Existem vários motivos que podem causar a queda da sua placa-mãe: desde a sujeira até a falta de compatibilidade entre os itens do seu computador ou PC Gamer. Muitas das causas podem não estar à mostra de forma aparente: mas sempre existe um motivo para a queima do seu hardware. Neste artigo, iremos te ensinar o que fazer sobre cada situação e como impedir que problemas aconteçam em toda a sua máquina. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto. 

Sujeira

Assim como a placa de vídeo que é responsável pela criação de gráficos e de vídeos pode queimar devido ao excesso de sujeira, o mesmo ocorre com a placa-mãe. Em suma, a sujeira faz com que o calor fique acumulado na região e, assim sendo, o pó o impeça de ser dispersado. 

  • Uma das principais formas de evitar essa situação é sempre manter a sua placa-mãe limpa. Para isso, utilize um pincel com cerdas mais finas para garantir que nada será prejudicado. Passe o pincel de forma leve para tirar as camas de pó. 
  • Além disso, se preferir, também pode optar por usar um compressor. Ele solta bastante ar em potência. Dessa forma, irá limpar o seu hardware limpo sem a necessidade de tocar em partes mais sensíveis com panos ou pincéis. 

Uma dica é que a limpeza na sua máquina seja realizada a uma média de 6 meses ou menos dependendo da região. O excesso de sujeira também pode fazer com que a fonte do seu computador pare de funcionar e, assim sendo, o mesmo pareça que esteja queimado porque não recebe energia em todas as peças. 

O técnico e analista de sistemas da Visão Confiável, Tiago Kohler, argumenta que já enfrentou muitos problemas de PCs gamers em que os donos pensaram que pararam de funcionar e haviam queimado mas que, na verdade, a fonte estava com excesso de pó no seu interior. “Um compressor pode ajudar nessas horas!”, disse. 

  • Se optar por passar um pano, é mais que necessário tomar o cuidado com o excesso de eletricidade estática que é causada durante o processo em que “esfrega-se” o hardware. Sendo assim, pode piorar ainda mais a situação. 

Temperatura

É indicado que a temperatura do seu computador não passe de 90 graus. Para realizar esse controle de valor, pode-se fazer o uso de softwares que informam os dados de desempenho junto à temperatura em si, como é o caso do AIDA64. Outra alternativa para quem pensa em medir a temperatura é o HWMONITOR. 

  • Um dos principais motivos pelo excesso de temperatura é o overclock em excesso e a falta de coolers para realizarem a refrigeração da sua máquina. Para quem joga games mais pesados, é indicado que tenha coolers mais potentes e em maior quantidade. 
  • Além disso, é indicado que  você sempre esteja com a peça limpa, como citado no tópico anterior. O excesso de sujeira pode ocasionar no aumento da temperatura da sua placa-mão e fazer com que ela queime pelo excesso de calor. 
  • No momento de fazer a limpeza, que é recomendada a cada 6 meses, é indicado que você sempre use um compressor ou um pincel para evitar a eletricidade estática que pode causar a queima ao passar o pano. 

Uma outra forma de garantir o fim do excesso de temperatura é deixar o seu gabinete em um local que não esteja colado em paredes. É interessante deixar espaços em todos os seus lados e superfícies para que consiga “trocar ar quente pelo frio”. Além disso, evite deixar itens que sejam pesados sobre o gabinete e até mesmo folhas ou cadernos. 

Caso não tenha coolers eficientes, você pode optar por deixar o seu gabinete sempre aberto sem o vidro ou metal em uma das laterais. Isso auxilia de forma expressiva a realizar o controle da sua temperatura. 

Falta de energia na placa-mãe

Outro ponto que pode fazer sua placa-mãe queimar é exatamente a falta de energia. Uma das causas para que isso ocorra é a fonte ineficaz e sem capacidade de enviar toda a energia necessária para manter a sua máquina em pleno funcionamento. Neste caso, pode ocorrer falhas durante a transmissão. Outro motivo é quando o seu bairro enfrenta quedas de energia bruscas e o computador está  ligado. 

  • O indicado para resolver a situação é investir em uma fonte que tenha maior capacidade em relação ao que o seu computador gasta. Por exemplo, se o PC Gamer gastaria 300 WATTs, o indicado é ter uma fonte de 400 Watts. No momento de escolher a fonte para o seu computador, é mais que necessário estar ciente que ela deve ter uma boa marca e ter a categoria de 90 ou 80 PLUS. 

Ligação errada dos itens na fonte e placa-mãe

Essa causa está bastante relacionada ao que já foi dito anteriormente, em relação a ligar a fonte do computador e ela não ter a quantidade correta necessária em Watts. Mesmo que tenha comprado corretamente, isso não será o suficiente caso tenha instalado de forma errônea, ligando assim, os fios errados e causando curtos. 

Em alguns casos, a placa pode ter duas entradas de energia, sendo a principal que conta com 24 pinos e também a secundária que conta de 4 a 8 pinos. Neste caso, é necessário ficar atento para que ambas as entradas estejam interligadas para o transporte de força entre as peças de hardware. 

Problemas com a placa de vídeo

Outra causa comum da placa-mãe não funcionar está relacionada a problemas exclusivos com a placa de vídeo e a forma como ela está interligada nas outras peças. O ponto para solucionar o problema está em revisar a colocação de todos os slots e, se for necessário, recolocá-los. 

  • Como já se sabe, é a placa de vídeo uma das principais responsáveis pela criação de gráficos e de vídeos no seu computador e PC gamer. Neste caso, para quem não joga de forma profissional, também pode optar por uma placa integrada ao processador. 
  • Para quem gosta de games mais pesados, uma placa de vídeo dedicada é essencial e faz toda a diferença  nos resultados de FPS. 

Além da placa de vídeo em si, também pode ocorrer de alguns fios não estarem encapados corretamente. E, dessa forma, encontrar polos divergentes que causam curtos. Esses problemas são comuns. Então, antes mesmo de montar o seu PC Gamer, é necessário se certificar de que não estão à mostra – e se estiverem, comprar um fio / fita preta  para tampar a região e evitar contatos futuros. 

Memória RAM é uma das primeiras a apresentarem problemas

Justamente pelo preço mais barato, é a memória RAM uma das primeiras que apresentam problemas dentro de um PC Gamer ou computador. Neste caso, pode estar havendo algum tipo de falha na sua placa-mãe devido a elas. 

  • Existe uma série de sites e portais que vendem memórias RAM a preços acessíveis, como é o caso do Kabum e também da Amazon. O site MEU PC NET permite que os seus usuários façam comparações de hardwares e preços em todos os portais digitais. 
  • No momento de comprar a RAM, também é importante que o usuário esteja ciente de alguns aspectos como o espaço, marca e preço (se está valendo a pena ou não). 
  • Memórias muito antigas podem deixar de ser compatíveis também com as versões mais novas de placa-mãe. Então, caso tenha uma placa nova e ela não esteja funcionando mas ao mesmo tempo conta com uma RAM antiga, pode pensar em trocar – para ter certeza que se trata desta causa, uma dica é procurar por um técnico que seja especializado no assunto. 

Caso queira ter certeza que se trata deste item que está causando problemas, pode tentar fazer uma recolocação das peças no seu PC. Portanto, retire tudo e encaixe  novamente. 

Geralmente, esse problema é comum quando a RAM já possui mais de seis meses. No entanto, nada impede que aconteça antes. 

Bios não é compatível

Neste caso, não se trata da placa-mãe queimada mas, sim, de uma falta de compatibilidade da BIOS. É comum que o hardware atual seja compatível com novos desenvolvimentos. No entanto, se você comprou uma placa mãe nova e tem um PC muito antigo, pode acabar não sendo compatível e não vai funcionar. 

  • Uma dica é antes de fazer a compra de novas peças, pesquisar no Google ou entrar em contato com os vendedores para saber até quais desenvolvimentos a mesma é compatível para saber se irá funcionar na sua máquina ou não. 
  • Para eliminar o problema, muitas vezes, é trocar de placa-mãe ou pensar em optar por trocas dos itens do PC antigo que não eram compatíveis para que consiga fazer o uso sem problemas. 

Eu posso tentar arrumar a placa-mãe?

São vários motivos que podem fazer a placa-mãe queimar, eles vão desde as sujeiras até mesmo problemas de conflito de hardware ou placa de vídeo. Neste caso, uma das principais formas de garantir um conserto seguro e eficaz, é ir em busca de um profissional sobre o assunto. Logo, você consegue evitar que acidentes ocorram durante a tentativa de correção ou então, que a situação fique pior (como ao tentar limpar a peça com produtos químicos ou panos). 

Nosso portal, a Visão Confiável, conta com uma série de outras dicas sobre placa-mãe, placa de vídeo e processadores. Então, são conteúdos completos para quem é gamer e está montando um PC ou até mesmo para técnicos que estão há anos na área. 

  • Caso tenha interesse em contratar um técnico, nossa empresa trabalha presencialmente na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Entre em contato conosco para saber mais sobre prazos, valores e serviços. 

Deixe seu comentário