Quem trabalha com marketing digital já deve ter ouvido falar em Topo de Funil de Vendas. Nesta etapa do processo, pode-se dizer que é a fase de atração, quando é preciso conscientizar o público que ele possui algum problema.

Ao fazer com que o público identifique o problema, o próximo passo é fazer com que ele entenda, que você pode resolvê-lo. Normalmente é assim que uma transação financeira se inicia.

Pode parecer meio complicado e até nem fazer sentido, mas dividir o processo de vendas em funis, torna todo o entendimento do marketing digital mais fácil.

Atualmente, os hábitos de consumo do público mudaram, as estratégias que eram usadas antes para vender mais, já não são mais as mesmas. Sendo assim, a grande maioria das empresas atualmente já atuam no online e operam dentro desse cenário.

Mas como entender qual a função do Topo de Funil, para que ele serve e como usar da melhor maneira, dentro das estratégias? É isso que vamos te explicar agora.

Para que serve o Topo de Funil?

Em um primeiro momento, o que você precisa ter em mente é que o topo de funil é a etapa de atração. É nesse momento que as estratégias devem ser criadas para atrair visitantes e assim, potenciais clientes.

Nessa fase, é preciso saber como despertar o interesse. Inclusive, é nesse momento que você vai separar os interessados, dos que não se interessam pelo seu produto, ou não têm o problema que você pode solucionar.

O topo é a parte mais larga do Funil, é como se através dele, um número muito maior de visitantes fosse passar. Em seguida eles vão se afunilando pelas demais etapas do funil, até chegar nos clientes que se interessam pela sua marca.

Sendo assim, o topo de funil serve principalmente para atração, para despertar o interesse. Com isso, quem é atraído e gosta, pode ficar e se manter por mais algumas etapas dentro do processo de vendas.

Quanto mais pessoas for possível atrair, maior o número de pessoas vai descobrir o seu serviço ou produto.

Dentro do funil de vendas, o topo de funil é a primeira etapa, a porta de entrada. Para passar para o meio e o fundo de funil, inicialmente o seu público precisa ser atraído e despertar para o que você tem a oferecer.

Entendendo o funil de vendas

Um funil de vendas requer três etapas, o topo de funil o meio e fundo. Como já explicamos, no topo é a fase mais ampla, onde a intenção é despertar a atenção de um público geral.

Enquanto que o meio envolve estratégias e ações que devem estar mais voltadas para educar o público alvo. É como se fosse uma etapa que deixasse seu cliente mais à vontade para continuar e realizar a compra.

Já o fundo é a etapa final do processo de vendas, quando o consumidor tem certeza daquilo que deseja. Então é onde acontece a decisão, a conversão e também a fidelização do cliente.

Qual o principal objetivo do Topo de Funil?

Um dos principais objetivos do topo de funil é atrair mais visitantes, assim como já foi mencionado. Isso pode acontecer tanto de forma orgânica, quanto através de mídias pagas.

Ao chamar atenção do seu público, é possível identificar as dores do público e com isso, conscientizá-lo de que seguindo por esse caminho, ele irá encontrar a solução.

É bem parecido com uma historinha mesmo, mas na realidade, as estratégias precisam ser montadas dessa forma, para fazer com que se entenda, que o seu produto ou serviço, vai garantir a solução daquele problema específico.

Portanto, nessa etapa, o principal objetivo será despertar o interesse, a atenção do público alvo.

Uma estratégia interessante para esta etapa é conectar os interessados de alguma maneira, seja através de um cadastro, ou grupo, para mantê-los informados sobre os próximos passos.

Qual a importância de usar essa estratégia de vendas?

Usar o topo de funil de na estratégia de vendas é essencial para conhecer o seu público e entender quais são suas principais dificuldades. É como se fosse a famosa pesquisa de mercado.

Antigamente, quando as vendas eram presenciais ou no próprio comércio, os empresários pagavam empresas para fazer pesquisas e descobrir qual era o desejo desse consumidor.

Hoje, através das estratégias de vendas e mais fácil descobrir essas informações, usando as estratégias corretas. Portanto, tenha em mente que o topo de funil é o ponto de partida de qualquer estratégia de vendas.

É através dela que seu negócio vai se destacar, atrair e começar a fazer com que os clientes, passam sua jornada de compra. Veja mais motivos pelo qual o topo de funil é importante:

1.      Primeira impressão

A estratégia criada com o topo de funil precisa ser chamativa e atraente. Para conquistar a atenção e a intenção do cliente. Sendo assim, o primeiro contato do seu potencial cliente com o produto ou serviço, deve ser impecável.

Alguns gatilhos que despertem curiosidade, que ajudem a manter atenção, que atraiam de alguma maneira, são bem vindos nessa etapa. O ideal é causar novas perspectivas para algo que chame atenção.

2.      Novas descobertas

Ao despertar uma nova sensação, ao atrair clientes novos, você também desperta curiosidade e consequentemente, novas descobertas.

Atraindo um público novo para a etapa do topo de funil, além de fazer com que os clientes em potencial pensem nos problemas que eram ignorados antes. E assim, ao pensar na solução, encontrem seus produtos.

Essa nova descoberta, pode despertar uma série de sensações que vão fazer total sentido nas etapas seguintes do funil. O importante é despertar o interesse e causar a necessidade de resolução.

3.      O interesse pelo assunto

O topo de funil desperta uma série de sensações e uma delas é o interesse para saber mais sobre assunto. Quanto um cliente passa a pensar sobre um problema ele normalmente se interessa mais sobre ele, querendo saber, isso é algo natural.

É como se antes ele não soubesse que tinha um problema e depois que descobre que tem, ele quer saber mais. Quer descobrir como resolver, da onde vem, por quê, e por aí vai.

Por esse motivo, é essencial saber criar conteúdo que continue atraindo e educando o público, para mostrar que existem soluções.

Como criar um topo de funil?

Essa pergunta poderia ter diversas respostas. Tudo vai depender do seu nicho, do tipo de produto ou serviço que oferece, sem contar que as estratégias podem variar dependendo o objetivo de cada ação.

Entretanto, criar um estágio de topo de funil é essencial para saber como conscientizar os clientes, muitas vezes vai da tentativa e erro, ou de contratar uma empresa especializada em avaliar seus dados e entender os números e metas.

Existem muitos materiais disponíveis que ensinam como criar esses conteúdos e como distribuí-los de forma gratuita através da internet e redes sociais.

Mas é válido ressaltar que todo material precisa ser distribuído de acordo com a etapa em questão em que se encontra. Por exemplo, em uma etapa de Topo de Funil não se deve mencionar os produtos da empresa.

Antes disso, é preciso despertar o interesse do cliente, abordando assuntos de uma forma geral. Por exemplo, para quem vende peças de roupa e trabalha com vestuário, pode criar conteúdo voltados a dicas de moda, o que combina com o quê? Etc.

Essa é uma das principais formas de criar conteúdo para a etapa de topo de funil, afim de deixar o cliente curioso para saber mais ou para consumir mais desse conteúdo.

Em um primeiro estágio, gerar essa conexão é fundamental para que as próximas etapas possam fluir de forma mais fácil.

O conteúdo do topo de funil precisa ser de fácil acesso

Conteúdos simples, mas que ensinem algo para o público, são fundamentais para fazer uma boa captação de topo de funil. É nesse momento, que conhecer a sua persona, pode fazer toda a diferença.

Quando mais pessoas você conseguir alcançar na etapa do topo de funil, melhor. Mas quando se tem um público específico, reter uma quantidade maior desse funil fica mais fácil.

Isso porque ao identificar o seu público, você direciona o conteúdo diretamente para ele, e assim, as chances dele se interessar pelo seu conteúdo, pelo seu serviço ou produto, é muito maior.

Criar um conteúdo de fácil compreensão, retém o público por mais tempo. Portanto, durante essas estratégias de atração e topo de funil, é necessário construir o conteúdo de maneira objetiva e clara.

Não cite a empresa e nem seus produtos

Ainda não é o momento. Na etapa do topo de funil, não é a hora de fazer propaganda ainda. No marketing digital existem etapas, e nesta etapa, o ideal é conquistar o cliente com conteúdo relevante.

Normalmente a versatilidade de pessoas que vai chegar até esse conteúdo é muito variado e por isso, não há porque oferecer ou falar sobre o seu produto, se quem está ali possivelmente ainda nem se interessou pelo que você tem a dizer.

Caso deseje fazer menção à empresa, é bem provável que seu cliente perceba que se trata de algum tipo de propaganda e saia antes mesmo de se interessar pelo que tem em dizer.

Na etapa do topo de funil é preciso despertar interesse e se possível gerar leads que sejam qualificados e já tenham interesse. Para isso, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para qualificar os leads de acordo com cada objetivo.

Quais ferramentas usar?

As ferramentas mais importantes para usar no topo de funil e gerar leads qualificados, variam de acordo com cada objetivo. Inicialmente é preciso ter em mente quais são os objetivos então entender, o que pode ser usado.

Dentro dessa etapa do processo de vendas, é possível fazer uso das seguintes ferramentas:

1.      Post blog

Caso a forma de vender seja através de e-commerce, criar um blog e posts que sejam informativos e atraiam nessa primeira etapa do topo de funil, pode ser uma ótima estratégia para atrair público interessando no seu conteúdo.

Crie conteúdo com temas que estejam ligados aos seus produtos ou serviços e que ofereçam informação gratuita, despertando a curiosidade de quem chegou até ali. Esse tipo de conexão acaba fazendo com que o leitor volte, ou muitas vezes que leia mais de um post seguido do outros.

2.      Redes sociais

Através das redes sociais, é possível gerar mais tráfego e consequentemente atrair mais visitantes na etapa do topo de funil. Usar as redes sociais para interagir é uma maneira de conquistar e gerar mais curiosidade em potenciais clientes.

Use imagens de qualidade e faça posts que chamem atenção dos usuários. Interaja de volta com quem interagir e se possível chame outras pessoas que possam agregar ao assunto que estiver falando.

3.      Newsletters

Ter uma lista para disparar os conteúdos aos interessados é uma das melhores ferramentas de se usar, para gerar leads qualificados.

Conseguir fazer com que o público do topo de funil se inscreva em uma newsletters é uma forma de começar a selecionar quem está inscrito, de quem não está. Sem contar eu assim, você consegue visualizar e separar quem consome seu conteúdo com maior frequência.

Para quem não conhece, um newsletter é uma ferramenta que envia conteúdo específico a quem se inscreve. Dessa forma as estratégias podem ser feitas pensando em cada assunto, em cada etapa de funil e ir acompanhando o interesse do público, conforme eles vão avançando pelas etapas do processo de vendas.

4.      Webinars

Esse tipo de ferramenta de transmissão, funciona muito bem para estratégias de topo de funil, ainda mais quando a intenção é captar leads. Através dos Webinars, o esforço é bem menor, já que não requer muito preparo na produção do material.

Na grande maioria das vezes, o Webinar é como uma live, que acontece ao vivo, sendo assim, a pessoa que produz o conteúdo se programa para ficar disponível naquele momento e produz o seu conteúdo.

A transmissão costuma ser divulgada, com dia e hora marcados. O que acaba sendo uma ótima forma de envolver novos profissionais a querer desenvolver esse tipo de conteúdo.

5.      Ebooks

Os ebooks também são considerados uma opção de ferramenta para gerar Leads, mas requer um pouco mais de tempo. Produzir um ebook pode ser demorado dependendo da área de atuação, além de exigir um pouco mais de trabalho.

Porém, lembrando sempre que esse material deve ser algo simples e direto, rápido de ler. Precisa instigar o potencial cliente a continuar te acompanhando e consumindo seu material e futuramente seus produtos.

Normalmente ebooks que se encaixam no topo de funil são Guias básicos, ou “X” Dicas para “X” coisas que você precisa saber antes de…, e por aí vai.

Conquista de metas

Poucas pessoas sabem, mas é na etapa do topo de funil, que as metas são realizadas. Isso acontece devido a primeira fase ser uma das mais importantes.

O marketing de conteúdo é extremamente útil no marketing digital, principalmente nessa etapa inicial. Saber fidelizar o cliente através de curiosidade e outros gatilhos mentais que o mantenham interessado, é algo que requer prática.

Equilíbrio

Quem está começando agora a trabalhar com o marketing de conteúdo e o marketing digital, precisa saber equilibrar essas ferramentas. Não é porque você entendeu que o uso de funil de vendas é eficiente que precisa sair usando-o em tudo e de qualquer forma.

A verdade é que toda empresa costuma fazer linkagens muito inteligentes entre conteúdos e isso acaba deixando os resultados e os gatilhos muito mais no jeito, pra converter no final.

O excesso de qualquer coisa, inclusive ferramenta e funis, deixa tudo forçado demais, e nem o Google vai conseguir ranquear melhor o seu conteúdo.

Portanto, sempre que for elaborar e começar montar uma nova estratégia para topo de funil, tenha em mente um contexto inteligente para apresentar esse conteúdo.

Quanto mais natural você conseguir colocar a intenção dentro dele, sem que a outra pessoa perceba, melhor.

Conclusão

Criar conteúdo de qualidade exige prática, assim como o aprendizado em saber usar palavras mais atrativas. Além disso, o topo de funil precisa abrir portas para as demais etapas, daí a importância de manter um equilíbrio.

Depois do topo de funil, vem o meio de funil, sendo e essa etapa também precisa ser bem encaixada para continuar fazendo sentido e levar o cliente pela jornada.

Quando a estratégia é bem feita, os clientes acabam se impactando de forma totalmente natural pelos produtos e serviços.

A Visão Confiável atua no mercado de marketing de conteúdo, ajudando a estruturar toda a estratégia necessária de marketing digital para o seu negócio. Além disso, também oferece serviços de criação de conteúdo para topo de funil e muito mais.

Conta com todo um sistema de segurança, backlinks de relevância e todos os processos, levando em consideração os objetivos da empresa. Fazendo todo o desenvolvimento das estratégias seguindo o funil de vendas, usando estratégias pagas ou orgânicas.

Para saber mais e quais são os produtos oferecidos pela empresa, não deixe de entrar em contato, para tirar dúvidas e fazer um orçamento para transformar suas metas em realidade.

Deixe seu comentário