A geração de leads acontece por intermédio da união de várias estratégias diversas de marketing tradicional e digital, inclusive com a nutrição por intermédio do conteúdo.

Nos dias atuais, desenvolver excelentes estratégias de geração de leads, cada vez mais se torna algo obrigatório em um mundo inovado de marketing digital. Sendo assim, aprimorar essas capacidades é uma maneira de fomentar incontáveis melhorias, sobretudo no faturamento.

De um modo geral, muitos profissionais, empreendedores e autônomos ainda têm muita dificuldade em realizar uma geração de leads eficaz. Entretanto, nossa proposta aqui neste artigo é desmistificar esse, que para muitos, é um “bicho de sete cabeças”.

Enfim, pensar em geração de leads se tornou básico para que qualquer empresa supere os seus desafios. Logo, pensar nas estratégias capazes de compor melhorias é o elemento que nos importa aqui neste texto.

Neste artigo você vai ver:

  • Estratégia de geração de leads
  • “O que significa geração de leads?
  • Como fazer geração de leads?
  • O que é estratégia de leads?
  • O que é leads e como funciona?
Fonte: Canva

Afinal, o que é um Lead?

Todos sites e aplicativos da web funcionam a partir de um objetivo fundamental. Sendo assim, esse objetivo primordial é gerar tráfego. O tráfego é a circulação de pessoas reais no ambiente virtual. Logo, essas pessoas têm um grande potencial para gerar mais lucros para a empresa.

Entretanto, há um pequeno problema que incide sobre essa relação. Vamos supor que o tráfego são as pessoas que param na vitrine de uma loja. Sendo assim, existe uma possibilidade de compra real.

Para isso, a vitrine (site) deve ser o mais atrativo possível para atrair aquele visitante. Entretanto, mesmo com uma vitrine impecável, ainda assim a empresa pode perder aquela possibilidade de fechar negócios. É por isso que uma ação extra de geração de leads é necessária. Sendo assim, a empresa precisa apostar em ferramentas para iniciar um relacionamento com aquele visitante.

De maneira ilustrada, o vendedor vai até a vitrine da loja e puxa um papo com o visitante, oferecendo algum benefício. Logo, se o visitante considerar o benefício válido, ele vai iniciar um relacionamento com o vendedor.

Nesse momento, o vendedor cede o benefício e em troca ele solicita o contato do visitante. Sendo assim, nesse momento a geração de leads deu certo, pois o visitante se tornou um lead. O lead é uma pessoa no ambiente virtual ou físico com grande possibilidade de fechar negócios. Logo, esta é a grande cartada da geração de leads.

Porque fazer geração de leads?

Por mais que a informação nos dias atuais avance em níveis tão colossais, ainda assim existem pessoas que ainda não compreendem a necessidade de geração de leads. Sendo assim, muitos acreditam ser uma estratégia simples de fazer e que não é necessário contratar um especialista para gerenciar as ações nesse sentido.

Mas, o empreendedor que ainda está com essa ideia na cabeça, com certeza está redondamente enganado.

Muitos vão pensar que suas ações são suficientes e outros vão pensar que já realizam tudo o que é necessário para geração de leads. Entretanto, somente após ter contato com um profissional especializado e analisar os gráficos é que o empreendedor vai perceber que é possível melhorar consideravelmente. 

O que acontece é que a geração de leads está diretamente ligada ao faturamento. Sendo assim, isso quer dizer que se o número de leads aumentar, o faturamento também vai aumentar.

É claro que existem outros fatores que podem impedir que isso aconteça, como um mau atendimento, por exemplo. No entanto, se a marca está com seus setores todos alinhados e o que está faltando é cliente, então a geração de leads vai alavancar de vez os negócios da empresa, com certeza absoluta.

O que o empreendedor deve pensar é se sua empresa está preparada para receber o volume de clientes que a geração de leads é capaz de trazer. Sendo assim, se preparar para as altas demandas é um fator fundamental antes de iniciar as ações de geração de leads.

Como fazer geração de leads?

A grande questão disso tudo é descobrir como realizar uma geração de leads verdadeiramente eficaz. Sendo assim, qualquer um que se proponha a realizar uma geração de leads, precisa passar por algumas etapas.

O empreendedor vai precisar possuir ferramentas que o possibilite realizar a geração de leads. Logo, pensar quais são essas ferramentas e aprender a usá-las é o início da preparação de um campo de estratégias.

É preciso compreender que tudo precisa estar em sintonia. Desta maneira, estruturar cada etapa dos procedimentos de geração de leads é fundamental para o sucesso da transação final.

Basicamente, todas essas etapas levam em consideração o comportamento dos visitantes e por isso as ferramentas precisam estar adequadas a cada movimento deles.

Isso ficou claro no livro de Philip Kotler, intitulado Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital. Logo, o autor assume que existem cinco etapas fundamentais que correspondem ao comportamento do consumidor no ambiente virtual.

Essas etapas, refletem significamente o que você precisa preparar para o consumidor em cada momento do percurso. Sendo assim, saber o que preparar é o foco principal de quem precisa realizar a geração de leads.

Enfim, vamos ver alguns exemplos clássicos de captação de leads. Logo, através desses exemplos será possível compreender onde e como as estratégias de geração de leads podem ser usadas.

Exemplos clássicos de geração de leads

Em termos de geração de leads, algumas ações são muito comuns no cenário de atuação de marketing 4.0; o marketing digital. Logo, veremos as estratégias mais usadas para geração de leads.

A primeira delas acontece nas lojas virtuais, quando o visitante seleciona algum produto que se interessa e precisa se cadastrar para comprar. Sendo assim, é naquele instante que houve a geração de leads, através do carrinho de compras.

Outra maneira de fazer geração de leads é realizar uma videoconferência; os chamados webinários ou seminários online. Sendo assim, para participar da aula ou da palestra, o visitante precisa deixar os dados de contato.

Nesse sentido, também é possível fazer a geração de leads pelas redes sociais ou mesmo pelo próprio site. Desta maneira, o visitante precisa deixar os dados pessoais para ter acesso a um orçamento, por exemplo.

Enfim, uma maneira que cresce muito atualmente é a gratuidade de ebooks que os empreendedores se propõe a fazer. Logo, disponibilizar um conteúdo útil para o visitante, é a maneira de convencer a se cadastrar no site e fazer a geração de leads.

Todavia, nós sabemos que não basta conhecer as ferramentas para ter sucesso na geração de leads. Sendo assim, também é preciso compreender de que maneira podemos usar essas ferramentas da melhor maneira possível.

Como usar as ferramentas de geração de leads

É muito importante entender que para realizar uma boa geração de leads é preciso um bom planejamento. Logo, estruturar as ações antes de aplicá-las, é o diferencial na hora de colocar em prática.

Conhecer o público-alvo é um dos preceitos básicos desse jogo de persuasão e copywriting. Sendo assim, coletar essa informação antes de realizar qualquer tomada de ação, vai definir entre o sucesso e o abismo.

Considere analisar o comportamento dos seus visitantes através dos dados coletados pelo seu site. Desta maneira, você terá acesso a informações valiosíssimas para promover ações mais assertivas e fomentar geração de leads.

Todavia, quando se trata de um site novo, o empreendedor vai precisar utilizar o conhecimento que ele tem do público-alvo. Logo, a partir dos movimentos e articulações posteriores, é possível compreender como o consumidor está se comportando.

Medir os índices de satisfação, permanência no site, avaliações, tudo isso é útil para aprimorar as ferramentas de geração de leads. Nesse sentido, quanto mais adequadas ao público-alvo, melhor será o resultado de geração de leads.

O Google Ads é uma excelente ferramenta de auxílio na geração de leads, porque ele é responsável pelos anúncios do Google. Logo, vamos conhecer um pouco mais sobre o Google Ads, para compreender o seu papel na geração de leads.

Fonte: Canva

Google Ads

Todo empreendedor espera que seus anúncios feitos no Google apareçam em primeiro lugar nas buscas. Logo, é comum que muitos desses empreendedores façam altos investimentos para garantir o topo da lista.

Entretanto, não é assim que a coisa toda funciona. O Google aperfeiçoa constantemente seus algoritmos a fim de garantir uma melhor experiência para o usuário. Logo, mesmo que a empresa realize investimentos muito altos em Google Ads, pode ser que o resultado não seja o esperado.

Isso acontece porque o Google também considera a qualidade das informações disponibilizadas para os usuários. Sendo assim, além do investimento financeiro, existe a necessidade de investimento em conteúdo de qualidade também.

É por esse motivo que muitos empreendedores buscam as empresas de marketing digital para desenvolver conteúdos relevantes. Logo, a geração de leads é um processo que exige pesquisa, conhecimento e ação.

O Lead frio, morno e quente

Nós já vimos anteriormente que o lead é o visitante que se cadastrou. Logo, no momento da geração de leads ele se tornou um cliente com potencial de compra.

Entretanto, há alguns detalhes sobre o lead que todo empreendedor deve levar em consideração em suas estratégias. Desta maneira, compreender esses detalhes é decisivo para uma boa geração de leads.

O lead pode se encontrar em três situações distintas:

Frio > Morno > Quente

A brincadeira faz alusão ao comportamento das moléculas em uma substância. Sendo assim, podemos perceber que frio é estático, morno é pouco movimento e quente é agitado.

Um lead estático é aquilo que um empreendedor não quer, afinal, para vender um produto você precisa que o lead esteja em movimento. Sendo assim, um lead frio é aquele que está cadastrado, porém não existe nenhuma interação com a plataforma.

O lead com pouco movimento, ou lead morno, se relaciona pouco com a empresa. Nesse sentido, é muito possível que ele ainda tenha dúvidas e ainda não tenha muita confiança na marca.

Todavia, o lead quente, ou o lead agitado, está a todo vapor em termos de relacionamento com a marca. Logo, ele compra, comenta, indica para outros clientes e mantém uma ótima relação de confiança com a marca.

É fundamental conhecer esses comportamentos digitais, pois por trás de cada lead existe um ser humano. Sendo assim, se a empresa menosprezar o potencial daquele lead, ela está menosprezando o potencial de um cliente real.

A importância da persona para geração de leads

Conhecer a persona ou avatar, define os rumos que suas estratégias de geração de leads vão seguir e define quais ações devem ser tomadas. Sendo assim, conhecer a persona é um dos pontos chave quando se trata de assertividade em estratégias de marketing.

Vamos dar seguimento no raciocínio das estratégias de geração de leads, compreendendo o que é a persona. Logo, como parte fundamental para o entendimento do todo, esse fator é o que vamos analisar agora.

A persona ou avatar é a personificação do seu público-alvo, é a descoberta de suas dores, suas frustrações, seus objetivos e suas características mais particulares. Logo,  são exatamente esses detalhes que você precisa compreender.

A geração de leads fica muito melhor estruturada quando você possui essas informações. Sendo assim, é através desses dados coletados que a empresa pode construir suas estratégias de marketing de conteúdo ou publicidade.

Quando a marca conhece os desejos do consumidor que ele quer atingir, fica muito mais fácil direcionar as ações. Logo, toda a publicidade e a propaganda precisam estar focadas em solucionar o problema daquela persona.

Fonte: Canva

Como construir e cuidar de uma persona – geração de leads

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para desenvolver a estratégia de geração de leads eficaz. Sendo assim, procure conhecer profundamente com quem você está se relacionando.

Você pode construir esse tipo de dados elaborando pesquisas de satisfação, perguntando pessoalmente quais são seus anseios, etc. Logo, ao realizar essas ações, concretiza-se cada vez mais o seu objetivo de geração de leads.

O foco é entender a dor do seu cliente e saber exatamente quais são suas reais necessidades atuais. Sendo assim, o empreendedor deve estar atento aos sinais que demonstram satisfação ou insatisfação. Para conseguir esse feito nesse momento, a marca não pode revelar seu desejo de vender. Sendo assim, o empreendedor deve focar apenas em entender o que o cliente precisa.

Nesse caso, o processo deve ser muito similar a um projeto de consultoria, onde a marca é capaz de entender os problemas e ao mesmo tempo oferecer soluções. Logo, é desta maneira que um bom empreendedor vai consolidar uma excelente geração de leads.

A partir daí, o cliente vai estar em sintonia com a marca e esse é um dos pontos altos do relacionamento. Sendo assim, o empreendedor precisa manter esse lead aquecido.

Enfim, uma marca pode vender uma vez para o cliente ou então ela pode se estruturar para vender várias vezes para o cliente. Logo, isso é o que vai definir o futuro de uma marca ou de uma empresa.

Desta maneira, as ações podem ser de contato direto com o cliente, inclusive pelas redes sociais ou e-mail marketing. Sendo assim, fica consolidada uma relação sólida e capaz de perpetuar no tempo.

Como elaborar conteúdo para atrair o cliente?

Existem muitas maneiras de elaborar conteúdos relevantes para surpreender o seu público. Desta maneira, para consolidar uma geração de leads eficaz, é preciso que o empreendedor entenda alguns pontos essenciais que não podem ser esquecidos quando o assunto é produção de conteúdo.

O primeiro ponto diz respeito à relevância. Sendo assim, tanto o Google, como o cliente, ambos têm uma preocupação real com a relevância dos conteúdos.

Sabendo disso, é notável que estamos falando de dois grandes elementos fundamentais para uma empresa. Logo, satisfazer as vontades do Google e satisfazer as vontades dos clientes só é possível se a marca elaborar conteúdos verdadeiramente úteis para as pessoas.

Podemos dizer claramente que aí reside um dos pontos principais para a geração de leads. Nesse sentido, o empreendedor precisa entender qual é o conteúdo de maior relevância para o cliente e para geração de leads.

Basicamente, uma marca só vai conseguir produzir conteúdos realmente relevantes, se ela conhecer as preferências daquele público. Sendo assim, entrar em sintonia é a melhor forma de iniciar uma venda, e é exatamente isso que um bom conteúdo deve fazer.

Além do mais, a estética é muito importante para a geração de leads, afinal, todas as pessoas preferem conteúdos bem organizados e com um bom design. Logo, quando a marca for apresentar qualquer conteúdo para o público, ela precisa contratar um designer para cuidar da estética do material.

Em todo caso, se a proposta for de abordar conteúdos para blogs, então a empresa deve cuidar para que esses blogs sejam bem ilustrados e atrativos. Sendo assim, mesmo que o profissional utilize imagens de bancos de dados, essa atitude já reflete na satisfação de quem busca o conteúdo e aumenta as chances de geração de leads.

O que fazer para gerar leads em várias plataformas?

A primeira coisa que um empreendedor deve saber, antes de iniciar as ações de geração de leads, é em que plataforma ele vai investir. Sendo assim, esse é um dos pontos chave para quem decide realizar essas ações por conta própria.

Isso deve ser levado em consideração, pelo fato de que o público alvo pode estar em outra plataforma que não essa que ele está investindo. Logo, saber se o público-alvo está no YouTube, por exemplo, define a eficácia dos resultados finais. Afinal, de que adianta promover ações no Tik Tok, se o público-alvo não consome esse tipo de produto?

Desta maneira, antes de iniciar qualquer ação aleatória, é preciso saber onde o público-alvo da marca consome informações no ambiente virtual. Sendo assim, este é um dos pontos primordiais para acertar em cheio na geração de leads.

Na sequência, o empreendedor precisa fazer análise dos criativos, desenvolver ofertas especiais, elaborar brindes (ebook, por exemplo) para auxiliar na geração de leads e estabelecer quais as informações ele quer que o lead preencha no formulário.

Todos esses são passos que exigem planejamento e apenas uma pessoa realmente focada é capaz de preencher todas as lacunas de maneira equilibrada. Logo, mesmo que o empreendedor seja especialista em geração de leads, ainda assim seria impossível conseguir realizar, de forma autônoma, todos os procedimentos sem deixar escapar alguma falha.

Contrate uma empresa de marketing para geração de leads

Mesmo que um empreendedor queira, ele não vai conseguir fazer tudo sozinho dentro de uma empresa. Sendo assim, quando o assunto é geração de leads a coisa não é nem um pouco diferente.

Podemos dizer que em muitos momentos, vários empreendedores se arriscaram a realizar geração de leads sozinhos. Deste modo, com certeza precisaram cair de cabeça na produção de conteúdos em quantidades exorbitantes para geração de leads.

Entretanto, a história da maioria deles não teve um final muito feliz, tendo em vista o que se espera de uma pessoa sobrecarregada. Logo, é notável que a grande maioria desista de produzir os conteúdos, causando uma impressão ainda pior para o público.

Quando uma empresa canaliza as estratégias de marketing para o pessoal especializado, uma série de boas mudanças vão surgir. Sendo assim, desde o tempo de sobra para poder cuidar das vendas e atrair clientes, até a satisfação com os resultados, tudo é motivo de felicidade.

Além do mais, quando o empreendedor aumenta o fluxo de geração de leads, não é apenas o faturamento que aumenta, mas sim, o volume da coleta de dados também. Logo, isso torna ainda melhor o entendimento das características do público-alvo, proporcionando melhores resultados, sobretudo na geração de leads.

Em resumo, podemos dizer que o principal benefício de se contratar uma empresa de marketing é a melhora nos resultados, sobretudo na geração de leads.

A diferença de geração de leads entre uma marca que possui uma equipe especializada gerenciando suas ações e outra que não tem, é assustadoramente grande. Sendo assim, é impossível pensar em sucesso a longo prazo sem investir em estratégias de marketing especializado.

Contratar uma empresa de marketing para geração de leads, vai muito além da promoção de campanhas aleatórias, mas sim, corresponde a um grande projeto de curto, médio e longo prazo.

Fonte: Canva

Vale a pena contratar uma empresa de marketing para geração de leads?

Sem rodeios, vamos direto ao ponto. Sim! A relação custo-benefício é surpreendente quando uma marca decide contratar uma empresa de marketing para gerenciar suas ações, campanhas e geração de leads. Sendo assim, podemos dizer que é necessário, apenas, que o empreendedor tenha um foco principal.

Uma empresa especializada na captação de leads, possui equipe com jornalistas, especialista em TI e SEO, redatores, revisores, gerentes de marketing, designers e uma série de outros profissionais que trabalham exclusivamente com geração de leads.

Podemos dizer que não haveria como desenvolver resultados tão precisos sem que fosse dessa maneira. Sendo assim, o empreendedor ainda aumenta o volume do network, com o apoio da empresa especializada.

Em detalhe, a única recomendação é que a marca mantenha uma comunicação de qualidade com a empresa de marketing, com reuniões e contato constante. Logo, alinhar os objetivos é uma preocupação que o empreendedor deve ter constantemente.

É muito comum o gestor de uma marca entregar as ações de marketing nas mãos de uma empresa e simplesmente desaparecer. Nesse sentido, é preciso compreender que as empresas de marketing precisam de informações constantes para que os resultados de geração de leads sejam cada vez melhores.

Por outro lado, algumas empresas optam por montar suas próprias equipes de marketing, a fim de alinhar ainda mais os seus objetivos. Sendo assim, os resultados podem ser muito melhores, pois a marca vai ter uma equipe exclusivamente focada no aprimoramento das ações daquela empresa em específico.

Entretanto, o que é preciso levar em consideração é o custo com a contratação desses profissionais. Logo, mesmo após as contratações, o empreendedor ainda precisa alinhar a equipe e cuidar para que tudo esteja dentro dos conformes, ou seja, é um trabalho extra. Por fim, terceirizar a geração de leads acaba sendo a melhor opção.

Como contratar uma empresa de marketing para geração de leads?

Nós entendemos que qualquer investimento que uma marca se propõe a fazer, é uma tarefa delicada, pois ninguém quer perder dinheiro. Logo, surge o questionamento sobre como contratar uma empresa para geração de leads.

Quando o empreendedor inicia as suas buscas ele acaba percebendo que o número de opções é verdadeiramente muito maior do que ele imaginava. Sendo assim, existe no mercado um número exorbitante de empresas ofertando o serviço e esse número parece aumentar cada dia mais.

No entanto, o que fazer para separar o joio do trigo? Como saber se realmente a empresa que eu escolhi, vai atender às demandas do empreendedor e efetivar a geração de leads?

O primeiro passo é analisar o orçamento disponível, afinal, nem sempre é o caso, mas as melhores empresas costumam cobrar um pouco mais do que aquelas com menos experiência.

Isso geralmente quer dizer que há uma equipe completa atuando para a geração de leads e o empreendedor pode ter a segurança de que será feito um trabalho com excelência. Logo, verificar a credibilidade da empresa no mercado, é o primeiro passo para contratar uma empresa para geração de leads.

Além do mais, o empreendedor deve se perguntar se a empresa em questão possui portfólio, quais foram os resultados que ela alcançou em outros trabalhos e etc. Todas essas informações vão garantir uma melhor experiência na hora de contratar uma empresa de marketing para geração de leads. Sendo assim, o empreendedor precisa ficar atento a todas elas.

Resumo sobre a geração de leads: tire o persona do frio e o torne um cliente quente!

A importância da geração de leads é indiscutível e cada dia mais as empresas e os empreendedores têm percebido que sem esse artifício se torna muito mais difícil alcançar os resultados desejados. Sendo assim, aprender o que são os leads, como usá-los e entender quais são as estratégias mais eficazes, é essencial para um bom gestor de marca.

Entretanto, percebemos que, quando se trata de geração de leads, há procedimentos muito mais complexos do que imaginávamos. Logo, uma tarefa que parecia simples torna-se agora um verdadeiro desafio para todas as empresas.

É possível realizar os procedimentos de captação de leads de forma autônoma. Entretanto, essa atividade demanda tempo e especialização. Nesse sentido, esses fatores colocam em dúvida se realmente vale a pena tentar fazer tudo sozinho ou se contratar uma empresa especializada em geração de leads é um melhor negócio.

Além do mais, contratar uma empresa de marketing estratégico é de excelente relação custo-benefício e plano de ação. Sendo assim, com foco nas vendas a marca pode fazer aquilo que ela entende melhor, que é vender e cuidar do cliente.

Enfim, para contratar uma empresa de marketing para geração de leads, o empreendedor deve levar em consideração uma série de fatores que serão decisivos no sucesso final dos procedimentos.

Esses fatores têm relação com a credibilidade da empresa, com os seus resultados alcançados em trabalhos anteriores e com o que ela oferece de opções para o empreendedor. Nesse sentido, é preciso que o empreendedor mantenha sempre contato com a empresa de marketing, para alinhar os objetivos finais.

Geração de leads é com a Visão Confiável: oferecemos todo o suporte para a sua marca

Concluímos, enfim, que as medidas necessárias para geração de leads são muito mais complexas do que a maioria das pessoas imaginam. Sendo assim, mesmo que o empreendedor busque especialização na área, ainda assim se tornaria inviável realizar todos os procedimento por conta própria.

As estratégias de marketing para geração de leads existem, elas estão aí para que todos possam ver. Entretanto, as tecnologias avançam e mudam dia após dia, fazendo com que as estratégias utilizadas hoje, se tornem completamente obsoletas em questão de pouquíssimo tempo.

Para isso existem as empresas de marketing especializadas, como a Visão Confiável, com profissionais capacitados e atualizados para atender os altos índices de demanda. Sendo assim, com o aumento da procura do serviço, há uma tendência enorme de barateamento de custos, responsável por uma excelente relação custo-benefício na contratação de empresas de marketing especializadas.

Por fim, sempre ficará a critério do empreendedor, acreditar ou não no potencial de uma estratégia de marketing realizada por especialistas. Entretanto, enquanto não houver investimentos nesse setor, a concorrência estará sempre um passo à frente.

Basicamente, podemos considerar de forma muito ampla, que o aumento do faturamento tem relação direta com a geração de leads. Logo, investir na geração de leads é também investir no aumento do faturamento da empresa.

Entretanto, a empresa precisa estar com os outros setores alinhados, a fim de garantir que o novo volume de clientes possa ser atendido com excelência e assim, fazer um ótimo aproveitamento.

Deixe seu comentário