O processo de como criar sites de notícias não é uma tarefa fácil, visto que você deverá ir em busca de programadores, administrador de banco de dados, jornalistas e redatores que entendem de SEO.

Entre as possibilidades que surgiram a partir da internet para empreendedores, com certeza a de criar sites de notícias foi uma das mais interessantes. Afinal, esse tipo de empreendimento, além de possibilitar a criação de notícias por portais transparentes e sem interesses ocultos de investidores, democratizou o acesso a informações de qualidade para os internautas.

Mas não são apenas esses pontos positivos os que permeiam a criação e o mantimento de um site de notícias. A partir de um portal dessa configuração na Web é possível obter lucros ao criar sites de notícias, gerar empregos e até mesmo concorrer com grandes portais de notícias, como G1.

No entanto, é preciso entender que existem alguns desafios para aqueles que têm a intenção de ter um portal de notícias de sucesso. E para enfrentá-los é necessário contar com uma boa equipe por trás da produção de conteúdos e manutenção.

Apesar das boas intenções ao criar um site de notícias, nem sempre todos que são contratados para a prestação de serviços partilham da mesma intenção.

Por isso é importante contar com agências capazes de contribuir com a criação e manutenção do site, assim como no fornecimento de mão de obra qualificada. Hoje o mercado de sites de notícias é um nicho que conta com técnicos e especialistas capazes de proporcionar bons resultados.

De qualquer forma, para que aqueles que desejam criar sites de notícias e torná-los lucrativos aprendam como fazer isso, aqui está um tutorial exclusivo feito por nossa equipe.

Neste artigo, você verá sobre:

  • Quanto custa criar um site de notícias?
  • O que precisa para fazer um site de notícias?
  • Como criar um blog de notícias?
  • Como criar um site de notícias no Google?

Como criar sites de notícias grátis?

Antes de falar sobre como fazer um site de notícias a partir de plataformas pagas, tais como WordPress ou a partir da contratação de web desenvolvedores, nós queremos mostrar uma forma acessível de fazer um site de notícias.

Atualmente existem várias maneiras de criar sites de forma totalmente gratuita. É claro que esses têm algumas limitações ao serem comparados com sites feitos em plataformas pagas ou a partir da contratação de profissionais. No entanto, para um ponto de partida, é interessante poder contar com ferramentas como Wix e RenderForest.

Essas são plataformas que oferecem o serviço de criação de sites gratuitos. Enquanto o Wix ainda apresenta a limitação de ter que comprar um domínio ou um plano, o RenderForest apresenta a possibilidade de ter um site alocado em um subdomínio RenderForest, o que torna todo o processo gratuito.

Então, o primeiro passo para fazer um site de notícias grátis é buscar por plataformas que oferecem o serviço de criação de sites e fornecimento de domínios gratuitos. Em seguida, é preciso contar com uma equipe de backstage. Como a intenção é manter a conduta gratuita do site, contar com profissionais voluntários é um bom começo.

Para conseguir isso, é preciso ter muito além da proposta de lucratividade por trás do conceito do site. Por exemplo, o jornal Brasil 247 é um portal de notícias virtual que conta com a doação de seus assinantes para ajuda de custos.

É claro que esse caso é totalmente diferente, uma vez que um de seus criadores já teve uma carreira jornalística na revista Veja. Mas seu exemplo foi para fins de comparação. Enfim, à medida que o site de notícias for crescendo, é possível proporcionar mais do que reconhecimento para os contribuintes, como também um salário. 

O que um site de notícias precisa ter?

Bom, dando sequência às recomendações para a criação de um site de notícias grátis ( o que pode e deve ser aplicado em sites de notícias no começo, grátis ou não), aqui estão alguns aspectos que um site de notícias precisa ter.

Primeiramente, além dos contribuintes (voluntários ou não), que mencionamos acima, é importante contar também com tráfego, estabelecimento de nicho, design do site, cuidados com SEO e vários outros aspectos.

Mas esses são os tópicos que iremos abordar mais abaixo em nosso artigo. Por isso, aqui nos limitaremos a aspectos básicos que um site de notícias precisa ter. Primeiramente, é importante que um site de notícias seja fruto de um bom planejamento de marketing. Apesar da dinâmica da internet possibilitar que tudo seja feito com mais facilidade e agilidade, no inicio de um site de notícias não é possível conduzir dessa forma.

Por isso, ter um planejamento com estruturação do site, metas de notícias por dia, orçamento e outros fatores é de suma importância. E o mesmo serve para disponibilidade de tempo. Não adianta comprometer-se com um projeto como o de um site de notícias sem ter tempo disponível para administrar. A não ser que se tenha alguém de confiança capaz de tomar conta desse empreendimento.

Outro aspecto é poder contar com boas fontes de notícias. Hoje em dia existem diversos softwares capazes de distribuir notícias de boas fontes para sites de notícias. Esses podem ser tanto plugins nos sites quanto softwares à parte. Mas contar com a ajuda do Google Notícias pode ser algo positivo. No entanto, é preciso discernir a confiabilidade das fontes por conta própria.

Por fim, e talvez um dos mais indispensáveis fatores: escrever bem e contar com redatores capazes de produzir boas notícias. 

Como ter um portal de notícias de sucesso?

Agora que introduzimos alguns dos fatores cruciais para a conduta e organização de alguém que planeja criar um portal de notícias, podemos trazer à tona alguns conhecimentos técnicos, como em Backlink, importantes para conseguir ter um portal de notícias de sucesso.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que todos os pontos que iremos abordar a seguir são importantes para quaisquer tipos de site em que se deseja ter sucesso.

Não existe fórmula mágica para conseguir obter os melhores resultados com um site de notícias. Apenas tempo, esforço, conhecimento bem direcionado e investimento podem fazer com que o sucesso surja. Por isso, confira abaixo os fatores mais importantes para conseguir ter um site de notícias de sucesso.

Nicho

Primeiramente, é importante trazer à tona um dos aspectos mais importantes para qualquer empreendimento: Nicho. Apesar do nicho de um jornal, de forma generalista, ser o de notícias, existem diversas maneiras de aplicar um direcionamento específico que pode alavancar o número de acessos de um site de notícias.

Consequentemente, em conjunto com os outros pontos que traremos aqui, isso pode contribuir para o sucesso de um jornal. Um site de notícias pode ser nichado de diferentes formas: idade do público alvo, tópicos de interesse, classe social, etc.

Por isso, fazer uma escolha que torne fácil a condução do site de notícias a partir das afinidades que se tem para abordar nos temas do jornal é uma boa pedida. Além disso, direcionar as notícias para um público alvo pode ser algo extremamente pertinente desde que isso seja um aspecto fixo na linha editorial.

Caso contrário, o que pode ser feito é apenas adotar uma linguagem que converse com o público desejado e criar diferentes subseções no site. Aplicar um nicho num site de notícias pode ser uma alternativa muito inteligente para conseguir escalar o crescimento de um site de notícias.

Por isso, vale a pena prezar por isso ainda nos momentos iniciais, quando o jornal ainda está conquistando seu espaço entre os internautas.

Linha editorial e Produção

Anteriormente mencionamos o termo “editorial”. Basicamente, seguir um editorial infere uma maneira de conduzir os textos, posicionamento e linguagem do site como um todo. Dentro do conceito jornalístico, editorial é um formato de texto de opinião em que a posição de uma unidade jornalística se estabelece.

Quando nos referimos na seção anterior vulgarmente a “editorial” nos referimos à linha editorial, que basicamente consiste nos detalhes em que os textos de um site de notícias devem se apoiar para manter uma padronização.

Isso é de extrema importância para que as matérias não saiam do conceito planejado para as notícias. A linha editorial é como a identidade de um site jornalístico. E isso abrange aspectos que vão desde a construção do texto, sua linguagem, forma de abordar determinados temas e uso de imagens.

Além disso, fatores ligados à SEO on e off page também englobam-se na linha editorial. Mas isso é algo que será comentado mais abaixo. Enfim, comentários sobre linha editorial feitos, agora é possível abordar a produção textual.

Sobre a produção textual, é importante que essa, além de estar cordata com a linha editorial,  mantenha uma regularidade em número de publicações, número de palavras e alguns outros aspectos. A produção textual, além disso, é um dos pontos mais importantes para um noticiário virtual.

Afinal, se ela não é possível emitir o principal produto de um site de notícias: notícias. Por isso, atentar-se à contratação dos profissionais certos para executar esse serviço é tão importante quanto qualquer um dos outros fatores apresentados aqui.

SEO e Ranqueamento

Eis aqui outro fator que sendo bem executado pode ser um divisor de águas para qualquer site de notícias. Em suma, SEO significa Ferramenta de Otimização de Busca ( Search Engine Optimization).  Sua aplicabilidade é de tanta importância para domínios na internet, que existem pessoas especializadas em ferramentas e recursos de SEO para otimizar sites.

E quando fala-se em SEO, infere-se no uso desses recursos e ferramentas. Ou então, na contratação de profissionais hábeis a executar suas técnicas para melhor o desempenho de um site no ranqueamento do Google, os analistas de seo.

Enfim, isso engloba desde princípios mais básicos, tal como fazer a busca de uma palavra chave adequada à notícia e que esteja ranqueando bem, até sua aplicação em diferentes pontos estruturais de uma publicação. Atualmente, existem diversas ferramentas que trazem facilidades para lidar com SEO, como Semrush, Google Trends e Yoast.

No entanto, um site otimizado em SEO demanda muito mais do que a gestão da otimização em textos. Isso engloba aspectos estruturais do próprio site. Então, esse é um dos pontos mais importantes para conseguir ter sucesso com um site de notícias.

Contar com uma equipe capaz de manusear e fazer a manutenção do SEO de um site é um divisor de águas. Então, na trajetória de um site de notícias, em todos os momentos isso é algo indispensável. Dessa forma é possível conseguir o melhor ranqueamento possível no Google e, consequentemente, gerar mais resultados para o site de notícias.

SEO para iniciantes: 21 dicas básicas

Distribuição e Tráfego

Aqui está uma parte importante para um site de notícias. Mas antes de detalhar essa parte, é importante exemplificar do que se trata o termo “tráfego” e como isso influencia a distribuição dos artigos de um site de notícias.

Tráfego consiste na circulação de algum conteúdo, sua veiculação em algum meio. No caso da internet, o tráfego faz referência ao fluxo de pessoas que acessam um conteúdo ou produto específico.

Com isso, é possível introduzir dois termos subjacentes: tráfego pago e tráfego orgânico. Basicamente, tráfego orgânico é aquele que refere-se ao número de pessoas que chegam em um conteúdo ou produto da internet sem que nenhum investimento específico para isso seja feito.

Ao passo que o tráfego pago infere no impulsionamento na distribuição de um conteúdo para diferentes meios. Por exemplo: ao entrar no Instagram ou no YouTube é possível notar que alguns conteúdos contém em sua descrição a frase “contém promoção paga ADS”. 

Isso acontece porque aquele conteúdo recebe o impulsionamento, ou seja, um investimento, para poder atingir e impactar mais pessoas que tenham interesse naquilo.

Visto isso, é de extrema importância atentar-se à distribuição das notícias de um site. Atualmente, uma das melhores formas de conseguir distribuir com mais facilidade os conteúdos de um site de notícias é estando posicionado em diferentes redes sociais e espaços da internet.

Ou seja, uma vez que se está a criar sites de notícias, passa a ser indispensável ter uma página no Facebook, Instagram, YouTube e mesmo TikTok em alguns casos.

Isso ajudará na abrangência de um público diversificado advindo de diferentes fontes. Com isso, é possível ter acesso a métricas para que seja possível estudá-las e aplicá-las de forma inteligente em tráfego pago. Enfim, seguindo essas dicas com certeza a distribuição será eficaz e o consumo dos conteúdos assertiva ao público alvo desejado.

Como conseguir notícias para publicar?

Depois de criar sites de notícias, como escolher as matérias a serem postadas? Eis uma questão que é muito importante para quem está começando o empreendimento de um site de notícias. Visto que a internet é um âmbito repleto de notícias as quais nem sempre são confiáveis, é importante contar com boas fontes para evitar a disseminação de fake news.

Hoje em dia existem diversos canais que podem ser úteis para quem deseja encontrar notícias para publicar. Um deles, inclusive, é o Google News. Basicamente é a plataforma oficial de notícias do Google.

A partir dele é possível encontrar diferentes notícias sobre um mesmo assunto de forma atualizada e partindo de fontes confiáveis. Aliás, o Google Notícias tem um recurso próprio chamado “Confira os fatos” que possibilita o reconhecimento de fontes confiáveis de notícias.

E para usá-lo é muito simples: basta estar registrado na plataforma a partir do uso do email do Google e então personalizá-lo de acordo com a própria demanda.

Além disso, é possível fazer o uso dessa plataforma de notícias do Google sem ter que fazer o login. No entanto, isso traz algumas limitações para o acesso de recursos. Em suma, o Google Notícias tem como função organizar, distribuir e tornar mais fácil o entendimento de notícias como um todo.

A partir de um mecanismo de inteligência artificial esse recolhe as notícias mais recentes e de maior relevância de acordo com termos de pesquisa. E para quem deseja ter uma fonte segura e atualizada de notícias para publicar em seu próprio site, essa é uma ótima alternativa.

Como ganhar dinheiro ao criar sites de notícias?

Criar sites de notícias lucrativos logo no início da “jornada” pode ser um tanto quanto difícil. No entanto, não é impossível. Por isso, separamos alguns passos que podem contribuir para o ganho de dinheiro com um site de notícias.

E indo logo ao que interessa: fazer anúncios de empresas no site pode ser uma ótima forma de conseguir isso. Antes de mais nada, é importante ressaltar que esse é um recurso usado não só por sites de notícias pequenos visando o crescimento, como também pelos mais tradicionais jornais no mundo.

Seja o The New York Times ou O Globo, não importa. Esses possuem seções com propagandas até mesmo em suas versões impressas. A verdade é que conseguir um espaço para divulgar serviços e produtos é algo que empresas buscam a todo instante.

Ao menos empresas funcionais que tem como interesse escalar seu crescimento a partir da divulgação. Então, entrar em contato com empreendedores e questionar sobre o interesse de aumentar a divulgação de sua marca, serviços e produtos é um ótimo primeiro passo.

Assim, pode-se pedir um valor de investimento em troca. E ambas as partes saem ganhando. Mas além dessa forma é possível ganhar dinheiro veiculando banners rotativos. Em suma, tudo que isso demandará é a configuração do site no Google AdSense. A partir disso é possível inserir banners ao redor do site e obter lucros com Ads do Google.

Por fim, nossa última sugestão é criar um plano de assinatura. Assinantes são aqueles fiéis leitores que fazem questão de receber conteúdos exclusivos ou simplesmente apoiar o site de notícias por gostar dos conteúdos produzidos ali.

Então, formular um bônus dentro do site de notícias, como um relatório diário ou semanal com as principais notícias da semana pode ser uma ótima alternativa para conquistar assinantes. 

Quanto custa criar sites de notícias?

Eis aqui um ponto que talvez seja um dos mais importante do nosso artigo para quem está começando agora a empreitada de ter um site de notícias. Primeiramente, é importante dizer que o que irá ditar os gastos para criar um site de notícias é o orçamento que se tem em caixa.

Assim como existem diversos recursos na internet que possibilitam a criação de sites de notícias de forma totalmente gratuita, existem planos de criação, manutenção e contratação que podem ser totalmente acessíveis. Hoje em dia existem agências especializadas na execução da maioria dos serviços que foram apresentados aqui em nosso artigo.

Aliás, em nosso blog você conta com informações que consideramos super importantes sobre a maioria dos serviços a serem feitos para criar e cuidar de um site de notícias.

Por isso, caso o empreendedor que deseje criar um site de notícias queira fazer tudo por conta própria, aqui contamos com diversas informações que podem ajudar na economia de gastos para começar um site de notícias.

No entanto, nossa recomendação é que esse estude bem a possibilidade de contratar pessoas que já tenham afinidade com os serviços que mencionamos.

Dessa forma, o tempo que seria gasto pode ser melhor aproveitado para outras finalidades. E o mesmo aplica-se para o aproveitamento dos recursos que mencionamos. Apesar da acessibilidade à informações que a internet disponibiliza, dificilmente alguém que não possui afinidade com as áreas que propomos como essenciais para um site de notícias irá conseguir executar suas tarefas.

Mas, para dar uma base aos leitores, os custos podem variar muito de acordo com o visual do site, recursos, manutenção, hospedagem, domínio e segurança. Os valores podem variar entre 3000 reais até 100.000 reais ou mais. Mas, claro, isso não é uma regra, servem apenas como base.

Onde encontrar profissionais para criar sites de notícias?

Enfim, agora que trouxemos tantos pontos importantes para quem deseja ter um site de notícias, queremos apresentar alguns dos serviços que prestamos aqui na Visão Confiável.

Em nossa equipe contamos com profissionais capazes de criar sites com pequenos e grandes orçamentos. Mas sempre prezamos pela qualidade, independente do valor investido. E temos planos com preços acessíveis.

Além disso, integramos em nossa equipe de redatores profissionais capacitados, com disponibilidade para direcionar seus esforços de forma assertiva e de acordo com as demandas de nossos clientes. Hoje contamos com profissionais de produção textual de todos os tipos, e isso inclui jornalistas especializados.

Outro ramo de nossa empresa é a consultoria em SEO, que se faz tão importante para sites no início ou em qualquer outra fase. Por isso, se deseja firmar uma parceria conosco, saiba que estará contando com uma agência que visa o sucesso de seus clientes. E para entrar em contato, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Deixe seu comentário