As métricas de marketing são elementos que proporcionam uma melhor capacidade de análise sobre os resultados obtidos em uma campanha. Nesse sentido, esses elementos indicadores são as peças fundamentais para que as empresas e os autônomos que desejam compreender melhor os resultados, tenham mais solidez na hora das tomadas de decisão.

No cenário digital, as métricas de marketing são fundamentais para uma melhor assertividade em uma campanha. Sendo assim, não apenas para saber os resultados finais, mas também para acompanhar o progresso das ações e compreender melhor elas podem ser ajustadas a cada momento e lugar.

O histórico de curtidas em uma página do Facebook, por exemplo, é uma métricas de marketing que pode ser usada para análise de resultados. Nesse sentido, vale ressaltar que esse tipo de dado, por si só, não diz muita coisa sobre uma campanha, de modo que existem outras medidas a serem tomadas ao se analisar esse tipo de métricas de marketing.

Fonte: Canva

Neste artigo, você vai ver:

  • Métricas de marketing digital pdf
  • Quais são as métricas de marketing?
  • Métricas de marketing digital
  • Quais são as métricas de marketing digital?
  • Métricas de marketing livro
  • Quais são os tipos de métricas?
  • Quais são as principais métricas de comunicação estratégica em marketing?
  • Métricas financeiras em marketing
  • Indicadores de marketing
  • Tipos de métricas
  • Métricas e indicadores
  • Métricas de negócio

Ainda sobre este artigo

O criador da campanha, seja o autônomo, seja a empresa, precisa ter cuidado para não cair no limbo das “métricas de vaidade”. Logo, posteriormente vamos nos aprofundar melhor nesse assunto e explicar o que é uma métrica de vaidade e por que ela pode causar sérios danos a uma campanha, sobretudo em caso de alterações enquanto ela estiver no ar.

Quando, por exemplo, alguém analisa o número de visitantes de um site, essa pessoa está analisando as métricas de marketing. Todavia, como foi dito anteriormente, há fatores de maior aprofundamento nesse sentido, que possibilitam compreender melhor o que significam cada um desses resultados.

Aqui neste artigo você vai aprender sobre quais são as métricas que você deve acompanhar diariamente, para alcançar bons resultados. Sendo assim, nos acompanhe até o final deste artigo para conhecer mais sobre, métricas de marketing, métricas de vaidade e outros detalhes fundamentais.

O que é CRM nas métricas de marketing?

Customer Relationship Management é o significado da sigla CRM, o conjunto de elementos como ações, estratégias de negociações e tecnologias direcionadas ao relacionamento com os clientes. Sendo assim, qual é a importância do CRM nesse contexto?

É no CRM onde residem as métricas de marketing mais valiosas, que são as informações dos clientes. Entretanto, não estamos falando somente dos dados de contato básico, mas sim de um complexo aprofundado de dados comportamentais e de preferência desses clientes, como as preferências de compra.

Vantagens de uma plataforma CRM:

  • Realiza o rastreio e executa um gerenciamento eficaz dos dados dos clientes;
  • Faz a conexão entre os membros da equipe em dispositivos diferentes;
  • Captura eficaz de leads;
  • Modelo de simplificação de tarefas repetitivas, o que melhora o acompanhamento dos leads;
  • O CRM possibilita o usuário de ter acesso a insights e recomendações imediatas;
  • E finalmente, ele é flexível, de modo que se alinha ao crescimento empresarial.

Quais são as métricas de marketing?

Afinal, quais são as métricas de marketing que uma empresa ou um autônomo deve analisar nas campanhas de marketing de um negócio?

Bem, quando se fala em métricas de marketing, o que muita gente pensa inicialmente é que esse trabalho consiste apenas em contar seguidores, curtidas, compartilhamentos e etc. Entretanto, é preciso deixar claro que não é bem assim que as coisas funcionam e que o que mais importa na verdade, são os retornos trazidos por essas ações.

Basicamente, é isso que um profissional vai analisar, quando for realizar os procedimentos necessários para fomentar melhorias nas campanhas. Nesse sentido, os retornos trazidos pelas campanhas, são analisados através das métricas de marketing, ou das métricas de marketing.

De um modo geral, em se tratando de métricas de marketing, são várias que podem servir de suporte para entender os resultados das estratégias. Logo, da mesma maneira, a métricas de marketing também é capaz de fornecer subsídios para que o responsável pela campanha desenvolva melhorias.

Um bom gestor vai perceber a métricas de marketing, chamada de métrica de vaidade e saber lidar com esses dados de uma maneira mais lúcida. Sendo assim, o profissional vai concentrar-se no equilíbrio das ações, de modo que, não vai descartar e nem confiar totalmente em todas informações coletadas.

Na sequência, vamos abordar qual é a métricas de marketing mais importante e quais são as métricas de marketing que podemos considerar fundamentais. Nesse sentido, para entender de forma mais detalhada, é possível acompanhar outros artigos sobre estratégia, como por exemplo o Yoast SEO e complementar ainda mais o potencial das suas campanhas como um analista de SEO.

Fonte: Canva

Quais são as métricas de marketing digital?

Então, chegamos no quesito métricas de marketing digital, afinal, é esse o primeiro passo para iniciar uma longa jornada rumo aos objetivos principais de um negócio: aperfeiçoar as estratégias, aumentar o faturamento e alcançar lucros incríveis.

Uma análise de métricas de marketing comparativa bem elaborada é capaz de fornecer valiosas informações para quem se propõe a analisá-la corretamente. Nesse sentido é que destacamos a importância de profissionais gabaritados nesse setor do marketing, pois se esse tipo de ação for realizada por algum amador, as estratégias não serão bem sucedidas.

Desta maneira, pensar em métricas de marketing é pensar também em como economizar dinheiro. É importante ressaltar, que a economia vai vir da assertividade na hora de promover ajustes nas campanhas em questão.

Com uma estratégia capaz de fornecer dados precisos, o autônomo ou o empresário deixa de investir em ações que não geram resultados eficazes. Sendo assim, a maior função de uma métricas de marketing é auxiliar o empresário, auxiliar o autônomo nas tomadas de decisão em relação às campanhas pretendidas.

Entretanto, elas só vão cumprir os seus reais objetivos, caso todas as medidas corretas sejam implantadas. Logo, é muito importante que se leve em consideração, que fazer por conta própria pode causar sérios danos no bolso do investidor.

Métricas de vaidade na prática

Além disso, são muitos os casos de empresários e autônomos que se veem reféns das métricas de vaidade. Desta maneira, a métrica de vaidade figura na lista dos maiores inimigos do bolso da maioria das pessoas que insistem em promover campanhas sem um planejamento de marketing adequado. Ou melhor… sem contratar uma agência de marketing digital.

Bom, não precisamos ir muito longe para compreender como esse tipo de situação acontece. Considere que, de algum modo, uma pessoa qualquer decida promover uma campanha no Instagram, na intenção de divulgar um produto ou serviço.

Desta maneira, uma das primeiras atitudes é criar uma campanha junto aos aplicativos competentes e dar início na jornada. Sendo assim, a pessoa elabora imagens interessantes, pensa em como vai responder a multidão de interessados e determina um valor limite que quer investir na divulgação da sua campanha.

Em pouco tempo, depois de tudo bem organizado e bem feito a campanha vai ao ar e é onde reside o maior ponto de felicidade da maioria.

Ver uma campanha sendo um sucesso nas redes sociais não tem preço e é impossível não ficar feliz ao ver as pessoas comentando, compartilhando e tudo mais. Entretanto, o que mais acontece com muita gente é que a campanha acaba, a pessoa confere seus custos com divulgação e no final percebe que teve um prejuízo monstruoso.

Na prática funciona assim:

Bem, muitos pensam assim: “o que será que aconteceu, pois eu acompanhei as métricas e o engajamento foi enorme, onde foi que eu errei?”

E na sequência, outra grande parte pensa assim: “acho que tenho que fazer mais vezes. Vou testar de novo com outra publicação ou outro produto”…

Sabe de uma coisa? Esse tipo de situação é muito comum, por isso que a maioria das pessoas procuram a agência de marketing.

Basicamente, se for analisar de forma bem simples, é possível ver que na situação acima o empreendedor tem um certo potencial. Sendo assim, o que falta são alguns ajustes para concentrar as estratégias nos pontos de maior aceitabilidade da campanha. A meta é encontrar o cliente certo e ir filtrando a cada campanha ou etapa de campanha realizada.

Métrica de vaidade x Análise comparativa

É nesse ponto onde residem dois fatores que já destacamos a importância anteriormente:

As “métricas de vaidade” e a “análise comparativa feita por um profissional”.

As métricas de vaidade são as responsáveis pelo erro da pessoa do nosso exemplo acima. Logo, ao acreditar que a campanha foi um sucesso por causa do engajamento, ele acabou não prestando atenção no foco principal, que é a conversão em faturamento.

Nesse sentido, é muito comum perceber esse tipo de atitude em campanhas sem um planejamento verdadeiramente estratégico. Logo, não que a métricas de marketing não esteja ali, para ser analisada, a questão é realmente uma campanha baseada nos “achismos”, em quase todos os casos, não reflete os resultados esperados.

Esses “achismos” seguem em paralelo com as métricas de vaidade, pois elas são uma aparência enganosa quando não se compreende seus significados de forma mais aprofundada.

Assim, uma análise comparativa é o que vai separar a métricas de marketing de “aparência”, (a métrica de vaidade) e a métrica sólida, em compromisso com o foco principal. Logo, vale ressaltar que são necessários muitos planejamentos que, normalmente, as empresas não têm interesse de fazer, pelo tempo e pela especialização que demandam a execução dessas estratégias.

Quais são os tipos de métricas?

Estamos falando de “métricas de marketing” e nosso foco é abordar, sobretudo, as nossas experiências práticas com relação a essa área de estudo do marketing digital. Entretanto, antes de falar quais são os tipos de métricas, vamos analisar primeiramente, um outro fator importante quando se trata desse assunto: a função das métricas de marketing.

Nesse sentido, comenta-se muito sobre os benefícios estratégicos das métricas de marketing e como ela, ou elas, podem nos auxiliar em promover melhorias que vão refletir lá na frente, diretamente no faturamento.

Bem, mesmo sabendo-se que as pessoas comentam sobre estratégias que podem se consolidar em avanços para uma campanha, ainda assim nos cabe fazer uma pergunta:

Qual é a verdadeira função das métricas de marketing? Aliás, das métricas de marketing?

A primeira função de uma métricas de marketing é mostrar para o analista, onde estão os erros e os acertos de uma campanha. Sendo assim, esse é o primeiro filtro no qual se estabelecem os primeiros parâmetros para pensar na próxima tomada de ação.

Em segundo lugar, uma métricas de marketing bem analisadas fornece subsídios para que as ações se tornem mais assertivas. Sendo assim, auxilia na tomada de decisões e, inclusive, no fato de tornar o investimento equilibrado, de acordo com as reais necessidades do investidor. Basicamente, em outras palavras: evita jogar dinheiro “no ralo”.

Além disso, a métrica analisada corretamente diminui os graus de incertezas e garante maior segurança para projeções futuras. Logo, os “achismos” anteriormente adotados por uma grande maioria, agora, com uma agência especializada se tornam inviáveis, já que uma agência de marketing digital vai fomentar maior certeza em relação à análise dos dados coletados.

ROI – métricas de marketing

Mais um detalhe que é de EXTREMA importância é o chamado ROI, mas calma, não tem nenhum ratinho roendo suas finanças não. Basicamente, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) é a camada mais importante de análise dos dados de uma campanha.

Isso porque o ROI é quem vai dizer se você está tendo retorno com o seu investimento, compreende?

Bem, ninguém investe dinheiro para ter prejuízo, nem por brincadeira. As empresas investem em alguma coisa com a esperança de poder lucrar com aquele investimento, não é mesmo?

É nesse sentido que a ROI se torna uma grande aliada do investidor, quando uma agência de marketing atua de maneira precisa sobre esse elemento. Sendo assim, em métricas de marketing, a ROI talvez seja o elemento mais importante para se consolidar uma campanha de sucesso.

Por último, e obviamente não poderia faltar, a mensuração de performance de campanha e o envolvimento com o público. Entretanto, esses elementos são ligeiramente confundidos com as métricas de vaidade que citamos anteriormente, mas nesse caso, com acompanhamento técnico de especialista, se torna um grande aliado.

Fonte: Canva

Quais são as principais métricas de comunicação estratégica em marketing?

A importância das métricas de marketing e do seu estudo constante em campanhas reflete no sucesso de uns e no fracasso de outros. Nesse sentido, vale ressaltar que sem uma empresa capacitada para auxiliar nesse tipo de demanda, dificilmente uma campanha vai conseguir concorrer com outras concorrentes.

Isso acontece, pois no mercado digital, apesar do grande número de oportunidades, a concorrência é gigantesca. Logo, é preciso se destacar de várias maneiras e a principal delas envolve estratégias de marketing digital e a métricas de marketing.

Sendo assim, vamos falar sobre as métricas de marketing social e posteriormente falaremos das métricas de marketing econômica. Nesse sentido, mesmo que o empreendedor compreenda a necessidade em se contratar uma agência especializada, ainda assim é importante conhecer do que se trata cada aspecto que envolve a estrutura das métricas de marketing.

Isso vai auxiliar no momento das tomadas de decisão e também no diálogo com a equipe da agência de marketing digital da preferência do empreendedor. Desta maneira, uma breve noção do que se tratam esses aspectos, já ajuda e muito no momento de decidir sobre o que fazer e sobre o que não fazer

Métricas sociais – métricas de marketing

Já está implícito no nome, de modo que, quando a gente lê métricas de marketing e métrica social juntos, sabe-se que estamos falando de redes sociais. Entretanto, pode ser que exista lá uma das raras exceções, mais em via de regra, o que se quer dizer é basicamente isso mesmo.

Nesse caso, as observações das métricas nesses ambientes nos levam a capturar muitos dados valiosos. Sendo assim, é por esse motivo que devemos refletir sobre a importância das métricas de marketing aqui também.

Vamos lá!

O alcance é a métricas de marketing que vai nos ajudar a entender os limites da campanha, ou seja, até onde ela chega. De um modo geral essa métrica é visível nas redes sociais, como Facebook, Linkedin e Instagram e com elas ficamos sabendo quantas pessoas estão recebendo os conteúdos divulgados.

Já o engajamento, refere-se à métricas de marketing que reflete a interação dos seguidores (e do público em geral), com o conteúdo. Sendo assim, o engajamento é mesmo uma ferramenta determinante para muitos aspectos decisivos das próximas campanhas, mas ainda assim, sabe-se que ele sempre será menor do que o número de visualizações.

Seguidores: outra métricas de marketing que deve ser considerada é o número de seguidores. Entretanto, apoie-se na ideia de que nem todos os seguidores vão visualizar e ter acesso às campanhas, mas mesmo assim, todos tem uma grande possibilidade de serem trabalhados e alcançados com estratégias agressivas e aprofundadas dentro do marketing digital.

É mais uma vez o papel de uma agência especializada, pois procedimentos muito agressivos podem causar danos na integridade do perfil. Sendo assim, todo trabalho deve ser feito amparado por análise de gráficos e números, a fim de realizar os procedimentos corretos sem causar problemas para o perfil.

Complemento – métricas de marketing

Percebe-se uma interligação entre as métricas, de modo que, cada uma delas possui sua particularidade que vai auxiliar no alcance dos objetivos. Sendo assim, não é possível, por exemplo, aumentar o engajamento se o alcance permanece o mesmo, então é preciso ter uma sintonia de crescimento entre todas as métricas sociais citadas anteriormente.

Seguindo em frente, após o acompanhamento de todas as métricas, ao final da campanha será possível ter acesso a um relatório geral. Logo, é nesse relatório onde concentram-se os pontos onde deve-se aperfeiçoar as estratégias e é por isso que um profissional capacitado deverá analisar e tirar conclusões sobre a melhoria em próximas ações.

Métrica de negócio

Se você está coletando métricas de negócio, isso é um excelente sinal de que você já está navegando pelo universo das vendas online. Sendo assim, em se tratando de métricas de marketing, basicamente essa é a melhor forma de se coletar, pois define de maneira concreta que os objetivos de toda a campanha estão sendo alcançados de alguma maneira.

Então, se você alcançou essa etapa, tenha consciência de que o mais difícil é se manter nesse lugar de consolidação de vendas. Nesse sentido, vale perceber que a empresa, o autônomo, não quer vender apenas uma vez para o cliente, afinal, a gente sabe que o ideal é manter a clientela dentro do funil, como um lead aquecido.

Para isso é que nós precisamos considerar, além das métricas sociais, as métricas de negócio, pois são elas que vão nos fornecer dados sobre as vendas. Sendo assim, esses dados estatísticos são o mapa das estratégias futuras.

Mas então, quais são as métricas de negócio? – métricas de marketing

Da mesma maneira que as métricas sociais mostram a interação com o conteúdo, as métricas de negócio mostram interações de compra. Logo, um conjunto de fatores observáveis se reúnem nos gráficos para análises de métricas de negócios.

Pedidos de orçamento – métricas de marketing

Os pedidos de orçamento definem muito bem o começo da análise desse tipo de métricas de marketing. É por isso que, quando essas métricas são analisadas, podemos perceber por exemplo os clientes que deixaram de comprar itens de um determinado valor.

Nesse caso, se as métricas de marketing em questão apontarem para tal informação, haverá um comunicado para mudar a ação. Logo, poderia ser uma promoção daqueles itens de determinado valor citados anteriormente, ou uma proposta de compra integrada.

A questão maior é saber onde se concentram os erros e acertos, vai gerar de forma automática, uma segurança maior para tomada de ações. Nesse sentido, é exatamente nesse ponto onde reside o maior índice de satisfação para quem contrata uma agência de marketing.

Recorrência de compra – métricas de marketing

A recorrência de compra é outra métrica de marketing que apresenta muitas possibilidades de análise bem sucedidas. Isso porque, cada vez que há ou não uma recorrência de compra, é possível comparar com cada estratégia utilizada para ajustar aquilo que for uma prioridade na campanha.

Sendo assim, as campanhas que geram resultados verdadeiramente bons, são aquelas que apresentam maior recorrência de compra. Basicamente esse é um dos objetivos principais quando se trata desse tipo de análise.

Ticket médio – métricas de marketing

Quem um dia já trabalhou em algum fast-food ou outra empresa com esse mesmo padrão americano de comércio, vai lembrar de uma métricas de marketing constantemente utilizadas nesses ambientes: o ticket médio.

O ticket médio é a quantidade de itens por compra e sinaliza nas lojas a capacidade de persuasão de um atendente. Sendo assim, polêmicas à parte, o funcionário é induzido a tentar vender o maior número possível de itens para cada cliente, mesmo que esse não precise do produto.

Bom, a estratégia é muito eficaz para quem é dono do negócio, afinal o objetivo de tudo, no final das contas é lucrar. Sendo assim, analisar essas métricas de marketing, o ticket médio, é também ter acesso a uma cadeia muito longa de boas informações, que vão ajudar cada vez mais a promover melhorias, seja para o lucro, seja para as pessoas.

Valor total de vendas – métricas de marketing 

Quem tem um negócio precisa saber quanto a coisa está rendendo, não é mesmo? Nesse sentido, analisar o valor total de vendas é crucial para todos os outros aspectos da empresa, inclusive se está dando lucro ou prejuízo.

Quantidade de vendas – métricas de marketing

O tráfego está bom, as campanhas estão bombando, mas… as vendas estão baixas. Logo, a primeira coisa que um empreendedor pensa é que existe algo errado acontecendo.

É por isso que contratar uma agência de marketing digital é muito bom para uma empresa. Nesse sentido, com todos os relatórios detalhados e a análise correta dos resultados, o gestor não precisa ficar procurando “onde está o Wally” ou melhor… o erro. Para isso, basta pegar as planilhas e relatórios fornecidos pela agência.

Renovações de contrato – métricas de marketing

Alterações no padrão de funcionamento de uma empresa, nos planos ou até mesmo no layout de um site podem atrapalhar e muito na renovação de contratos. É bem por esse motivo, a importância de analisar de forma interligada, todas as métricas possíveis e descobrir a relação existente entre elas.

Será uma grande coincidência ou é um fato concreto?

Em casos de dúvidas, há sempre estratégias de marketing digital para averiguar e separar o joio do trigo. Sendo assim, nesse caso específico citado logo acima, uma estratégia muito eficaz é perguntar ao cliente o que aconteceu, perguntar a opinião dele antes fazer mudanças, tudo isso são fontes agregadores de bons resultados, que somente com o apoio de uma agência de marketing digital, será possível consolidar de maneira realmente eficaz.

Fonte: Canva

Métricas de marketing sem precisar baixar PDF

Muitos sites oferecem conteúdos extensos em e-book para baixar em PDF, com o conteúdo que nós vamos expor aqui de forma rápida e sucinta. Nesse sentido, vale ressaltar que cada empresa adota uma metodologia e não estamos aqui diminuindo as ações de outros sites, mas sim, apenas informando sobre uma estratégia mais prática que vai te guiar por um caminho mais curto em direção ao mesmo objetivo.

Veja só, o empreendedor deve acompanhar as seguintes métricas no dia a dia:

Números de visitantes – métricas de marketing

Quando um gestor usa essa métricas de marketing para aprimorar seus conhecimentos em torno de uma campanha, ou mesmo de um modo geral, ele adquire muito mais conhecimento sobre as ações que estão ocorrendo na empresa cotidianamente.

Isso é factual, pois a cada alteração em determinado ponto, será possível observar alguma mudança no gráfico. Sendo assim, adaptando-se à essa realidade constante, o gestor será capaz de compreender o que está acontecendo e em alguns casos, até “prever o futuro”.

Sim! O gestor que conhece bem todas as métricas, em determinado momento vai saber exatamente que se tomar determinada atitude, outras bem específicas vão acontecer.

Leads e taxas de conversão – métricas de marketing

Os leads são aquelas pessoas que preencheram o cadastro no seu site e agora sua empresa possui os dados de contato delas. Entretanto, conseguir transformar o tráfego de um site em leads é muito mais difícil do que parece.

Essa transformação de tráfego (visita) em leads, é chamada de taxa de conversão. Sendo assim, se as taxas de conversão não estão dentro dos padrões esperados, é porque: “algo de errado não está certo!”.

Brincadeiras à parte, podemos considerar dois fatores que podem estar incidindo sobre esse tipo de resultado ruim. Logo, o primeiro deles é um conteúdo desinteressante, que não está sendo capaz de convencer o seu visitante a deixar os dados.

Por outro lado, considere que a empresa está focando no público errado e por isso as conversões não acontecem da forma esperada, afinal, uma pessoa que detesta piadas, jamais vai baixar um conteúdo sobre piadas, você concorda?

É basicamente nesse sentido que qualquer gestor deve compreender as ações e assim tomar decisões mais assertivas. Entretanto, na dúvida é sempre bom ter um profissional capacitado para auxiliar.

Oportunidades – métricas de marketing

Oportunidade é tudo que todo mundo quer! Entretanto, quando é que, em se tratando de métricas de marketing, podemos dizer que encontramos uma oportunidade?

Vejamos…

Uma oportunidade é quando um lead deixa de ser lead e começa a se interessar pelos serviços e produtos da empresa. Sendo assim, com uma preparação eficaz para evitar perder essa oportunidade, uma empresa capacitada deve estar preparada.

Desta maneira, com o apoio de uma agência especializada em marketing digital, vai cuidar para tomar todas as providências cabíveis, a fim de estabelecer uma conexão com essa oportunidade e posteriormente transformá-la em vendas.

Agora, se as vendas não acontecem, mesmo depois do tráfego se tornar lead, provavelmente não existe um processo de nutrição desse lead no funil. Sendo assim, sem estímulo ele acaba indo em direção ao concorrente, que provavelmente contratou uma agência especializada em marketing digital.

Vendas! – métricas de marketing

Chegamos na parte mais esperada de qualquer empresa, empreendedor, autônomo…

As vendas!

Vender é muito bom e se qualquer pessoa pudesse escolher, escolheria sempre vender muito os seus serviços e produtos. Sendo assim, ninguém quer vender pouco e quando isso acontece, mesmo diante de muitas ações, é sinal de que existe alguma falha no meio do caminho.

Nesse sentido, podemos considerar que cada etapa é muito importante para termos certeza de onde está vindo o problema, ou em que momento as coisas se tornam ineficazes.

Podemos considerar atendimento, quebra de objeções mal sucedida com cópias nada atrativas, foco no público-alvo e análise de persona… todos esses elementos estão sendo averiguados? Existe uma planilha ou algum gráfico com os resultados obtidos? Existe um profissional capacitado para realizar uma análise comparativa e eficaz desses resultados?

Essas perguntas servem para levar à reflexão sobre o tamanho da concorrência do mercado. Logo, com essa concorrência aumentando cada vez mais, mais investimentos em marketing digital são solicitados e é por esse mesmo motivo que nenhuma empresa pode ficar sem o apoio de uma agência especializada em marketing digital.

Deixe seu comentário