Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando sobre a riqueza dos melhores livros de marketing. Nesse sentido, entender as estratégias dessa tecnologia vai muito além da promoção de propagandas, como a maioria das pessoas pensam.

O marketing está muito presente no dia a dia das pessoas, sobretudo o marketing digital. Sendo assim, fica quase impossível que a rotina de uma pessoa comum não seja trilhada sem os constantes bombardeios das estratégias de marketing cotidianas.

Há um volume muito extenso de produtos, ideias, serviços e uma gama inimaginável de mercadorias, abstratas ou não, precisando gerar lucros.

Bem… basicamente acabamos de fornecer o principal objetivo dessa ferramenta complexa e cheia de tentáculos que você vai conhecer melhor nos livros de marketing:

O lucro!

Mas, o nosso objetivo aqui neste texto não é abordar especificamente o conceito de marketing. Ainda assim, entendemos que é importante que pelo menos o leitor saiba o básico para que prossiga na leitura dessa nossa proposta.

Neste texto você vai ver:

  • Melhores livros de marketing
  • Livros sobre marketing
  • Melhores livros sobre marketing digital
  • Livros para estudantes de marketing
  • Livros sobre marketing de influência
  • Quais os melhores livros sobre marketing?
Fonte: Canva

O que você precisa saber antes de ler livros de marketing?

Existe sempre um objetivo principal, quando você procura por livros de marketing. Desta maneira, entender exatamente aquilo que é o objetivo da sua busca, pode te auxiliar também na escolha do livro perfeito.

Sabemos que há grandes nomes de autores no mercado e outros que não tem tanta popularidade. Além do mais, há uma oferta cada vez maior de ebooks sendo disponibilizados gratuitamente por sites para atrair clientes (os chamados “Leads”).

Então, nesse emaranhado de informações, como definir estrategicamente, por onde começar a ler livros de marketing?

Isso tudo vai depender das suas necessidades e do momento em que se encontra no processo de aprendizado. Sendo assim, os livros de marketing podem ser uma ferramenta muito útil ou não, dependendo da fase de aprendizado que você se encontra.

É preciso fazer uma análise pessoal e tentar compreender, de fato, aquilo que você está precisando saber de imediato. Entretanto, há algumas dicas que você pode aprender aqui com a gente e que podem ser muito úteis para sua pesquisa.

Princípios básicos

Há dois princípios básicos para que você possa escolher os livros de marketing mais adequados para você no momento atual:

Primeiro, você deve pesquisar se o livro em questão está dentro da sua zona de conhecimento proximal. Desta forma, fazer isso vai te ajudar a escolher os livros de marketing que você é capaz de assimilar no seu momento atual e não se tornará muito confuso para você.

Segundo, você deve se ater às suas necessidades reais nesse momento e focar em um objetivo que esteja o mais próximo possível de ser alcançado. Por exemplo, se você está tendo dificuldades em entender o marketing de um modo geral, você pode escolher o livro X. Mas, se você quer saber um assunto específico dentro do marketing, você pode escolher o livro Y. Entendeu?

Agora que você já sabe como começar, vamos descobrir por onde começar?

Por onde começar a escolher livros de marketing?

O marketing tem algumas particularidades fundamentais que podem ser resumidas em quatro etapas, fases, elementos, chame do que quiser. O fato é que, esses quatro tópicos que estão descritos abaixo, definem de forma muito ampla tudo o que podemos abstrair da ideia de marketing, do funcionamento do marketing.

Veja bem…

  • Preço;
  • Distribuição:
  • Comunicação;
  • Produto.

Muitos livros de marketing vão propor estratégias diferentes, pois não existe uma fórmula exata dentro dessa tecnologia, apesar de algumas serem mais assertivas. Sendo assim, podemos compreender que aí reside mais um conceito:

“A ideia de marketing é adequar as necessidades com as soluções”.

Portanto, partindo dessa ideia é que podemos começar nossa jornada em busca dos livros de marketing, prefeitos. Logo, você vai pensar na sua necessidade atual e buscar, a partir daí, a solução mais adequada.

Agora, chega de introdução e vamos logo ao que nos propomos a fazer neste texto, que é mostrar os melhores livros de marketing para você!

Quais são os 5 primeiros melhores livros de marketing?

Tarefa complicada essa nossa de propor algo nesse sentido, mesmo porque o volume de opções é realmente muito grande. Além do mais, como foi dito anteriormente, os benefícios de uma boa leitura tem a ver com o seu momento atual, em particular. Bom, vamos lá! 

1. Marketing 4.0, de Philip Kotler

Dificilmente vai haver alguém para negar que esse livro seja o primeiro, dos melhores livros de marketing nos dias atuais. Logo, o mundo já sabe do potencial de Philip Kotler, que é quem faz a análise sobre Marketing 4.0.

Quem deseja se aprofundar nos conhecimentos de marketing pode comprar sem medo de errar, pois o livro, além de muito didático, possui uma clareza fantástica das informações. 

Além do mais, podemos dizer que esse é também um dos melhores livros do autor. Mas, de qualquer forma, não podemos descartar a importância de se conhecer os outros também.

Dentre os livros de marketing, esse em especial, aborda as transformações que o marketing sofreu ao longo dos anos. Nesse sentido, Philip Kotler consegue explorar no livro, o processo de transição do marketing tradicional para o marketing digital.

Repleto de elementos gráficos, como os diagramas, o livro revela as respostas para muitas perguntas que os profissionais de marketing e donos de empresas fazem frequentemente.

Um dos maiores trunfos da obra é quando ela apresenta soluções muito viáveis para um dos maiores desafios do marketing 4.0

“Se conectar com o cliente dessa nova geração, cada vez mais sem tempo, cada vez mais mais atarefado e ao mesmo tempo com cada vez mais informação”.

Então, a obra está na lista de melhores livros de marketing por destacar dois aspectos fundamentais para entender o momento atual:

  • O comportamento do consumidor;
  • Os modelos de negócios.

Comportamento do consumidor

Em relação ao comportamento do consumidor, o livro destaca o caminho percorrido. Sendo assim, apresenta de forma clara a importância de entender cada etapa desse caminho.

São eles:

Assimilação > Atração > Arguição > Ação > Apologia

Apenas por esse motivo, esse livro já poderia estar aqui nesta lista de melhores livros de marketing. Sendo assim, o autor explica de forma simples o que significa cada uma dessas etapas e apresenta a relação com a atualidade que elas representam.

Modelos de negócios

Em relação aos modelos de negócios, o livro também está entre os melhores livros de marketing por abordar outros elemento fundamentais:

São eles:

Inclusivo > Horizontal > Social

Desta forma, o autor explicita os pontos-chave para se obter sucesso no cenário digital. Logo, trazer os produtos que antes eram exclusivos e disponibilizá-los para as massas, aproximar os pequenos negócios dos clientes e explorar a rede de influências é o que você vai aprender neste livro.

Philip Kotler – Quem é esse autor, de um dos melhores livros de marketing?

Fonte: Facebook

Nascido na cidade de Chicago, em 1931, Philip Kotler tem um currículo de dar inveja a qualquer um. Sendo assim, a importante personalidade tem o título de PhD pela Universidade de Harvard, pós-doutorado em Ciências Comportamentais e pós-doutorado em Matemática.

Com um currículo desses, parece que não fica muito difícil compreender o comportamento humano e como lidar com ele do ponto de vista dos negócios. Logo, o autor se destaca de sobremaneira.

Philip Kotler é uma personalidade dentro do mundo do marketing, de modo que não é por acaso que seu livro esteja entre os melhores livros de marketing.

2- Obrigado pelo marketing, de Vitor Peçanha 

Se o seu foco é fermentar suas estratégias de marketing de conteúdo, esse é um dos melhores livros de marketing. Logo, com linguagem simples e clara, o autor expõe tudo aquilo que você precisa saber sobre essas estratégias.

Os principais elementos abordados no livro é a relação do empreendedor com as estruturas de comunicação:

Blogs > E-mails > Redes Sociais

Quem quer sobreviver nos dias atuais precisa saber lidar com essas estruturas e o Vitor Peçanha nos deixa isso claro em um dos melhores livros de marketing.

Obrigado pelo Marketing é a certeza de entendimento, de modo que qualquer pessoa será capaz de assimilar o conteúdo. Sendo assim, não restam dúvidas de que você precisa conhecer esse material urgentemente.

O livro físico novo é vendido pelo valor médio de R$25,00 pela internet e é muito fácil de se encontrar. 

Vitor Peçanha – Quem é esse autor, de um dos melhores livros de marketing?

Fonte: pecanha.me

Vitor Peçanha é um dos nomes em destaque no marketing aqui no Brasil. Seus primeiros trabalhos começaram no projeto Cria UFMG, em que na época, o autor ainda iniciava suas atividades nesse cenário.

Ele é um dos fundadores da Rock Content, uma empresa de influência mundial que atua em diversos setores dentro das comunicações. Nesse sentido, o seu nome se difundiu muito após o lançamento do livro Obrigado pelo marketing, esse que é um dos melhores livros de marketing da nossa lista.

3- Contágio: Porque as coisas pegam, de Jonah Berger

Conteúdos virais tornaram-se uma ferramenta estratégica capaz de gerar lucros exorbitantes no universo digital. Sendo assim, aqui reside a proposta desse, que é um dos melhores livros de marketing.

É possível analisar o compromisso do conteúdo da obra com essa questão polêmica que é a “moeda social”. Então, nesse sentido, o livro trabalha em cima da ideia de desmistificar o que acontece nas pessoas que as levam a considerar um conteúdo algo digno de ser compartilhado com tanta frequência.

Detalhadamente, podemos abstrair do material alguns tópicos fundamentais. Desta maneira, visualizando esses tópicos, você vai conseguir definir se esse livro é realmente aquilo que você está procurando.

São eles:

Mecânica de jogo > Propaganda de símbolos > Escassez > Exclusividade

Sendo assim, se você pensou, analisou e chegou a conclusão de que esse livro será útil para seu momento atual, então compre.

O livro novo é vendido em média por R$30,00 na internet.

Jonah Berger – Quem é esse autor, de um dos melhores livros de marketing?

Fonte: wikipedia.org

Professor na Pensilvânia, nos Estados Unidos, Jonah Berger é um fenômeno no que diz respeito ao marketing. Logo, não é à toa que seu livro está entre os melhores livros de marketing.

O autor chegou a publicar mais de 50 artigos em revistas importantes pelo mundo e suas descobertas e estratégias são citadas na mídia com frequência.

Outros livros do autor são: O catalisador e Influência Invisível.

4- Reimagine, de Tom Peters

Nessa excelente abordagem de futuro, o autor deixa claro o motivo pelo qual esse livro é um dos melhores livros de marketing. Logo, sem tirar os pés do chão, o autor revela e explora conceitos futuristas em relação ao ideal de marketing.

Tom Peters possui todas as características de um profissional visionário e vislumbra tendências de futuro que possam se tornar grandes devaneios.

Conceitos como hiperconectado e disponível para compra, refletem a realidade atual dos clientes e Peters enxerga grande potencial nessa demanda. Sendo assim, observa-se que as novas gerações de empresas têm obrigações específicas com relação a essas novas demandas.

Um dos melhores livros de marketing que você deve ter na sua coleção e com certeza vai agregar muito conhecimento para sua vida.

O livro é vendido em média por R$48,00.

Tom Peters – Quem é esse autor, de um dos melhores livros de marketing?

Fonte: financenews.com.br

Nasceu em 1942, em Baltimore, nos Estados Unidos. Logo, autor de um dos melhores livros de marketing, Tom Peters é, além de escritor, economista, engenheiro civil e tem PhD em Gestão.

Sua vida profissional é vasta e cheia de atuações importantes, como foi o caso do momento em que atuou na Casa Branca, durante o governo de Nixon. Além do mais, umas das maiores marcas do profissional era diagnosticar em 15 minutos se os colaboradores de uma empresa estavam satisfeitos.

5- Marketing de conteúdo: A moeda do século XXI, de Rafael Rez

Vá direto ao ponto com esse livro que está na lista dos cinco melhores livros de marketing. Logo, desta maneira você vai entender como o marketing de conteúdo exerce um papel fundamental na conversão.

Rafael Rez não faz rodeios e vai direto ao objetivo principal que é deixar claro que o marketing de conteúdo é a melhor maneira de fomentar os outros setores do marketing.

No livro você vai ter contato com três princípios fundamentais para compreender de forma mais objetiva aquilo que estamos falando aqui.

São eles:

Consistência > Continuidade > Convencimento 

O livro destaca o elo que existe entre as newsletters, os blogs, os cursos online, os e-books e toda forma de marketing de conteúdo e as estatísticas resultantes dessas ações.

Todos esses elementos são ferramentas capazes de promover resultados extraordinários. Logo, esses resultados representam dados importantíssimos que poderão ser usados como fonte de novas estratégias para as empresas.

Fica muito fácil perceber o motivo deste ser um dos melhores livros de marketing, que você precisa ler.

O valor médio do livro físico é de R$45,00.

Rafael Rez – Quem é esse autor, de um dos melhores livros de marketing?

Fonte: YouTube

Com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, o autor representa hoje um dos grandes nomes do cenário do Marketing Nacional.

Desde 2002, quando fundou seu primeiro negócio, Rafael tem se dedicado muito ao Marketing, de modo que em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Outros melhores livros de marketing que você precisa ler 

A gente sabe que a lista é enorme dos melhores livros de marketing. Portanto, a partir de agora vamos citar de maneira breve outros títulos também fundamentais para incrementar seus conhecimentos de marketing.

Conhecimento nunca é demais, então vejamos a seguir outros livros sensacionais que vão te auxiliar na sua jornada por esse universo vasto que é Marketing.

Vamos lá!

6- Os dez pecados mortais do Marketing, de Philip Kotler

Na maioria dos livros que a gente conhece, sendo eles de auto ajuda ou livros técnicos, os autores normalmente nos enchem de recomendações. Entretanto, com proposta diferente, Philip Kotler agora vem nos dizer aquilo que NÃO devemos fazer.

Bem sabemos que no ambiente dos negócios, os erros podem levar à falência de uma empresa em pouco tempo. Sendo assim, o autor revela dicas estratégicas para evitar cometer esses erros e ainda seleciona os principais deles para que o leitor fique de olho.

Entender como esse livro pode ser útil é compreender a necessidade de assertividade dentro das ações de um negócio bem consolidado.

O valor médio do livro físico é R$20,00.

7- Palavras que funcionam, de Frank Luntz  

Se você quer entender marketing sem entender os processos que envolvem a linguagem, com certeza você está indo na direção errada. Logo, nesse que é um dos melhores livros de marketing, o leitor entra em contato com o poder das palavras e da linguagem de um modo geral.

A percepção de que as emoções são fortemente uma ferramenta muito poderosa dentro do marketing, vai levar você a um outro nível de relacionamento com a linguagem. Sendo assim, é crucial saber o motivo deste livro ser um dos melhores livros de marketing.

Esse motivo vai se tornar tão claro para o leitor que seria impossível não mudar completamente a percepção sobre o comportamento humano e sua relação com a comunicação.

Vale a pena ler e mais ainda, vale a pena ter na sua coleção.

8- A vaca roxa, de Seth Godin

Esse, que é um dos melhores livros de marketing, faz uma analogia perfeita para indicar a importância de se destacar no meio da multidão. Afinal, a internet não é isso?

Nesse sentido, não é preciso ser muito inteligente para perceber que uma vaca roxa seria destaque no meio de tantas outras, não é mesmo?

Então, é exatamente isso que Godin aborda em sua obra.

Ele deixa claro a necessidade do mercado que é desenvolver cada vez mais, produtos extraordinários.

O livro físico não foi encontrado para ser vendido como novo, mas o usado fica em média R$20,00.

9- Nunca almoce sozinho, de Keith Ferrazzi

O título por si só já diz quase tudo, não é mesmo? Então, em uma lista de melhores livros de marketing, não poderíamos deixar de falar de: Networking.

Em destaque no universo do marketing, esse livro representa o pioneirismo desse termo e ressalta a importância dele nos dias atuais. Sendo assim, ele aborda a questão dos valores que são fundamentais para fomentar uma boa rede de contatos.

Não apenas do ponto de vista do volume de elos, mas também da intensidade com que essas relações se manifestam.

Desta maneira é que esse livro se torna um dos melhores livros de marketing que você não pode ficar sem conhecer. Além do mais, reforça a ideia de que precisamos crescer como pessoas para conquistar relacionamentos mais consolidados.

Vantagens como perder o medo e superar atitudes negativas como a timidez, são muito exploradas na obra.

O livro físico é vendido por R$177,49 nos maiores sites de vendas do mundo, mas você pode adquirir a versão em Kindle que custa R$65,00.

10- As armas da persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar? De Robert Cialdini

Influenciar pessoas é aquilo que o Marketing se propõe a fazer o tempo inteiro. Sendo assim, por esse motivo esse livro é um dos melhores livros de marketing que a gente tem por aqui.

Escrita por um psicólogo de formação, a obra não poderia ser mais ousada quando aponta inovações no sentido da sintonia entre cliente e vendedor. Logo, desestrutura a imagem de um vendedor tradicional e a coloca em um patamar de segundo plano, apostando em uma estratégia mais informal para garantir o sucesso das transações.

Robert Cialdini, aponta aquilo que ele apresenta como sendo as principais ferramentas da persuasão.

São elas:

Reciprocidade > Compromisso e Coerência > Escassez > Autoridade > Afeição > Aprovação Social

O autor vai fundo no que diz respeito à manipulação dos sentimentos e expõe estratégias ousadas de garantir sucesso entendendo como se comporta o ser humano.

Um livro forte, realmente impactante e curioso que merece muito estar entre os melhores livros de marketing.

O livro físico novo é vendido por R$37,90.

11- Marketing digital na prática, de Paulo Faustino

Esse é um dos melhores livros de marketing para quem quer entrar de cabeça no marketing digital nos dias atuais. Logo, o autor apresenta várias estratégias que são muito úteis para que o leitor evite cometer os erros mais comuns dentro do ambiente virtual.

Lidar com o mercado digital tem sido um desafio muito grande e é nesse sentido que o livro apresenta suas maiores qualidades.

O livro incentiva o leitor a buscar seu espaço no ambiente virtual e estimula a capacitação em relação ao marketing digital. Além do mais, cativa o olhar crítico do leitor para as novas descobertas e tecnologias dentro desse cenário.

Sem dúvida alguma, esse é um dos melhores livros de marketing e se você faz uso de qualquer estratégia similar, a obra será muito útil.

O livro novo é vendido pelo preço médio de R$57,00.

12- Posicionamento, de Al Ries e Jack Trout

De que adianta ser o melhor se ninguém te vê? Então, é desta maneira que esse livro entra na lista dos melhores livros de marketing.

Estamos falando de deixar seu conteúdo em primeiro lugar nas pesquisas do Google, por exemplo. Logo, entender a importância dessa estratégia é no mínimo muito fácil, afinal, o que é difícil mesmo é colocar em prática.

O posicionamento de uma marca vai muito além de uma coisa ou outra. Sendo assim, requer muitas ações capazes de colocar a sua marca na mente das pessoas.

Aliás, não apenas colocar sua marca na mente das pessoas, mas inclusive colocá-las como primeira da lista.

Quando você pensa em uma marca de refrigerantes, você pensa o quê?

Claro que você pensou na Coca-Cola, porque é a marca que mais desenvolve estratégias eficazes de marketing do mercado.

É assim que o livro explora esses conceitos e você deve ler pois é um dos melhores livros de marketing até o momento atual.

O livro físico novo, em média, é vendido por R$65,00.

13- Spin Selling, de Neil Rackham

Após um longo trabalho de audição, onde o autor relaciona, sintetiza e analisa uma média de 35 mil vendas feitas pelo telefone é que surge um dos melhores livros de marketing do mundo. Sendo assim, sem dúvida alguma, extremamente capacitado para abordar o assunto, Neil Rackham simplifica as abordagens de vendas.

O livro destaca a importância de alguns elementos novos e refuta a eficácia de métodos anteriormente utilizados. Logo, apresenta, por exemplo, que focar em “exaltar o produto” e “menosprezar a concorrência” se torna uma estratégia furada para o seu negócio.

A metodologia de Neil Rackham pode ser traduzida da seguinte forma:

Situação > Problema > Implicação > Suprimento

Assim, um dos maiores elementos que tornam essa obra um dos melhores livros de marketing do mundo, é o foco na solução de problemas.

O livro revela como o foco nas soluções é capaz de definir entre o fechamento ou não de um negócio. Sendo assim, o livro vai te levar a refletir sobre as atitudes dentro da sua empresa, seus materiais de publicidade e tudo que envolve o marketing da sua empresa.

Fica a dúvida: “Será que estou agindo corretamente com meus clientes?”

Em todo o caso, o livro está aí para ser lido e consideramos um dos melhores livros de marketing para você melhorar sua performance.

O livro físico novo é vendido pelo preço médio de R$60,00.

14- Web Analytics 2.0, de Avinash Kaushik

De que adianta ter um volume gigantesco de leads circulando pelas nossa plataformas, se somos incapazes de reconhecer os seus desejos? É exatamente esse questionamento que aponta um dos melhores livros de marketing que você vai ler.

A capacidade de transformar dados em ingredientes para fomentar estratégias é um conceito que vigora com todas as forças nos dias atuais. Sendo assim, o livro de Avinash Kaushik nos convoca a pensar essa estratégia fundamental no mundo dos negócios.

Analisar dados é ter compromisso com o futuro, afinal, coletar os dados e não procurar entendê-los, não faz sentido algum. Logo, cada dia mais essas informações se tornam mais valiosas e as empresas investem cada vez mais no entendimento dessas informações.

Com análise completa, é possível entender as características dos seus clientes, como eles pensam, como eles se comportam na web e o que eles pensam sobre sua empresa.

Desta maneira, pensar a Web Analytics é um passo para o futuro da sua empresa e sem ela, com certeza estará faltando alguma coisa. Sendo assim, fica aqui uma excelente dica de leitura.

Basicamente, são esses os reais motivos desse livro estar na lista dos melhores livros de marketing, afinal, ele traz uma proposta que não pode ficar esquecida.

O livro físico novo, em média é vendido por R$177,00 e o Kindle por R$133,00.

[versão em inglês]

15- Nocaute: Como contar sua história no disputado ringue das redes sociais, de Gary Vaynerchuk

Não precisa ser muito esperto para perceber: Existe uma luta acontecendo dentro deste livro. Sendo assim, talvez a luta desse século, capaz de inserir a obra de Gary Vaynerchuk entre um dos melhores livros de marketing já escritos.

Inicialmente provocativo, o livro destaca aspectos fundamentais no que diz respeito ao relacionamento entre empresas e clientes. Logo, a metáfora usada no livro, que faz alusão a uma luta de boxe, talvez seja capaz de sintetizar da melhor forma o que acontece nos dias atuais.

De um lado, um combatente que possui os produtos e quer vender. Do outro lado, um combatente que possui o capital e quer comprar. Nesse caso, quem vai sair ganhando nessa briga?

O questionamento por si só já é capaz de nos transportar através de um oceano de possibilidades de reflexão e por isso esse é um dos melhores livros de marketing.

Instigante, ele mostra um resultado final um pouco diferente do que a maioria pode imaginar: Talvez sua empresa precise treinar mais, ou melhor.

Deixe seu comentário