Outra alternativa é conferir se o Drive utilizado está ativo. No caso de um iPhone, é preciso conferir se o iCloud Drive está ativo. No caso de um telefone Android, é importante checar se o Google Drive está ativo.

Outro aspecto importante é conferir o espaço livre em armazenamento. Caso não haja armazenamento suficiente, é indispensável tentar liberar espaço para conseguir efetuar a restauração do backup.

Além dessas alternativas, certificar-se de que o número de telefone da conta do WhatsApp e identificação do Drive estão corretos é imprescindível. 

Backups no WhatsApp são tão negligenciados quanto necessários!

Apesar da importância dos backups para conseguir fazer a restauração, a grande maioria das pessoas negligencia.

Só o fato de ter buscado por alternativas de conseguir recuperar conversas sem ter feito backups é uma mostra de que são tão importantes quanto necessários.

No fim, a frase “é melhor prevenir do que remediar” casa perfeitamente com a situação. E, no caso, prevenir-se por meio da realização de backups pode ser a melhor forma para evitar perder arquivos e mensagens importantes no WhatsApp.

Contudo, nossa dica especial a nossos leitores é que ativem a realização de backups automáticos. Esses podem ser feitos num ciclo personalizado, diariamente, semanalmente e mensalmente.

Dessa forma é possível evitar imprevistos quanto a restauração de backups e recuperação de conversas no WhatsApp.

Por fim, caso os leitores se interessem em saber mais sobre banco de dados para adentrar nesse ramo da tecnologia e lidar com maestria na manutenção de problemas com backups no WhatsApp, nosso blog conta com uma sessão de artigos sobre o assunto. Vale a pena conferir para ficar bem informado!

Deixe seu comentário