O processo de como transferir domínio pode ser uma tarefa complicada se você não possuir os conhecimentos técnicos necessários para tal.

Você sabe como transferir domínio? Aqueles que possuem um site ou ao menos entendem sobre o assunto sabem que um domínio é algo muito importante para um site. Resumindo para aqueles que não possuem a mínima experiência com o assunto: essa é a principal forma de acesso ao produto desenvolvido e distribuído em rede.

Por isso, é de suma importância ter muito zelo com um domínio. Afinal, além do investimento que é feito para ter o domínio de um site, sem ele dificilmente um site fica ativo.

O domínio é a primeira forma de estabelecer uma presença como site na internet para poder ranquear no Google. Mas também é algo que pode acabar muitas questões para os detentores de sites de “primeira viagem”.

Tanto é que hoje em dia existem serviços especializados na formatação de domínio para que pessoas que desejam ter um site não tenha que lidar com isso. Entre os diversos fatores que englobam o domínio de um site, desde escolher um nome a sua categoria, um dos aspectos que mais geram dúvidas é como fazer a transferência de um domínio.

Aliás, isso pode dar-se por diversos fatores: desde encontrar um domínio melhor do que o passado, mudança de categoria do domínio de um site ou a transferência de titularidade. Por isso, para que nossos leitores entendam mais sobre a transferência de domínio, aqui separamos algumas informações que consideramos essenciais para realizar esse processo.

Neste artigo, você verá sobre:

  • Como trocar o domínio do meu site?
  • Quanto tempo demora a transferência de domínio?
  • Guia completo de transferência de domínio. 

O que é transferência de domínio?

Primeiramente, antes de abordar uma série de maneiras de transferir domínio em diferentes hosts de domínios, aqui iremos definir do que se trata a transferência de domínio. Em suma, a transferência de domínio consiste na mudança do domínio de uma empresa que trabalha com domínios para outra.

É como se essas plataformas de domínio virtual fossem “uma casa de aluguel” para um site. Mas como a decisão de onde um site fica é de seu detentor, a transferência de domínio se torna algo viável.

Isso infere em uma série de fatores. Mas o principal é a realização da administração do domínio do site. Muitas vezes a decisão de transferência de domínio pode acontecer também pela transferência de titularidade de um site.

Mas pode acontecer devido a qualidade dos serviços de domínio que uma empresa oferece, precificação, afinidade com a empresa ou simplesmente por vontade. Antes de mais nada, é preciso informar aos leitores que a transferência de domínio é um processo que deve ser estudado com cautela.

Afinal, existem alguns problemas que podem acontecer caso o processo seja executado de maneira errada. Mas nada que o suporte da empresa a qual contratou-se o serviço de domínio não possa resolver.

Enfim, caso o detentor de um site esteja insatisfeito com os serviços de domínio que a empresa escolhida esteja fornecendo, é totalmente aceitável fazer uma quebra de plano. No entanto, é importante certificar-se que ao finalizar a administração de um domínio em um hosting de domínios o cancelamento dos débitos seja feito.

Caso contrário, é possível encontrar cobranças indevidas que podem até mesmo gerar negativações no nome daquele que contrata o serviço de domínio em uma plataforma. Sem mais delongas, aqui iremos explicar passo a passo como fazer a transferência de domínio em diferenças serviços de domínio da Web.

Como transferir domínio para outra pessoa no Hostgator?

A transferência de domínio para outra pessoa no Hostgator, ou simplesmente a transferência de titularidade, é bem simples. Primeiramente, é preciso acessar o portal do cliente da Hostgator. Então, o próximo passo é selecionar a opção de suporte.

Após fazer isso, é preciso optar por Abrir Novo Chamado. Essa opção localiza-se em um ícone azul ao lado de Lista de Chamados.

Após abrir um chamado, é preciso selecionar Transferência de Domínio Nacional. Em seguida, é de suma importância certificar-se de que a transferência de provedor seja feita. Afinal, caso o serviço provedor do domínio seja Registro Br, é necessário mudar para Endurance Brasil 43.

Ao fazer isso, é possível dar continuidade a transferência de domínio. Enfim, após a realização do processo anterior, é importante informar o domínio que se deseja transferir para a empresa em questão. O processo torna-se mais fácil uma vez que é possível contar com o suporte da empresa para realizar as etapas de transferência de titularidade.

Em seguida, basta confirmar a leitura das instruções e enviar esse relatório. Dessa forma, a partir do envio, basta esperar o contato do suporte para que então seja possível solicitar a transferência de titularidade fornecendo os dados daquele que será o novo detentor do respectivo domínio.

Como transferir o domínio para outra pessoa no GoDaddy?

A GoDaddy é uma das maiores plataformas de criação de sites e de domínios na WEB do mundo inteiro. Fundada em 1997 por B. Parsons, essa é uma das empresas do ramo de maior presença no mercado, assim como de grande experiência.

Uma das possibilidades que essa oferece, assim como outras plataformas de registro de domínio, é a de transferência de titularidade de um domínio de um usuário para outro. E realizar essa tarefa é bem simples, desde que o passo a passo a seguir seja seguido fielmente.

Primeiramente, é preciso estar logado na Central de Controle de Domínios da GoDaddy. Em seguida, a próxima etapa consiste em selecionar os domínios que se deseja transferir. Isso pode ser feito manualmente ou escolhendo a opção Selecionar Tudo. Em sequência, a próxima etapa é selecionar Propriedade e assim selecionar a opção de Mover para outra conta da GoDaddy.

Isso possibilitará que as informações do novo detentor a quem deseja-se direcionar aquele domínio possam ser fornecidas.

Com isso, é preciso preencher os dados do novo detentor do domínio. Primeiro, seu e-mail. Além disso, é preciso fazer uma confirmação dessa conta de e-mail preenchendo novamente abaixo. Em seguida, caso haja a necessidade de certificar-se de que a conta de e-mail realmente é referente ao novo detentor, pode-se cadastrar o ID do indivíduo para a transferência.

Após isso, é possível optar por copiar as informações de contato para o novo detentor. Isso não é recomendável, uma vez que a conta estará sobre o domínio de outrem. Por fim, basta optar por Transferir Domínio. Assim a transferência esta efetiva. Por isso, é importante estar atento ao próprio e-mail e as notificações que procuram por uma confirmação.

É preciso que o novo titular faça uma confirmação em seu e-mail no prazo de até 10 dias.

Como fazer a transferência de domínio para Registro Br?

Antes de falar sobre como fazer a transferência de domínio para Registro Br, é importante ressaltar que essa empresa de registro de domínio aceita que prestadoras de serviços de domínios e provedores de serviços realizem o processo de intermediação de serviços de domínios e manutenção.

Outro detalhe importante de ressaltar é que a maioria dos domínios nacionais podem passar por transferências a partir de Registro Br. Afinal, essa é a entidade responsável por assuntos ligados a domínio no Brasil. Por isso, o que iremos mostrar aqui serve de base para fazer transferência de domínio de diferentes empresas de domínios com facilidade.

Primeiramente, é preciso logar no site Registro Br. Mas se for o caso de não haver registro nessa plataforma, é preciso criar uma conta. O processo para fazer isso é bem simples e intuitivo. Por isso, não iremos nos prolongar muito dentro desse assunto.

Após fazer o acesso da conta em Registro Br, é preciso selecionar a opção Titularidade e em seguida optar por Editar Informações. Essas opções ficam em grande iminência pelo fato da opção de Titularidade estar disponível em um ícone grande e verde no início da página.

Em sequência, após selecionar as opções mencionadas anteriormente, é preciso selecionar a opção Provedor de Serviços e então fazer a seleção de outro provedor. A partir disso será possível selecionar os serviços da Registro Br. E pronto. A transferência para Registro Br estará feita com sucesso.

A partir disso um e-mail de notificação é direcionado até a caixa de entrada solicitando a confirmação de mudança de domínio. Enfim, a partir da Registro Br é possível fazer a transferência do domínio de outros serviços de domínio para outros que não sejam da Registro Br.

Como transferir domínio para Locaweb?

Assim como dito anteriormente, é possível fazer a transferência de domínio da grande maioria das empresas de domínio do Brasil por meio do Registro Br. Por isso, para fazer a transferência de domínio para Locaweb, basta realizar o processo mencionado anteriormente.

No entanto, é preciso ressaltar aqui que existe uma parte acrescida ao processo anterior que permite a transferência para uma empresa específica, como é o caso da Locaweb. Retomando o processo anterior, após fazer o acesso da conta em Registro Br, é preciso selecionar a opção Titularidade e em seguida optar por Editar Informações.

Essas opções ficam em grande iminência pelo fato da opção de Titularidade estar disponível em um ícone grande e verde no início da página. Em sequência, após selecionar as opções mencionadas anteriormente, é preciso selecionar a opção Provedor de Serviços e então fazer a seleção da Locaweb.

Alguns aspectos importantes de ressaltar sobre a Locaweb é que essa empresa só faz registro de domínios por um ano. No entanto, apesar dessa limitação, por meio dela é possível registrar domínios internacionais (ou nacionais) sem a necessidade de contratar outros serviços dessa empresa, como por exemplo o serviço de hospedagem.

Além disso, é possível hospedar em outro hosting. Ou seja, provê total liberdade para aqueles que optam por essa administradora de domínios. Enfim, a partir da conclusão do processo e da confirmação recebida por e-mail é possível usar o painel da Registro Br para administrar o domínio da Locaweb.

Como transferir domínio para Hostinger?

Existem vários motivos que podem fazer com que alguém queira transferir um domínio para a Hostinger. Seja por seu próprio painel de controle de domínios, o suporte 24h ou pelo fato de que os sites em domínios Hostinger tem velocidade bem rápida.

Mas antes de fazer essa transferência é indispensável conferir alguns fatores. Por exemplo: conferir se fazem mais de 2 meses que o registro que deseja-se transferir foi registrado ou transferido. Além disso, é importante conferir o status do domínio. Afinal, tentar transferir um domínio que possui pendências ou que está prestes a ser excluído pode gerar problemas.

Outro fator indispensável para a transferência pra Hostinger é certificar-se de ter o acesso ao EPP do domínio. E, por fim, se o protetor de privacidade do domínio está desativado. Enfim, um dos processos mais fáceis de transferência de domínio é o da Hostinger. Além de poder fazer isso por meio da Registro Br, no caso de domínios nacionais, claro.

Primeiramente, basta ir até a seção de transferência de domínio da Hostinger. Em sequência digitar o nome do domínio que deseja-se tranferir. Em seguida, concluir a compra de um plano de domínio. Dessa forma, o usuário será redirecionado para uma seção de clientes.

A partir disso é possível finalizar o processo a partir do fornecimento do código EPP do domínio e confirmando a transferência. Depois, basta fazer a homologação dessa transferência por e-mail e pronto!

Como transferir domínio da Hostgator para Hostinger?

Antes de mais nada, para fazer a transferência de domínio para a Hostinger é preciso possuir em mãos o código EPP. No caso, esse é o código de autenticação. E o único que tem acesso a ele é o detentor da conta de de domínio e a empresa hosting.

Enfim, para fazer a transferência para Hostinger o primeiro passo é acessar a página de transferência de domínio. Em sequência, é preciso digitar o nome do próprio domínio e optar pela transferência. Depois, é necessário efetuar o pagamento,

A partir disso é possível fornecer o código de autenticação (EPP). Após realizar esse processo é preciso fazer a renovação do domínio pelo período de mais 12 meses. A não ser que o domínio seja do tipo ccTLDs, como é o caso de domínio .com.br. Depois de finalizar essas etapas a transferência finalmente está concluída.

Com isso, um e-mail é enviado para a confirmação. Caso essa confirmação não seja efetivada, a transferência também não o será. Existem alguns adendos a serem feitos: não se pode transferir um domínio com menos de 60 dias de criação. Além disso, domínios que foram transferidos num prazo menor do que esse também não estão sujeitos a transferência.

Por fim, é importante ser o detentor integral do domínio da Hostgator.

Como transferir domínio de Registro Br para Hostgator?

Para transferir o domínio de Registro Br para Hostgator é possível fazer isso por meio do Painel de Controle da Registro Br .

Por meio da Registro Br é possível executar esse processo de forma prática e rápida. Por isso, aqui está: primeiramente, é necessário acessar a Registro Br. Em seguida, é necessário fazer o login e clicar em Titularidade.

Depois, basta clicar sobre a opção de número de CPF ou CNPJ. Essa opção está logo abaixo a opção Documento. Depois, após o carregamento da nova tela que se abre, é preciso optar pela opção de Provedor de Serviços. A partir disso é necessário optar pela troca de provedor.

Ao realizar isso, é necessário selecionar o provedor Endurance Brasil (43). Em sequência, basta fazer o salvamento da opção clicando em Salvar.

Se houver mais de um domínio registrado em Registro Br, é necessário optar pela maneira que deseja realizar o gerenciamento. No caso, é possível optar entre manter cada um com o atual provedor ou então alterar. E se for o caso de alterar, basta selecionar a opção em que todos passam a ficar sob a administração do provedor HostGator Endurance – Brasil (43).

Isso habilita todos os domínios a ficarem sob a administração da Hostgator. Para finalizar, basta clicar em Concordo.

Dessa forma, o provedor é alterado e a transferência de domínio é efetuada a partir da confirmação via e-mail. Mas caso isso não funcione, é importante entrar em contato com o suporte de uma das duas empresas.

No entanto esse é um processo bem simples que só irá apresentar falhas caso o domínio esteja incoerente com os pré requisitos para a transferência de domínio que abordamos previamente em outras seções do texto. Por isso, é importante estar a par da situação do domínio antes de fazer sua transferência.

Como transferir domínio Wix?

Para realizar a transferência de domínio Wix para outra conta Wix é muito simples. Mas primeiramente, é preciso deixar os leitores conscientes de que isso pode ser feito a partir da transferência do site em conjunto com o plano Premium para outra conta Wix.

Mas também é possível transferir apenas o domínio. E esse será o foco aqui. Enfim, para transferir é preciso fazer login na conta Wix e então ir até a página de domínios.

Em sequência, é preciso clicar no ícone Mostrar mais e então selecionar a opção Transferir para outra conta Wix. A partir disso é necessário fornecer os dados solicitados como e-mail e senha para então conseguir fazer a transferência de domínio.

Depois basta clicar na opção Transferir e o processo está quase finalizado. Um aspecto importante para levar em consideração é que se faça a certificação de que o registro do domínio seja estendido para evitar a expiração.

Como transferir domínio grátis?

Muitos podem não saber, mas a grande maioria das prestadoras de serviço de registro de domínio oferecem a transferência de domínios nacionais de forma totalmente gratuita. Mas vale ressaltar que não são todos que se configuram dessa forma. Por isso é importante atentar-se ao serviço ao qual se deseja transferir.

Além disso, vale lembrar que ao fazer a transferir um domínio a grande maioria das empresas de registro de domínio acabam solicitando que o usuário estenda a contratação dos serviços por mais um período de 12 meses.

Então, ainda que o domínio seja transferido de forma gratuita, é interessante atentar-se às condições de um novo hosting. E por falar nisso, outro fator importante é a certificação de pendências. Uma vez que alguma pendência esteja ativa sobre um domínio, é importante quitar para que a transferência aconteça.

O que considerar na hora de escolher um domínio?

Existem alguns aspectos que consideramos importantes para a hora de escolher um domínio. Entre eles, o suporte, a estabilidade, a qualidade de seu painel de controle e o preço são os principais.

Primeiramente, o suporte. Quando se trata de um domínio, é quase certo que algum imprevisto ou outro possa vir a acontecer. E nesses momentos poder contar com um suporte pode ser um divisor de águas para não ficar “queimando neurônios” tentando resolver algo sobre o que não se tem propriedade.

Existem muitos serviços de registro de domínio que conta com suportes 24/7. E são esses que nós consideramos como os que se encontram entre as melhores opções.

Outro aspecto que consideramos importante, assim como dito anteriormente, é o de estabilidade. Existem serviços de domínios que possuem a má fama de entregar baixa velocidade e instabilidade em seus serviços.

Por isso, antes de contratar um serviço de registro de domínio e de hosting, faz-se indispensável prezar por empresas que sejam bem avaliadas em uptime. Pois é o alto fornecimento de uptime que define a velocidade e estabilidade.

Além desses fatores, prezar por um bom painel de controle pode evitar que o gerenciamento de um domínio seja tão complexo. Hoje em dia existem plataforma que contam com painéis de controle tão simples e intuitivos que mesmo o menos entendedor pode conseguir lidar com processos ligados a manutenção do domínio como se fosse um expert em softwares.

Por fim, mas não menos importante, o preço. É comum ver provedores desse tipo de serviço tendo um ticket médio com preço muito alto. Mas hoje em dia é possível encontrar provedores de serviços baratos tão bom quanto provedores de serviços de domínio de alto custo. Então basta pesquisar e encontrar o que se encaixe melhor no orçamento.

Qual é o melhor serviço de registro de domínio?

É difícil definir qual seria o melhor serviço de registro de domínio, uma vez que definir cabe aquele que irá contratar o serviço. No entanto, de acordo com os critérios que trouxemos na seção anterior, é possível trazer algumas opções que consideramos as mais viáveis.

Entre elas, a Godaddy é uma das opções pela qual mais prezamos. Essa empresa é mundialmente conhecida, e uma das líderes do mercado quando o assunto é domínio.

Muitos visam seus URLs na versão premium e essa empresa oferece diferentes preços de pacotes. Além disso, aqueles que contratam os serviços da Godaddy contam com um ano de pagamentos mais baratos. Um bônus.

Hostinger é nossa outra opção, uma vez que oferece grande maioria dos benefícios da GoDaddy, mas ainda conta com um suporte 24/7. E como dissemos anteriormente, isso é uma grande vantagem. Aqueles que buscam se precaver de possíveis problemas podem se interessar mais por essa opção que oferece ainda o registro de domínios internacionais (assim como a GoDaddy).

Por fim, nossa última sugestão é a Hostgator. Além de contar com um ótimo ticket médio, a Hostgator oferece uma grande variedade de domínios. E aqueles que possuem um negócio local, como pequenas empresas localizadas em São Paulo, podem contar com domínios voltados para a localidade (sampa.br).

Outro diferencial está em seu suporte, que é muito bom. Além disso, seu painel de controle de domínio é ideal para quem não possui tanta afinidade com manutenção de processos ligados ao domínio.

Enfim, essas foram nossas sugestões. É claro que existem várias outras possíveis e totalmente pertinentes. Por isso é importante avaliar as próprias necessidades e realidade para então tomar a decisão certa a partir de uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços de cada.

Conclusão

Enfim, a partir desse artigo nossos leitores puderam aprender a como fazer a transferência de domínio por meio de diferentes empresas. Vale ressaltar aqui que apesar da transferência de domínio ser algo simples, não necessariamente esse é um processo que não demanda atenção.

Assim como foi visto, é preciso atentar-se aos fatores de confirmação via e-mail, assim como na conferência de dados. Caso contrário, é possível que o suporte da empresa de domínios contratada seja acionada para a resolução de problemas.

No fim das contas, ter um domínio prejudicado por desatenção nunca é positivo. Afinal, isso pode fazer com que um site fique fora do ar. E no caso de um site com tráfego pago ou até mesmo um e-commerce, isso pode inferir em prejuízos. Algo que ninguém gosta de ter.

Enfim, caso os leitores tenham gostado de nosso tutorial, em nosso blog contamos com uma grande diversidade de outros artigos que podem ser úteis para quem está dando seus primeiros passos na criação de sites ou escolha de domínio.

Além disso, em nossa empresa contamos com profissionais especialistas na criação de sites que podem contribuir com sua contratação de serviços de domínio.

Por isso, se não quiser “esquentar a cabeça” com esse tipo de questões, conte com a Visão Confiável para fazer esse trabalho para você. Oferecemos diversos planos de orçamento e nos comprometemos em oferecer serviços de qualidade prezando pela transparência e melhor experiência do cliente sempre! Faça seu orçamento via WhatsApp.


Deixe seu comentário