Como criar destaques no Instagram e quais são as melhores alternativas prontas para pegar e usar? Neste conteúdo, falaremos melhor sobre este assunto!

As redes sociais se tornaram uma das melhores opções para quem tem um negócio ou quer criar conteúdo para o seu público por intermédio do marketing digital. Sendo assim, uma das ferramentas que faz parte do acervo disponibilizado pela plataforma, são os destaques Instagram.

O destaque é uma maneira de deixar os stories que são postados no dia a dia, em uma posição permanente no perfil. E outras palavras, é uma forma de manter o que é mais importante, por mais tempo online, sem sumir depois das 24 horas que é o tempo dos stories.

Os destaques podem inclusive serem selecionados e organizados por assuntos, com capaz personalizadas e totalmente categorizados. Além disso, facilitar com que o público encontre as informações que precisa, e ainda os leva ao seu perfil.

Os destaques Instagram são outra opção de conteúdo para o seu negócio. Além disso, também é possível que esse destaque seja visto a qualquer momento por qualquer pessoa que estiver o seu perfil.

Portanto, para entender melhor como essa ferramenta funciona e qual a melhor maneira de fazer o conteúdo fixo para o seu negócio ou perfil, continue lendo.

Destaques Instagram

Neste artigo, você vai ler?

  • Como montar um destaque no Instagram?
  • Tem como saber quem viu os destaques do Instagram?
  • Como funcionam os destaques do Instagram?
  • Como fazer destaques bonitos no insta?
  • Como ver os destaques do Instagram anonimamente?

Qual a importância dos destaques Instagram?

Os destaques Instagram podem ser essenciais para construir estratégias de encontrar ou atrair novos seguidores para a empresa. Isso funciona dessa maneira, devido ao próprio lugar em que eles ficam alocados no perfil de uma página.

No Instagram, os destaques ficam localizados logo abaixo da Bio do perfil. Sendo assim o usuário que entra em uma página, vê primeiramente o nome do perfil, depois uma breve descrição, e abaixo, os stories em destaque.

Esse conteúdo fica disponível aos usuários, da maneira como forem organizados e podem ser estrategicamente chamativos para atrair mais atenção. Inclusive, muitas marcas e empresas elaboram capas que fazem parte do design ou que fique dentro da paleta de cores, etc.

Uma página bem elaborada e bem montada, acaba atraindo mais seguidores, e conseqüentemente, acaba vendendo mais. Portanto, se torna essencial criar novos stories para marketing de conteúdo para ficar em destaque, que sejam estrategicamente montados para atrair o interesse.

Além disso, a divulgação de produtos, depoimentos, entre outros pontos podem ser usados como gatilhos mentais de vendas. Isso faz parte da estratégia de marketing para atrair mais seguidores e possíveis compradores.

Além disso, o novo usuário e seguidor passa a acompanhar constantemente o conteúdo que a página passa a publicar. E com isso, fica por dentro das novidades e encontra aquilo que lhe agrada. Pensando dessa forma, dá para entender, porque colocar informações sobre a empresa ou sobre os produtos e serviços se torna tão importante também nos destaques Instagram.

Destaques Instagram

Informações da empresa

Nos destaques Instagram, é essencial adicionar e deixar ali, as informações da empresa. Mesmo que essas informações já tenham sido colocadas na Bio. Portanto, quando for selecionar os stories para ficar em destaque, não se esqueça de selecionar os que dão detalhes e informações da empresa.

Seleciona as informações mais importantes para deixar ali, como por exemplo, os números de contato e os meios para entrar em contato através de e-mail ou outras redes sociais. Além disso, não se esqueça de informar os horários e dias de atendimento.

Caso a empresa tenha um endereço físico, é nos destaques Instagram que essa informação também pode estar presente. Conte qual a história da marca e tenha fotos do escritório e da equipe completa.

Os destaques Instagram também podem ser usados como uma forma de se comunicar e manter avisos atualizados para o público. Caso haja necessidade de mudar o horário de atendimento como é o caso de férias e final de ano por exemplo. Quando novos produtos forem lançados ou até mesmo em promoções ou liquidações em andamento.

O que deixar nos destaques Instagram?

Os destaques podem ser organizados de várias formas diferentes, que vão desde a seleção de stories categorizados, a deixar informações importantes sobre a empresa e marca. Além disso, essa ferramenta também pode ser usada de outras formas, acompanhe.

1.       Poste depoimentos

Como já foi mencionado, os depoimentos de outros clientes é um gatilho mental, e isso faz parte das estratégias de marketing, para vender mais. Portanto, sempre que for possível peça ao seu cliente, que faça um vídeo ou deixe um comentário sobre a sua experiência com o serviço ou produto.

Além de esse tipo de estratégia ter um retorno mais rápido, também é uma maneira de mostrar que o seu produto agrada outras pessoas, outros clientes. Sendo assim, sempre que receber um feedback positivo, deixe ele salvo, nos destaques Instagram.

2.       Catálogo de produtos

Os produtos que são vendidos ou os serviços prestados, também podem ficar em destaque. Além de ser uma maneira de divulgação, fazer dessa ferramenta um catálogo também serve para ir sempre encaminhando aos clientes por direct.

Entretanto, vale ressaltar a importância de manter esses portfólio e catálogo, sempre atualizados. Caso algum produto deixe de ser vendido, retire-o rapidamente. Se algum for adicionado, coloque-o também o quanto antes. Esse processo acaba mantendo o seu cliente sempre atualizado do que está disponível na loja e o que é novidade.

Destaques Instagram

3.       Parcerias

Para quem tem o Instagram como uma maneira de criar conteúdo, seja para se tornar um influenciador digital, ou trabalhar com marketing estratégico de influência, deixar nos destaques os parceiros, também é uma maneira de divulgação.

Vários dos influenciadores fazem isso, e os destaques Instagram servem para informar com quem aquela personalidade faz parcerias, que tipo de produtos ela divulga. Essas informações são valiosas tanto para o público e seguidores, quanto para as próprias marcas que estão à procura de novos rostos para publicidade.

Ter isso arquivado nos destaques Instagram, é um grande ponto positivo, principalmente para deixar registradas as marcas com quem trabalhou. Assim tanto os visitantes quanto novas empresas e marcas, têm acesso a um currículo de parcerias que já foram feitas.

4.       Promoções

Empresas e marcas que estão em crescimento, usam as promoções e os sorteios para divulgar o perfil. Além disso, promover publicações é uma maneira de atrair mais público e encontrar os seguidores certos para o seu produto ou serviço.

Deixar essas publicações em destaques Instagram, acaba gerando um maior engajamento, principalmente quando se trata de conteúdo promocional. Incentive o compartilhamento, os comentários e as curtidas.

Além disso, essa é uma estratégia importante para o algoritmo da plataforma. E deixar essas informações promocionais em destaque, também serve para deixar o público atento, ao tipo de promoção que pode encontrar no seu perfil.

Como criar os destaques Instagram?

Os destaques criados dentro da plataforma, através dos stories que vão para a timeline. Em outras palavras, antes de criar os destaques Instagram, é preciso lançar esse conteúdo nos stories, e assim, arquivar depois para os destaques.

Toda foto ou vídeo publicada na ferramenta que desaparece depois de 24 horas, pode depois, ir para os destaques no perfil. Contudo, existem duas maneiras de criar e aproveitar essa ferramenta. Uma delas é através dos stories mesmo que ainda estão disponíveis para visualização. Assim que publicados, os stories que ainda estiverem disponíveis, podem ser enviados para os destaques.

Destaques Instagram

Passo a passo

Para isso, basta abrir o vídeo ou imagem, e clicar na opção “Destaque” que fica na parte debaixo da tela. Depois disso, selecione o nome do destaque em que deseja adicionar o conteúdo.

Contudo, se ainda não tiver criado nenhum destaque, selecione “Adicionar” e dê um nome. Pronto, depois disso, o stories selecionado vai para baixo da Bio. Além disso, também é possível selecionar stories antigos para deixar salvo nos destaques, ou seja, depois que ele já tiver desaparecido. Basta entrar nas configurações nos itens arquivados e encontrar a foto ou o vídeo desejado.

Para isso, entre no perfil e encontre o ícone em forma de relógio que vai estar disponível. Ele costuma ficar no canto superior do lado esquerdo da tela. Nesse local, vai abrir uma tela com todos os itens arquivados.

Ao entrar aí, clique nos três pontinhos que fica no canto superior do lado direito da tela, em configurações. Veja quais são os stories que estão salvos nessa pasta arquivada, e seleciona o que quer deixar em destaques Instagram.

Nesse local, é possível visualizar todos os stories antigos e que já desapareceram da ferramenta. Portanto, ao selecionar os itens escolhidos, é possível colocar nos destaques desejados.

Vale ressaltar que os stories vão em ordem de postagem, portanto, precisa tomar cuidado com a ordem desejada que quer deixar os itens. Portanto, abra o item desejado e clique em destaque. Ao encontrar a pasta de destaque desejada, clique em “Ok”. Também é possível selecionar mais de uma foto ou vídeo de uma vez e assim, mandar tudo para o item entre os destaques Instagram, de uma só vez.

Destaques Instagram

Como criar capas para os destaques?

Como essa ferramenta é uma maneira de destacar itens e conteúdos importantes no seu perfil, eles podem ter capas para deixar o perfil mais atrativo. Além de ficar mais bonito e organizado visualmente também ganha destaque.

Esse apelo visual de montar os destaques Instagram de forma mais atrativa, é uma maneira de organizar os conteúdos, por tema, e deixar cada capa, personalizada. Muitas marcas usam esse espaço, para elaborar novos designs, usam a paleta de cores, e a identidade visual para criar um destaque ainda mais marcante para o perfil. Embora isso não seja obrigatório, é uma forma de chamar ainda mais atenção.

Portanto, para se destacar e criar destaques Instagram perfeitos, crie o design com aplicativos para editar fotos com as dimensões precisas dos stories, para que eles fiquem bem enquadrados. Escolha a imagem, fontes e cores que tenham a ver com a marca e a identidade do negócio.

Caso não queira criar designs próprios para as capas dos destaques, selecione imagens que tenham a ver com o tema ou categoria de cada um. A capa é importante para chamar atenção e destacar o conteúdo, por isso, quanto mais direcionado ele for, melhor.

Contudo, caso for criar uma capa personalizada, lembre-se de colocar o texto e o ícone no centro da foto. Assim, ele vai aparecer no centro da capa e fica bem posicionado. A foto precisa estar salva na galeria do smartphone e pode ter sido retirada de um banco de imagens. E assim, basta selecioná-la para que ela vá para o local da capa dos destaques Instagram.

Como selecionar as capas para os destaques no Instagram?

Depois de já ter montado os destaques com os conteúdos selecionados, na hora de colocar as capas, o processo é mais simples. Para isso, seleciona o ícone que deseja alterar, e clique em “Editar Capa”.

Vai abrir a galeria e então é só encontrar a imagem desejada e selecionar. Por fim, clique em “Concluir”. Caso os destaques Instagram ainda não tenha selecionado, é possível fazer todos ao mesmo tempo.

A seleção dos stories do dia ou os antigos e depois a seleção da capa. Caso a intenção seja apenas trocar a capa, clique no destaque que já está pronto e segura. Quando aparecer a opção “Editar Capa”, selecione a opção e escolha a capa como no passo a passo anterior.

Depois de criar os destaques, saber como personalizar é o ponto crucial para manter o seu perfil, com a identidade visual da empresa ou da marca. Portanto, existem vários aplicativos de criação de imagem e design que podem usar, de forma bem simples para deixar essa ferramenta mais atrativa.

Destaques Instagram

Personalização dos destaques

O Canva é um grande exemplo disso. O aplicativo é bem simples de mexer, e é possível encontrar até mesmo artes já prontas e só editar cores, fonte e escrito. Ao selecionar o template da arte, ao clicar em cima, fica fácil editar o que for desejado.

O aplicativo em si é bem didático e muito simples de usar, e uma ótima opção para quem não sabe usar programas mais sofisticados para criação. Além disso, também é uma maneira barata de personalizar os destaques Instagram, ou nem gastar nada.

O Canva está disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS. Basta baixar nas lojas correspondentes e depois procurar o aplicativo e baixar. Para começar a usar, basta fazer um cadastro rápido e simples, usando o e-mail, ou até mesmo o Facebook.

Depois encontrar a opção de template para Instagram e a opção de stories, que tem o tamanho certo para começar a criar as capas. Para isso, encontre a opção “Story do Instagram” e selecione “Fundo”.

Nessa opção, é possível alterar as cores do fundo da imagem, que pode ser qualquer uma que estiver disponível embaixo, ou escolher uma de maneira personalizada e que combine com o perfil.

Feito isso, selecione a opção “Elementos” para escolher o que colocar no destaque. Esse comando fica localizado no lado esquerdo da página. É possível encontrar imagens, ícones e desenhos que podem categorizar cada capa.

Assim que estiver pronto do jeito desejado, é só clicar na opção “Salvar” e depois escolher o formado para que fique salvo no smartphone. Como o tamanho selecionado já foi o de story, pode baixar e pronto, só selecionar e adicionar nos destaques Instagram.

Qual a melhor maneira de usar os destaques Instagram?

Não existe uma maneira corre para isso, mas cada empresa e cada marca usa sua própria estratégia de acordo com o funil de vendas para atrair mais público e chamar atenção com o visual do perfil. Não há fórmula, contudo, o importante é conhecer o próprio público.

Além disso, saber selecionar o tipo de conteúdo que é mais importante para o nicho e para o negócio. Os destaques Instagram servem como um recurso, para informar e gerar conteúdo na rede social. Portanto, destacar partes do processo de produção do produto também pode ser uma maneira de informar. Deixar em destaque sugestões de uso dos produtos, tutoriais e muito mais.

1.       Bastidores

Mostrar os bastidores da marca ou a forma como os produtos são feitos, ajuda a matar a curiosidade do público, assim como conecta. Essa categoria de conteúdo gera interação muitas vezes, principalmente por mostrar o “por trás das câmeras”.

2.       Tutoriais

Independente de qual for o nicho do produto, sempre haverá uma forma de usar, uma maneira ou dicas de como usar. Usar esse espaço dos destaques Instagram para deixar os tutoriais salvos é uma ótima estratégia para que os clientes entrem ali sempre para rever essas informações e dicas.

Os tutoriais são um nicho que mostra o passo a passo de como usar ou como funciona o serviço prestado e oferecido. Sendo assim, esse é um tipo de conteúdo que sempre vale a pena ser produzido.

Destaques Instagram

3.       FAQ

Quando a marca ou empresa sempre recebe as mesmas perguntas, deixar um dos destaques Instagram como um FAQ, também pode ser interessante. Além de deixar ali informações importantes, permite que as pessoas encontrem respostas sem precisar entrar em contato. Uma maneira de fazer isso, usar a própria caixinha de perguntas para tirar dúvidas nos stories e depois, pegar as perguntas mais repetidas e armazenar no perfil, em forma de destaque.

Conclusão sobre destaques no Instagram

Os destaques Instagram podem ser muito importantes para quem quer usar o perfil de maneira profissional. Além de fazer parte de uma boa estratégia de marketing para Instagram, por meio do marketing 4,0 de acordo com a jornada do herói, também pode facilitar para que o público encontre informações cruciais de produtos e serviços.

Deixar conteúdo salvo nos destaques, acaba facilitando para que o público encontre o que precisa, e tire dúvidas, ao assistir o que está gravado. Contudo, nem sempre será possível atrair novos seguidores ou novos possíveis clientes, através dessa ferramenta. Mas ela é uma grande aliada, principalmente para quem atua em nichos muito segmentados.

Deixe seu comentário