Os jogos de FPS são games de estilo tiro em primeira pessoa. Na indústria dos vídeos games, existem diversos gêneros de jogos, que movimentam milhões todos os anos. A origem desse estilo vem dos anos 80, quando os primeiros jogos foram lançados.

Desde então uma enorme lista de jogos de FPS já foi lançada, arrastando uma verdadeira legião de fãs. Quem gosta do estilo ou quer conhecer mais, vai encontrar uma enorme variedade. Além disso, existem para todos os tipos de console e também para computador.

Alguns deles podem ser mais pesados do que outros, e exigir um PC gamer mais bem equipado. Contudo, é possível se divertir e encontrar ótimas opções para computadores mais fracos.

Sendo assim, se interessou e quer saber mais para descobrir recomendações de jogos de FPS, e encontrar o seu estilo favorito, continue lendo.

O que são jogos de FPS?

First-Person Shooters, também conhecido como FPS, são os jogos do estilo tiro. A sigla é traduzida como “atirador em primeira pessoa” e por isso, os games desse estilo possuem personagens que são controlados em primeira pessoa.

Sendo assim, a imersão no jogo é muito maior e é possível participar da história de forma muito mais interativa. Esse estilo de gênero de jogo já conquistou muitos jogadores, e fãs, principalmente pela diversidade de jogos que existem e as modalidades diferentes.

Entretanto, vale ressaltar que não é em todo título que o jogador consegue controlar 100% do jogador, mas somente em alguns momentos. Mas isso depende do jogo. Normalmente esse estilo de jogo é muito bem programado, possui tecnologia e elementos muito realistas.

Essas características fazem com que o jogo seja ainda mais interessante e atraia ainda mais público. Em Jogos de FPS, o jogador tem a visão apenas dos braços e das mãos do personagem na maioria das vezes. Por isso, a visão de primeira pessoa é tão realista.

Além disso, as armas e outros tipos de equipamentos ficam muito visíveis e a disposição do jogador, que pode usá-las em combate.

Principais características dos Jogos de FPS

No estilo de jogos de FPS, as principais características do game estão relacionadas à visão de jogar, como se fosse o personagem. Em primeira pessoa. Com isso, a visualização acaba sendo mais ampla.

O gênero também permite que o jogador tenha uma posição diferenciada nos mapas, podendo usar as armas e também lugar corpo a corpo, de forma muito mais próxima dos inimigos.

Essa visualização, além disso, também permite visualizar melhor os detalhes do jogo. Portanto, além de tudo isso, algumas das opções e recomendações de jogos de FPS, principalmente os online, também permitem o multiplayer.

Na opção multiplayer, os jogadores podem interagir com outros jogadores através da internet, e jogar ou em equipes, ou uns contra os outros. Ao longo dos anos as categorias e os estilos de jogos de FPS mudaram muito e evoluíram para melhor.

Atualmente os games são considerados verdadeiros simuladores, devido à tecnologia e detalhes que estão presentes. Com os ambientes tão bem montados e toda a dimensão e proporção que os consoles já tomaram, é possível encontrar games muito parecidos com filmes.

No início dos anos 90, vários dos jogos de FPS que já estavam em lançamento, se tornaram uma referência para o gênero. “Títulos como “Counter Strike”, Duke Nuken” e “Quake”, entre muitos outros.

Enquanto que na virada do milênio, séries e franquias maiores foram surgindo também, o que começou a atrair ainda mais fãs e adeptos desse estilo de jogo. Veja abaixo uma lista com os melhores jogos de FPS recomendados.

1.      Counter Strike: Global Offensive

Jogos de FPS

O jogo online e gratuito faz parte de uma das maiores franquias de jogos de FPS do mundo. Desenvolvido para computador, é um clássico que arrasta uma legião de fãs em todas as suas variações.

Por nunca sair de moda, desde o seu primeiro lançamento, na primeira versão, vem tendo atualizações constantes. Melhorando gráficos, alterando algumas missões, e corrigindo bugs. Isso faz com que os interessados nesse estilo de jogo se mantenham sempre informados.

O jogo conta com mapas, atualizações, batalha em primeira pessoa, e além disso, pode ser jogado em equipe de forma online.

2.      Destiny 2

Destiny 2

Disponível em vários consoles e também para computador, o jogo é gratuito e pode ser jogado tanto online, quanto offline. Foi desenvolvido pela mesma empresa que criou Halo, outro grande sucesso, Destiny 2 tem elementos muito parecidos com RPG, embora seja um dos jogos de FPS.

Pertence ao estilo de jogo de tiro, combinando ação, PVP, sistema de mudança de níveis, classes, PVE entre vários outros atributos. No que diz respeito a qualidade de gráficos, o jogo é completo e muito bem projetado.

Em algumas listas é até considerado o jogo mais bonito dentre os lançados recentemente. Os jogadores que gostam desse estilo de jogo de tiro e de cooperação, para jogar em equipe, sempre recomendam Destiny 2.

3.      PlanetSide 2

Jogos de FPS

Lançado para PlayStation 4 e computador, o PlanetSide 2, é um jogo de FPS online e gratuito. Ao mesmo tempo em que une os jogadores, divide em 3 facções diferentes, para combaterem entre si. Conta com vários cenários diferentes e elementos futuristas muito criativos.

Por ter uma estrutura mais futurística, está repleto de naves espaciais, armas avançadas que atiram raios lasers, aviões e tanques e muito mais. Os combatentes aparecem ao longo do jogo, e precisam seguir a ordem de comando e as classes de cada um dos personagens que aparecem.

Além disso, o jogador precisa ir se especializando e melhorando suas habilidades para se dedicar a um único tipo de armamento. Isso acaba sendo um diferencial e faz muita diferença no decorrer da história do jogo.

4.      Overwatch

Overwatch

Desenvolvido para PlayStation 4, Xbox One, computador e Nintendo Switch, Overwatch une dois gêneros, FPS e classe. Mesmo que ele não seja um pioneiro a fazer isso, a Blizzard, criadora, uniu os dois gêneros de forma extremamente eficiente.

Os personagens do jogo precisam passar por mapas e lugares diferentes, podem jogar em modos diversos e sempre desenvolvendo habilidades. Além disso o game também conta com DPS sistema de classes e muita troca de tiro.

Além das habilidades, cada partida exige que o jogador realize missões, que podem ser feitas de forma sozinha, ou em equipe. O jogo é online e sem dúvida, um dos mais divertidos dessa lista. Principalmente para quem gosta de cartoon ou anime.

5.      Far Cry 5

Jogos de FPS

Dentre os jogos de FPS, Far Cry 5 é um dos mais conhecidos. Lançado para Xbox One, PlayStation 4 e computador, se tornou um dos jogos mais jogados da atualidade. Por pertencer a uma franquia, o de número 5 segue a seqüência dos demais, porém de forma mais avançada.

Contudo, também oferece ao jogador mais detalhes em gráficos e história. O mundo nessa opção é mais aberto e muito mais rico. Conta com inteligência artificial, permitindo que o personagem e o jogador interajam entre si.

Como combina jogos de FPS com mundo aberto, Far Cry 5 é uma completa experiência de aventura, missões e ação. Além disso, o jogador também tem a opção de jogar offline ou online, do jeito que preferir.

6.      Call of Duty: Warzone

Call of Duty

Call of Duty: Warzone foi uma grande aposta entre os jogos de Battle Royale que já estavam cansando a audiência. Contudo, como ele também foi lançado para o estilo FPS, o game acabou se repaginando e com isso, conquistou ainda mais fãs.

A franquia Call of Duty bateu recordes com todos os elementos, principalmente por ter se tornado um favorito dos jogadores. Contudo, o game oferece uma excelente experiência aos jogadores, com conflitos intensos, desafiadores e muita ação.

7.      Scape From Tarkov

Scape from Tarkov

Dentre os jogos de FPS, esse é um dos mais discutidos. Nas plataformas de streaming, ele é um game de muito sucesso, e está sempre em pauta entre os gamers, principalmente por sua reputação.

Entretanto, como se trata de um jogo de FPS, o realismo impresso nos gráficos impressiona, assim como os detalhes. Escape from Tarkov está entre os melhores jogos de FPS dessa lista, e é uma das melhores opções para quem gosta de jogos mais “hardcore”.

8.      Rust

Jogos de FPS

Mesmo tendo sido lançado em 2018, Rust ainda é um dos jogos favoritos do gênero. Grande parte dos players que jogam, o têm como um atrativo para quem aprecia o estilo de sobrevivência.

Entretanto, embora o foco do jogo seja a sobrevivência, é um dos melhores jogos de FPS do estilo. Além disso, os jogadores precisam disputar entre si para que sobre apenas um. O pacote completo para quem gosta de muita ação e violência.

9.      Valorant

Valorant

Um jogo multiplayer que está entre os mais divertidos dessa lista. Valorant, desenvolvido pela Riot Games, tem seu valor entre os jogos de FPS principalmente por rodar em qualquer máquina.

Assim como League of Legends, combina o melhor do jogo de tiro, com personagens carismáticos. As partidas podem ser jogadas em equipes de até cinco pessoas. cada time deve plantar uma bomba para atacar, ou defender um território do time que estiver atacando.

Os personagens jogáveis são muito variados, e cada um possui suas habilidades distintas, assim como a jogabilidade também varia. Em Valorant o que conta, é a interação entre os jogadores e quem sabe fazer uma boa leitura de mapa.

10.  Portal

Jogos de FPS

Também fazendo parte do estilo de jogos de FPS, Portal é um game desenvolvido pela Valve, que modifica um pouco o gênero. Assim como em outras opções, o jogo quer destruir inimigos e trocar tiros com outros personagens, mas ele forma um verdadeiro quebra cabeça.

O jogador precisa conseguir sair de várias salas de teste. A mecânica e a jogabilidade do jogo são bem simples. Contudo, existem portais que levam a lugares diferentes do mapa e com isso, Portal, exige que o jogador pense muito bem antes de elaborar outras soluções.

É considerada uma das melhores franquias em sequência, e principalmente por rodar em computadores mais modestos. Por ter sido criado em sequência, oferecem uma experiência bastante marcante aos jogadores.

11.  Left for Dead 2

Left 4 dead 2

Um jogo para PC, criado para ser um clássico, e que merece um lugar nessa lista de jogos de FPS. O game é cheio de reviravoltas e provoca muita adrenalina no jogador, principalmente por envolver a temática apocalíptica e zumbis.

É um jogo cooperativo e jogar com os amigos deixa a experiência ainda melhor. Por isso, vencer os mortos vivos e tentar sobreviver ao que aparece no ambiente, é fundamental.

12.  Apex Legends

Apex Legends

O jogo online, lançado para computador, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4, cresceu e se tornou um fenômeno. Seu lançamento acabou se tornando muito popular, devido ao estilo de Battle Royale explosivo.

Os personagens em Apex Legends deixam o jogo entre os melhores jogos de FPS, principalmente por suas habilidades especiais. Alguns possuem a invisibilidade, outros dão saltos super altos, outros se teletransportam, e por aí vai.

Mesmo sendo considerado um clássico, é muito mais do que isso. A ação e a experiência dos game é acelerada e os efeitos especiais realmente impressionam. Vale muito a pena experimentar.

13. Ironsight

Jogos de FPS

Essa opção da lista não é muito popular ou conhecida, mas merece o seu lugar. É um jogo gratuito lançado para computador, que tem forte inspiração em Call of Duty. A mecânica do jogo é bem parecida com o famoso, assim como as armas disponíveis e os mapas.

Além disso, o menu pode ser todo customizado, o que torna o jogo quase que uma cópia do outro. Contudo, os gráficos são bem menos desenvolvidos e deixam um pouco a desejar. Entretanto, isso não estraga em nada a experiência do jogo. Há também o pay to win, um elemento diferente, para ir desbloqueando novos conteúdos com mais experiência.

14. Team Fortress 2

Team Frotress 2

Um dos jogos de FPS mais interessantes, contudo, que teve pouca visibilidade devido a outros títulos lançados muito perto. Desenvolvido para computador, Xbox 360 e PlayStation 3, é considerado um dos maiores do gênero.

Team Fortress 2 tem estilo de cartoon, e por isso, é considerado como o pioneiro a introduzir no gênero o sistema de classes. Com isso, inspirou muitos outros jogos mais conhecidos como Valorant e Overwatch.

Embora os gráficos dessa versão sejam simples, é uma ótima opção para quem possui computador mais fraco. Além disso, o game é competitivo e bastante divertido.

15. Wolfenstein II: The New Colossus

Jogos de FPS

Fazendo parte de uma franquia, a The new Colossus, este é o oitavo título e considerado um dos melhores jogos de FPS. O game tem como principal objetivo entregar muita ação ao jogador.

Além disso, várias das fases que estão presentes no jogo, é necessário derrotar vários inimigos que atacam com armas brancas e armas de fogo dos mais diversos tipos. Sendo assim, nunca se sabe o que está por vir.

Todo o enredo do jogo monta um futuro distópico, dentro da temática de 2ª Guerra Mundial e nazismo. Com isso, o principal objetivo está voltado em matar esses soldados nazistas, quanto mais, melhor.

16. Bioshock: The Collection

Jogos de FPS

A série Bioshock ganhou uma versão remasterizada em forma de jogo, que virou Bioshock: The Collection. O jogo possui conteúdo que pode ser baixado via DLC e possui várias das melhores campanhas dos jogos de FPS.

A coletânea mistura uma série de elementos que juntam ficção científica, ciência, terror, atividades paranormais e muito mais. Pode ser jogado por vários jogadores ao mesmo tempo, é gratuito e a experiência vale cada segundo.

17. Metro Exodus

Metro

Quem gosta de jogos de FPS já deve ter ouvido falar de Metro Exodus, por ser um single Player sensacional em elementos de sobrevivência. O jogo se passa em um futuro pós apocalíptico, e tem vários elementos que misturam o cenário com a necessidade de sobreviver.

O jogador precisa atirar e trocar tiros com outros personagens para sobreviver e ainda encontrar recursos como ferramentas, para matar tanto zumbis, quanto seres humanos ameaçadores.

O jogo foi desenvolvido com ótimos gráficos e toda a atmosfera é bastante sombria, o que deixa a adrenalina lá no alto. Os jogadores precisam ser fortes para aguentar as cenas de sustos.

18. Doom Eternal

Doom Eternal

Desenvolvido para vários tipos de consoles diferentes e também para computador, Doom Eternal também faz parte de uma franquia e entrega tudo o que promete. Dentre os jogos de FPS faz parte de uma série de sucesso entre games violentos, sangrentos e de gênero demoníaco.

A versão entrega uma jogabilidade incrível, além de gráficos muito bonitos e vem desenvolvidos. Os seres demoníacos são até bonitos, porém, bastante assustadores, o que deixa o jogo ainda mais eletrizante.

Doom Eternal tão tem ligação com os lançamentos anteriores, a história é diferente, mas ainda assim, pode se considerar como um dos melhores single players de tiro da atualidade.

19. Titanfall 2

Jogos de FPS

O jogo desenvolvido pelos mesmos criadores de Apex Legends e tem o mesmo estilo de ação rápida e frenética do outro game. É um dos jogos de FPS que envolve manobras radicais, corrida e muita velocidade dentre todos os dessa lista.

Na história, o jogador vai controlar um personagem que é um soldado, que têm um exoesqueleto que possui várias habilidades cibernéticas. Além disso, ele controla muito poder de fogo.

O game também permite a possibilidade de jogar online com outros jogadores, mas também tem a versão offline para jogar sozinho.

20. Tom Clancy’s Rainbow Six Siege

Jogos de FPS

Criado para computador entre outras versões do PlayStation como o 4 e o 5, e outros consoles, o jogo envolve tática e não serve para jogadores inexperientes em jogos de FPS. Mesmo que parecido com CS e Call of Duty, Raibonw Six Siege está entre os jogos táticos e exige estratégia dos jogadores.

As partidas jogadas entre equipes, podem variar em quantidade de pessoas, e também tipos de armas, equipamentos, etc. Além disso, o conteúdo da estratégia também pode variar de uma partida para a outra.

Como as possibilidades de estratégias são várias, o uso de táticas que facilitam o controle do mapa, exige paciência dos jogadores, boa comunicação e muita coordenação para conseguir completar as missões.

21. Borderlands 2

Jogos de FPS

Grande parte dos fãs de Borderlands 2, o incluem em uma trilogia de jogos de FPS. Além de combinar o estilo do jogo de tiro em primeira pessoa, também possui várias características de RPG.

Apresenta uma identidade visual muito original, tem personagens bem carismáticos que prendem atenção do jogador e cativa ao mesmo tempo. Contudo, o jogo também pode jogar offline, mantendo a excelente qualidade dos gráficos. Possui opção multiplayer para jogar em cooperação ou em modo PVP.

22. Diabotical

Diabotical

Dos mesmos desenvolvedores de Quake, Diabotical é um dos jogos de FPS de ação frenética. Com um estilo bem acelerado e muito violento, o game tem uma identidade de cartoon e criado como se fosse uma nova versão ou continuação de Quake III.

Diabotical tem uma mecânica avançada e conta com vários modos de jogo diferente como de batalhas, de partidas, de missões, etc. Os vários mapas também facilitam para que seja ranqueado de outras maneiras. É um dos jogos mais competitivos da atualidade.

23. Deep Rock Galactic

Jogos de FPS

Está entre um dos jogos de FPS mais bem avaliados dos últimos tempos, principalmente pela experiência que proporciona aos jogadores. Está disponível na Steam, e é um dos jogos mais importantes dessa lista.

A ideia do jogo é de que os jogares se passem por anões espaciais, que tem como missão, explorar lugares e lutar em batalhas desafiadores. Esse é o principal ponto de Deep Rock Galactic.

Além disso, tem uma viciante opção de exploração que deixa os jogadores querendo conhecer cada vez mais lugares.

Conclusão

Essa é a lista de jogos de FPS que agrada a todos os tipos de jogadores. Contudo, possui diversos estilos de jogos, desde os mais sombrios até os mais eletrizantes de ação frenética. Quem gosta desse estilo de jogo pode apostar em vários.

Os jogos para computador fraco são ótimos para baixar e instalar e começar a conhecer o estilo de jogo de tiro em primeira pessoa. Em conclusão, esses títulos são populares e ótimas opções para se divertir e ter experiências de games muito bem desenvolvidos.

Deixe seu comentário