O Google Meu Negócio é outra importante ferramenta disponibilizada pela gigante da internet, e que traz muitos benefícios para quem tem o interesse em marcar seu lugar nesse mundo de possibilidades.

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um método rápido, prático e gratuito de colocar uma empresa na internet.

É uma plataforma onde as empresas podem realizar seu cadastro para que possam aparecer gratuitamente, por exemplo, em pesquisas feitas no buscador ou no Google Maps.

Dessa forma, quando uma pessoa pesquisa por um restaurante ou uma lanchonete em um local específico, surgem as opções como resultados, que no caso são empresas que se cadastraram no Google Meu Negócio ou anunciam também.

Na verdade, permite muito mais que isso, uma vez que permite a interação entre empresa e cliente.

Essa ferramenta do Google pode abrir muitas portas e disponibilizar muitas vantagens para seus utilizadores, e tudo de forma gratuita.

A facilidade de acesso a outras ferramentas importantes da multinacional em si, também é outro ponto bastante positivo.

Isso porque possibilita a criação de anúncios no Google Ads de forma prática,  e fazendo com que a empresa chegue a lugares ainda mais longe.

O fato de marcar seu lugar no Google Maps, por exemplo, é uma vantagem de grande valor para um proprietário.

Pois uma vez que um cliente pesquisa por algo relacionado a empresa, escolhe a melhor opção, isto é, a que é mais bem avaliada, ou a que está mais perto, etc. Basta apenas ligar o GPS e será traçada uma rota automática para o endereço.

São vantagens como essa que o Meu Negócio disponibiliza a seus usuários, captando, tanto clientes locais, que querem conhecer lugares novos, ou visitantes de outras cidades, que não conhecem nada no local.

Como criar conta no Google Meu Negócio

Para ter acesso a ferramenta e entender seu funcionamento e todas as suas vantagens, é preciso primeiramente como é possível ter acesso a plataforma.

Basicamente, tudo ocorre por meio da criação de uma conta, que será o perfil da empresa, e por onde serão realizadas todas as futuras atualizações e interações.

1º passo – acessar o site Google Meu Negócio

A primeira coisa que deve ser feita é acessar o site Google Meu Negócio: gere interações dos clientes no Google 

Essa é a porta de entrada para todo o processo de criação do perfil virtual de uma empresa.

2º passo – clicar em gerenciar agora

Gerenciar agora é um botão azul que fica no canto superior direito da tela ou também na parte central. Por isso, basta clicar nesse botão para iniciar todo o processo.

3º passo – inserir conta Google

O perfil da empresa é cadastrado em uma conta Google que, felizmente, não é algo tão complicado.

Na verdade, todas as ferramentas da empresa são conectadas, então, sem dúvidas alguém que acesse o Youtube ou tenha o Google Ads, já possui uma cadastrada.

O Gmail, que é o e-mail da gigante da internet, é o grande ligamento que junta todas essas peças, aliás é através dele que são feitos todos esses cadastros.

Então, de modo geral, basta informar um endereço de Gmail, que é por onde será criado a conta na plataforma.

4º passo – colocar o nome da empresa

Esse já é um passo mais específico, onde é preciso colocar o nome da empresa para que ela fique na internet.

Às vezes, pode ocorrer dela já fazer parte do Google Maps, então, ao inserir as primeiras letras, deve-se verificar se o seu nome já não aparece cadastrado.

Mas como, muito provavelmente não, basta colocar o nome e criar um novo cadastro.

5º passo – categoria da empresa

Esse também é um passo importante, onde é informado a categoria à qual a empresa pertence, que no caso pode ser um mercado, uma lanchonete, uma pizzaria, um shopping ou outra gama de variedades de opções.

6º passo – informar se há um local físico para visitas

Nesse passo é possível adicionar um local físico, onde os clientes podem realizar visitas, como um escritório ou uma loja.

A localização desse local passará a ser mostrado no Google Maps e também em pesquisas no buscador, sempre que alguém procurar a empresa em específico em até mesmo geral, com traços em comum.

Mas ainda não é o período de informar o endereço, basta clicar em sim ou não para ir para a próxima tela.

Vale lembrar que alguns tipos de empresa, como um comércio, por exemplo, devem obrigatoriamente informar que possuem um local de visita.

7º passo – adicionar endereço

Aqui sim é o local onde deve-se informar o endereço do local. É um procedimento bastante simples, onde deve-se inserir a localidade, o bairro, a cidade, o estado, o país e o CEP.

8º passo – adicionar local no Google Maps

Esse também é um passo bem interessante, pois é onde se indica o local exato onde se localiza o estabelecimento.

Para isso, basta arrastar e dar zoom no mapa até que o marcador esteja posicionado exatamente no local da empresa  em criação.

Não é algo tão difícil, aliás tudo já inicia exatamente da cidade indicada, mais ou menos perto de onde a empresa está localizada.

9º passo – indicar se atende fora do endereço

Em muitos casos, além de atender em um local fixo, muitas empresas também podem realizar atendimentos fora desse endereço.

Esse pode ser o caso, por exemplo, de uma pizzaria, que além de ser possível consumir o produto diretamente no local, também realiza delivery, isto é, entrega as pizzas na casa do cliente.

Então se a empresa faz entregas ou visita os seus clientes, é preciso informar essa área de cobertura, que pode ser toda a cidade, por exemplo.

Nesse passo, tudo o que é preciso é indicar se sim ou se não, clicando nos respectivos botões.

10º passo – adicionar área de atendimento

Caso a empresa atenda fora do seu endereço, é preciso adicionar essa área ou áreas de cobertura.

Nesse caso é possível listar as áreas de atendimento que serão exibidas no perfil da empresa,  que contribui bastante para chamar a atenção de mais clientes.

Basta apenas realizar as pesquisas pelos locais, que podem facilmente ser modificados futuramente no próprio perfil.

11º passo – informar telefone e site

Aqui são inseridas informações de contato que serão exibidas para os clientes. No caso são o telefone e o site da empresa, caso exista.

Isso pode contribuir bastante para o sucesso de um negócio, pois possibilita que os os clientes entrem em contato direto.

Quanto ao site, são três opções disponíveis: utilizar uma URL do site atual; informar que não é preciso um site; ou criar um site gratuitamente através do Google com base nas informações  já prestadas.

Caso o negócio já possua um site próprio, basta informar a sua URL, mas o Google também cria site completo gratuitamente com apenas um clique, sendo que ele é criado e atualizado de modo automático, baseado na ficha do Google Meu Negócio.

Caso não haja necessidade, basta informar que não precisa, mas por ser gratuito, pode ser uma alternativa bastante útil. Aqui há a opção de pular, caso ainda não se tenha certeza do que fazer.

12º passo – receber atualizações do Google

O Google sempre envia atualizações e também recomendações para seus clientes, mas é possível informar se há interesse ou não de recebê-las. Para isso basta clicar em sim ou não.

Algo interessante, que deve-se lembrar é que essas informações podem ser bastante importantes para um desenvolvimento pleno da empresa dentro da internet. Além do mais, o Google costuma enviar apenas mensagens úteis.

13º passo – escolher um método de verificação

O que ocorre é que, devido a praticidade, qualquer pessoa poderia informar que era o dono de um negócio, realizar o cadastro e pronto.

Por isso, para evitar transtornos e fraudes, o Google utiliza um sistema de verificação bastante simples, mas que impede possíveis erros.

Então, tudo o que é feito é o envio de um cartão- postal, através dos correios, para o endereço indicado, contendo um código de verificação.

Desse modo, para representar e gerenciar uma empresa no Google, é preciso confirmar que realmente é o seu proprietário.

Basta confirmar o endereço e informar o nome do contato, que no caso é o do dono. Esse processo pode levar até 12 dias, que é o período que o cartão levará para chegar.

14º passo – verificar as informações

Esse passo apenas informa que o cartão-postal está a caminho, e que a pessoa o receberá em até 12 dias. Por isso basta clicar em continuar.

15º passo – adicionar horário de funcionamento

Quando alguém procura pela empresa, além de sua localização, são exibidas outras informações adicionais, como o contado e também o seu horário de funcionamento.

Por isso, é preciso informar aos clientes o período em que o estabelecimento estará aberto. Nesse ponto é possível indicar os dias que o estabelecimento está aberto, apenas ativando o botão ao lado do seu nome.

Além do mais, em cada dia, deve-se informar os horários de atendimento, isto é, a hora que ele abre e também a hora que ela fecha.

16º passo – adicionar mensagens

É interessante que os clientes possam enviar mensagens para a empresa, e isso pode ocorrer de forma gratuita através do Google. Para isso, basta permitir essa função, deixando o botão de mensagem ativo.

17º passo – adicionar descrição da empresa

Nesse ponto é preciso contar um pouco da empresa para os clientes. É um texto bastante simples, mas que deve chamar a atenção e agradá-los.

É um texto curto, de no máximo 750 caracteres, incluindo espaços, então deve conter informações importantes de modo resumido.

18º passo – adicionar fotos da empresa

Também  é preciso adicionar algumas fotos da empresa, onde é possível apresentar os serviços ou produtos, mostrando aos clientes como a empresa é do lado de dentro.

Esse é um passo importante que pode ser modificado posteriormente, então, caso necessário, basta clicar em pular essa etapa.

19º passo – finalizar o processo

Aqui o perfil da empresa está quase pronto, mas lembrando que é possível continuar realizando edições e atualizações na conta sempre que necessário. E elas podem ser vistas pelos clientes no Google depois de verificadas.

Com isso, basta clicar em continuar e pronto, o processo inicial já está finalizado. Tudo o que é preciso é esperar pelo cartão-postal para efetivar o cadastro. Mas enquanto isso, já é possível ter acesso a conta e continuar as edições necessárias.

Como funciona o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio funciona como uma plataforma prática, onde cada usuário possui sua própria conta e pode realizar as atualizações e acompanhar a interação de seus clientes.

É um modo bastante prático de captar novos clientes de forma totalmente gratuita, sendo possível realizar diversas opções diferentes.

Com isso, essa ferramenta é muito mais do que um simples localizador da empresa, que informa onde ela está situada.

Com ele os clientes ficam sabendo de todas as promoções e ofertas que estão rolando.

Além do mais, há todo o processo de interação entre ambas as partes, com o envio de mensagens e o recolhimento de insights por parte do proprietário.

Mas inicialmente, boa parte das funções estão ainda bloqueadas, pois como visto, é preciso realizar a verificação do local indicado.

Então, para usufruir de ferramentas mais elevadas, é preciso esperar o recebimento do cartão-postal com o respectivo código.

Mas como usar o código? Para isso, é preciso entender um pouco mais do funcionamento da plataforma.

realizando a verificação

O Google Meu Negócio é bastante organizado, por isso não há muita complexidade em realizar as ações.

Ao entrar na conta, basicamente todas as ferramentas e categorias estão dispostas no lado esquerdo da tela, inclusive a área de verificação.

Com o cartão-postal em mãos, tudo o que é preciso é observar o código contido nele e acessar a conta. No lado esquerdo, é necessário descer até encontrar o ícone de “Fazer verificação”.

Na tela há o local indicado para inserir o código de verificação que possui cinco dígitos, então basta inseri-lo e clicar em verificar.

Feito isso já são liberadas outras diversas funções, como as mensagens, avaliações, insights e etc.

funcionamento da plataforma

A plataforma é feita para passar por inúmeras modificações, pois os usuários podem sempre estar atualizando muitas de suas informações e características.

Todas as ações podem ser realizadas através das seções do lado esquerdo, que são liberadas, em sua maioria, após a verificação.

Seu funcionamento é bastante simples, bastando criar a conta e realizar as operações de modo prático, atualizando os dados e interagindo com os clientes.

Na página inicial já estão dispostas muitos botões de acesso importantes, dando acesso a diversas outras ferramentas, como a criação de um e-mail profissional do workspace, que contribui bastante para a evolução de uma empresa.

É por aqui também que se completa o perfil do negócio, adicionando todas as informações que foram puladas na etapa de criação ou precisam de um aprofundamento.

Outra grande vantagem é a facilidade para a criação de anúncios que serão vinculados em todas as áreas do Google, e inicialmente é disponibilizado um crédito para publicidade gratuito, no valor de R$ 150.

O aplicativo do Google Meu Negócio é disponibilizado na tela inicial, ele dá ainda mais praticidade, uma vez que permite receber alertas instantâneos sempre que os clientes comentarem no perfil ou enviarem mensagens, além de outras funções.

postagens

Na aba lateral, uma função bem interessante são as postagens, que podem ser realizadas e ficam visíveis para os clientes que procuram pela empresa.

Assim é possível publicar sobre eventos, promoções, ofertas e atualizações, para chamar ainda mais a atenção das pessoas.

informações

O botão de informações permite editar todos os dados da empresa, como descrição, horário de funcionamento, nome e categoria do negócio, e basicamente todas as outras informações disponíveis.

insights

Os insights são muito importantes, pois permite conhecer os clientes, o que pode ajudar bastante a conquistar cada vez mais.

Os dados coletados com a análise permitem a comparação com outras empresas similares, mostrando também quantos clientes conseguiram encontrar o negócio, bem como foi a sua interação.

Esses dados podem realmente fornecer informações importantes sobre quem está consumindo o produto ou serviço, o que é bastante útil.

avaliações e mensagens

Os clientes podem deixar avaliações para a empresa, dando estrelas e escrevendo também suas experiências.

Esse é um fato bem interessante, pois permite que novos clientes observem a reputação do estabelecimento.

É possível responder a cada avaliação, seja agradecendo as positivas ou resolvendo as reclamações, demonstrando assim cuidado com os clientes.

As mensagens também são de grande ajuda, já que as pessoas que tiverem interesse podem realizar pedidos ou fazer perguntas, que são enviadas diretamente para o celular do proprietário, dando rapidez ao processo.

site

Não há dúvidas de que possuir um site é um dos grandes passos de qualquer empresa rumo a uma evolução significativa.

Isso porque o site é a representação de um negócio na internet, pois é através dele que os clientes podem conhecer a história da empresa, sua missão, visão, relatos de sucesso, a evolução da mesma.

É como entrar dentro do próprio estabelecimento através do meio virtual, podendo ter acesso aos produtos, meios de pagamento, etc.

É efetivamente a própria empresa dentro da internet, algo que é super importante, levando em consideração toda a visualização que essa rede tem a oferecer.

E o Google Meu Negócio oferece a sua criação de forma gratuita, sendo preciso pagar apenas uma taxa anual de R$ 50 pela compra do domínio.

De um modo geral, esse é um processo bem mais caro, tendo em vista que, normalmente, é preciso pagar por toda a criação, compra do domínio e também pela hospedagem.

Contudo, o Google disponibiliza toda estrutura do site, apenas para que o proprietário, facilmente, preencha as informações necessárias, de modo bem prático.

Assim, a própria pessoa consegue realizar todo o processo de criação, pagando posteriormente essa pequena taxa anual pela compra do domínio, sem ter que se preocupar com a hospedagem.

outros usuários

Essa é outra função bem prática dessa ferramenta, uma vez que permite a inclusão de outras pessoas para gerir a plataforma.

Isso facilita bastante todo o processo de gestão, já que é preciso responder as avaliações, publicar atualizações e realizar muitas outras tarefas.

Basta ir no botão de usuários e acrescentá-los utilizando os e-mails e dando-lhes as funções específicas, como a de gerente, por exemplo.

Quais as vantagens do Google Meu Negócio

Observando todas as funcionalidades do Google Meu Negócio, é possível observar muitas vantagens em ter essa ferramenta como aliado.

O primeiro ponto é o de não ter que pagar nada para ter tudo isso, pois o Google disponibiliza toda a plataforma de forma totalmente gratuita.

E isso acarreta basicamente na inclusão de nenhuma desvantagem para o proprietário, pois ele não pagará nada por isso, e todos os processos são bem simples e rápidos.

Além do mais, para a gestão da plataforma é possível adicionar outros responsáveis, que contribuirão substancialmente para que tudo fique bem mais leve.

Desse modo, não há motivos que podem levar uma empresa a não utilizar a ferramenta, já que todas as vantagens disponíveis não acarretam em nenhuma desvantagem.

Com isso, algumas das vantagens do Meu Negócio são:

  • Permite que os clientes encontrem as empresas na internet através de buscas e no Google Maps;
  • Dá a possibilidade que os clientes avaliem a empresa;
  • Possibilita que os clientes enviem mensagem para a empresa;
  • Disponibiliza insights, que o proprietário pode utilizar para conhecer melhor seus consumidores;
  • Permite a criação de um site gratuitamente (apenas com a taxa do domínio);
  • R$ 150 de crédito para publicidade (anúncios)
  • Possibilita a captação de novos clientes

Dessa forma, percebe-se que a plataforma pode ser uma grande aliada de qualquer empresa que queira marcar seu lugar na internet.

Isso contribui significativamente para o crescimento de qualquer negócio, pois o torna visível dentro desse mundo virtual.

A captação de novos clientes é outra grande vantagem, já que pessoas que ainda não conhecem o local sempre pesquisam onde encontrar um estabelecimento adequado, que é rapidamente mostrado pela ferramenta.

Acompanhe o Visão Confiável para saber mais sobre marketing digital e dicas para destacar o seu negócio.

Deixe seu comentário