Social Media: o que é e o que faz esse profissional

Social Media: o que é e o que faz esse profissional

Estamos na Era Digital e, segundo a pesquisa realizada pela  Hootsuite e We Are Social, cerca de 3,48 bilhões de pessoas acessam as redes sociais. A cada segundo são milhões de cliques e novas conexões. Com o aumento da competitividade no Marketing Digital, os algoritmos se tornaram ainda mais complexos. Portanto, foi justamente para isso que surgiu o Social Media: organizar e otimizar campanhas nas redes sociais a longo e curto prazo.

Em suma, o Youtube é a marca que lidera os acessos contabilizando cerca de 60% dos usuários. Lá, é possível encontrar vídeos sobre tudo, desde tutoriais de culinária até recomendações de livros. Após essa plataforma, em segundo lugar está o Facebook com 59%. O Instagram cresce todos os anos e contabiliza cerca de 40%, ficando em quarto lugar atrás do Whatsapp.

Enfim, independente de qual delas é dominante em suas preferências, todos concordamos que investimos muito tempo online. Portanto, hoje a Visão Confiável irá te apresentar a profissão que tende a crescer com o decorrer do tempo: Social Media. O que são? Onde vivem e o que fazem? Continue a leitura para descobrir!

O que é um Social Media?

O Social Media é responsável por administrar as redes sociais de empresas ou influencers. O intuito é postar com frequência imagens e textos atrativos para que possam converter leads e gerar mais vendas.

Estão sendo bastante buscados devido aos conhecimentos em marketing e copywriting. Ao criar conteúdos otimizados, conseguem superar os limites geográficos deixando a marca conhecida em escala internacional.

O profissional deve dominar os algoritmos das plataformas juntamente com ferramentas para design e criação de texto.

É necessário que compreendam sobre a pesquisa de mercado e análise de resultados para montar e melhorar as estratégias já existentes. As métricas auxiliam na escolha de temas e no descobrimento do que mais funciona para aquele tipo de público. Dessa forma, entender as tendências de mercado se torna essencial.

Qual a formação necessária?

Algumas pessoas que trabalham como Social Media não possuem formação. Entretanto, sabem bastante sobre o assunto e conseguiram se destacar. Contudo, a maioria dos profissionais da área são formados em comunicação social, administração ou letras.

Aqui, o mais importante é estudar muito e inovar. Quais são os diferenciais que pode oferecer para a sua marca? Quanto mais técnicas você usar para colocar em prática, maiores as chances de conseguir clientes. Portanto, busque conhecer sobre o uso de hashtags, importância das cores, storytelling e copywriting.

Outra “obrigação” é saber ser persuasivo. Descobrir formas de criar interações através de comentários e curtidas.

Como ganhar dinheiro como Social Media?

É uma profissão que promete crescer consideravelmente no mercado. Então, quem está conhecendo agora, tende a ter um futuro promissor. Observe a seguir algumas formas de como ganhar dinheiro como Social Media!

1. Gerencie as redes sociais

Mande e-mail para sites e empresas, envie propostas em plataformas freelancers. Dessa forma, conseguirá empregos iniciantes e aprenderá com o decorrer do tempo.

Busque informações sobre o assunto e acompanhe dicas de canais na Internet.

2. Cuide do seu projeto

Quando você usa suas redes sociais de especialista como portfólio, passa ainda mais confiança. Nada melhor que possuir um perfil badalado com inúmeros seguidores e curtidas.

Alguns clientes acreditam que “se nem o próprio perfil consegue promover, quem dirá o de uma empresa!”

3. Design ou redator

Trabalhar como Social Media não significa que terá que fazer tudo sozinho. Se preferir, também é possível trabalhar apenas como redator ou design. Se não domina uma determinada área, busque por outro profissional que a domine para que montem uma equipe.

Como é o trabalho diariamente? Tenha uma noção!

O trabalho de Social Media exige uma rotina diária intensa com pesquisa e análise de dados. Deve-se pensar em como satisfazer o cliente e trazer lucros e retornos a ele. Para isso, deve-se seguir diariamente alguns processos cruciais, tais como:

1. Cronograma de postagem

É necessário criar um planejamento de postagens com uma semana de antecedência. Saiba quais os assuntos a serem abordados e quais os horários com mais seguidores online. Ao analisar métricas, é possível saber quais os momentos de pico de cada perfil.

2. Produzindo o conteúdo

O conteúdo deve ser planejado de acordo com os interesses do persona. As imagens devem seguir um estilo assim como os textos.

No momento de produzir as postagens, pense nas tags mais pesquisadas. Além disso, dependendo do público, é crucial usar termos mais simples e frases curtas.

3. Postando e causando impacto

Cada rede social é diferente. Portanto, já tenha em mente que os assuntos e imagens não devem ser iguais para que o perfil não seja penalizado.

O tipo de ação também é diferente. Por exemplo, o objetivo do instagram é atrair e reter mais clientes. Já no Linkedin, o intuito é reter profissionais e criar equipes.

Para te ajudar neste processo, pode-se usar gerenciadores de mídia. Dessa forma, agenda-se uma postagem e todo o trabalho se torna ainda mais fácil, especialmente quando se quer tirar férias ou descansos mas não pode parar de postar.

4. Fazendo monitoramento diário

Todos que possuem redes sociais e blogs sérios sabem da importância de realizar o monitoramento diário dos resultados.

Por exemplo, se postou uma série de posts e nenhum deles deu retorno. Busque descobrir o que fez que atrapalhou os seus resultados. Para facilitar esse processo, novamente é importante ressaltar sobre a importância dos programas de gerenciamento, tanto gratuitos quanto pagos.

5. Criando relatórios e fazendo reuniões

Outra obrigação de um Social Media é preparar relatórios e fazer reuniões mensais com os clientes. Se trabalha em casa, isso não se torna uma limitação: tudo é feito online através de chamadas no Zoom.

Vale ressaltar que não pode “ocultar ou maquiar” os dados. Se a estratégia não está sendo eficiente, busque ser profissional e admitir o seu erro.

Qual o salário de um social media e como funciona o mercado?

O salário de um Social Media varia de R$ 2000 até R$ 4000. Isso depende de inúmeros fatores, principalmente se é autônomo ou se trabalha para apenas uma empresa. Além disso, o valor tende a aumentar dependendo do portfólio e especialização.

Vale ressaltar que o mercado de trabalho para Social Media está em ascensão. Cada vez mais as empresas buscam por profissionais que sejam atualizados e entendam sobre o assunto.

Os profissionais iniciantes conseguem emprego para empresas menores ou até mesmo da região em que vivem. Para isso, basta enviar um email e se candidatar.

Uma dica para começar a trabalhar de Social Media é criar um MEI (Microempreendedor Individual). Dessa forma, poderá emitir notas fiscais para os seus clientes.

Plataformas para conseguir jobs

Existem algumas plataformas que auxiliam os profissionais e especialistas da área a conseguirem projetos. Separamos uma lista com as 03 principais delas. Portanto, continue a leitura para saber mais.

1. Freelancer

Possuem um site e aplicativo em inglês. É possível encontrar projetos em todas as línguas, inclusive brasileiras. Alguns clientes pagam os freelancers em dólar, o que pode ser outra vantagem.

2. 99 Freelas

O 99Freelas está decaindo um pouco em qualidade devido às altas taxas. Se você não pagar o plano Premium, deve dar 20% de todo o valor que receber pelo site. Além disso, não há tantos projetos na área mas ainda restam algumas esperanças que encontre algo. Também é ideal para redatores e criadores de sites.

3. Workana

Apenas perfis autorizados conseguem participar da plataforma. Analisam todo o portfólio e sua descrição antes de ser aprovado. É um dos maiores sites brasileiros de autônomos.

Como contratar um Social Media?

Você sabia que a Visão Confiável realiza serviços de Social Media para sua empresa? Fazemos todo o monitoramento e analisamos quais os melhores conteúdos para serem postados.

Tudo isso é realizado sem dor de cabeça. Entendemos sobre os algoritmos essenciais para se ter um bom desempenho e gerar leads. Consiga agora mesmo mais clientes para sua empresa sem precisar se preocupar.

Com as complexidades destas plataformas, nem sempre o empreendedor possui tempo para aprender sobre o assunto e colocar em prática. E é justamente por isso que estamos aqui! Entre em contato e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *