Em meio a era digital, o uso de técnicas para aperfeiçoar o engajamento de uma página se torna imprescindível, principalmente quando se fala do Marketing para Instagram.

Com mais de 500 milhões de usuários por dia, o Instagram dispensa comentários quando se trata sobre a mudança do paradigma do Marketing Digital.

Isso porque essa rede possui mecanismos capazes de condicionar seus usuários a passar mais tempo usando o aplicativo.

Ou seja, para as marcas que desejam anunciar algo na internet, esse é o lugar ideal para estar com o posicionamento em dia.

Mas, mesmo que haja diversos cursos, sites e videos distribuídos pela internet ensinando como fazer um bom Marketing Digital, muitas vezes isso não é suficiente.

Na verdade, o Marketing Digital vai muito além dos conceitos que se tem estabelecido no senso comum.

Afinal, quando se fala sobre “Marketing Digital” muitas pessoas priorizam a ideia de algo superficial, como se bastasse usar a internet de vitrine.

Na verdade, além de ter a função de vitrine, as pessoas devem encarar o posicionamento na internet como uma maneira de converter usuários em clientes.

Afinal, qual é o motivo de uma empresa deixar os meios tradicionais de comunicação para migrar para a linguagem da internet senão a necessidade de conduzir seus serviços a possíveis clientes?

E para o infortúnio de muitos, existem pessoas que vendem serviços de Marketing que não entregam resultados.

Não atoa muitas empresas que decidem ter o Posicionamento Digital alinhado no Instagram acabam desistindo de dar continuidade no projeto.

E isso é possível observar pela grande quantidade de empresas que tem suas páginas abandonadas no Instagram.

Mas, para saber como ter um Marketing Digital de sucesso alinhado no Instagram, segue aqui um passo a passo.

Marketing Digital no Instagram

Comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares no ano de 2012, o Instagram é considerada a rede social mais “badalada”.

Depois de passar por diversas atualizações, cada vez mais ficou possível notar a ferramenta de Marketing que a rede se tornou.

Partindo, primeiramente, da versão do Instagram para negócios, que modificou completamente o relacionamento entre algoritmo e usuário.

Isso porque, anteriormente ao surgimento dessa função, o Instagram já caminhava para um uso menos amador entre seus usuários.

E isso fica claro a partir do surgimento de grandes figuras do Instagram, os blogueiros, que passaram a investir massivamente na produção de conteúdo.

E os blogueiros, assim como a maioria das empresas que investem em Marketing no Instagram, tinham como propósito vender algo.

A partir desse princípio, a rede social deixou de girar somente em torno da relação entre usuários e produtores de conteúdo.

Na verdade, fica escancarada a maneira explícita com que o Instagram trata seus usuários como consumidores e vendedores.

Portanto, a partir da criação das contas comerciais, a maneira como se usa o Instagram mudou completamente em pouquíssimo tempo.

Agora, grandes números de likes e seguidores não são mais sinônimos de sucesso dentro da rede, mas sim o quanto se consegue enagajar.

E, talvez, a palavra mais importante que pode resumir o resultado que se deseja dentro dessa rede social é “engajamento”.

Afinal, “Só é lembrado quem é visto” nunca se encaixou tão bem na história da internet quanto agora, onde vender algo depende de ser visto.

Mas, para muito além da visibilidade que se tem, o Instagram exige daquele que deseja vender algo nessa rede usar o algoritmo a seu favor.

Por isso, nesse texto estão alguns passos para atingir o ápice do marketing digital no Instagram e conseguir engajar e converter mais leads.

Marketing para perfil de empresa no Instagram

Uma empresa bem posicionada nas redes sociais é um sinônimo de uma empresa capaz de abordar seu público de onde quer que esteja.

E estar bem posicionada dentro do Instagram pode significar para uma empresa muito mais do que encontrar seu nicho ou ter posts “bonitos”.

Na verdade, antes de começar a falar sobre o Marketing Digital para perfil de empresa no Instagram, é necessário explicar os conceitos anteriores.

Para aqueles que não possuem tanta afinidade com o Marketing como um todo, a palavra nicho pode ter um significado vago.

Basicamente, possuir um nicho significa conseguir conceituar o tipo de conteúdo de acordo com o produto, serviço que vende ou interesse do público.

Isso tem como finalidade conseguir atingir clientes e/ou consumidores que podem ter interesse no que está sendo oferecido.

Portanto, posicionar a página da empresa com publicações adequadas ao nicho em que se encontra é o primeiro passo para idealizar um posicionamento.

Depois de desenvolver a página sobre um nicho, agora é possível conhecer as pessoas que consomem o conteúdo.

Dessa maneira fica possível saber qual é o tipo de publicação que mais gostam e como conseguir converter clientes a partir desse tipo de post.

Para empresas, como dito anteriormente, não basta fazer publicações “bonitas” para conseguir converter usuários em clientes.

Portanto, um outro ponto importante após o entendimento do nicho é a segmentação do conteúdo e posicionamento de marca.

Uma empresa, enquanto posicionada nas redes sociais, nada mais deve fazer do que simbolizar uma ideia, promover-se como marca.

Portanto, para isso é preciso que se use sempre uma mesma paleta de cores, linguagem e o que seria uma linha editorial.

Esses fatores e muitos outros podem ser considerados como a identidade de uma empresa no Instagram, e são indispensáveis.

Identidade digital: uma chave do Marketing para Instagram

A identidade de uma página no Instagram diz respeito tanto ao detentor da página, seja empresa ou indivíduo, quanto às pessoas que consomem o conteúdo.

Existem alguns pilares para se estabelecer o que é a identidade digital de uma página: linguagem, visual e comportamento.

Como dito no parágrafo anterior, não basta apenas ter imagens bonitas no Feed do Instagram, porque isso se resume somente ao visual.

É preciso lembrar que, por possuir pilares, uma página do Instagram deve se apoiar em todos os que tiver para surtir efeitos positivos.

Ou seja, o primeiro passo para definir a identidade digital de uma empresa ou persona no Instagram é alinhar linguagem, visual e comportamento.

A linguagem, basicamente, se resume a forma com que se comunica na rede. E isso vai variar de acordo com nicho, público e outros aspectos.

O visual é a parte que, apesar de ser a mais aparente, é um aspecto tão importante quanto os demais pilares de uma boa página.

E é importante frisar isso porque existem muitos “social media” que vendem serviços que se resumem somente a imagem.

Portanto, acabam sendo ineficazes e lucrando sobre o insucesso virtual dos clientes. Mas, enfim, o visual também é uma forma de linguagem.

Para formular uma identidade visual é preciso acatar todos os aspectos que uma empresa tem e gerar um conceito que se conecte com a linguagem usada.

Por exemplo: uma página com consumidores de conteúdo mais jovem deve usar uma linguagem menos formal, usando memes, por exemplo.

E, por fim, o comportamento. Apesar de ser um pilar que quase nunca se vê falar em tutoriais da internet, esse é um aspecto chave.

O sucesso no Instagram para uma empresa também depende do comportamento perante os horários, tipos de postagens, etc.

Comportamento

Mesmo que pareça um exagero, criar uma seção específica para o comportamento de uma página de empresa no Instagram é necessário.

Antes de mais nada, o que se define como comportamento é a forma como uma página é condicionada a funcionar em uma rede.

Por exemplo: horário de fazer publicação, tipo de publicação que mais tem sucesso, tipo de pauta que mais engaja, etc.

A grande “sacada” por trás disso é saber usar as ferramentas do Instagram com mais propriedade, como o uso dos Insights.

O Insights é uma estratégia eficaz para aqueles que desejam ter um comportamento otimizado na rede social.

Isso porque por meio dos Insights é possível saber o horário em que a página possui um maior fluxo de pessoas.

Além disso, por meio dessa ferramenta é possível saber qual publicação teve mais curtidas, compartilhamentos e interações.

A partir disso é possível tirar conclusões sobre quais os tipos de conteúdo que podem ser mais explorados para trazer respaldo.

E, como a finalidade do Instagram para empresas é conseguir converter acessos em clientela, esse é o método mais eficaz.

Fazendo uma analogia simples: se o dono de uma loja sabe o horário em que as pessoas mais observam sua vitrine, não é o mais sensato expor o que há de melhor nesse horário?

Portanto, é aí que se enquadra a importância de um comportamento inteligente nas redes sociais. Por meio dele uma página pode ser um sucesso.

A partir do uso inteligente dos insights é possível ganhar curtidas nas redes sociais de forma maximizada, inclusive no Instagram.

Isso colabora para aumentar o número de visualizações nos stories, ou seja, ter um maior engajamento no geral também.

Instagram Business

O Instagram Business é uma função dessa rede social, que passou a existir a partir de 2016, quando a proposta de uma conta para empresas e empreendedores veio a tona.

Resumidamente, essa função do Instagram tem como proposta a transformação de uma conta convencional do Instagram em uma conta comercial.

E, por se enquadrar perfeitamente no tópico de Marketing para Instagram e Instagram para empresas, uma seção especial para o tópico é imprescindível.

Antes de mais nada, é necessário que se ensine como converter uma conta convencional para uma conta Business do Instagram.

Então, para fazer isso, é preciso ir até as configurações da rede social e optar por “Alternar para o perfil comercial”.

Caso haja uma página da mesma conta no Facebook, é possível optar pela sincronização entre ambas as contas.

Por fim, após transformar a conta em um perfil comercial, ou de Instagram Business, agora resta saber os benefícios que isso pode prover.

O primeiro benefício que possuir um Instagram Business oferece é a possibilidade de acompanhar as métricas.

Em segundo lugar, outro aspecto positivo sobre isso é a possibilidade de fazer anúncios na rede, sendo possível conquistar mais clientes.

Além disso, passa a ser possível incluir forma de contato e gerenciamento de anúncios no Facebook Ads.

Apesar de parecerem aspectos muito pequenos, são esses pormenores que podem fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa nessa rede.

Portanto, caso se tenha a pretensão de seguir um protocolo de sucesso dentro do Instagram para empresa, converter a conta para Business é algo indispensável.

Mas, claro que apenas isso não irá trará sucesso no Instagram convertendo acesso em cifras de dinheiro.

Com empenho, esforço e dedicação é possível alcançar isso. E, claro, aprendendo sobre funil de vendas com as dicas desse texto também!

Como fazer campanha no Instagram

Então, provavelmente, usando o Instagram a maioria dos usuários já devem ter se deparado com uma publicação de anúncio.

Muitos sentem raiva, outros simplesmente rolam o feed para baixo, enquanto alguns clicam nessa publicação.

Enfim, ao clicar, a pessoa é levada até uma página do Instagram ou uma página em um site da Web.

E, para aqueles que não sabem, essa talvez seja uma das maiores vantagens de possuir uma conta Business no Instagram.

Se trata da possibilidade de fazer anúncios dentro dessa rede social, que é uma das mais usados atualmente por pessoas de todos os lugares do mundo.

Ao publicar um anúncio a página ganha a possiblidade de entregar muito além do conteúdo para pessoas que não seguem a página.

Na verdade, a página do Instagram passa a ser uma grande vitrine comercial para que pessoas do mundo inteiro possam ver o que está sendo feito ali.

Diferente do anúncio nas mídias tradicionais, possuir um anúncio no Instagram pode significar o sucesso de uma empreitada comercial.

Para que se tenha noção da efetividade de ter um anúncio no Instagram, uma pesquisa feita pela Opinion Box constatou que 50 % dos usuários da rede já compraram algo anunciado no Instagram.

Os brasileiros estão entre os usuários que mais usam essa rede social durante o dia, ou seja, isso é mais um sinal de que é uma ótima estratégia adotar os anúncios no Instagram.

E o mais interessante é que para conseguir anunciar nessa rede não é preciso possuir um grande orçamento, apenas estipular o quanto se deseja gastar por dia ou por campanha.

E para fazer um anúncio no Instagram é muito simples. Por isso aqui estão os passos a serem seguidos para fazer uma campanha no Instagram.

Gerenciar os anúncios é algo importante a ser feito.

Passo a passo para fazer um anúncio

Então, para fazer um anúncio no Instagram é preciso, antes de mais nada, saber que existe mais de uma forma de anunciar nessa rede social.

São elas: foto, vídeo, carrossel, histórias e coleções. E cada uma possui sua particularidade que, se exploradas devidamente, trazem bons resultados.

O primeiro passo, portanto, é escolher qual dessas formas de anúncio se deseja utilizar. Depois disso, é preciso decidir a plataforma de anúncio será usada.

Aqui o leitor aprenderá como fazer um anúncio por meio da plataforma do Facebook, que é o Gerenciar Negócios.

Primeiramente, ao acessar essa função do Facebook, é necessário criar ou fazer login em uma conta. Depois, é preciso vincular a página onde serão usados os anúncios.

Nesse ponto é necessário vincular uma conta do Facebook com a conta do Instagram, pois só assim fica possível criar anúncios para o Instagram.

Enfim, depois disso é necessário que se escolha o objetivo que se deseja alcançar com o anúncio.

As opções ficam disponíveis na configuração do anúncio, por exemplo: engajamento, tráfego, etc.

Depois dessa parte indispensável, é necessário identificar o público de acordo com as segmentações disponíveis na plataforma.

Depois de concluir essa importante etapa, é necessário decidir qual a rede social em que será veiculado o anúncio.

Pode-se optar tanto por usar somente o Instagram quanto ambas as redes (IG e Facebook). Além disso, dá para escolher a distribuição de aparelhos: desktop, mobile ou ambos.

A próxima etapa é definir o quanto se irá gastar com o anúncio. E essa talvez seja uma das mais importantes, visto que irá refletir diretamente no alcance.

Vale lembrar que um pequeno orçamento, se usado com inteligência, pode surtir mais resultados do que grandes orçamentos com estratégias ineficazes.

Por fim, basta criar um bom anúncio de acordo com os tipos : foto, vídeo, carrossel, etc.

Como criar uma boa mídia de anúncio para Instagram

Entre todas as partes de criar um anúncio no Instagram, talvez essa seja a mais divertida de todas.

Afinal, é nessa parte em que se usa a criatividade, o senso crítico e a capacidade de envolver as pessoas com apenas uma mídia.

Mas, apesar de poder ser considerada a mais divertida, talvez seja um dos principais diferenciais. Afinal, no Instagram as aparências importam. E muito!

Antes de mais nada, uma ótima dica de formato de mídia para chamar a atenção com um anúncio no Instagram é o formato de vídeo.

Além de ser o tipo de conteúdo mais consumido da internet, o vídeo também é um dos mais consumidos nessa rede social.

E no Instagram existem várias ferramentas que podem ser usadas com finalidades diferentes quando se trata do formato de vídeo.

Pode ser um IGTV, um Reels ou até mesmo Stories. O IGTV segue um padrão de vídeos de maior duração, ou seja, um tipo de vídeo mais conteúdista.

O Reels é uma função do Instagram que passou a existir para aumentar a competição entre Instagram e o Tik Tok.

Ou seja, esse tem que ser o tipo de vídeo curto e que transmita algo de forma rápida, objetiva e clara.

Uma boa ideia é usar trend topics”, vídeos engraçados, memes que se encaixem dentro do anúncio, etc.

Sendo assim, os Stories são vídeos curtos, mas que podem possuir uma conexão entre si.

Então, uma boa ideia é usar o Storytelling para envolver os usuários e depois fazer um convite à página para que saibam mais.

Finalizando, não faz sentido investir num tipo de formato que não mostra resultados nas métricas. E vale ressaltar que aqui se focou nos vídeos.

Mas usar publicações com fotos também pode ser ótimo!

Marketing: Como trabalhar com Instagram

O sonho de muitas pessoas é poder trabalhar com a internet, e trabalhar com o Instagram é algo que entra para essa lista.

Trabalhar com Instagram hoje pode significar desempenhar diversos tipos de serviços ou funções dentro da rede social.

Para que se tenha uma noção, aqui estão algumas das maneiras de se trabalhar com o Instagram:

Essas foram apenas alguns dos exemplos que se pode mencionar de maneiras de trabalhar com o Instagram.

Mas, entre as que estão na lista, aqui estão os serviços oferecidos pela agência Visão Confiável que podem agregar para o bom desempenho de uma página no Instagram.

Enfim, todas essas possuem boas dicas para ganhar dinheiro com o Instagram. E, por isso, aqui estão algumas delas para se trabalhar como Social Media.

Social Media: dicas

Essa seção do texto não se resumirá somente a um tipo de função de social media, não. Na verdade, aqui serão englobados os serviços básicos que podem ser desempenhados por um.

Define-se social media como um indivíduo que com suas capacidades técnicas gere um ou mais perfis no Instagram.

Muitos confundem o fato de conseguirem fazer publicações em suas contas pessoais como uma capacidade para se tornar um social media.

E até pode ser! Mas para fazer isso, antes de mais nada, a primeira dica é que se pesquise. Pesquise o máximo que puder sobre:

  • Como lidar com métricas
  • Técnicas de Storytelling
  • Gestão de mídias
  • Como funciona o algoritmo do Instagram
  • Organização para publicações
  • Design e edição de vídeo

E fora a necessidade de saber mais sobre diversos outros aspectos como gestão de tráfego, SEO e gatilhos mentais. E, lógico, pôr em prática!

Enfim, indo para uma segunda dica para ser um bom gestor de social media: estar sempre em dia com as tendências e hashtags é uma obrigatoriedade.

Afinal, mesmo aquele que não entende muito sobre como funciona ó Instagram sabe que existem assuntos que são mais falados dentro das redes.

E as hashtags tem como função condicionar uma publicação a um grupo de pessoas que possuem interesse no assunto da tag.

Portanto, resumindo a dica de número dois: Atenção às tendências e às Hashtags.

Dando sequência as dicas, a próxima que se pode dar é tão importante quanto as ultimas: organização.

Esse é um ponto chave, na verdade, para qualquer profissão ou estilo de vida que se queira levar.

No caso de muitos social media, se trata do estilo de vida de Nômade Digital, ou seja, alguém que pode trabalhar onde, como e quando quiser.

Mas, para essa dica haverá uma seção específica a baixo.

Social Media: como ser organizado

Assim como em todas as funções que podem ser desempenhadas na vida, ter organização sendo social media é uma qualidade imprescindível para quem quer ganhar dinheiro e trazer resultados aos clientes com isso.

Afinal, além da organização significar ter um controle maior do próprio tempo, significa também usá-lo de forma otimizada para conseguir se aperfeiçoar e ter uma vida equilibrada.

Portanto, para ser organizado, é importante que se façam bastante anotações. Na verdade, uma lista de afazeres é o ideal.

E, nada melhor do que uma ferramenta gratuita de organização do próprio tempo que o Trello.

O Trello, é uma ferramenta que, além de ajudar na organização do tempo, possui um papel importante na constância de publicações que um social media deve fazer.

Outra boa sugestão para aqueles que desejam melhorar a organização é por meio do uso de planilhas que podem ser feitas no Excel.

E, por fim, um outro método que ajuda na organização da vida de um social media é usar o Google Agenda.

Todos tem como função principal idealizar uma rotina, anotar para praticar metodicamente os afazeres até que se tornem hábito, uma disciplina.

Outra maneira de ter mais organização sendo um social media é por meio do agendamento da publicação no Instagram.

Para fazer isso é preciso saber como programar postagens no Instagram. Mas, apesar de não ser algo que todos os usuários sabem como fazer, é mais simples do que parece.

Mais a abaixo há uma sessão específica sobre como agendar publicações. Mas, por hora, seguem as dicas de organização.

Dando sequência, um ponto muito importante sobre organização para Social Media é analisar sempre as métricas e basear sua organização de postagens de acordo com os melhores momentos.

Afinal, um bom social media sabe usar as métricas a seu favor .

Como programar postagens no Instagram

Uma das melhores maneiras de se conseguir ser mais organizado trabalhando com o Instagram é possuindo publicações já agendadas.

Isso porque o restante do tempo pode ser voltado para outras áreas da gestão de mídias sociais, como observação das métricas e estudo de tendências.

Mas, para conseguir programar postagens no Instagram é preciso estar de acordo com uma especificidade mencionada anteriormente no texto: possuir uma conta do Facebook vinculada ao “insta“.

Então, dando sequência ao tutorial: o primeiro passo é acessar o Facebook no Estúdio de Criação e, caso a conta do Instagram não esteja vinculada, vincular.

Dá para fazer isso na aba “Estúdio de criação para Instagram”. Depois de conectar uma conta à outra, agora é possível usufruir o agendamento.

Após conectar uma conta à outra, agora é possível criara publicações e agendá-las por meio da opção “Criar uma publicação” que fica no canto superior esquerdo da página.

Depois disso, é preciso selecionar a conta em que será publicado o novo post e, em seguida, configurar outras partes da publicação, como legenda.

Enfim, após concluir essa etapa, agora basta clicar em “Publicar ” e selecionar a opção “Programação”.

Essa é a virada de chave para aqueles que querem ter mais organização com suas publicações, porque a partir do momento em que se aprende a programar publicações de acordo com data e horário, mais organizada fica a programação de um Social Media.

Além disso, é possível gerenciar as publicações, ver seus status e excluir publicações também. Portanto, essa ferramenta pode ser de grande serventia.

Vale ressaltar que essa é uma das ferramentas que “caminham lado a lado” ao sucesso de um bom social media, visto que otimiza sua produtividade.

E caso seja necessário contratar alguém para fazer esse tipo de serviço, não há nada de errado!

Agendar publicações otimiza o tempo.

Facebook Business: um aliado do Marketing para Instagram

Como muitos devem saber, o Instagram é uma rede social do Facebook desde o ano de 2016, após a aquisição por 1 bilhão de dólares.

Mas, além da mudança da direção da empresa, muitos aspectos foram mudados para melhor no Instagram.

E um bom exemplo disso foi o surgimento do Instagram Business e sua vinculação ao Facebook Business.

Apesar de parecer algo muito subjetivo falando de forma breve, possivelmente os leitores podem ter reparado no texto anteriormente o número de vezes em que o Facebook foi mencionado.

Não a toa! As ferramentas e funcionalidades do Facebook são indispensáveis para o sucesso de uma página no Instagram.

E o Facebook Business se enquadra perfeitamente nesse ponto. Mas, para explicar isso melhor, é preciso explicar o que é o Facebook Business.

O Facebook Business é, basicamente, a ferramenta de gestão de negócios que possibilita uma série de outras funcionalidades.

Seja no quesito de uma análise mais aprofundada do tráfego ou a personalização de um anúncio que está sendo feito por meio dessa função da rede.

Além dessas, existem várias outras aplicações que o Facebook Business pode ter para uma página no Instagram conseguir gerar melhores resultados.

E para criar uma conta, não há muito segredo. Basta entrar na seção do Facebook Business na rede social, e pronto!

Além de muito intuitivo, o processo é rápido e fácil de ser feito. Basta que se configure a conta e, caso se deseje, vincule uma conta do Instagram.

Dessa forma , usando o Facebook Business, o impulsionamento de conteúdos e também a criação de anúncios se tornam muito mais fáceis e otimizadas.

O que fazer e não fazer no Instagram para ter sucesso

O Marketing Digital, como dito anteriormente, vai muito além dos aspectos visuais que são apresentados nas redes.

Na verdade, talvez as publicações podem ser de forma análoga, a ponta do Iceberg do Marketing Digital.

Isso porque, em sua maioria, as publicações são a parte final dos projetos, anúncios ou quaisquer outras finalidades que tiverem um post.

Todavia, existem muitas outras informações sobre coisas que devem e não devem ser feitas dentro dessa rede social.

Uma coisa é fato: o Instagram possui um algoritmo inteligente que é capaz de vetar ou vetorizar o alcance de uma publicação.

E o mesmo serve para uma página, que pode sofrer as consequências por estratégias erradas feitas por seus gestores.

E com tantas facilidades que existem, até mesmo de forma gratuita, para ter o fazer parecer ter sucesso no Instagram, fica difícil saber qual atitude tomar na rede.

Ao entrar nas lojas de aplicativo, existem diversas Apps que oferecem mais curtidas ou mais seguidores, que são consequências de um bom trabalho.

Mas, assim como existem essas formas de conquistar resultados de forma mais rápida, existem também aplicativos que contribuem para trazer resultados com trabalho e consistência.

Seja um bom aplicativo para gerir tráfego, um bom aplicativo de edições de vídeo ou de foto, e até mesmo aplicativos de organização de feed e post.

Além desse aspecto abordado sobre os aplicativos, existe um fator chave: usar as melhores hashatags para ganhar seguidores.

Por isso, nas seções abaixo do texto estarão coisas a serem feitas e coisas a não serem feitas no Instagram. Além disso, breves explicações de como fazer ou desfazer.

Como divulgar no Instagram

Entre as coisas que podem e devem ser feitas dentro do Instagram, a divulgação é uma das mais importantes.

Mas, para fazer isso não basta sair agindo como um grande spammer que fica, a todo momento, divulgando aquilo que deseja entregar ao público.

Na verdade, além de ser muito inconveniente, isso pode fazer com que as pessoas criem uma aversão ao conteúdo que está sendo entregue.

Afinal, uma coisa é ser convidativo, outra coisa é ser insistente e uma atitude totalmente distinta das duas anteriores é ser um spammer.

Mas, além de conseguir fazer divulgações por meio de abordagens diretas como em mensagens, que serão explicadas aqui existem outras formas.

Entretanto, antes de abordar essas outras maneiras de divulgação, o primeiro foco será como abordar as pessoas no Instagram por mensagens para divulgação.

Antes de mais nada, é necessário que se tenha em mente que é preciso estar em contato com pessoas que seguem um padrão, um arquétipo.

Afinal, as pessoas que podem vir a ter interesse no conteúdo de uma página devem ao menos ter a persona de alguém que gosta de seu tipo de assunto.

Portanto, depois disso, o mais interessante na abordagem direta é ser gentil e, logo em seguida, trabalhar gatilhos mentais.

O mais importante é possuir uma Copy feita para abordar as pessoas da rede social. E esse texto pronto de abordagem, a Copy, só funciona após diversos testes.

E lógico, existe o fator versatilidade e capacidade de desenvolver uma conversa. As pessoas não podem ser tratadas só como clientes ou usuários nas redes sociais, querem ser tratadas como pessoas.

Enfim, nas linhas a seguir estarão outras técnicas de divulgação muito pertinentes no Instagram antes que se fale do restante da lista de “fazer e não fazer”.

Divulgando no Instagram: para além da DM ( Direct Message )

No Instagram existem dois tipos de divulgação: a paga e a gratuita.

Ambas possuem seus próprios benefícios, e ambas são muito efetivas. Aqui serão chamadas, respectivamente, de não orgânicas e orgânicas.

Resumidamente, as não orgânicas se resumem ao tráfego pago e gestão de anúncios, o que são modos muito bons de divulgação.

Entretanto, devem ser feitos ou por pessoas capazes dentro do assunto ou que sabem bem o que estão fazendo.

Isso porque não basta ter uma quantia de dinheiro para aplicar na divulgação, afinal também é preciso saber como gerir esse investimento.

A medida que alguém que deseja divulgar algo dentro do Instagram entender que os meios não-orgânicos de divulgação são simples, mas que demandam técnica, fica entendido a necessidade de estudar antes de investir.

E, enquanto não se sabe ou enquanto não se contrata alguém para trabalhar a divulgação não orgânica, a melhor coisa a se fazer é trabalhar a divulgação orgânica.

Mas, sobre as dicas de como divulgar de forma orgânica, aqui estão elas. E, por sinal, são bem simples e qualquer um pode fazer!

Primeiramente, a dica que se pode dar é que se saiba usar as hashtags adequadas ao nicho em que se trabalha o conteúdo.

Isso porque elas são espécies de vetores de publicações que as direcionam a pessoas que tem interesses em comum.

Um número bom de hashtags para usar em publicações de feed gira em torno de 5 ou 7. Assim será preservado o padrão estético da legenda e não haverá um conflito entre as tags.

Outra forma orgânica de fazer uma divulgação de conta é por meio de realização de sorteios. E talvez esse seja um diferencial e tanto.

Páginas que realizam bons sorteios, mesmo que de prêmios simples, conseguem angariar um grande número de engajamento.

Uma das melhores técnicas de divulgação de Marketing para Instagram: sorteios

Antes de mais nada, é necessário justificar uma seção do texto voltada exclusivamente para os sorteios pelo fato de que são muito efetivos.

Afinal, todos gostam de ganhar algo em troca de fazer pouco esforço, ou contando com a sorte.

E essa é a lógica dos sorteios do Instagram também: fazer alguns poucos requisitos dentro da rede para conseguir participar da possibilidade de ganhar um prêmio.

Bom, para fazer um bom sorteio, antes de mais nada, deve-se decidir quais serão os prêmios.

Os prêmios podem se relacionar com o conteúdo da página, ser um conteúdo vendido na própria página ou algo patrocinado por outras páginas ou empresas.

O fato é: o objetivo final é conseguir ter mais engajamento após o sorteio. Portanto, o que se pode concluir é que os requisitos do sorteio sejam:

  • Pedir para que sigam a página
  • Compartilhem o sorteio e marquem a página nos stories
  • Marcar 1 amigo por comentário
  • Curtir e comentar 3 publicações da página do sorteio

Isso não só irá fazer com que o algoritmo do Instagram interprete que a página possui um grande nível de engajamento, como também irá fazer om que as pessoas, sem que se deem conta, estejam divulgando a página.

Portanto, realizar um bom sorteio significa ter um prêmio atrativo, conseguir alcançar o maior número de pessoas e ter bons requisitos para que as pessoas participem.

E, claro, ter um bom aplicativo de sorteios na hora de realizar o mesmo. Assim as pessoas não se sentirão enganadas após os resultados.

É necessário ser íntegro e justo, afinal, mesmo que aquilo que as pessoas fizeram tenha sido muito simples, como compartilhar, curtir e comentar ,isso não significa que não merecem respeito.

E o mais importante: manter bons conteúdos na época do sorteio. Isso manterá os novos seguidores.

Hashtags: outra boa forma de divulgação

É nos pequenos detalhes que se escondem os maiores resultados dentro do Instagram e em outras redes sociais também.

E um dos pequenos detalhes que mais fazem a diferença dentro das redes e do universo do Marketing Digital é o uso de tags.

As tags, nada mais são do que palavras-chave que englobam um tópico específico na internet.

No Instagram e em algumas outras redes sociais, as tags são usadas com o símbolo “#” antes das palavras.

Enfim, após fundamentar de forma básica o que são as tão faladas hashtags e tags, agora é preciso explicar a importância das mesmas.

Bom, basicamente essas hashtags tem como função direcionar usuários a páginas ou publicações de seus interesses.

Portanto, ao usar uma hashtag numa publicação, se está segmentando e divulgando a mesma para pessoas que podem ter interesse.

E a grande questão por detrás das hashtags é usar sempre que possível, mas sem exageros.

Para saber quais usar, existem muitas maneiras de conseguir as melhores possíveis para se por numa publicação.

Atualmente existem tanto apps quanto sites especializados em entregar as melhores hashtags sobre um assunto usando apenas uma palavra-chave.

Mas, além disso, é preciso estar antenado sobre os tópicos mais falados dentro da rede e as hashtags que estão em voga juntamente a eles.

Além dessas maneiras de usar as tags, existem também as hashtags originais. Essas podem ser um produto criado pela página para usar dentro da comunidade da própria página.

O que pode ser feito para gerar mais engajamento e divulgação por meio da hashtag criada é pedir para que os seguidores usem a hashtag em suas publicações.

Enfim, o importante é usá-las, e de forma inteligente. E, claro, buscar sempre as melhores hashtags para ganhar seguidores.

Divulgar no Instagram: o que não fazer

Agora que já se faliu sobre muitas coisas a se fazer na hora de tentar divulgar uma página no Instagram, chegou a vez de falar sobre o que não fazer.

Antes de mais nada, existem sim alguns benefícios nas coisas que serão mencionadas a seguir. Mas isso não quer dizer que são benefícios a longo prazo.

Muitas pessoas usam de artifícios gratuitos, como aplicativos para ganhar seguidores ou ter curtidas em fotos, que acabam sendo um entrave para a página.

Outra coisa que muitos usuários fazem com a pretensão de ter uma página mais imponente é participar das “chuvinhas de like”.

As “chuvinhas de like” são uma espécie de pirâmide dentro do Instagram onde um grupo de pessoas, a partir da iniciativa de algum usuário, fazem um troca de likes com regras.

Mas, apesar de parecer ser algo bom por trazer likes, isso pode ser totalmente comprometedor. Isso porque já foi identificado que o algoritmo do Instagram não aprova esse tipo de conduta.

Isso pode ser explicado tanto por ser uma forma de burlar o sistema de “gratificação” do Instagram que são as curtidas, quanto por contrariar o que seria a natureza da rede.

E o mesmo vale para “chuva de seguidores”, que possuem um mesmo fundamento, mas que tem como finalidade conseguir mais seguidores.

Já é do conhecimento do leitor desse texto que para conseguir resultados consistentes a curto, médio e longo prazo dentro da rede é preciso conhecimento e empenho.

Portanto, até mesmo comprar seguidores pode parecer algo positivo a curto prazo. Mas pode trazer diversas consequências negativas, e isso é algo que se deve ter em mente.

O marketing para Instagram é algo que, apesar de simples, não é fácil. E cada melindre exige atenção para que não seja feita nenhum atitude auto sabotadora.

Comprar curtidas no Instagram

Algo muito recorrente entre as pessoas que desejam crescer suas páginas no Instagram é a busca por comprar curtidas.

E, apesar de ser uma possibilidade dentro das normas do Instagram, isso pode ter seus efeitos negativos e positivos.

Mas, antes de falar das consequências que isso pode trazer à uma conta do Instagram, é preciso dizer como fazer isso.

Só que vale lembrar que a melhor forma de conseguir curtidas no Instagram é por meio da publicação de conteúdos bem bolados.

Entretanto, aqueles que mesmo possuindo bons conteúdos não conseguem curtidas ou o respaldo que desejam, acabam por ter como alternativa comprar curtidas.

E para conseguir fazer isso existem várias agências especializadas em vender curtidas, inclusive de forma segmentada quanto ao público.

Mas, para conseguir encontrar uma boa agência que vende curtidas no Instagram, antes de mais nada é importante saber se a empresa é ética.

Isso porque muitas agências usam robôs que, no final das contas, podem acabar prejudicando o alcance da página de forma orgânica.

E, querendo ou não, ter apenas um monte de curtidas não é o resultado que se deseja ao divulgar o Instagram.

Afinal, o propósito final de ter uma grande página com altos níveis de engajamento é conseguir gerar uma renda ou ter reconhecimento por algo que se faz bem.

Portanto, ao procurar por agências ou profissionais que oferecem pacotes de curtidas para páginas do Instagram é preciso ir mais a fundo.

Se torna indispensável saber como fazem para conseguir essas curtidas e se isso não irá atrapalhar a página posteriormente ao fim da contratação do serviço.

O interessante é que se pesquise bem por esse tipo de serviço oferecido, dessa forma não há como sair prejudicado ao conseguir umas curtidas a mais.

Vale a pena comprar curtidas no Instagram?

Dentro do marketing para Instagram existem artifícios indispensáveis para se conseguir curtidas que refletem o esforço feito sobre uma publicação.

Seja na hora de produzir o conteúdo, estudar as métricas ou na hora de saber como impulsionar uma publicação: não há uma parte do processo que não seja importante.

Mas, mesmo seguindo todos esses ditos artifícios a serem levados em consideração para conseguir um bom respaldo em uma página do Instagram, de alguma forma não é possível obter os resultados desejados.

Portanto, para amenizar um pouco os efeitos dos resultados ruins em números de curtidas, muitas pessoas acabam optando por alternativas para atingi-los.

E uma delas é a compra de curtidas, como dito anteriormente no parágrafo anterior. E isso pode ser tanto positivo quanto negativo para uma página.

Para definir se isso vale a pena ou não, antes de mais nada é preciso que se observe onde está o erro para que o respaldo desejado não esteja sendo entregue à página.

Afinal, mesmo que o Instagram possua um algoritmo complicado de lidar, isso não significa que dá para depositar toda a culpa nele.

Muitos comportamentos na rede podem minar os resultados, e isso deve ser observado.

Outro aspecto a ser levado em consideração é a impossibilidade de conseguir observar as métricas de forma genuína, pois todas estarão influenciadas diretamente pela aquisição de curtidas.

E, por fim, para dizer se vale a pena é preciso ter consciência dos riscos que isso pode trazer à pagina, uma vez que não é sempre que comprar curtidas é algo seguro.

Portanto, respondendo a pergunta: talvez não seja a melhor das ideias comprar curtidas no Instagram.

Ao invés de comprar curtidas, uma boa sugestão é contatar uma agência com bons profissionais de Marketing para Instagram. Isso pode trazer bons resultados. E o melhor: são contínuos.

Marketing para Instagram: seguidores

Muitas pessoas estão nas redes sociais para se divertirem, ficarem atualizadas sobre o mundo, publicar as fotos para círculos de amigos e, claro, para fazer dinheiro.

E uma coisa é fato para aqueles que querem ganhar dinheiro com Instagram: uma boa forma de conseguir parceiros e patrocinadores é tendo muitos seguidores.

Mas, não basta apenas fazer isso. Na verdade é preciso conseguir engajar muito todo o público para que não haja problemas.

Isso porque ter muitos seguidores mas quase nenhuma entrega de conteúdo pode ser um sinal de má gestão da rede social.

Por isso, o primeiro passo antes de tentar buscar mais seguidores é planejar publicações e estudar o público.

Assim fica até mais fácil de conseguir engajar aqueles que já seguem a página e converter mais seguidores.

Mas, para conseguir mais seguidores, existem várias maneiras. Algumas á até mencionadas no texto anteriormente.

Um fato muito negativo é que muitas pessoas ainda apelam para maneiras mais fáceis de conseguir seguidores, o que acaba afetando para pior o alcance de uma página.

O primeiro erro que se pode cometer é usando aplicativos que conseguem seguidores. Além disso ser configurado como robô, pode ser extremamente vetado pelo algoritmo do Instagram.

E o pior: isso pode bloquear totalmente uma conta do Instagram de fazer publicações com legendas, deixar o alcance limitado e trazer várias desvantagens para a página.

Outro grande erro é entrar em esquema de “seguir de volta”, o qual o algoritmo do Instagram possui aversão.

Praticar esses dois tipos de técnicas para ganhar mais seguidores pode tornar uma página do Instagram como se não houvessem métricas. Engajamento “0”.

Agora, para falar como conseguir mais seguidores: abaixo estão algumas dicas.

Marketing para Instagram: Como conseguir seguidores

A primeira dica que se pode dar para conseguir mais seguidores talvez seja uma das melhores que se pode dar: divulgar o Instagram em outras redes.

A grande maioria das pessoas que possui o hábito de consumir conteúdo de uma rede social raramente não irá consumir conteúdo de outra.

Ou seja, a Internet toda pode ser um espaço para divulgar uma página do Instagram. Por exemplo: por meio do You Tube, o dono de um canal pode anunciar sua página no Instagram e conseguir mais seguidores.

O mesmo funciona para pessoas que possuem um Tik Tok e divulgam suas páginas do Instagram na rede.

A grande questão é conseguir criar uma comunidade que deseja ficar atenta aos conteúdos produzidos em todas as redes.

Criar a própria linguagem para conversar com o público e se prender aos detalhes da comunicação do público. Tudo isso pode ser um ponto importante para conseguir ter cada vez mais seguidores, também.

Outra dica: o que pode ser feito também é patrocinar sorteios de outras páginas do Instagram com a condição de que sigam a próprias página.

E, claro, manter sempre um bom conteúdo sendo postado todos os dias para garantir que os novos seguidores fiquem na página após o sorteio.

Vale lembrar também que por meio tráfego pago há como conseguir mais seguidores por meio do impulsionamento do conteúdo de uma página.

Além dessas maneiras, investir numa boa agência para cuidar da página do Instagram pode ser uma boa alternativa para quem possui um orçamento equilibrado e deseja investir.

A Visão Confiável, por exemplo possui um time de pessoas capazes de fazer uma conta no Instagram ganhar mais seguidores por meio de diversas técnicas e habilidades que o time da empresa pretende entregar.

Como fazer para ser verificado no Instagram

O sonho de muitos instagrammers é possuir um perfil verificado. Afinal, para aqueles que sabem do que se trata, sabem que não é qualquer pessoa que pode ter.

Mas, o que poucos sabem é que isso não é algo impossível para conseguir, mesmo que não se tenha tantos seguidores quanto os famosos da internet.

Antes de mais nada, é preciso explicar do que se trata o famoso selo azul do Instagram para as pessoas que desconhecem essa característica da rede.

Basicamente, o Instagram oferece um selo de autenticidade a contas oficiais de pessoas que são consideradas pessoas públicas.

Por exemplo, Neymar, Messi, Mark Zuckerberg, Beyoncé e outros mais possuem suas contas do Instagram com o selo de verificação para indicar que essa é sua conta oficial.

Isso pode ser explicado por uma variedade de motivos, mas uma das principais é para que se identifique contas verdadeiras de pessoas famosas, visto que existem muitas contas que se passam por essas pessoas.

Enfim, agora que já está informado, resta desvendar o que é preciso para ter um selo de verificação dentro dessa rede tão querida entre os internautas.

Basicamente, é preciso que se tenha um grande volume de seguidores, porque isso é um dos requisitos analisados pela equipe do Instagram para admitir ou não um selo.

Além disso, para conseguir ter a conta verificada é preciso alguns requisitos além possuir uma boa quantia de seguidores.

Por exemplo: é preciso ter uma conta autêntica, exclusiva, completa, e dizer respeito à pessoa pública em questão de forma irrestrita.

Mas, vale lembrar que solicitar é apenas uma das etapas de se conseguir uma conta verificada no Instagram.

Nem sempre é garantido que se terá uma conta verificada por pedir para que a conta seja analisada, isso porque além dos critérios , a equipe do Instagram precisa.

Como solicitar a verificação no Instagram

Solicitar a análise da conta no Instagram é um processo muito mais simples do que se imagina.

Mas, isso não significa, como foi dito anteriormente, que conseguir o símbolo e verificação vá ser tão fácil quanto solicitar a análise da conta.

Enfim, dando continuidade a explicação de como conseguir solicitar a verificação, o primeiro passo é ir até o perfil e selecionar a opção de configurações.

Depois disso, é necessário que se encontre dentro das configurações a opção “solicitar verificação”.

Ali serão requisitados alguns dados, como nome, nome de usuário e foto de documento de identificação.

Depois disso, é necessário que se espere pela notificação da equipe do Instagram constatando se foi possível ou não verificar a conta.

Mas, caso a notificação contenha uma resposta negativa, isso não significa que não se pode tentar outra vez.

Isso porque o Instagram possui uma política mais aberta para a verificações de contas hje do que já foi um dia.

Antigamente, somente pessoas muito famosas poderiam conseguir uma verificação. Mas hoje já é diferente, e todo tipo de figura pública pode conseguir.

Portanto, caso o pedido seja negado, isso pode ser tentado várias outras vezes desde que se tenha feito alguma mudança no perfil de forma que se enquadre mais ainda dentro dos requisitos do Instagram.

E vale frisar que uma vez que o selo for conseguido, não se pode vender a conta ou promover serviços na foto pessoal na biografia,

Isso pode fazer com que o símbolo de verificação seja perdido por ir contra as políticas do Instagram.

Uma conta verificada pode engajar mais que uma conta sem verificação.

Marketing digital para Instagram: conclusão

Como se pode perceber a parti da leitura do texto, o Instagram possui diversas maneiras de ser explorado pelo Marketing Digital.

O mais importante para aqueles que desejam ver resultados sem contratar uma empresa especializada na gestão de redes sociais ou outros serviços de Marketing Digital é que se dediquem.

Assim como todas as profissões, o responsável pelo Marketing Digital precisa conseguir ter um bagagem prática e teórica acumulada para conseguir trazer resultados consistentes.

Portanto, não devem existir dúvidas de que conseguir mais curtidas ou mais seguidores não depende somente da quantidade de publicações no feed ou o quanto se interage com os fãs.

Na verdade, isso é fruto de muita análise e prática com o Instagram, além da necessidade de se manter antenado em tudo que ocorre dentro da rede e no mundo.

A partir da seção sobre uso de hashtags nesse texto foi possível pontuar a importâncias das hashtags e como usá-las de forma inteligente.

É bem importante frisar aqui que as hashtags podem e devem ser usadas em todos os lugares, mas como sabedoria e moderação.

Nos stories, no feed, nos reels, em comentários ou até mesmo seguindo hashtags de interesse dá para obter resultados muito positivos nas métricas.

E, para aqueles que não tiveram paciências de ler o texto todo mas querem um resumo de um fato importante: não vale a pena comprar curtidas no Instagram.

Outro aspecto importante para frisar é que também não vale a pena participar de sistemas de pirâmide para conseguir seguidores ou mais likes.

Por fim, para um melhor desempenho nas redes sociais e conseguir obter bons resultados com a própria página do Instagram, contratar uma agência de Marketing Digital pode ser uma ótima escolha.

E a equipe da Visão Confiável oferece vários serviços dentro da área com qualidade e eficácia.

Deixe seu comentário