É bem possível que muitos já tenham se deparado com efeito parallax sem ao menos saber do que se tratava ou sem conhecer o conceito por trás deste nome.

Diversas redes sociais é possível encontrar fotos que possuem movimento em seus backgrounds, de forma que dão uma sensação de que algo está realmente móvel na foto.

Mas a verdade é que isso não passa de uma série de técnicas de edição de foto que podem acabar contribuindo para o efeito de movimento.

É justamente sobre isso que se trata o efeito parallax em fotos que se vê por aí nas redes sociais.

Mais especificamente, paralaxe é uma técnica de rolagem que pode ser aplicada a partir de recursos de design alterando planos de fundo de fotos.

A ideia por trás desse tipo de efeito é conseguir deixar imagens com um aspecto tridimensional gerando mais profundidade naquilo que era para ser uma simples foto.

Existem diferentes programas e recursos que podem contribuir para a geração do efeito parallax em fotos.

Mas para criar o efeito Parallax é preciso muito mais do que vontade de conseguir produzir uma ilusão de ótica.

Alguns demandam uma certa afinidade com programas de design, enquanto outros podem ser usados com facilidade pelo mais leigo no assunto.

Por isso, para que os leitores aprendam mais sobre o efeito parallax, formas de aplicar em fotos, como fazer gifs a partir de ser feito e muito mais, esse artigo foi criado.

Antes de mais nada, Vale ressaltar que o interesse por trás desse artigo não é esgotar o assunto, mas sim trazer o necessário para que os leitores compreendam com facilidade como usar o efeito parallax.

O que é efeito Parallax?

Assim como foi dito anteriormente, o efeito parallax se trata de um método de design capaz de fazer com que fotos digitalizadas consigam apresentar um efeito tridimensional, ou de movimento.

Ao ser comparado com qualquer método presente na vida fora do digital, aqueles que aplicam Parallax se aproximam muito dos ilusionistas.

Isso porque o efeito parallax consiste numa espécie de ilusão de ótica.

Ao buscar referências na física, é possível afirmar que para os seres humanos objetos com maior proximidade do campo de visão são maiores do que aqueles que estão mais longe.

Com isso, aqueles que aplicam o Parallax nada mais fazem do que usar esse artifício ótico para iludir os espectadores que olham para uma imagem com esse efeito.

O que é feito, em suma, é a geração da sensação de que os objetos que estão mais distantes em uma imagem se movimentam devagar enquanto os que estão mais próximos se movimentam com mais agilidade.

Mas diferente do que muitos acham, o efeito parallax não surgiu essencialmente com o advento do plano digital, com todas as redes de computadores e a possibilidade de usufruir do Web design.

Na verdade, esse foi usado anteriormente em animações antigas.

Mas muitos artistas conseguiram se aproximar do que hoje nós conhecemos como efeito parallax.

Por exemplo, a sensação de movimento presente nos quadros do holandês Van Gogh são eminentemente uma espécie de parallax.

É claro que ao expor sua arte na tela, Van Gogh não cogitou que estaria fazendo algo que posteriormente seria produzido de forma massiva a partir de pessoas usando recursos de seus computadores.

Em suma, o efeito parallax nada mais é do que criar volumização em por meio de diferentes camadas em uma foto, quase como uma sobreposição.

Fonte: pinterest

Como fazer o efeito parallax?

Bom, para fazer o efeito parallax é preciso possuir algum programa que ofereça recurso de edição de imagem.

Além disso, programas de web design também podem ser muito úteis para criação de imagens com efeito parallax.

Um dos principais que é usado para fotos de redes sociais é o Photoshop.

Mas como esse efeito não é usado apenas para finalidades em redes sociais, o efeito parallax pode ser criado em plataformas de web design, tal como Elementor, Unity para fins de desenvolvimento de games, After Effects para a cinematografia e edições de vídeo.

Como pode-se perceber, o efeito Parallax, desde seu surgimento como efeito dentro do digital em 2011, se popularizou muito pela difusão em diferentes nichos.

Deparar-se com uma mídia com o efeito Parallax causa uma sensação, como se as imagens se “projetassem” da tela e tudo passasse a ser mais convincente.

Enquanto as mídias em vídeo vem sendo destacadas em diversas redes sociais, onde se enquadram os recursos de Reels, os vídeos do TikTok, os vídeos do YouTube e Facebook, bem como os anúncios que são usados para “n” finalidades.

Enfim, enquanto essas vêm sendo mais propagadas na internet, produzir fotos com efeitos de movimento pode ajudar um usuário a conseguir gerar mais engajamento.

Criar Gifs com efeito Parallax a partir de fotos é uma boa alternativa para aproveitar a tendência de alta que os vídeos vêm tendo como mídia mais consumida da internet.

Portanto, resumindo esse último parágrafo: é possível fazer o efeito Parallax de diversas maneiras e isso pode ser muito positivo para diferentes finalidades.

Enfim, para que os leitores saibam como executar o efeito a partir de seus recursos disponíveis, aqui estão alguns dos principais meios usados para criá-lo.

Como fazer efeito parallax com CSS?

A ideia de uma imagem em movimento é muito mais atrativa do que a de uma estática. Isso dá mais vivacidade ao que se vê.

E a estrutura para realizar o efeito Parallax a partir do CSS é muito simplório. 

<main class=”wrapper”>  <section class=”section”>    <p class=”text” >TreinaWeb</p>  </section>  <section class=”section”>    <p class=”text” >Parallax</p>  </section>  <section class=”section”>    <p class=”text” >CSS</p>  </section></main>

Após realizar isso é necessário que logo em sequência se selecione algum dos elementos para então transformá-lo num wrapper.

Geralmente, os domínios que utilizam o Parallax possuem uma característica de rolagem de cima para baixo.

Ou seja, são sites em que a rolagem é vertical. Logo, o efeito Parallax deve ser aplicado de maneira que dê a impressão de sobreposição.

Então, por isso, é preciso criar 3 “<sections>”, um sobrepondo o outro para gerar o efeito desejado.

Depois disso, basta inserir aquilo que se deseja dentro das duas chaves para que então se obtenha o efeito desejado.

É claro que é preciso ter conhecimento em CSS para conseguir estilizar uma página com Parallax atuando com facilidade.

De qualquer forma, são uma ótima maneira de fazer com que sites sejam mais atrativos.

E isso é de extrema importância. Os aspectos visuais de um site dizem respeito as impressões que os visitantes terão.

Logo, possuir uma página com efeito Parallax é ter a garantia de um web design bem alinhado com a ideia de causar a melhor impressão.

Como fazer efeito parallax no After Effects?

E por falar em efeito, muitos produtores de conteúdos que usam o programa After Effects fazem o Parallax para acentuar vídeos e fotos.

Como é o caso de Adriano, do canal AeDicas, cujo o qual o vídeo está logo abaixo.

Em sua video ensinando como criar o efeito Parallax no After Effects ele realiza uma viagem rumo ao Chile. E nela explora ao máximo o cenário com fotografias e gravações.

E claro, com o cenário Andino do Chile, seu grande deserto do Atacama, cenários inóspitos de altitude e neve, enfim, uma grande aventura.

Mas antes de ser um grande aventureiro, Adriano é um grande captador de momentos.

Ele os registra e então aplica neles o efeito PArallax.

E para fazer isso no After Effects basta seguir as dicas que ele deu em seu vídeo e, claro, aproveitar o processo de aprendizado. Agora, para aqueles que não desejam assistir o vídeo mas querem aprender, eis aqui um tutorial simples e rápido.

Primeiramente, é preciso ter um registro de imagens e vídeos que podem ter seus planos divididos entre mais próximo e mais distante.

E vale ressaltar que cada foto/vídeo pode apresentar um desafio diferente para a aplicação desse efeito.

Primeiro é preciso fazer a correção de cores, contrate, iluminação, etc. Isso pode ser feito no Lightroom com facilidade.

Mas, basicamente, o que deve ser feito em seguida é o recorte de fotos no PhotoShop. E em seguida é necessário montar isso com sobreposições dentro do Adobe After Effects.

É necessário separar as fotos em diferentes camadas. Camadas essas que ficam em um segundo plano.

Depois disso, basta tranferir para o After Effects e usar os efeitos tridimensional e de sobreposição de imagem com camadas.

Como fazer efeito parallax no Photoshop?

Causar o efeito ilusório de profundidade em imagens e vídeos é algo que o efeito Parallax consegue fazer. Aliás, é dessa maneira que se define esse tipo de efeito.

Por isso, saber como causar esse efeito a partir de recursos de edição de imagens é uma facilidade que muitos que lidam com edição de imagens podem querer saber.

Para que os leitores aprendam como fazer o efeito Parallax pelo Photoshop, aqui está um passo a passo bem simples.

Bom, primeiramente, é preciso dizer que o efeito Parallax com certeza é um artifício um tanto quanto complexo de ser aplciado por iniciantes no Photoshop.

Por isso, caso os leitores precisem aprender mais sobre aplicativos para editar fotos, aqui em nosso blog possuímos um artigo repleto de informações pertinentes.

Enfim, assim como os leitores puderam acompanhar no último parágrafo desse artigo, aprender por meio de vídeos pode ser muito positivo e ajudar na compreensão de como realizar processos para atingir a ilusão de Parallax.

Devido ao fato de que o Photoshop é um programa que trabalha mais com recursos de imagens do que com recursos de vídeos, é interessante que os leitores busquem referências em tutoriais com exemplos.

Por isso, aqui está um vídeo descontraído e muito didático do canal Alisson Pawilak que transmite num simples passo a passo como conseguir fazer o efeito Parallax nesse programa.

Como fazer efeito parallax no Elementor?

Tá mais ou menos 3 anos atrás, o elemento bromo liberou uma maneira de fazer cookies os sites produzidos a partir dele pudessem ter um design com efeito de movimento.

Bom, trata-se de nada mais nada menos do que parallax. É claro que aqueles que desejam optar por manter o plano de fundo estático, conta esses não existe nenhum problema para apontar..

Mas é claro que o um site truques para gerar mais engajamento e mas atrativo tem que se aproximar mais de um site com dinâmica em todos os seus aspectos, inclusive no design.

Anteriormente ao lançamento do recurso de parallax no Elementor pro, era possível realizar o uso de parallax por meio de plugins pagos.

É por isso, esse efeito não era tão acessível assim para web designers em geral.

Para fazer isso com elemento é preciso ir até o painel de movimento.

Em seguida, é preciso abrir a sessão de rolamento vertical da página e realizar algumas alterações como a direção, velocidade e ponto de vista.

Importante com elemento é sempre está executando testes, uma vez que este não apresenta uma padronização para obter o efeito desejado.

Entretanto, seguindo os parâmetros que foram indicados aqui, é possível que os leitores consigam fazer o efeito com Elementor.

Fonte: Pixabay

Como fazer efeito parallax no Unity?

O efeito Parallax pode também se aplicar a jogos para causar um efeito de profundidade.

Diversos jogos, principalmente de 8 bits, costumam usar esse recurso. Super Mario e Flappy Bird são dois exemplos eminentes de jogos famosos que aplicaram Parallax.

Aplicar esse efeito é algo que nem todos podem conseguir fazer. Mas, apesar disso, a equipe do Crie Seus Jogos disponibilizou um tutorial em vídeo que pode contribuir bastante para aqueles que o assistirem como fazer o efeito Parallax no Unity.

Mas, para aqueles que não desejam assistir o vídeo, aqui está uma breve explicação que pode ajudar a elucidar o básico para conseguir fazer o efeito no Unity.

Bom, primeiramente é preciso ter um background. Geralmente, em jogos com imagem em 2D são mais fáceis de aplicar .

Também, imagens mais simples com cores simples devem ser prioridades. Enfim, após colocar as imagens sob a tela de trabalho do Unity, deve-se trazer todas as imagens do fundo para o objeto presente no Unity.

Isso irá causar uma sobreposição. Mas isso não é um problema.

Depois de selecionar os objetos, é preciso comprimir objetos que se repetem em um só.

É prioritário que isso seja feito com o fundo. E a partir disso já se tem um efeito Parallax básico.

Os objetos em frente ao fundo da imagem já estão sobrepostos à imagem e com poucas alterações em definições da imagem, como contraste, iluminação e demais. Com isso é possível realizar um desprendimento da imagem que deve estar em movimento no jogo e a imagem fixa, que é o plano de fundo.

Agora, para que os leitores possam se aprofundar mais no assunto, é recomendável que assistam ao vídeo.

Enfim, vale a pena usar o efeito Parallax?

Isso é uma pergunta que pode acarretar em uma resposta subjetiva. Afinal, valer a pena é um termo que pode implicar no valor que esse efeito agrega.

E tendo em vista que esse efeito agrega muito para aqueles que estão numa experiência de usuário, é muito positivo pensar por essa perspectiva e acatar que uma experiência legal para os usuários de um conteúdo ou site com Parallax pode ser proporcionada a partir de um pequeno esforço para editar um conteúdo.

Independente de ser por meio de um aplicativo para fotos como o Photoshop ou de edição para vídeos, como o After Effects, o resultado final é o que importa.

E tendo em vista que esse efeito agrega em uma atenção positiva para aqueles que o aplicam, é possível dizer que vale a pena sim! Inclusive, vale a pena aprender para saber como fazer e até mesmo aplicar em fotos de amigos. E, claro, quem sabe conseguir tirar uma renda extra só editando fotos com Parallax.

dúvidas sobre pronomes pessoais obliquos
Fonte: Pixabay

Conclusão

Bom, a partir desse texto foi possível introduzir algumas noções gerais, básicas, mas extremamente positivas para que os leitores aprendam como gerar o efeito Parallax em suas mídias.

Esses podem gerar muito interesse por parte daqueles que vêem isso como espectadores.

É preciso trabalhar a própria técnica e aproveitar todos os recursos presentes em diferentes programas para atingir bons resultados.

Além dos softwares presentes no texto anteriormente, é possível ainda fazer conseguir realizar o efeito parallax a partir do Bootstrap. Além disso, é possível produzir esse efeito usando somente HTML ou CSS, como pôde-se ver aqui.

Enfim, por meio do efeito parallax em fotos é possível gerar uma série de mídias com efeito de movimento. Um “efeito parallax .gif”, ou seja, uma imagem com efeito de movimento com formato em .GIF é uma maneira divertida de conteúdo para compartilhar na internet.

Por isso, para encerrar é importante sugerir aos leitores que pratiquem ao máximo suas habilidades para causar maior impacto a partir da aplicação desse tipo de efeito.

Além de ser esteticamente bonito, é uma forma um tanto quanto avançada de incrementar mídias em geral.

Visto isso, a partir desse conhecimento é possível obter diversas oportunidades, tais como: trabalhar como web designer, aumentar o nível dos próprios posts, aumentar engajamento, etc.

A verdade é que esse efeito é uma maneira de conseguir prender mais a atenção de um público.

Mas isso não é obrigatório para quem prefere manter os conteúdos em mídia sem uma maior proximidade com a realidade e os efeitos do movimento.

Muito pelo contrário, esses se fazem servir de referência como sites que preferem seguir modelos mais estáticos e monótonos no que tange sua estética.

Deixe seu comentário