Um texto publicitário serve para vender ideias, independente do nicho de atuação. Sua composição geralmente é formada por técnicas de copywriting e storytelling.

Em um mundo de marketing digital, fazer um texto publicitário não é algo muito complicado, mas ele exige algumas características mais técnicas. Esse estilo de escrita, costuma ser mais usado em campanhas publicitárias, e não necessariamente precisam ser apenas em forma de escrita.

É um estilo que está muito presente na rotina das pessoas, além disso, também serve para convencer leitores sobre algo. Quem trabalha com tendências de marketing digital, conhece o texto publicitário, principalmente pela influência que ele possui.

Entretanto, também é considerada uma forma de comunicação e está bastante presente em televisão, rádio, nas revistas e no jornal. Atualmente com o avanço da internet, passou a fazer parte também no marketing de conteúdo.

Contudo, o texto publicitário também passou a fazer parte das plataformas online. É possível encontrar esse estilo de escrita, principalmente em artigos sugestivos, ou que precisam ser persuasivos de alguma maneira.

Esse estilo de linguagem é mais sedutor e consegue atrair a atenção dos leitores, ainda mais quando há o desejo ou a necessidade de consumo. Produzir esse estilo de texto exige compreensão e entendimento de suas características.

Entender do que se trata a linguagem de um texto publicitário é fundamental, principalmente saber passar a mensagem desejada e despertar as emoções necessárias. Para entender melhor quais são as características desse estilo de texto, e como ele pode ser feito. Continue lendo.

Neste artigo, você vai ler sobre:

  • O que é um texto publicitário e exemplos?
  • Como se faz um texto publicitário?
  • Qual é a estrutura de um texto publicitário?
  • Quais são as principais características de um texto publicitário?
texto publicitário

Qual a finalidade de um texto publicitário?

Quem necessita criar ou escrever um texto publicitário, normalmente precisa se comunicar com algum objetivo em mente. Seja para fazer um anúncio, para promover uma ideia, para gerar uma reação.

Esse tipo de artigo pode ser desde ofertas para vendas, até avisos importantes, comunicados, entre outros tipos, mas em todo caso, ele vai passar informações. Entretanto, a idéia sempre será a de mensagem pública.

Por ser um tipo de material que está sempre muito presente em plataformas online. Mídias, rádios, TV, revistas e jornais, é um tipo de comunicação direcionada. Feito para um público, que tenha impacto de maneira relevante.

Portanto, a mensagem passada precisa ser bem estruturada de acordo com o propósito e a intenção da comunicação. Mesmo que não exista um padrão comum para esse tipo de artigo, já que ele varia de acordo com o objetivo. O texto publicitário possui uma estrutura que precisa ser seguida.

Contudo, essa estrutura também pode ser adaptada de acordo com cada propósito. E essa adaptação que torna a mensagem relevante e eficiente de acordo com a criatividade.

Entretanto, ele precisa ser bem produzido, levando em consideração um tema para que o leitor consiga entender o real objetivo do conteúdo. Esse conteúdo que pode ser de dois tipos diferentes, sendo dionisíaco ou apolíneo.

O dionisíaco é toda mensagem que causa mais emoção, ela é feita através de um conteúdo menos racionar, e costuma despertar reações no leitor. Enquanto que o apolíneo, envolve argumentos mais racionais e eficazes na mensagem passada. Contudo, o texto publicitário tem sua importância, principalmente de acordo com a estratégia criada pelas empresas.

O que leva um texto publicitário a ser eficiente?

Tudo depende do seu objetivo principal. Entretanto, como o texto publicitário pode ser de tipos diferentes, e têm suas características específicas, ele pode ser essencial para determinadas mensagens.

Veja abaixo quais os tipos e estilos de texto publicitário e quais são suas principais características.

1.       Original

O texto publicitário original é aquele que se vê em maior quantidade. Como o consumidor já convive com a comunicação escrita há muitas décadas, ele acaba sendo impactado de diversas maneiras por essas mensagens que são passadas.

Cada texto pode ser encontrado de formas diferente, mas seu principal ponto envolve a originalidade. No texto publicitário original a criatividade é um destaque, assim como a inovação. É possível encontrar também inspirações e referências em diferencial. O que pode tornar alguns elementos distintos do comum que pertence a outros estilos. Sendo assim, no mercado existem muitos tipos de escrita e de conteúdos, mas cada um deles, deve ser único.

texto publicitário

2.       Texto publicitário promocional

Dentro do estilo promocional, a principal característica é a informação que é promovida. Normalmente o intuito desse tipo de texto é vender algo. Sendo assim, o conceito acaba por oferecer algo, seja um produto ou serviço.

Contudo, vale ressaltar que nem sempre um texto promocional vai vender algo. Entretanto, ele deve passar a mensagem e promover o conteúdo, fazendo com que a audiência entenda e se interesse pela oferta. A intenção e objetivo do texto publicitário de promoção devem ser claros. Portanto, a campanha que promove uma oferta, um email marketing, uma marca, um assunto, uma mensagem, etc.

3.       Direcionado

Pensando em estratégia de marketing de conteúdo e da comunicação estratégia, o texto publicitário que é direcionado, costuma ter muito mais efeito. Isso acontece, devido ao próprio direcionamento do conteúdo, para a audiência escolhida.

Esse direcionamento acaba alcançando de forma positiva, e com isso, o impacto acaba sendo maior. Dentro do marketing de conteúdo, esse direcionamento muitas vezes envolve a persona, quando a estratégia já possui um público alvo específico.

Esse direcionamento dentro da comunicação garante que a mensagem alcance quem precisa. Conseqüentemente tenha os resultados esperados. Mas para isso, a mensagem precisa ser bem feita e siga as estruturas essenciais de um texto publicitário.

4.       Texto publicitário persuasivo

Para que um texto seja relevante para o leitor, ele precisa ser persuasivo de alguma maneira. De uma forma prática, para entender o que é um texto publicitário persuasivo, ele deve ter argumentos que convençam através da razão.

O tema e o interesse devem causar impacto no leitor. Dessa forma a mensagem ou a informação, será relevante e vai ter a sua importância. A persuasão dentro das características desse tipo de texto, é fundamental para o objetivo da estratégia.

Como fazer um texto publicitário?

Como já foi dito, o texto publicitário possui uma estrutura, mas, além disso, ele precisa ter suas características bem definidas. Isso é essencial para melhorar a produção e para que o leitor entenda o seu objetivo.

Sendo assim, existem algumas dicas que são fundamentais na hora de começar a elaborar um texto publicitário. Para saber mais, acompanhe.

texto publicitário

1.       Os títulos devem ser atrativos

Toda pessoa que vai começar a ler um texto ou um artigo, sempre vai começar pelo título. Portanto, quanto mais atraente ele for, maiores são as chances de o leitor continuar a leitura. O título é como se fosse um convite, ele precisa atrair e convidar para que a leitura seja incentivada.

Contudo, um bom título precisa ser eficiente e simples. Ele precisa ser chamativo e prender a atenção de quem está lendo. Atualmente, principalmente na internet, existem muitos conteúdos que conseguem impactar o consumidor.

E na realidade os grandes responsáveis por atrair em um primeiro contato, são os títulos mais impactantes. Além disso, é fundamental também usar estratégias nessa etapa da produção do texto. Isso porque a grande maioria da concorrência faz isso.

Apostar na dor do público alvo, da persona, é uma maneira de influenciar a criar bons títulos, assim como usar as próprias dificuldades. Lembrando sempre que a mensagem mencionada no título precisa estar presente também no conteúdo.

2.       Linguagem simples

Cada situação e cada tipo de texto publicitário podem exigir uma linguagem específica. Entretanto, as características de um artigo desse tipo serão sempre as mesmas. Entretanto, usar linguagem simples é uma forma de garantir a compreensão do leitor.

Além disso, uma linguagem mais simples conecta melhor a idéia com o público. É preciso que os detalhes sejam apresentados de forma clara sobre o produto, e com o objetivo de captar melhor a atenção.

Até mesmo quando é preciso usar linguagem mais técnica, quando ela é feita de forma simples, sua compreensão fica mais clara. Sendo assim, até mesmo em temas complexos, a linguagem influencia totalmente na comunicação.

O passar a mensagem é fundamental para que a comunicação seja eficiente. É sempre melhor ser direto e conseguir gerar compreensão, do que elaborar demais um texto, e ele ficar confuso ou pouco entendível.

3.       Oferecer dicas e sugestões

Outro ponto importante que costuma estar presente em um texto publicitário, são as dicas e sugestões. Portanto, esse tipo de artigo não deve ter somente informações sobre características de produtos ou ser algo de cunho promocional.

Esse tipo de texto também pode ser sugestivo, pode oferecer dicas de uso, por exemplo. Como se fosse um manual. Além disso, esse estilo de informação atrai e também causa impacto no leitor já que é relevante.

Contudo, é uma maneira prática de mostrar ao público, benefícios que podem ser atribuídos ao produto ou serviço. Além disso, também gera compreensão sobre características. Essa é uma dica fundamental para gerar conteúdo de valor para a persona.

texto publicitário

4.       Cria um artigo interessante

O leitor precisa se interessar pelo conteúdo que lê, sendo assim, é fundamental que ele seja interessante e bem escrito. Um texto publicitário deve transmitir a mensagem ao qual ele foi proposto.

Normalmente esse tipo de artigo tem objetivo. Para cumprir a missão, ele deve ter características que façam com que as pessoas se interessem em ler. Portanto, criar algo relevante é essencial para prender a atenção do público.

Existem várias formas de fazer isso, e estratégias para usar. Entretanto, o mais importante é passar a mensagem necessária. E por isso, algumas características importantes, precisam estar presentes no texto, inclusive, informações relevantes.

5.       Não esqueça de ser conciso

Ninguém quer perder horas lendo um artigo sobre o mesmo tema. Normalmente as pessoas buscam conteúdos completos, diretos e que seja rápido de ler. Portanto, a concisão de um texto, que é curto, mas ainda assim informa o que é preciso, sempre vai fazer mais sucesso.

Atualmente os canais de comunicação já possuem muita distribuição de informação de forma acelerada. Contudo, quando há conteúdo pequeno, mas que é eficiente em transmitir a sua mensagem, ele consegue captar melhor a atenção do leitor.

Se expressar através de um texto publicitário, não requer que ele seja longo, com palavras difíceis ou com parágrafos longos. Mas é preciso que através dele a mensagem seja passada, e faça com que o leitor entenda o que precisa.

Portanto, um texto relevante deve ser conciso, com palavras de fácil entendimento, e parágrafos curtos. Isso o torna mais fácil de entender e mais agradável de ler.

texto publicitário

6.       Se aproxime do leitor

Outro ponto importante que pouco se lembra em um texto publicitário, a proximidade do interlocutor com o leitor. Mesmo fazendo um artigo informativo, promocional ou de qualquer uma das categorias saber gerar conexão ao expor as ideias é uma verdadeira arte.

Através de uma comunicação casual, é importante transmitir algum tipo de informalidade. Além disso gerar essa conexão que é importante entre empresa e consumidor, também remete a confiança.

Quando o texto é exclusivo, muitas vezes o público não consegue se ligar a marca ou a empresa. Portanto, saber valorizar essa conexão entre o consumidor e a empresa, torna o processo de vendas e de atração, mais eficiente.

Entretanto, em um texto publicitário, a valorização do público precisa ser tão bem feita, quanto a valorização do produto ou serviço. É importante manter uma boa relação e equilíbrio entre essas duas partes.

Quais são as principais características de um texto publicitário?

O que determina que um texto publicitário tenha esse nome, são algumas características típicas desse estilo de artigo. Por exemplo, esse tipo de conteúdo, tem tendência de ser persuasivo e gerar algum tipo de convencimento.

Além disso, também possui verbos no presente do indicativo e no imperativo. Faz parte da estratégia desse tipo de conteúdo. Assim como por exemplo, os vocativos que estão sempre sendo usados para expressar uma chamada.

Outro ponto importante de se levar em consideração no texto publicitário, se trata da clareza e da linguagem simples, acessível e coloquial que está presente. Ironia e humor também é muito visto como característica desse estilo de escrita, assim como a criatividade.

Vícios de linguagem e subjetividade também são itens bastante presentes nesse estilo de artigo. Portanto, quando se usa muita musicalidade, neologismos, trocadilhos e até mesmo a função apelativa de linguagens, torna o texto funcional e atrativo. Desde que todas essas características não sejam usadas todas juntas.

Qual a estrutura de um texto publicitário?

Todo texto publicitário, não possui uma estrutura pronta, que o considere um padrão. Isso porque, existem efeitos visuais, estilo de linguagem, frases e linguagem não verbal que faz com que o texto consiga concluir seu objetivo.

Como as principais características que envolve um texto publicitário é ele ser conciso e curto, e ter um objetivo, a sua estrutura pode ser livre. Desde que cumpra o proposto e seja eficiente em seus argumentos. Um texto publicitário pode ser feito de diversas maneiras, sendo argumentativo, descritivo, narrativo, etc. Em alguns casos, um único artigo pode ter até mais de um estilo.

Além disso, se torna muito comum, encontrar textos dessa maneira, com imagens e outros recursos que se tornam importantes para esse tipo de artigo. Por exemplo, como uma das funções desse estilo é promover produtos e serviços, usar imagens é uma forma de despertar mais interesse no leitor.

Contudo, saber usar títulos atraentes, e subtítulos que dividam bem o artigo, é uma maneira de usar a criatividade. Para envolver palavras chaves e tornar o conteúdo atrativo e eficiente. Isso requer prática e conhecimento.

Entretanto, para comercializar, converter e envolver o leitor exige muita criatividade. Criar um corpo de texto publicitário que anuncie, informe e ao mesmo tempo convença, precisa ser feito com atenção.

Campanhas publicitárias

As campanhas publicitárias muitas vezes são criadas em torno de um texto publicitário. Assim como o próprio nome já diz. Contudo, uma publicidade pode ser feita de diversas maneiras, sendo através de conteúdo visual, oral ou escrito.

Tanto os textos, quanto outros tipos de campanhas publicitárias, estão presentes no cotidiano de grande parte das pessoas que consome esse tipo de conteúdo. Por isso, um material, muito fácil de encontrar e usar no dia a dia.

Como faz parte dos meios de comunicação de empresas, e tem função apelativa, muitas vezes é até cobrado em vestibulares. Quem cria esse tipo de texto podem ser os publicitários, ou outros profissionais. Desde que consigam usar a linguagem persuasiva e informativa, de forma simples e direta.

Conclusão

Dentro desses estilos de texto publicitário, os slogans, se tornaram um estilo de conteúdo que fica muito usado. Além deles fazerem parte da publicidade, fazem parte e possuem uma série de regras importantes, que os fazem ser eficientes.

Esse estilo de escrita, usa poucas palavras para marcar, convencer e fazer com que o público lembre daquela marca em questão. Entretanto, eles não são tão livres, quanto o texto publicitário, mas ainda assim, possui elementos fundamentais, que também se encaixam nos artigos.

As poucas palavras presentes no slogan, também podem ir para o texto publicitário. De maneira criativa, pode-se usar frases ou palavras de efeito que geram resultados eficazes.

Em conclusão, esse estilo de texto, consegue convencer, mas ainda assim, torna todo o processo de conversão e persuasão de um público alvo, mais eficiente. Embora exija mais criatividade, ele consegue aproximar uma marca de seu público.

Isso acaba tornando o processo mais confiável e ao mesmo tempo, mais fácil. Sem contar que muitas vezes, o próprio consumidor toma decisões por acreditar no que está lendo.

Deixe seu comentário