O profissional responsável por escrever e criar os conteúdos de sites e blogs que são bem otimizados e ficam bem posicionados no Google, é conhecido como redator SEO.

O redator SEO é aquele que tem como principal habilidade, criar conteúdo de forma otimizada para os mecanismos de busca. Atualmente, essa carreira se tornou uma ótima fonte de renda, assim como oportunidade para quem está em busca de trabalho e quem precisa contratar precisa saber como buscar esse profissional.

Muitas empresas que estão migrando para o online e necessitam investir em profissionais da área do marketing digital devem saber como criar conteúdo é importante para o engajamento da empresa. Além disso, existem muitos outros objetivos que podem ser alcançados com a criação de conteúdo, quando ela é produzida por um especialista.

Sendo assim, essa é uma ótima maneira de ganhar de dinheiro ou terceirizar esse trabalho para a sua empresa. Os profissionais que atual na área precisam adquirir algumas habilidades cruciais para saber como atuar online, além de desenvolver uma boa escrita.

E o mesmo vale para quem precisa contratar um redator freelancer iniciante ou um profissional especializado para criar seus conteúdos. Para entender melhor como é a atuação e a área do redator SEO, continue lendo.

O que é SEO Redator?

O Redator freelancer que tem habilidades em SEO atua principalmente como criador de conteúdo digital. Normalmente esse profissional ganha a vida escrevendo conteúdos, artigos e textos para sites e blogs dos mais variados assuntos.

A profissão exige que o redator saiba como otimizar os conteúdos. Trabalhando bem palavras chaves para que os mecanismos de busca encontrem o texto e o deixem bem colocado no ranking de buscas.

Hoje o redator precisa saber como fazer SEO muito mais do que apenas escrever bem, é necessário entender de marketing, saber fazer copywriting, em alguns casos storytelling, entre outras estratégias que possam ser importantes para os objetivos do cliente. Como e-mail marketing, roteiro de vídeos, entre outros.

É possível contratar o redator SEO tanto através de agências quanto de forma freelancer, sem qualquer tipo de vínculo. A grande maioria dos redatores atuam sozinhos, com seu próprio negócio. Mas alguns se aliam a empresas especializadas de marketing digital para oferecer serviços mais completos de apoio dentro do marketing de conteúdo.

Normalmente essa profissão exige responsabilidade, organização e habilidades em saber como se organizar a administrar bem o próprio tempo. Além disso, é importante ter disciplina já que o salário está totalmente voltado a quanto trabalho se pode ter.

Para as empresas, contratar esse profissional é essencial para aplicar estratégias de marketing de conteúdo em suas redes. Uma tendência que já é uma realidade.

Redator SEO
O Redator SEO é responsável por criar o conteúdo de sites e blogs – Fonte: Pexels

O que faz um redator SEO?

O redator SEO é aquele que produz textos e artigos para a internet de forma otimizada. Embora isso possa parecer abrangente demais, existem algumas situações onde o redator profissional é fundamental. Como no caso de Copywriting, onde o redator publicitário freelancer desenvolve cartas de vendas, com intuito de conduzir o leitor para uma ação.

E também atua na condição de Ghostwriter, produzindo artigos para sites e blogs e cedendo os direitos autorais para outra pessoa. De uma forma geral, esse é o trabalho do redator, mas que também podem abranger diversos objetivos e estratégias diferentes, tudo vai depender do contratante.

Redatores trabalham com textos jornalísticos, publicitários, postos para blogs, e-books, roteiros, conteúdos institucionais, newsletters, artigos para revistas, folhetos de propaganda, etc.

Vantagens de trabalhar como redator SEO?

Além da flexibilidade de horário de poder trabalhar quando quiser, o redator SEO também pode trabalhar de qualquer lugar. Desde que tenha acesso a internet e um dispositivo com acesso a editor de texto. Sendo assim, além da liberdade geográfica, o profissional também não tem limite de ganhos, tudo vai depender da quantidade de serviços e habilidades.

Quanto mais produz, mais ganha. Portanto, sua rotina está totalmente voltada aos prazos que possui e as necessidades. Como não precisa se locomover, consegue economizar tempo. Além disso, pode escolher os projetos em que deseja trabalhar.

Essa é uma profissão totalmente voltada para quem gosta de escrever, e não há exigência de formação específica para isso. Contudo, é necessário se habilitar em estratégias e SEO para saber trabalhar com marketing digital.

Quanto ganha um redator SEO?

A forma como o redator SEO cobra pode variar um pouco, mas geralmente é cobrado por quantidade de palavras, por pacote de textos ou por hora. Alguns profissionais também cobram por lauda ou peça e nesse caso tudo vai depender do tipo de trabalho contratado.

Os profissionais que cobram por palavra, já sabem quanto irão receber assim que realizam o trabalho. Sendo assim, esse tipo de cobrança torna o trabalho mais produtivo, já que podem ganhar mais.

Cada profissional coloca os valores que acreditam ser melhor para cobrir suas próprias necessidades. Sendo assim, calculam gastos como internet, água e energia, impostos, alimentação, software, e até alguns cursos.

Como não há regras de quanto cobrar, uma dica é sempre buscar e pesquisar o que é cobrado pelo mercado. Dessa forma é possível tirar uma média salarial e definir o valor por quantidade de palavras.

Quem cobra por hora normalmente demora mais para escrever do que outros redatores. Contudo, esse tipo de profissional foca mais na criatividade da escrita. Quem trabalha por hora consegue se concentrar mais nisso, cobrando preços justos e entregando um projeto de acordo com o que foi contratado.

Já o redator SEO salário que cobra por pacote através de estratégias, com intuito de fidelizar clientes. Portanto, pode ter opção de 4 textos de quantidade x de palavras por R$ 200,00, então sai R$ 50,00 por texto. E assim por diante. O salário dependerá muito desses fatores e também de quanto trabalho o profissional consegue atender.

Redator SEO
Cada redator SEO tem sua própria forma de precificar seu trabalho. – Fonte: Pexels

Como ser redator SEO?

Embora a carreira não exija uma formação específica, para se tornar um redator SEO é preciso estudo. Os especialistas na área precisam se adequar e adquirir habilidades diferenciadas para trabalhar com SEO, o que é diferente de um redator generalista.

Quem se especializa de alguma forma, acaba se destacando mais em cursos e em diferentes áreas do mercado. Portanto, mesmo um redator jornalístico, pode se aprimorar e atuar em outras áreas. Muitos cursos de redator SEO estão disponíveis gratuitamente e oferecem certificado para melhorar ainda mais as habilidades.

E para se tornar um redator de sucesso, o mais importante é sempre continuar estudando. Principalmente porque a área digital está em constante mudança. Além de se especializar, adquirir novas experiências também pode fazer uma enorme diferença para encontrar novos trabalhos.

Existem algumas dicas que também podem facilitar e aumentar as chances de conseguir mais trabalho na área. O ideal é manter o seu currículo sempre atualizado e mantenha um perfil nas redes sociais profissional.

Crie um portfólio

Para quem quer se tornar um redator SEO profissional, além de estudar sobre a área, também precisa criar um portfólio. Tenha textos seus originais para mostrar aos possíveis clientes. Se possível tenha um blog pessoal onde mostra como seus textos são publicados.

Defina a maneira como irá prospectar novos clientes, saiba quanto cobrar redator freelancer e sempre que necessário encaminhe seus links e posts mais caprichados para eles. É importante fazer o marketing pessoal com um material que promova a sua imagem de bom profissional.

Tenha uma agenda bem organizada

Quem trabalha por conta própria precisa ser o próprio chefe. Sendo assim, é importante saber como se organizar da melhor maneira para aceitar trabalhos e conseguir entrega-los no prazo. Inclusive, saber como recusar quando não tiver condições de fazer.

Essa é a grande diferente entre o redator SEO profissional e o que se enche de trabalho e não consegue finalizar e entregar um bom trabalho. Sempre que necessário questione e tire todas as dúvidas possíveis com o cliente e aceite feedbacks tanto positivos quanto negativos para poder melhorar.

Tenha disciplina

Ter disciplina é um dos grandes segredos para ser um bom profissional que trabalha home office como freelancer. Além dos estudos para se aprimorar na área, é importante ter resiliência para persistir e se tornar um bom escritor autônomo.

Pagar as contas trabalhando por conta própria pode não ser tão fácil como todo mundo imagina, mas quem está em busca desses profissionais, valorizam um bom trabalho. O mercado atual desse nicho é grande e está esperando por bons redatores que queiram se profissionalizar.

Como contratar um redator SEO?

Caso a sua intenção seja contratar consultoria de SEO, é importante se atentar a quais habilidade encontrar em um bom profissional. Para encontrar o escritor que vai saber atender as demandas de marketing de conteúdo da sua empresa, o mais importante para o seu negócio, é saber quem procurar.

Através da internet é muito mais fácil encontrar esses prestadores de serviço, tanto os que atual sozinho, como as agências especializadas. Para começar, o ideal é pedir indicações de outros empreendedores que já atuam com esse tipo de estratégia de marketing de conteúdo.

Além disso, existem plataformas que publicam anúncios de bons profissionais. Nessas plataformas é possível tanto encontrar os profissionais, quanto publicar um anúncio do que você precisa e assim, avaliar as propostas que irão enviar até você.

Analise o portfólio de cada um

Na hora de selecionar o melhor candidato, avalie o seu portfólio, verifique os trabalhos anteriores se tiver, e verifique a maneira como o profissional entra em contato. Essas pequenas coisas podem mostrar muito sobre as habilidades e qualidades do redator.

Os redatores mais experientes terão mais materiais para mostrar, mas é essencial avaliar a qualidade desses textos. Verificar o tema, questionar o que deseja saber, e também verificar o preço e como é cobrado o trabalho.

Se necessário, peça um, texto de teste pago para avaliar melhor o desempenho do redator. Muitos redatores iniciantes precisam dessa iniciativa por parte do cliente, para mostrar seus talentos e assim, também é possível verificar quem está mais apto a trabalhar e produzir o que é preciso.

Confira as habilidades em SEO

Além de avaliar a qualidade do texto do redator SEO, também é importante verificar suas habilidades em otimização de conteúdo. Todo escritor tem a mínima obrigação de escrever sem erro, revisar seus textos e conseguir passar a mensagem que lhe foi pedida.

Mesmo em conteúdos mais técnicos e estratégicos, é necessário ter essa facilidade em explicar algo através da escrita. Isso faz parte de uma boa comunicação. Mas as habilidades em SEO são essenciais para artigos que serão publicados online.

Saber otimizar deve ser um pré requisito na hora de contratar um bom redator. Somente assim, seus textos terão chances de ficar bem colocados no Google.

Melhor custo benefício

Nem sempre o melhor é mais caro. Existem muitos bons profissionais que cobram um preço justo pela produção de conteúdo, assim como empresas especializadas que fazem um ótimo trabalho na área do marketing digital.

Todos os valores precisam ser avaliados, e analisados junto as qualidades do redator e profissionalismo. Por isso é importante avaliar outras qualidades além de conteúdos entregues e orçamento. Avalie de forma criteriosa e não apenas pelas habilidades, o custo benefício é importante, principalmente para quem está iniciante no online.

Redator SEO
Encontre os melhores redatores na Visão Confiável! – Fonte: Pexels

Onde contratar um redator SEO?

Depois de descobrir o que faz um redator SEO, é provável que você entendeu a importância de ter um profissional dessa área para atuar e criar conteúdos para a sua empresa. Sendo assim, saber onde encontrar um produtor de conteúdo com as devidas habilidades para otimizar seus conteúdos é fundamental.

Se estiver procurando um desses profissionais, nós da Visão Confiável podemos te ajudar. Contamos com os melhores redatores SEO do mercado. Todos com certificação e habilidades para entregar o melhor conteúdo para a sua empresa e os melhores resultados para a sua estratégia.

Para quem é empreendedor e está em busca de pessoal para integrar a equipe nessa área, a melhor solução pode ser terceirizar o marketing de conteúdo e contratar uma agência especializada em SEO. Portanto, para ter sucesso em seu site e ser bem-sucedido com o marketing de conteúdo, não deixe de entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas e verificar como podemos te ajudar.

Deixe seu comentário