Terceirizar marketing de conteúdo é fundamental para empresas que precisam de aumentar a sua visibilidade na internet e assim, podem contar com profissionais especializados para essa função.

A produção de conteúdo atualmente é algo quase que obrigatório para manter uma boa presença online. Faz parte do marketing digital para se manter vivo no âmbito digital e por isso, muitas pequenas e médias empresas optam por terceirizar marketing de conteúdo devido ao trabalho que a prática demanda.

Criar conteúdo é algo que exige tempo, conhecimento e estratégia. Não é uma tarefa tão fácil quanto parece e envolve muito estudo para ser realmente relevante para a empresa. Embora muitas pessoas ainda acreditam e apostam no trabalho interno, encontrar uma empresa para terceirizar esse trabalho pode ser a melhor opção.

A Visão Confiável presta esse serviço e oferece diversos benefícios aos seus clientes, gerando mais tráfego orgânico, um número maior de ideias, economia de tempo e mais retorno de possíveis novos clientes. Para saber mais e conhecer outros benefícios de terceirizar marketing de conteúdo, continue lendo.

Neste artigo você verá:

  • A importância do marketing de conteúdo
  • O que é terceirizar no marketing?
  • Terceirizar marketing de conteúdo reduz a qualidade?
  • Quanto custa terceirizar o conteúdo?
  • Canais de marketing digital para pequenas e médias empresas
  • Como implementar o marketing de conteúdo?
  • Terceirizar é essencial para obter resultados
  • Principais razões para terceirizar o marketing de conteúdo
  • Por que terceirizar o marketing digital?

Qual a importância do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo faz parte das estratégias digitais para atrair tráfego e consequentemente mais visitas. Entretanto, são poucas as pequenas e médias empresas que investem nesse tipo de estratégia. E isso acontece principalmente, pela falta de tempo em produzir os conteúdos.

Existem estudos que mostram que uma boa estratégia de marketing de conteúdo consegue alcançar muito mais visitas e gera mais leads gratuitamente, do que outras formas. Portanto, a estratégia de terceirizar marketing de conteúdo é essencial começar a gerar engajamento da audiência de forma barata.

Os investimentos em produção de conteúdos estão ficando cada vez mais importantes no mercado. É uma realidade que quem não investe fica para trás. Sendo assim, a ideia de terceirizar marketing de conteúdo pode ser a opção mais adequada para obter resultados mais rápidos.

O que é terceirizar no marketing?

Quando falamos de produção interna, estamos falando de produção de conteúdo própria. Mas ao terceirizar marketing de conteúdo, uma empresa especializada é contratada para lidar com essa parte de criar conteúdos otimizados e que estejam dentro de uma estratégia para alcançar resultados desejados.

Portanto, o ato de terceirizar, envolve a contratação de uma empresa para realizar o trabalho. Algo que em um primeiro momento é fundamental para começar a construir a imagem no mercado e assim, se manter nele.

O uso de títulos atrativos, conteúdos otimizados, técnicas para retenção e para conversão, são todos muito importantes dentro do marketing digital. Além disso, falamos aqui da importância de criar conteúdo de forma constante, levando em consideração o funil de vendas, e captação de Leads.

Sendo assim, para quem possui uma pequena ou média empresa, deve considerar terceirizar marketing de conteúdo exatamente para conseguir executar algumas etapas do funil, como topo de funil, meio de funil e fundo de funil, levando seu cliente por todo o caminho até que ele tome uma decisão.

Uma empresa terceirizada também vai conseguir ajudar na elaboração de melhores estratégias de marketing de conteúdo, escolhendo as melhores opções e o melhor canal para criar o conteúdo.

Existem métodos específicos para a criação de um texto que seja relevante na internet. Além disso, é preciso saber como otimizar a escrita para que ela fique entre os primeiros lugares no ranking de buscas do Google, para ser encontrado pelos clientes. E todo esse trabalho pode ser desenvolvido por uma empresa especializada em marketing digital.

Terceirizar marketing de conteúdo reduz a qualidade?

Muito pelo contrário. Você vai contratar empresas especializadas em criar conteúdo de qualidade com técnicas de marketing digital. Sendo assim, a qualidade não diminui, mas você paga por um serviço que vai ser mais facilmente encontrado pelo seu público.

Isso acontece porque as técnicas de marketing de conteúdo também envolvem otimização. O que permite um bom posicionamento no ranking de buscas do Google, fazendo com que o seu cliente te encontre com mais facilidade, ou realizar uma busca de palavras chave.

Contudo, existe toda uma estrutura que precisa ser montada para começar a construir essa presença online. Encontrar o público alvo e persona é o primeiro passo, para assim, o conteúdo começar a ser produzido para ele.

Cada estratégia é desenvolvida pensando no público de cada cliente. Por isso, para que a terceirização funciona, alguns assuntos internos precisam ser resolvidos. Mas para isso, você também pode ter ajuda de uma empresa especializada para ajudar.

Empresas pequenas e médias muitas vezes estão empenhadas em fazer a empresa crescer, em continuar trabalhando bastante para que o negócio prospere. Por isso, ter uma equipe multidisciplinar para lidar com essas outras questões no digital, funciona muito bem para aumentar o número de clientes e assim, conquistar os objetivos.

Quanto custa terceirizar o marketing digital?

Tudo varia de acordo com os produtos que a sua empresa vai precisar contratar. De uma forma geral, o custo é irrisório perto dos retornos que se obtém ou terceirizar marketing de conteúdo para o site ou blog da empresa.

Tenha em mente que se trata de um investimento em captação, em engajamento do público alvo, em conversão e em vendas. Sendo assim, se trata de um investimento que varia de acordo com o plano contratado.

Algumas agências de marketing digital oferecem pacotes por quantidade de conteúdo, por estratégia, ou pelo acompanhamento de todo o desenvolvimento dos conteúdos e assim por diante. Portanto, tudo é uma questão de avaliar o que a sua empresa precisa para continuar crescendo no digital.

Os orçamentos podem ser feitos de acordo com a necessidade e também com os planos de cada empresa. Tudo começa pelo planejamento estratégico. Dentro do marketing digital e do marketing de conteúdo, não existe produção sem uma estratégia, sem uma finalidade.

Canais de marketing digital para pequenas e médias empresas

Quem está em busca de uma empresa para terceirizar o marketing de conteúdo, precisa se atentar aos principais canais que são melhores para fazer o investimento. Não existe uma resposta certa, mas tudo é uma questão de observar em que ponto a empresa se encontra, para saber para onde direcionar os esforços.

As redes sociais estão em alta atualmente, e é essencial manter uma presença bem posicionada e ativa nas redes. O marketing digital vai além de apenas criar artigos otimizados para blog ou para site. É preciso pensar no digital como um todo em toda a presença da marca.

Sendo assim, alguns seguimentos podem ser levados em consideração na hora de contratar um serviço, como é o caso de otimização para os mecanismos de busca. Encontrar profissionais e empresas especializadas em SEO.

Uma outra possibilidade que varia de acordo com as estratégias de cada empresa é o uso de anúncios pagos no Google. Embora isso não faça parte do marketing de conteúdo do tráfego orgânico, também é válido para gerar maior visibilidade em menos tempo. Mas exige investimento em propaganda.

O e-mail marketing também é algo que interessa grande parte dos pequenos empresários que estão em busca da conquista de leads. Até construir uma boa base e levantar uma lista de contatos, os conteúdos são fundamentais.

Além de tudo isso, ainda existe o investimento em redes sociais. Trabalhar o conteúdo do nicho da empresa nas redes sociais não é algo rápido ou fácil de fazer. Por isso, terceirizar marketing de conteúdo, que também englobe esse tipo de serviço, deve ser uma prioridade para a empresa.

Não existe apenas uma etapa em que seja necessário investir, e nem precisa ser em todas ao mesmo tempo. A verdade é que tudo vai depender da estratégia e do momento em que a empresa se encontra. Os canais de marketing precisam ir de acordo com o próprio público alvo da empresa, daí a importância de sempre começar descobrindo quem é esse público.

Como implementar o marketing de conteúdo?

Quando uma empresa decide terceirizar marketing de conteúdo, algumas etapas podem começar a ser feita durante o processo. O primeiro dele é a elaboração de uma estratégia inicial. Isso irá poupar um grande tempo até alinhar todo o processo que será executado com a empresa.

Na hora de entrar para a parte prática, e começar a implementação das ações online, o marketing digital precisa estar alinhado com os objetivos da empresa. É sempre válido ouvir ideias e sugestões da empresa contratada, principalmente por contar com profissionais especializados. Entretanto, na hora de implementar o marketing de conteúdo, é necessário entender também como ele funciona.

Ao contratar uma agência, você terá menos trabalho do que de fato teria se fosse fazer tudo sozinho. Contudo, muitos empresários que optam por essa opção, também decidem estudar e conhecer os processos e como eles funcionam.

Mesmo que você esteja investimento em uma solução, a de terceirizar o trabalho, é importante encontrar uma equipe profissional que consiga colocar a sua empresa no lugar que deseja. O mercado é extremamente competitivo e por isso, é fundamental que os resultados sejam acompanhados de perto nesse primeiro momento.

Ao conhecer como deve funcionar o processo, fica mais fácil cobrar aquilo que é importante e o que se espera. Terceirizar marketing de conteúdo é uma missão para pequenas e médias empresas, principalmente porque ainda estão em fase de crescimento.

Sendo assim, ao contratar uma empresa especializada, é essencial gerenciar o processo no início, e saber o que deve ser cobrado.

Terceirizar marketing de conteúdo é essencial para obter resultados

Como mencionamos, a produção de conteúdo leva tempo e exige conhecimento para que os resultados apareçam. Embora seja um trabalho de médio a longo prazo para que os resultados comecem a aparecer, esse é um esforço que precisa ser feito para construir a imagem da empresa online.

Saber como trabalhar palavras-chave, criar estratégias para o crescimento do negócio, trabalhar e desenvolver o funil de vendas, entre vários outros pontos que são fundamentais no marketing digital.

Quem está em busca de obter esses resultados através de tráfego orgânico, vai poder usar a produção de conteúdo a seu favor.

Principais razões para terceirizar marketing de conteúdo

A terceirização é importante pela vantagem de não precisar dedicar tempo na elaboração de conteúdos escritos para blog, sites, ou redes sociais. Existem empresas especializadas que prestam esse tipo de serviço, e isso facilita muitos dos processos e estratégias de atração de novos clientes.

Além disso, garantir a contratação de uma empresa especializada que fará toda a gestão e automatização desse serviço, é fundamental para ter constância. É a empresa que ficará responsável por publicar os artigos e assim, começar a alavancar a visibilidade da empresa online, nos mecanismos de busca.

Fazer conteúdo otimizado dá trabalho e exige conhecimento e tempo. Sendo assim, esse é um investimento que vale a pena no longo prazo. Para entender melhor, veja abaixo algumas das principais razões pelas quais vale a pena terceirizar marketing de conteúdo com uma empresa especializada:

1.      melhor aproveitamento do tempo para a produção de conteúdo

quando você contrata uma empresa especializada e terceiriza a função de produção de conteúdo, você poupa tempo para se preocupar com outras atividades. Normalmente, a terceirização é feita para uma equipe que conta com profissionais de várias áreas que possuem conhecimento e capacidade para trabalhar com o digital.

Sendo assim, essa função de acompanhar e produzir conteúdo, fica de fora da rotina do a dia da empresa, que pode se empenhar melhor com o atendimento, com a produção, as vendas, etc. Por isso, é importante poupar tempo com a demanda da produção de conteúdo, terceirizando esse trabalho.

Além disso, o tempo economizado fica direcionado para outras atividades que também tenham como objetivo a expansão do negócio. Criar conteúdo é algo que realmente demanda tempo, sendo preciso conhecer como fazer SEO para elaborar um material que seja impactante no mercado.

Grande parte das equipes de marketing que trabalham com produção de conteúdo já possuem vasta experiência e por isso, conseguem agregar maior valor naquilo que oferecem. Existem diversas ferramentas usadas durante a execução do trabalho, assim como o planejamento e a entrega que é feita para o cliente.

2.      Com uma equipe tomando conta do conteúdo o foco pode ser voltado aos negócios

Ao terceirizar marketing de conteúdo, você pode realmente se focar naquilo que mais importa que é a sua marca, a sua empresa. Claro que não estamos falando aqui que a criação de conteúdo não é importante, muito pelo contrário.

Acontece que como já foi dito anteriormente, essa é uma atividade que realmente demanda muito tempo. E se for preciso direcionar tanto tempo para realizar essa atividade, outras que também são tão importantes quanto, podem ficar negligenciadas.

O operacional da criação de conteúdo, fica contratado a distância, remotamente. Por isso, não há necessidade de logística ou um local físico para incluir essa equipe. Lidar com o marketing digital requer estratégia e análise de resultados em conjunto. O trabalho operacional já pode ser feito pelos profissionais.

A comunicação deve ser feita para garantir, sempre, o melhor atendimento ao cliente e assim, os melhores resultados. Atender e sanar a dúvida ou a dor do público, é um diferencial enorme e que precisa estar claro na comunicação da empresa. Daí a importância de ter uma equipe e terceirizar marketing de conteúdo para que as publicações sejam constantes e direcionadas.

3.      Confie no processo da criação de conteúdo

Muitas empresas que terceirizam a criação de conteúdo, ainda ficam com o pé atrás, seja pela lentidão dos resultados, seja pela desconfiança na legitimidade e originalidade dos conteúdos. E isso infelizmente é uma realidade.

Entretanto, existem empresas muito sérias que atuam, no mercado há muito tempo, e têm sua garantia de excelência indiscutível. Por isso, é fundamental pesquisar muito bem, antes de terceirizar marketing de conteúdo com qualquer empresa.

Existe uma enorme responsabilidade em criar conteúdo sem expressar opiniões, sem copiar material e sem gerar qualquer tipo de problema para a empresa contratante. Contudo, o papel da empresa de marketing digital é prover conteúdos que garantam algo original, com qualidade e sem cópias. Que esteja direcionado ao seu público alvo.

Isso garante que todo o conteúdo produzido também tenha a ideologia da marca. Sem prejudicar sua imagem e levando em consideração seus objetivos. E o mais importante, passando a informação correta.

4.      Otimização do conteúdo

Se você for levar em consideração que precisa aprender todas as técnicas de otimização. Aprender a trabalhar com SEO (Serch Engine Optimization). Ranquear as páginas do seu site e tudo o mais que tiver que fazer para incluir o marketing de conteúdo nos seus processos, com certeza você vai preferir terceirizar marketing de conteúdo.

Ter uma equipe totalmente voltada para essa parte deve ser uma prioridade na empresa, principalmente para quem tem pequena e média empresa. Os conteúdos otimizados devem ser uma prioridade e se contratar e treinar uma equipe fica caro e pode ser trabalhoso, terceirizar o serviço é uma opção muito mais facilitada.

Muitas empresas fazem essa escolha principalmente por poderem se dedicar mais em atividades de Core Business do que na criação de conteúdo. A terceirização é um serviço oferecido por agências, que realmente pode facilitar e muito a vida dos diretores e empreendedores.

5.      Resultado sobre investimento

Contratar profissionais da área para a produção de conteúdo pode, inicialmente, parecer algo relativamente caro. Entretanto, depois que o empreendedor entende a importância da comunicação com seu público através do conteúdo. É possível ver que os resultados aparecem e se sobressaem em relação ao investimento.

Abordamos anteriormente sobre o trabalho de ter que contratar uma equipe, prepara-la, equipá-la, montar um escritório e tudo o mais. Tudo isso sai muito mais caro, do que terceirizar marketing de conteúdo.

Ao entrar em contato com uma empresa de marketing digital profissional, você terá acesso profissionais especialistas na área, que vão conseguir auxiliar e desenvolver a produção de conteúdo de forma muito rápida para que os resultados comecem a aparecer quanto antes.

Ter uma empresa contratada que consiga desenvolver esse serviço, melhorando o posicionamento da marca no digital e aumentando a sua visibilidade de forma orgânica, traz resultados sobre o investimento e tudo é uma questão de tempo.

Os profissionais contratados vão trabalhar de acordo com as estratégias da marca, mas com ideias ativas, que funcionem no ambiente digital. Levando o público alvo por todas as etapas do funil de compras, até que eles tomem a sua decisão. Tudo feito através de soluções criativas oferecidas, com perspectivas diferentes.

6.      Processo automatizado

Ao terceirizar marketing de conteúdo, as duas empresas precisam trabalhar de forma ativa e em coparticipação. Essa parceria precisa acontecer, para entender melhor a visão da empresa contratante, e as atividades do mercado. Levando em consideração tudo aquilo que pode mudar.

Essa interação é fundamental para que depois que tudo está alinhado, o processo possa ser automatizado pela equipe. Sendo assim, quanto mais informações a empresa consegue passar, melhor será para todo o processo.

Em conclusão, é essencial que exista pessoas envolvidas no desenvolvimento de criação de conteúdo. Pessoas responsáveis pela estratégia da empresa, para passar todos os dados e informações a empresa terceirizada.

Com isso, os esforços estão focados todos na otimização do conteúdo, na estratégia, na atração, na conversão e no engajamento das atividades.

Por que terceirizar o marketing digital?

Nós da Visão Confiável somos uma empresa de marketing digital e atuamos no mercado desde 2017. Com experiência na área de marketing de conteúdo, atendemos pequenas e médias empresas em seus projetos e estratégias, atendendo da melhor forma para que os resultados aconteçam de acordo com o esperado.

Contamos com profissionais multidisciplinares que realizam cursos na área e estão sempre atualizados com as mudanças que acontecem no mercado. O marketing de conteúdo é uma realidade e é essencial se dedicar ao digital para manter uma presença online.

Oferecemos pacotes de criação de conteúdos, marketing digital, estratégias e avaliação de métricas, backlinks de relevância, segurança de informações, otimização Mobile, inserção de ADS, hospedagem, criação e otimização de conteúdos para blog, e muito mais.

O trabalho de técnicos e analistas especializados, assim como redatores e especialistas na área do marketing que estarão dispostos a atender as demandas da sua empresa. Não deixe de entrar em contato para fazer um orçamento e tirar suas dúvidas. Estaremos à disposição para te atender.

Deixe seu comentário