Os livros de empreendedorismo auxiliam o empreendedor a pensar fora da caixa e ser uma pessoa mais criativa, em busca, sempre, do sucesso, é por isso que são tão importantes.

Os livros de empreendedorismo são fundamentais para quem deseja aprofundar os conhecimentos nesse mercado. Isso dado que, eles são capazes de abordar diversos assuntos importantes, e fornecer pensamentos, ideias, caminhos e motivações para o empreendedor. Cada livro foca em um tipo de empreendedorismo, sendo empresarial ou qualquer outro.

Nesse caso, não importa se ainda se é iniciante ou se já se está a muito tempo no mercado. É sempre importante buscar esse aprofundamento, conhecer outras histórias de sucesso, e novas tendências existentes.

Além do mais, esses livros também podem ocupar um papel indispensável na educação financeira dos cidadãos, mostrando como se organizar economicamente. Então, vejamos quais são os 14 melhores livros de empreendedorismo.

Neste artigo, você lerá sobre:

  • Quais livros ler para empreender?
  • Qual é o melhor livro para abrir a mente?
  • Como se tornar um empreendedor do zero?
  • Quais melhores livros sobre empreendedorismo?

Quais os melhores livros para ler sobre empreendedorismo?

Os livros de empreendedorismo realmente têm um papel de grande importância na hora de empreender, principalmente num contexto de marketing digital e mudanças de consumo. Afinal, eles são capazes de reunir uma grande quantidade de conhecimentos, e oferecer toda uma base teórica, fundamental para quem quer evoluir.

A educação financeira, relatos de sucesso de outros empreendedores, análises de pensamentos e hábitos de nomes de sucesso, etc. Tudo isso ajuda, e muito, a criar toda uma estrutura firme e concisa para dar passos seguros nesse ambiente.

Afinal, o que Jeff Bezos, Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg, dentre outros têm em comum? Quais são as regras básicas para conseguir se dar bem ao empreender? Muitas dessas perguntas, os livros conseguem responder de forma clara.

A grande verdade é que não é que seja impossível vencer sem essa base (embora seja mais difícil). No entanto, ao buscar nutrir a mente, criar gatilhos mentais, estruturar-se psicologicamente, e iluminar o caminho mais fácil, realmente faz toda a diferença. Mas, quais livros ler antes de empreender?

Bem, para isso é necessário criar uma base sólida, e estudar sobre a área que se irá atuar. Mesmo assim, os livros mais gerais de empreendedorismo são cartas certas para essa formação.

Mas, felizmente, o que não faltam são opções e formatos de obras disponíveis no mercado. É possível encontrar livros impressos, livros de empreendedorismo pdf, em kindle, etc.

Nesse caso, plataformas como a Amazon, por exemplo, têm um papel importante nessa ligação entre autores e leitores. Por isso, devido a facilidade de aquisição das obras, não há porque ficar apenas observando trechos de livros de empreendedorismo. Afinal, é possível acessar todo o conteúdo das obras de forma simples, sejam livros de capa dura, livros para empreendedores iniciantes pdf, etc.

1. Trabalhe 4 Horas por Semana

Esse é um best seller de Timothy Ferriss que realmente fez e ainda faz muito sucesso em todo o mundo. A ideia principal da obra é justamente entender o conceito dos chamados “novos ricos”. Isso dado que, para ele, a riqueza está atrelada à própria gestão do tempo, e de aproveitar o dia da forma que se deseja.

Para isso, porém, é preciso criar estratégias e métodos eficientes de gestão, capazes de otimizar ganhos e tempo. Ferriss é um ótimo estrategista, capaz de ampliar a realização de suas atividades, e continuar com muito tempo livre para fazer o que realmente importava para ele.

Assim, nesse livro, o autor abre o jogo sobre como conseguir trabalhar apenas 4 horas por semana e evoluir financeiramente. Para isso, é necessário mudar a forma como se enxerga os negócios e vida empresarial.

2. O Mensageiro Milionário

O livro é de autoria de Brendon Burchard e é realmente de grande relevância nesse setor empresarial. Nessa obra, o autor faz uma relação do sucesso com os próprios hábitos positivos que se leva na vida.

Vale lembrar que Burchard sobreviveu a um acidente grave de carro, e quase perdeu sua vida. Mas, que ganhou destaque com suas obras, e suas ideias de empreendedorismo. Para ele, a junção entre o offline e o online são pontos chave desse processo.

3. As Cartas de Bezos

Esse é um livro de Steve Anderson, onde é possível acompanhar a trajetória real de sucesso da Amazon e de Jeff Bezos, seu criador. O ponto principal da obra é justamente esse teor prático, uma vez que deriva-se das cartas que Bezos escrevia para seus acionistas. Afinal, essa era uma prática que ele fez por cerca de 20 anos.

Assim, Steve Anderson reuniu as cartas, e pôde sintetizar os principais princípios de crescimento da empresa e de seu criador. Vale lembrar que a Amazon é uma das empresas de e-commerce mais famosas e valiosas do mundo.

4. Férias sem Fim

O livro é de autoria de Bruno Picinini, um brasileiro que possui bastante destaque nesse mercado. No geral, a ideia central da obra trata, assim como “trabalhe 4 horas por dia”, dessa liberdade financeira com qualidade de vida.

Essa é uma temática relevante, uma vez que é realmente importante conciliar esses dois fatores, e evoluir com qualidade. Assim, a obra compartilha a história de vida de Picinini e descreve seu método de forma detalhada.

O objetivo é mostrar que é possível evoluir, mudar de vida, e alterar completamente a forma como se encara o empreendedorismo. Afinal, ele mesmo é uma prova viva de alguém que saiu de uma rotina comum, como de grande parte dos brasileiros, para um milionário, que viaja o mundo enquanto realiza suas atividades.

5. Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

Os brasileiros também têm um papel importante nessa área de livros de empreendedorismo. E esse é o caso de Gustavo Cerbasi, um dos principais nomes brasileiros no setor. Nesse caso em específico, sua obra consegue apresentar basicamente todas frentes que uma empresa possui.

Seu entendimento prático, voltado para um olhar fora do produto ou do serviço comercializado, trás uma perspectiva em relação às ferramentas fundamentais para guiar esse empreendimento. Isso dado que, o tempo é um dos principais recursos dentro de uma empresa, e saber usar as ferramentas certas faz toda a diferença.

Então, através desse livro, Gustavo consegue realmente guiar outras áreas importantes, fora do que se está oferecendo. Aqui entra, por exemplo, a parte financeira, planejamento, etc. desse empreendimento. Por isso, esse é um dos principais livros para empreendedores, sejam iniciantes ou não.

5. Crie Seu Mercado No Mundo Digital

O livro “Crie Seu Mercado No Mundo Digital” é outro importante exemplar de um escritor brasileiro. Nesse caso, agora o Bruno de Oliveira é o grande responsável pela criação da obra, que trata sobre o mercado de E-commerce.

Assim, esse é um dos principais livros sobre investimentos e empreendedorismo dentro do mundo digital. E volta-se, obviamente, para aquelas pessoas que desejam investir em um negócio online, como um e-commerce.

De uma forma geral, o conteúdo da obra é entregue de uma maneira bastante didática, mostrando um passo a passo dessa criação. Nesse sentido, há abordagens relacionadas aos principais erros, concorrência, etc. Então, a grande função da obra é justamente guiar o empreendedor.

6. O Poder da China

A obra é uma criação de Ricardo Geromel, e trata sobre o desenvolvimento da economia digital, bem como do próprio crescimento das startups. Para isso, trata com excelência o papel chinês na economia, e em como o país conseguiu se transformar no que é atualmente.

Essa é uma questão que impacta diretamente na forma de se empreender, dando noções claras de como tudo isso funciona. Afinal, a China é atualmente uma das principais potências mundiais, e se transformará, em poucos anos (caso nada mude) na principal economia do planeta, desbancando os Estados Unidos.

E a economia digital é uma parte importante dessa evolução, além de outros serviços e produtos mais tradicionais. Em relação às startups, atualmente, a China é o país com o maior número de empresas que valem mais de US$ 1 bilhão. Por isso, a obra é um dos principais livros de empreendedorismo.

7. A Mente do Empreendedor

Essa é uma importante criação de Kevin D. Johnson, que trata sobre um ponto realmente relevante dentro do empreendedorismo, que é entender como funciona a mente desses empreendedores de sucesso.

Nesse caso, o autor faz uma reunião de diversos pontos em comum, como pensamentos e hábitos, de pessoas como Bill Gates e Steve Jobs. E um ponto muito interessante sobre isso, é justamente a forma didática como ele consegue descrever essa questão.

O tema abordado, na verdade, embora não seja o objetivo inicial, consegue impactar até mesmo quem está fora desse meio. Isso dado que trata-se de uma síntese geral sobre evolução e crescimento em si.

Ter uma mente segura e bem trabalhada é um dos passos principais para conseguir evoluir. Afinal, a tomada de decisões, por exemplo, irá exigir bastante desse fator. Não à toa, a obra é uma das mais requisitadas para quem está iniciando, ou já está dentro do mercado a anos.

8. Geração de valor 3

A obra é mais um bom exemplo de livros de empreendedorismo brasileiro. Nesse caso, a autoria da obra é de Flávio Augusto da Silva. Para quem não sabe, esse é o nome do fundador da Wise Up.

Essa é uma das principais plataformas de línguas existentes no Brasil, e Flávio Augusto, que saiu da periferia carioca, conseguiu fundar a empresa do zero. Seu feito foi reconhecido pela Forbes, uma vez que com o sucesso de seu empreendimento, ele tornou-se um dos brasileiros mais jovens a virar bilionário.

Com isso, através de sua história de sucesso, ele resolveu repassar esses conhecimentos adquiridos. E, uma das formas encontradas foi por meio da criação de uma série de livros, chamados de “Geração de Valor”.

Nesse caso em específico trata-se da 3º edição do volume, que conta com outros dois exemplares anteriores. Seu relato, bem como de outros empreendedores de sucesso fazem com que seja possível ter uma noção melhor dos passos a se dar nessa caminhada.

Assim, essa é, sem dúvidas, uma das obras mais importantes do autor, e também dentro do empreendedorismo. Essa busca por motivação, pensamentos e ideias faz parte desse livro, que consegue oferecer um conteúdo muito bem desenvolvido por Flávio.

9. Da Ideia ao Bilhão

Esse é mais um exemplar totalmente brasileiro, escrito por Daniel Bergamasco, e que tem como foco as Start-ups bilionárias que atuam no Brasil. Os unicórnios, como são chamadas, são aquelas empresas que valem mais de US$ 1 bilhão.

Nesse caso, trata-se realmente de uma abordagem direta, levando em consideração startups como a Nubank, iFood, etc. Para isso, traz diversas entrevistas com inúmeros investidores e profissionais presentes nessas empresas, dentro do país.

Assim, com esse foco nas estratégias e evolução de grandes exemplos no Brasil, esse é um dos livros de empreendedorismo indispensáveis para o empreendedor. Isso dado que, através dele é possível ter uma percepção maior sobre realmente tudo ocorre e evolui, e quais são os passos a se seguir.

Qual o melhor livro de empreendedorismo?

Apontar apenas um entre diversos ótimos livros de empreendedorismo é uma tarefa quase impossível. Isso dado que é necessário levar em consideração que há muitas vertentes dentro desse mercado.

Assim, a melhor obra vai levar em consideração também qual o objetivo que se deseja, ao realizar a leitura. Há, por exemplo, ótimos exemplares relacionados à motivação, a abrir a mente, como é o caso do livro “Pai rico, pai pobre”, de Robert Kiyosaki.

Por outro lado, outras obras, como “Crie Seu Mercado No Mundo Digital”, do brasileiro Bruno de Oliveira, oferece um conteúdo riquíssimo para quem deseja criar sua empresa.

“A Mente do Empreendedor”, de Kevin D. Johnson, por outro lado, ajuda a entender melhor e mais profundamente os pensamentos vencedores. Afinal, grandes personagens, que conseguiram criar um império do zero, tem muito a ensinar com seus métodos, hábitos, etc.

Assim, a escolha de uma obra vai levar em consideração, realmente, qual é a meta do leitor. Essa alternativa irá de encontro com seus objetivos.

Qual o livro mais vendido sobre empreendedorismo?

Os livros de empreendedorismo  são realmente uma sessão muito buscada em todo o mundo. Isso dado que, é realmente importante estudar bastante sobre essa questão, e ampliar as chances de alcançar a liberdade financeira e se dar bem nos negócios.

Nesse sentido, muitas obras ganham destaque em meio a esse mercado, tornando-se best seller da área. No entanto, a verdade é que o empreendedorismo não possui apenas uma única face.

Afinal, falar sobre a história de grandes empresários, ensinar educação financeira, mostrar como criar uma empresa, falar sobre a gestão do dinheiro em si, todas essas áreas fazem parte do estudo empreendedor.

Por isso, é realmente difícil apontar apenas uma única obra, pois há vários livros de empreendedorismo com enormes números de vendas. Assim, essa seleção aponta 3 dessas obras.

Quem Pensa Enriquece: O Legado

Esse é um livro do autor Napoleon Hill, sendo basicamente uma das melhores obras existentes para se ler, antes de dar início a um negócio. Prova disso é que essa é uma das obras mais vendidas em todo o planeta, isso levando em consideração todos os tempos.

Para se ter uma, até esse ano de 2022, já são mais de 30 milhões de exemplares vendidos, o que mostra muito de sua excepcionalidade. Na Amazon, a obra é a mais vendida na sessão de  avaliação da educação. Quanto a seu teor, Napoleon busca abordar diversos pontos fundamentais no empreendedorismo, como o planejamento, decisões, crenças que limitam, etc.

Essa é a primeira edição, e trata-se realmente de um best-seller com exemplos muito atuais e modernos. Por isso, ainda é muito requisitado dentro dessa área, com toda a filosofia do autor colocada sobre a mesa.

O mais interessante de tudo é que não é apenas os negócios que se beneficiam com a obra. Isso dado que não se trata apenas de um dos melhores livros de empreendedorismo, mas também se aplica à vida em si, em suas diversas áreas.

Do Mil ao Milhão

Esse é um grande exemplar brasileiro, escrito por Thiago Nigro, e que conseguiu bastante destaque. Prova disso é que se trata do segundo livro mais vendido na Amazon na seção de  administração, negócios e economia. Além do mais, na mesma plataforma, trata-se da obra mais vendida na seção de finanças pessoais.

Isso dado que, assim como “Pai rico, pai pobre”, também trata-se de uma visão geral sobre como deve-se observar o dinheiro. Para isso, Thiago, que é o grande fundador da plataforma de investimentos “O primo rico”, mostra quais são as três bases fundamentais (pilares) para se conseguir alcançar a independência financeira.

Nesse caso, entram aqui as questões básicas relacionadas a gastos, investimentos e ganhos, que são a regra para atingir esse objetivo. Assim, essa é uma possibilidade aberta para qualquer pessoa.

Pai rico, pai pobre: Edição de 20 anos

Essa é uma reedição de um clássico de Robert Kiyosaki, e que conseguiu alavancar ainda mais o sucesso da obra. Para se ter uma ideia, esse é o livro mais vendido dentro da Amazon, na seção de livros de administração, negócios e economia. Por isso, é impossível falar sobre livros de empreendedorismo e não citar esse best seller.

Na obra, Kiyosaki vai muito, mas muito além da questão de empreender em si, e chega até a educação financeira. Esse livro é uma teoria geral, que dá novas ideias de como a educação e a escola deveriam educar os jovens, preparando-os também nesse âmbito.

Assim, essa edição especial de “Pai rico, pai pobre” aborda a forma de fazer o dinheiro trabalhar pela gente, e não trabalhar loucamente atrás de dinheiro. Essa é uma questão realmente de grande relevância, e que não pode faltar na biblioteca de nenhum empreendedor.

Livros de empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é também uma área de grande relevância, e vai de encontro com a crescente presença das mulheres nesse mercado. Felizmente, cada vez mais, as pessoas do sexo feminino estão conseguindo ocupar seus lugares em diversos pontos da sociedade e seu lado empreendedor é um desses ambitos.

No entanto, quando se fala em empreender, a base de estudos e motivações segue um fluxo similar, tanto para homens quanto para mulheres. Assim, independetemente do sexo, conhecer os melhores livros de empreendedorismo existentes é uma tarefa indisensável.

Mesmo assim, há também alternativas mais específicas, que tratam o assunto com uma visão mais feminina realmente. Essas obras são um apoio também indispensável para as mulheres, que conseguem, por exemplo, observar histórias motivadoras de empreendedoras que venceram as barreiras e alcançaram pontos de destaque no mercado.

Essa temática é uma abordagem, por exemplo, do livro “Empreendedoras de Alta Performance”, que é uma obra muito importante nesse segmento.

Empreendedoras de Alta Performance

Essa é uma obra em conjunto de Tatyane Luncah, Andréia Roma e Vanessa Cotosck, e que narra as histórias de sucesso de diversas empreendedoras. Para se ter uma ideia, ao todo, cerca de 49 mulheres fazem parte desse livro. Assim, é possível ter uma base significativa do empreendedorismo feminino.

Trata-se de uma obra motivadora, capaz de gerar um entendimento claro sobre o papel que a mulher pode e deve exercer. Desse modo, trata-se realmente de um dos principais livros de empreendedorismo feminino que existem.

Conclusão

Nesse artigo, foi possível observar uma grande quantidade de livros de empreendedorismo, que oferecem uma base sólida para diversos empreendedores. Como mencionado, essa é uma questão realmente importante, mas que, felizmente, está muito bem representada.

Afinal, essa é apenas uma amostra, mas existem centenas de outros exemplares de sucesso, disponíveis no mercado. Assim, quem deseja empreender, encontra um ambiente teórico muito bem construído. Agora, basta simplesmente focar nos objetivos desejados, escolher quais obras mais se adequam a essas metas, e iniciar a leitura.

Deixe seu comentário