O Gray Hat SEO se trata de um conjunto de técnicas utilizadas por analistas que visam misturar o White Hat SEO — boas práticas para os mecanismos de buscas — e Black Hat SEO — más práticas que ocasionam, em casos graves, a suspensão de um domínio na SERP. 

Ouviu falar sobre Gray Hat SEO, mas não faz ideia do que se trata e o que significa este termo tão comum nos glossários de SEO? Muitos analistas de SEO não sabem quais são as complicações de realizar o uso dessas técnicas e quais são as punições plausíveis.

O que é Gray Hat SEO?

Gray Hat SEO mistura técnicas de White Hat SEO com Black Hat SEO para facilitar o rankeamento de determinadas páginas nos mecanismos de buscas. Um exemplo de técnica bastante utilizada é o excesso de palavras-chave. Ou seja, aumentar drasticamente a densidade de um termo, tanto head quanto long tail, para que as chances de aparecer nas pesquisas dos usuários.

Também é comum que analistas que realizam este tipo de técnica utilizem title e alt text com elevadas densidades de termos secundários a fim de indexar para mais de uma intenção de busca e, assim sendo, aumentar o tráfego.

Entretanto, a prática de táticas como estas não são necessariamente positivas, apesar aumentarem rapidamente a quantidade de cliques de um site, são prejudiciais a longo prazo. Afinal, quantidade não é qualidade.

Não faz sentido aparecer para várias intenções de buscas se elas não relacionam a pesquisa com o produto / solução oferecida por determinada empresa ou, então, se o material encontrando proporciona uma má experiência de navegação.

O marketing de conteúdo e suas estratégias não devem ser aplicadas apenas com objetivo em conquistar métricas como acessos e cliques. É extremamente necessário converter em vendas e acessos segmentados para trazer os retornos desejados.

Exemplos de Gray Hat SEO

Confira, abaixo, alguns exemplos de Gray Hat SEO na prática e dicas para evitá-los.

Keyword stuffing

O processo denominado como keyword stuffing remete ao excesso de palavras-chave em uma determinada página apenas para satisfazer os plugins como Yoast SEO. A atualização do Google em 2022 (Helpful Content Update) mostrou que, a partir de agora, estará priorizando os conteúdos desenvolvidos de pessoas para pessoas e não para os mecanismos de buscas. 

Portanto, a densidade de uma palavra-chave em uma página, principalmente nos títulos H2 e H3, não quer dizer, necessariamente, que determinado material será rankeado nas primeiras posições da SERP. 

Imagine que está desenvolvendo um artigo sobre O QUE É SEO, um exemplo de Keyword stuffing seria:

“Você já se perguntou o que é SEO? Essa é uma sigla para  Search Engine Optimization, otimização para os mecanismos de buscas. Quem trabalha com SEO é o analista de SEO, que entende técnicas de SEO Local e internacional, além de black hat SEO. Quem está começando na área comete muitos erros de SEO”. 

Esse trecho possui elevada densidade do termo principal e torna-se prejudicial para a experiência do usuário. Este tipo de prática não torna a leitura agradável e faz com que o leitor saia da página nos primeiros segundos, aumentando drasticamente as taxas de rejeição

Adquirir domínios desativados 

Quem entende de SEO Off Page sabe qual é a importância dos backlinks. No entanto, para não comprar backlinks ou dedicar tempo / esforço para a publicação de guest posts, muitos consultores realizam a compra de domínios antigos que já possuem muitos apontamentos de outros portais.

Após reativar este domínio, recebem centenas ou milhares de links sem esforço, começando um projeto com certa autoridade perante o Google. 

Entretanto, esta estratégia vem sendo cada vez mais criticada por profissionais, principalmente porque muitos dos links conquistados automaticamente com a compra de um domínio antigo podem não estar relacionados ao nicho de interesse daquela marca, estando fora do contexto. Não basta apenas linkar, é necessário fazer sentido.

Notícias “escandalosas” para atrair usuários 

Outro exemplo de Gray Hat SEO é o desenvolvimento de releases e notícias exageradas que serão publicadas em outros portais linkando para um domínio. O objetivo é desenvolver títulos muito chamativos, e na maioria das vezes, mentirosos, para atrair usuários.

Link farm

O Link Farm causa polêmicas entre os analistas. Afinal, pode ser considerado um Black ou Gray Hat SEO? A resposta para esta pergunta dependerá do ponto de vista do profissional.

A técnica de link farm se resume na criação de uma “fazenda” de domínios que, atrelados, apontarão para o principal, passando autoridade a ele por meio do backlink. A estratégia aumenta exponencialmente a quantidade de tráfego, mas, se descoberta pelo Google, acarreta diversas penalizações. A troca saudável de links é denominada por “vizinhança” e não é vista como ilegal pelo Googlebot.

Esta técnica, a longo prazo, sai muito cara, pois é preciso investir em hospedagem e domínio para todos que realizam a ligação ao site e fazem parte da fazendo. Portanto, é recomendável — e preferível —, nesta situação, investir na publicação de releases por intermédio da assessoria de imprensa. Muitos jornais possibilitam a publicação gratuita de notícias com o uso de hiperlinks. Possuir contato com jornalistas faz muita diferença no processo!

Diferenças entre White, Black e Gray Hat SEO

Você já se perguntou quais são as diferenças entre White, Black e Gray Hat SEO? Abaixo, listamos um breve resumo:

  • White Hat SEO: são técnicas saudáveis para otimizar uma ou mais páginas para os mecanismos de buscas, como a melhora no tempo de carregamento, o uso de palavras-chave primárias e secundárias preocupando-se conforme os interesses do usuário, meta descrição e outros fatores. 
  • Gray Hat SEO: são estratégias intermediárias, geralmente voltadas para práticas ilícitas de SEO que servem para agilizar as conquistas de posições orgânicas de termos relevantes a um negócio.
  • Black Hat SEO: técnicas destinadas para rankear rapidamente. Um exemplo de seu uso é quando o usuário clica em uma URL e cai em uma página que não é vista pelo Google, pois se apresenta uma versão diferente ao Googlebot.

Enfim, para obter os melhores resultados a longo prazo, de forma segura, indicamos utilizar as estratégias e indicações disponibilizadas na página oficial Developers do Google e nunca favorecer táticas contra as orientações para rankear na SERP. Em caso de dúvidas, é possível contratar uma consultoria de SEO para auxiliar neste processo de crescimento orgânico! 

E então, tem mais alguma dúvida ou exemplo de Gray Hat SEO que não citamos neste material? Comente conosco. 

Leave a comment