Os processadores são elementos cruciais para um computador, e sua aquisição leva em conta diversos fatores, como o objetivo que se quer utilizar o dispositivo. Eles podem variar bastante em qualidade e em preço, por isso, neste artigo estarão os processadores com melhor custo benefício.

O que são processadores?

Um processador é o principal componente de um computador, sendo responsável por todas as ações que ele executa.

Todas as funções de um PC, direta ou indiretamente, são de responsabilidade do processador.

Normalmente eles são chamados de CPU, sigla que deriva da expressão Unidade Central de Processamento.

Ele é encontrado na placa mãe, que é o componente responsável por situar todos os principais circuitos e chips de um computador ou outros dispositivos.

A CPU é um chip que reúne todas as tarefas do PC, por isso é um elemento crucial, que determina grande parte da capacidade do dispositivo.

As informações do processador, por si só, já informam se um computador é capaz de realizar uma função mais elevada ou não.

Além do mais, é fator determinante para a jogabilidade de um dispositivo, sendo uma das peças mais importantes e de maior peso na hora de comprar ou equipar um computador.

As duas principais marcas de processadores encontradas, e que dominam grande parte do mercado são a AMD e a Intel.

Aliás, de todos os itens dessa lista de processadores com melhor custo benefício, todos pertencem a essas marcas.

Processadores com melhor custo benefício

Dentre os modelos de CPU analisados, foram escolhidos 7 ao todo, como sendo as melhores em relação ao seu custo benefício,

A lista obedece a ordem decrescente, indo do sétimo para o primeiro, e começa com os de menor custo e termina com os que possuem um preço um pouco mais elevado.

7. AMD Athlon 200 GE 

Em sétimo lugar está o AMD Athlon 200 GE, que conta com uma placa de vídeo do modelo Radeon Vega 3, e esse é seu grande diferencial, pois mesmo assim é encontrado por um preço super baixo.

Esse processador é o mais básico da lista, voltado para funções cotidianas, mas que desempenha muito bem seu papel.

A velocidade máxima de sua memória é de 2667MHz, possuindo 2 canais de memória disponíveis.

São 4 threads e 2 núcleos de CPU, com uma frequência baseada em processador de 3.2GHz.

Outro grande diferencial é seu baixo consumo de energia, com 35 W, oferecendo uma qualidade de execução em geral, que outros produtos com o mesmo mesmo preço não conseguem oferecer.

Dessa forma, ele é voltado para equipamentos que passam boa parte do dia ligados, pois seu baixo consumo ajuda na economia e não permite que haja um superaquecimento, pois realmente esquenta bem menos que outros modelos.

6. AMD Athlon 3000G 3.5Ghz

Em sexto lugar está o AMD Athlon 3000 G 3.5Ghz, que é um processador da família Athlon, com 4 threads e dois núcleos de CPU.

O modelo já conta com uma vaga disponível, com isso, é possível desenvolver alguns bons games, mesmo que numa qualidade visual um pouco inferior à normalmente exigida.

Mesmo sendo um processador básico e de baixo custo, seu grande diferencial é já vir desbloqueado para overclock, com uma frequência baseada em processador (clock) de 3.5 GHz. 

A velocidade máxima de sua memória é de 2667MHz, com 2 canais de memória disponíveis, suportado pelo modelo de placa mãe AM4, com sockets de mesmo nível.

Desse modo, o AMD Athlon 3000 G é um processador para atividades básicas do dia a dia, mas que possui uma jogabilidade compatível.

Além do mais, é encontrado por um preço super baixo, por isso é um processador com melhor custo benefício.

5. Intel Pentium Gold G5400

Na quinta colocação está o Intel Pentium Gold G5400, que é um processador Intel Pentium da série ouro, e dentre os modelos da empresa, é sem dúvidas um dos que possui o preço mais em conta.

Ele possui 4 threads e 2 núcleos, com uma frequência baseada em processador de 3.70 GHz. O modelo de sockets utilizado é o FCLGA1151, e pertence à oitava geração. 

Quanto ao tamanho máximo de memória, baseado no tipo de memória usado, é de 64 GB, com no máximo 2 canais de memória. E para a memória gráfica de vídeo, a capacidade máxima também é de 64 GB.

Desse modo, possui um preço bem baixo, mas não desempenha um papel de tão alto nível quanto os outros itens da lista.

Apesar disso, também é bastante veloz, principalmente se comparado com suas versões anteriores da sétima geração.

É portanto uma ótima opção para quem quer desempenhar atividades não muito pesadas, mas com uma boa qualidade de execução por um bom preço.

4. Core i3 4170

Em quarto lugar está o Intel Core i3 4170, que possui gráficos de alta definição e proporciona uma boa  velocidade aos comandos do computador.

Ele conta ainda com uma evoluída mecânica de reprodução de vídeos, permitindo que tudo ocorra de forma leve com uma qualidade inigualável.

As reproduções são de alta definição e conta inclusive com avançados funções 3D, fazendo do Intel Core i3 4170 um dos processadores com melhor custo benefício para utilidades básicas de computação.

Esse processador possui 4 threads e dois núcleos, com uma frequência baseada em processador de 3.70 GHz. 

O tamanho máximo de sua memória, levando em conta o tipo de memória, é de 32 GB. E ele suporta os sockets do tipo FCLGA1150.

3. AMD Ryzen 3 3200g

Em terceiro lugar está o AMD Ryzen 3 3200g, que pertence a 3º geração da marca e possui um desempenho e resposta a comandos bastante elevado, principalmente pelo seu preço relativamente baixo.

Esse modelo é um dos processadores com melhor custo benefício do mercado, pois desempenha funções interessantes.

A própria AMD possui modelos mais potentes, voltadas para funções mais avançadas, mas o AMD Ryzen 3 3200g consegue exercer atividades básicas e até mais pesadas com uma boa velocidade, por um preço bem mais em conta.

Em relação a jogos, ele conta com uma placa de vídeo potente, a Radeon Vega 8, que permite rodar games interessantes, que não sejam muito pesados.

Ele conta com 4 núcleos de CPU e 4 tópicos, e está relacionado a placa mãe AM4,  já que possui os socket  AM4.

2. Core i5 3340

Na segunda colocação está o Intel Core i5 3340, que é um dos  processadores com melhor custo benefício, pois mesmo custando um pouco mais que outros da lista, é muito mais avançado e multitarefa.

Ele conta com 4 threads e também com 4 núcleos disponíveis, além do mais possui uma frequência baseada em processador de 3.10 GHz.

Conta com dois canais máximos de memória, e o tamanho máximo de sua memória, levando em conta o tipo utilizado é de 32 GB.

É equipado com a Tecnologia Intel InTru 3D, o que lhe dá uma qualidade de imagem gráfica excelente. E os sockets utilizados são o FCLGA1155.

Possui uma excelente qualidade para uso cotidiano, além de uma boa jogabilidade, em relação a outros exemplos no mercado com o mesmo preço.

1. AMD Ryzen 5 1600 

E na primeiríssima colocação está o AMD Ryzen 5 1600, que é um processador pensado para o mundo dos jogos, e que por isso desempenha um bom papel de um modo geral, também para uso comum.

É sem dúvidas o processador com melhor custo benefício que pode ser encontrado, pois apesar de possuir um preço acima da maioria dos exemplos da lista, realmente entrega um resultado fenomenal.

Ele desempenha o papel de um eficiente e avançado multiprocessamento, e com isso é possível jogar sem que haja interrupções.

O AMD Ryzen 5 1600 proporciona mais velocidade ao PC, entregando o melhor resultado do mesmo.

O processador é altamente inteligente, e dentre os processadores de desktop com 6 núcleos e 12 threads, é o que possui a mais baixa potência de todo o mundo.

Ele proporciona um desempenho eficiente para jogos, trabalhos em geral, e também para navegar pela web e reproduzir vídeos e filmes.

É um processador da AMD, da série Ryzen 5 (1600), pertencente inicialmente às placas mãe AM4, pois possuem o socket AM4.

Espero que tenha gostado do conteúdo deste artigo, e caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, basta deixá-la aqui nos comentários, que nossa equipe prontamente irá saná-la.

Deixe sua avaliação para o conteúdo do nosso site, clicando nas estrelas abaixo. Será de muito importante para melhorias futuras.

Deixe seu comentário