O Elementor é um plugin que permite a construção de sites no WordPress sem que se entenda, aprofundadamente, sobre conceitos de HTML e CSS.

O Elementor é realmente um dos plugins mais importantes do WordPress, e desempenha um papel fundamental dentro da plataforma de criação de conteúdos. Nesse sentido, se atualmente o WordPress é o CMS que domina o mercado de criação de sites no mundo, tudo isso deve-se à sua capacidade de instalação de ferramentas eficientes.

Assim, além de suas funções básicas, que por si só já são bastante significativas, a plataforma consegue oferecer ainda serviços muito mais avançados. E isso é graças a utilização de Plugins, como o Elementor. Esse, aliás, é o principal Page Builder do WordPress, que conta com uma capacidade bastante efetiva de editar e até mesmo criar os sites do zero, dentro da plataforma.

Muitos usuários optam pelo Elementor na hora de criar novas páginas, uma vez que seu sistema drag & drop, de arrastar e soltar os conteúdos, faz toda a diferença para quem não entende de programação, nem design. Em um mundo de SEO, marketing de conteúdo e marketing digital, a ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada.

Então, se você ainda não conhece esse Page Builder, mas quer transformar seu site em algo muito mais moderno e com a identidade visual da empresa, nesse artigo vamos mostrar tudo sobre o Elementor, como o que é, como funciona e como utilizar a ferramenta gratuita.

Neste artigo, você lerá sobre:

  • O que é elementor?
  • Para que serve Elementor?
  • Qual a diferença entre WordPress e Elementor?
  • Como construir um site ou loja virtual com este plugin?

O que é o Elementor do WordPress?

O Elementor é um plugin Page Builder gratuito do WordPress, e tem como principal funcionalidade a criação de páginas e sites, com a edição de seus layouts. Mas, antes de entender o que exatamente é essa ferramenta, é indispensável compreender o ambiente onde ele está inserido: o WordPress.

O que é o WordPress?

Nesse sentido, quando a internet deu seus primeiros passos, tudo ainda era muito novo e complicado para se fazer. Criar um site, colocar o nome da empresa dentro desse ambiente virtual era algo bastante complicado.

Assim, apenas os programadores, eram quem basicamente atuavam nessa área. Tudo mudou, porém, com a chegada de plataformas como o WordPress, que atuam como facilitadores desse processo.

Criar um site com o WordPress é algo muito mais simples, já que nesse caso, os códigos de HTML e CSS dão lugar a um ambiente para preenchimento mais básico, onde não há a necessidade de ser um programador (embora ainda seja possível atuar com a construção através desses códigos).

O WordPress é um CMS, que é a sigla para Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e atua justamente como facilitador dessa construção. Ele domina esse mercado mundial, onde cerca de 35% dos sites, blogs e lojas virtuais são criados através dessa plataforma.

E um dos seus grandes diferenciais é justamente a integração com diversas outras ferramentas, que ajudam desde a criação até a manutenção do site. Esses são os chamados plugins, que são ferramentas que podem ser instaladas dentro da plataforma.

Dentre eles, o Yoast SEO, por exemplo, ajuda na otimização dos conteúdos, para que consigam ranquear nas pesquisas. Assim, há todo um caminho bem detalhado a se seguir ao publicar um artigo dentro do site ou blog.

Já o Elementor é também uma de suas principais ferramentas, sendo um Page Builder (construtor de páginas). O grande diferencial desse plugin é sua facilidade de utilização, atuando com a função de clicar e arrastar os conteúdos, para montar as páginas do site.

Linhas de Código – O WordPress facilita o processo de criação de sites

Entendendo como funciona o Elementor

Então, como foi possível observar, o WordPress em si é a plataforma de criação de sites e gestão de conteúdos. No entanto, é a presença de ferramentas extremamente funcionais, que fazem da plataforma referência de mercado.

Nesse sentido, o Elementor é justamente uma de suas principais ferramentas na atualidade, sendo um Page Builder. Desse modo, ele atua em todo o processo de como criar site e também na edição de suas páginas.

Ele foi criado recentemente, já em 2016, mas mesmo assim conseguiu ganhar enorme destaque desde seu primeiro ano de mercado. Atualmente é o melhor plugin para construção de sites do WordPress, com cerca de 5 milhões de instalações.

Alguns de seus pontos principais é justamente sua gratuidade, uma vez que ele conta com uma versão totalmente gratuita, e que consegue atender uma grande demanda de necessidades. E para quem busca projetos mais avançados, basta optar pela sua versão Pro, que é paga.

Outra característica bem relevante e facilidade de construção drag & drop, onde basta simplesmente clicar sobre os ícones e conteúdos e arrastar. Assim, embora também seja possível, não há a necessidade de atuar através de códigos de programação.

Além do mais, também conta com funções específicas, como a capacidade de já observar a front-end (resultado final, que se vê quando se acessa o site), mesmo ainda no processo de construção (back-end).

WordPress x Elementor

Após entender mais especificamente o que é cada um desses termos, é possível observar as semelhanças e diferenças que eles apresentam. O primeiro ponto é justamente entender que o Elementor não é indispensável, por assim dizer, isso porque o WordPress já atua com essa construção também.

O que vai variar, porém, é em relação a qualidade desse trabalho, uma vez que a grande vantagem do CMS é justamente essa capacidade de utilizar outros plugins mais avançados.

É como observar a diferença entre os códigos HTML e CSS. Isso porque, enquanto o HTML é uma linguagem de marcação, sendo a própria estrutura do site, interligando os demais elementos, o CSS é uma linguagem estética, que permite criar toda a parte visual do mesmo.

Assim, o CSS não é indispensável, mas atua de uma forma tão eficiente que acaba sendo quase impossível não contar com ele. Claro, o Elementor também conta com outros bons concorrentes, mesmo assim domina esse mercado de edição dentro do WordPress, devido a suas grandes vantagens de utilização (além de ser gratuito).

Desse modo, o grande ponto positivo do Elementor dentro do próprio WordPress é essa questão do foco. Afinal, o Page builder atua exclusivamente com esse trabalho de criação e edição de sites, já o CMS tem um campo de atuação muito, mais muito maior.

E é justamente esse foco e exclusividade do Elementor que o faz ser tão eficiente dentro dessa área específica. Com isso, ele consegue amplificar ainda mais os resultados proporcionados pelo WordPress em si.

Quais são as vantagens de usar o Elementor?

Como mencionado, o Elementor é o plugin Page Builder mais utilizado dentro do WordPress, mesmo com poucos anos de mercado. Mas, o que o torna tão diferente dos demais?

Bem, as próprias aplicações que esse plugin permite são bastante variadas, permitindo criar páginas complexas do site. Assim, criar uma landing page, por exemplo, que é a página de aterrissagem (voltada para a conversão de usuários em clientes) é um processo muito simples com o Elementor.

Além do mais, questões como a facilidade de utilização, a gratuidade, responsividade dos designers, visualização prévia do front-end e a função drag & drop, também ajudam bastante nessa conquista dos usuários.

1. Facilidade de utilização

Uma das grandes vantagens do Elementor é a sua enorme facilidade de utilização. Isso porque ele conta com diversas opções de modelos prontos para serem utilizados. Além do mais, também é possível editá-los e modificá-los como se desejar.

Desse modo, embora haja um conteúdo já pronto, eles não são rígidos, possibilitando a criação da identidade visual da marca. Mesmo assim, não é necessário utilizar uma implementação através de códigos.

Em outras palavras, é como uma evolução da funcionalidade de plataformas como o Wix, que também oferece essa possibilidade de criação de sites de forma fácil. Mas, há no Elementor essa questão mais profunda de edições dos temas prontos.

Outra questão é que, após criados, é possível salvar esses modelos, e então aplicar em outras edições, em outro momento. Essa característica ajuda a manter uma base semelhante dentro do site. Afinal, esse é um ponto importante para a identidade visual da marca.

2. Gratuidade

Outra grande vantagem do Elementor dentro do WordPress é justamente a gratuidade desse serviço. Nesse sentido, é possível resolver uma grande demanda de necessidades, sem pagar nada por isso.

Além do mais, quem busca um serviço ainda mais avançado, para a criação de um grande site, que seja realmente complexo, basta optar pela versão Pro. Nesse caso, embora ofereça seus serviços de forma gratuita, também conta com uma opção mais avançada, que é paga.

De todo modo, é possível construir páginas muito bem desenvolvidas apenas com a versão Free. Então, essa característica garante uma vantagem significativa para quem instala esse plugin.

3. Responsividade no design

Com 9 a cada 10 acessos à internet ocorrendo através do smartphone no Brasil, é indispensável criar um site que seja responsivo, com efeitos variados, como o parallax. A responsividade é justamente a capacidade de remodelar os conteúdos do site dentro de formatos de tela variados.

Assim, não importa se o usuário está realizando seu acesso através de um tablet, computador ou smartphone. Se o site possuir um design responsivo, todos os elementos surgem de forma adequada dentro da tela.

Há, por exemplo, o ajuste no tamanho da fonte e na disposição dos blocos de conteúdo. E o Elementor atua também com essa responsividade, possibilitando uma experiência adequada do usuário que o acessar.

4. Visualização prévia do front-end

O processo de criação das páginas do site ocorre através da face back-end, que é justamente onde é possível editar e configurar o sistema. No entanto, não é exatamente essa a face mostrada quando o usuário acessa o site em si.

Desse modo, o que parece estar perfeitamente ajustado dentro do sistema, pode não surgir de uma forma agradável para o usuário. Então, o Elementor conta também com essa vantagem de visualização prévia.

Assim, é possível observar como está o resultado final na front-end, antes de efetivamente realizar a publicação do site. Isso ajuda a realizar os ajustes finais ainda durante o processo de criação, sendo uma facilidade de grande utilidade.

5. Arrastar e Soltar

Dentro dessas facilidades de utilização do Elementor no WordPress, está a função drag & drop. Essa é a alternativa que permite a criação do site simplesmente arrastando e soltando os elementos.

Assim, é possível arrastar todos os widgets da página e colocar no local desejado, seja uma imagem, um texto, etc. Esse é um dos pontos chave da facilidade que o plugin oferece para quem está criando as páginas do site.

Como ativar o Elementor no WordPress? Passo a passo de configuração

Um ponto importante a se considerar sobre o Elementor é que ele é um Plugin, ou seja, é uma ferramenta adicional do WordPress. Nesse caso, uma outra empresa o criou para que fosse utilizado dentro da plataforma, mas não é uma parte própria dela.

Assim, para ativar o Elementor, é necessário primeiramente instalar esse plugin. De todo modo, trata-se de um passo simples, que leva poucos minutos para se finalizar. Além do mais, é possível fazer tudo sem sair do WordPress, uma vez que a ferramenta foi criada diretamente para a plataforma. Vejamos um passo a passo de como instalar o elementor no wordpress e ativar::

1º passo – acessar o painel do wordpress

Toda a parte de edição é feita dentro do próprio sistema do site. Por isso, é necessário primeiramente fazer o login dentro desse sistema. Depois, basta seguir para o painel do WordPress, onde ficam as informações gerais. Para isso, basta observar na barra lateral esquerda da tela.

2º passo – clicar em Plugins

Como segundo passo, basta simplesmente clicar sobre a aba de plugins dessa barra de opções do painel.

3º passo – clicar em adicionar novo

Na aba de plugins, tudo o que é preciso é clicar na opção de “adicionar novo”, para que seja possível adicionar o Elementor.

4º passo – pesquisar por Elementor

Como quarto passo, basta realizar uma pesquisa, inserindo o nome “Elementor” no campo de busca. Assim, será mais fácil de localizar o plugin de forma mais fácil.

5º passo – escolher o Elementor Page Builder

Dentre as opções que surgirem, basta clicar sobre o “Elementor Page Builder”, que é o plugin referido nesse artigo.

6º passo – instalar

Então, basta simplesmente realizar a instalação da ferramenta.

7º passo – ativar

Por último, tudo o que é preciso é ativar o Elementor, clicando sobre o botão de ativação.

Como utilizar o Elementor no WordPress?

O WordPress, por si só, já permite a construção de sites bastante organizados. Contudo, o Elementor conta com funções muito mais específicas. Nesse sentido, quem busca um resultado ainda mais eficiente consegue encontrar nesse Page Builder uma solução inigualável.

O melhor de tudo é que a utilização do Elementor ocorre de uma forma muito simples, onde o primeiro passo é realmente realizar a sua ativação (como explicado no tópico anterior), e depois, já é possível aplicar seus recursos.

Nesse caso, pode-se utilizar a ferramenta para a edição e construção de novas páginas dentro do site, ou também começar tudo do zero. Após o Elementor ser devidamente instalado e ativado, ele passa a fazer parte diretamente do Painel do WordPress, na barra lateral esquerda da tela do sistema.

Então, para realizar alguma ação, tudo o que é preciso é seguir até a opção do Page Builder, clicar sobre ele e depois realizar a ação desejada. Outro ponto que também ocorre é quando ele fica diretamente na barra de edição do site (para quem tem acesso ao sistema).

Desse modo, além da opção de editar a página em si, ou o conteúdo, haverá também a alternativa direta de editar com o Elementor. Essas são facilidades que fazem toda a diferença na utilização do site.

Com isso, vejamos algumas utilidades importantes que o Elementor pode desempenhar dentro do site:

1. Sites institucionais

Apesar de ser um Plugin dentro do WordPress, o Elementor não atua apenas como um complemento. Na verdade ele consegue fazer todo o trabalho de construção do site, e não apenas de páginas complementares.

Assim, uma forma de utilizar essa ferramenta é na hora de criar um site institucional dentro do WordPress. Nesse caso, é possível contar com esse apoio profissional desde os primeiros passos da criação.

Ao se criar uma empresa é indispensável inseri-la dentro do ambiente virtual, uma vez que mais da metade da população mundial já acessa a internet. E o site institucional cumpre exatamente essa função, de representar a marca dentro desse ambiente.

É possível criar toda a identidade visual da marca e apresentar todas as informações importantes da empresa. Desse modo, os usuários conseguem encontrá-la dentro da internet e conhecer melhor os serviços.

O Elementor permite a criação de formulários, que os visitantes podem preencher, fornecendo dados importantes para a empresa. Além de, é claro, conseguirem entrar em contato direto, solicitando os serviços ou produtos oferecidos. E essa criação leva em consideração a própria facilidade de uso dessa ferramenta, que proporciona um desenvolvimento profissional, mesmo sem muitos conhecimentos.

2. Adicionar novos temas

Criar site com elementor é realmente algo bastante funcional, mas há outras questões relevantes e que fazem a diferença dentro de um site (independente do modelo). Uma delas é a inclusão de uma identidade visual da marca. Nesse caso, a escolha do tema, das cores e organização dos elementos fazem a diferença.

Nesse sentido, o Elementor conta com uma biblioteca bastante recheada de temas para se aplicar. A versão gratuita da ferramenta já conta com boas opções, mas é justamente no Pro que ganha destaque. Então, quem assina o serviço desse plugin consegue ter acesso a uma enorme quantidade de temas para utilizar no site. Desse modo, a criação de uma identidade visual própria fica muito mais simples.

Através da função de arrastar e soltar, é possível ainda editar essa tela, modelando de acordo com o objetivo da marca. Fora que é possível salvá-los, para que seja possível utilizá-los em ocasiões futuras.

O Elementor oferece facilidade ao criar os sites e páginas

3. Landing Pages

Realizar todo o processo de criar uma landing page, por exemplo, é algo bastante simples para utilizar o Elementor. Afinal, por ser uma página específica do site, o Page Builder consegue realizar toda a sua construção rapidamente.

A landing page é a famosa página de aterrissagem e volta-se para a conversão do visitante. Ela serve para apresentar os serviços da empresa, de uma forma mais profunda, e também para capturar os leads.

Criar essa página de aterrissagem de uma forma dinâmica, com a incrementação de elementos chamativos, faz uma diferença considerável. Assim, o Elementor consegue oferecer um serviço completo nesse setor. Pode-se aplicar toda a praticidade e facilidade de criação que o Plugin permite, tornando essa tarefa mais eficiente e mais bem elaborada. 

4. Portfólios

Outra forma também muito interessante para utilizar o Elementor é na criação de um portfólio completo para expor os trabalhos. Nesse caso, muitos profissionais necessitam desse tipo de site, como quem trabalha com fotografias, por exemplo.

O objetivo, nesse caso, é expor realmente os trabalhos realizados. Para isso, o Elementor consegue atuar de um modo bastante eficaz, afinal, a quantidade de páginas é a mínima.

Na verdade, tudo o que é necessário realmente é inserir dados relacionados a formas de contato, e o restante já são os materiais produzidos pelo profissional. Desse modo, embora o WordPress seja bastante conhecido pela produção de conteúdos (textos), com o Elementor, se torna um construtor de sites para portfólio bastante eficiente.

Como usar Elementor gratuito?

Uma das grandes vantagens do Elementor é justamente sua gratuidade inicial. Desse modo, o usuário é quem realmente decide a hora de investir em um serviço mais completo. E isso vai depender de suas necessidades.

Afinal, o plugin Elementor gratis já é bastante completo, e oferece uma boa cobertura em relação aos elementos do site. A função drag & drop, por exemplo, já faz parte dessa versão free.

Algumas questões que vão variar é em relação, por exemplo, a biblioteca de modelos, que é bem mais ampla no Elementor Pro. E claro, há questões mais avançadas, que demandam algo mais completo, que é a opção paga.

Mesmo assim, de forma gratuita já é possível ter uma base significativa de funcionalidades, que já tornam esse Page Builder o melhor do WordPress. E o melhor de tudo é que sua utilização é bastante simples. Na verdade, tudo o que é preciso é realizar a instalação e ativação do Elementor dentro do WordPress. Nesse sentido, nos tópicos anteriores já foi mostrado o passo a passo de como fazer isso.

Então, aprender como usar o Elementor grátis é algo bem simples, uma vez que ao realizar a instalação, é justamente essa opção free que se ativa. Assim, depois de utilizar a ferramenta e observar sua funcionalidade, basta assinar a versão Pro, e receber uma plugin ainda mais funcional.

Qual o preço do Elementor PRO?

Grande parte das demandas básicas de criação e edição de sites e páginas, o Elementor oferece já em sua versão gratuita. No entanto, também é possível optar por uma versão do plugin Elementor Pro, que oferece uma cobertura ainda mais ampla.

De um modo geral, algumas das vantagens são um número muito maior de widgets, modelos e kits de sites; um construtor de popup e formulários; bem como também um apoio completo para o site; dentre outros.

Assim, quem busca um modelo de site maior e mais complexo, deve optar pela versão Pro e utilizar suas funções exclusivas. Afinal, elas contam realmente com um suporte mais avançado e apropriado para um sistema mais pesado.

Quanto aos valores, a versão Pro tem como plano mínimo o de US $49 por ano (49 dólares por ano). Nesse caso em específico, a utilização vale apenas para um site. Os outros planos variam em relação a quantidade de sites, podendo chegar até a 1000 sites de cobertura.

Obviamente que esses planos maiores relacionam-se com agências, que prestam serviços para outras empresas. Assim, por 49 dólares por ano já é possível ter acesso aos serviços avançados do Elementor.

Outro benefício é em relação às próprias páginas que se pode alterar, uma vez que a versão free não consegue editar o site já produzido por completo. Por outro lado, a Pro consegue ir muito além.

Vale lembrar também que não há como usar o Elementor Pro grátis, ao menos não de uma forma honesta. Assim, para quem deseja utilizar esses recursos, o mais ideal é justamente tornar-se um assinante.

Aliás, sendo uma empresa totalmente privada, isso ajuda inclusive na criação de capital para a mesma, que poderá retornar isso como mais funcionalidades para os usuários. 

Conclusão

Como foi possível observar ao longo do artigo, o Elementor é um Page Builder gratuito do WordPress. Ele é um plugin, cuja instalação possibilita novas possibilidades de edição de páginas e a própria criação do site completo, do zero.

Um de seus pontos mais vantajosos é a sua gratuidade, uma vez que sua versão gratuita oferece funções já bastante avançadas, capazes de satisfazer as necessidades dos usuários, frente a criação de um site dinâmico, responsivo, e com a cada da empresa.

Assim, se o WordPress domina o mercado de criação de sites no mundo, o Elementor domina a seção de edição de páginas dessa plataforma. E isso mostra o tamanho da aceitação que possui dentro do mercado.

E tudo isso, ainda sem considerar o pouco tempo de desenvolvimento que ele possui, tendo em vista que surgiu já em 2016. Mesmo assim, já conseguiu se destacar a passos largos dos outros concorrentes dentro da plataforma. Então, quando for editar ou criar um site no WordPress, não se esqueça que o Elementor proporciona uma enorme facilidade nesse processo.

Deixe seu comentário