O Yoast SEO é um plugin (plu-in) para controle e análise da otimização de websites para mecanismos de busca. Sendo assim, neste material denso será possível compreender de maneira descomplicada tudo o que você precisa saber sobre esse plugin.

Além do mais, quem possui um website precisa conhecer Yoast SEO e entender o funcionamento desse plugin. Nesse sentido, como nós precisamos começar de algum lugar, podemos considerar que conhecer “o que é um plugin”, seja uma boa estratégia.

Desta maneira, vamos entender aqui neste o passo a passo desde Yoast SEO online; entender se Yoast SEO é bom; compreender as estratégias de Yoast SEO WordPress; aprender sobre como fazer Yoast SEO download e por fim, analisar se é vantajoso o Yoast SEO premium.

Nesse caminho, não há nada que seja muito difícil de se aprender e qualquer pessoa que tenha um mínimo de familiaridade com tecnologia é capaz de aprender. Entretanto, será preciso acompanhar tudo, desde o início até o final, para não perder nenhuma recomendação, afinal, por um descuido a sua instalação, ou mesmo o uso do plugin pode estar em risco para o seu rakeamento.

Aliás… você sabe o que é um rankeamento?

Bom, nesse passo a passo, nada vai passar despercebido, de modo que a nossa intenção aqui é esclarecer tudo, nos mínimos detalhes. Sendo assim, nos acompanhe por essa leitura e aprenda de uma vez por todas a otimizar o seu site.

Fonte: Canva

Neste artigo você vai ver:

  • O que é plugin Yoast SEO?
  • Yoast SEO gratuito
  • Como usar o plugin Yoast SEO?
  • Yoast SEO tutorial
  • Como ativar o SEO no WordPress?
  • Yoast SEO magento 2
  • Como ativar o Yoast SEO?

O que é plugin Yoast SEO?

Primeiramente, antes de chegar no plugin, vamos elucidar de maneira bem detalhada todo o processo até chegar nesse aplicativo [Yoast SEO]. Logo, vamos listar os elementos que são fundamentais para compreensão do todo e ainda assim, vamos elucidar os conceitos de cada um desses elementos.

O que é um algoritmo? – Yoast SEO

Do ponto de vista matemático, os algoritmos são uma sequência finita de ações executáveis, responsável por resolver problemas. Nesse sentido, esse elemento é a base principal do funcionamento do Yoast SEO.

Mas, por qual motivo?

Bem, os algoritmos dos mecanismos de busca [mais precisamente o Google], tem um comportamento muito específico. Sendo assim, seus padrões de análises de dados refletem os desejos da empresa Google, que é gerar lucro.

Nesse sentido, o foco do algoritmo é zelar pelo bem mais precioso da empresa, que são as pessoas que realizam buscas através do Google. Logo, o algoritmo é programado para selecionar os conteúdos de melhor qualidade e fornecê-lo às pessoas que estão buscando informações no buscador [no Google].

Basicamente, o algoritmo do Google analisa o comportamento dos usuários diante de cada conteúdo e o conteúdo em si. Desta maneira, usando alguns critérios muito particulares, o algoritmo faz a seleção daqueles conteúdos que devem ou não, ocupar as primeiras linhas no momento das buscas.

Rankeamento ou ranqueamento – Yoast SEO

Quando uma pessoa pesquisa algo no Google, várias opções vão aparecer para tentar suprir a necessidade daquele indivíduo. O algoritmo vai analisar vários aspectos do conjunto de palavras que a pessoa digitou e vai tentar encontrar o site perfeito para indicar para aquela pessoa.

Exemplo – Yoast SEO

João digita no Google:

  • Bicicleta

O algoritmo pode mostrar preços, peças, estilos, modelos, histórias, imagens… uma série gigantesca de opções para tudo que se refere à palavra bicicleta.

João digita no Google:

  • Bicicleta onde comprar agora

É visível que temos aqui uma frase que pode gerar resultados mais assertivos, uma vez que a pesquisa está sendo bem direcionada ao objetivo.

João digita no Google:

  • Bicicleta comprar agora em Higienópolis lojas

Observe que cada vez mais, os resultados tendem a ser mais assertivos, de acordo com as palavras digitadas. Logo, essas palavras são chamadas de palavras-chave.

As palavras-chave são capazes de definir o rankeamento de um site e elas são um fator muito importante na hora do rankeamento. Sendo assim, é claro que existe um conjunto de detalhes fundamentais para conseguir colocar um website no topo do Google, entretanto, as palavras-chave são uma peça valiosíssima.

Fonte: Canva

Palavras-chave – Yoast SEO

Como vimos no tópico anterior, as palavras-chave tem um significado muito importante no rankeamento e são as principais peças para usar o Yoast SEO. Sendo assim, considerar a importância desses elementos é muito importante para compreender melhor as estratégias de Yoast SEO.

São elas que vão auxiliar o algoritmo a encontrar conteúdos adequados para as pessoas que estão realizando as buscas no Google. Desta maneira, apesar de muitas pessoas acreditarem que sabem o que os seus clientes digitam, a intuição não é a melhor maneira de escolher as palavras-chave. 

Existem várias maneiras de descobrir quais são as palavras-chave adequadas para o seu objetivo, mas não é tão simples assim.

Basicamente, vários sites como o Ubersuggest ou o próprio Adsense fornecem ferramentas para consulta rápida das melhores palavras-chave para cada site em questão. Entretanto, muita gente acha que é só ir lá, colocar o link do site e pronto! O milagre está feito.

Então…

Não é preciso dizer que isso não condiz com a realidade dos fatos, não é mesmo?

Sem querer desanimar ninguém, a coisa toda fica muito mais fácil de falar do que de colocar em prática. Afinal, são precisos meses de experiência e vários cursos para dominar completamente a arte de captação das melhores palavras-chave para usar no Yoast SEO.

Isso porque existe um certa complexidade nas informações das plataformas, com seus gráficos repletos de detalhes. Logo, ao começar a vasculhar as plataformas, o usuário percebe que vai precisar estudar muito para dominar tudo o que se trata de palavras-chave e suas ferramentas de análise.

Para um projeto eficaz, contrate um profissional e preferencialmente uma agência de marketing. Afinal, eles têm todas as ferramentas e o conhecimento para lidar com esses aspectos que envolvem Yoast SEO.

Um aspecto tão importante para o SEO não deve ser feito por um amador, ou senão os resultados não vão ser os melhores possíveis. Sendo assim, entre em contato com uma agência sólida no mercado e faça um orçamento antes de começar a tentar fazer tudo por conta própria.

Links – Yoast SEO

Os links são uma parte muito importante da construção de um bom rakeamento para um website. Logo, eles vão desempenhar uma função de valorização do próprio conteúdo do website, além de promover mais engajamento com o leitor ou leitora que está acessando as páginas.

É através dos links que o leitor ou leitora, são guiados de um conteúdo para outro, por ler algo interessante, ou então querer saber mais sobre determinado assunto que não consta no texto que ele está lendo no momento atual.

Ao ver uma palavra desconhecida, ou um tema que ele ou ela querem aprofundar, pode-se clicar no link disponível e este os leva até ao outro conteúdo informado. Desta maneira, cria-se uma “teia” de links e, como uma trama de vários fios, vai ligando um conteúdo ao outro, adequando-se melhor às estratégias do Yoast SEO.

Legibilidade – Yoast SEO

Além de entender sobre algoritmos, rankeamento, links e palavras-chave, é preciso compreender os critérios de legibilidade de um texto para dominar Yoast SEO. Nesse sentido, é preciso entender que na hora de escrever os textos, o autor precisa se ater a determinadas estratégias que vão fazer com que o conteúdo seja aceito pelo Yoast SEO.

Palavras de transição como “Logo”, “Sendo assim”, “Porém”, “Entretanto” e “Todavia”, por exemplo, são algumas das palavras necessárias para otimizar um texto em Yoast SEO. Entretanto, não é tão simples assim, pois existem outros elementos fundamentais que complementam essas estratégias.

Por exemplo, existe um limite de 25 palavras para cada sentença, de modo que, não ficar atento a isso pode dar muita dor de cabeça na hora de publicar o texto no WordPress.

As sentenças não podem ser muito longas e o texto deve possuir linguagem simples e de fácil leitura. Nesse sentido, o algoritmo do Google compreende que quem busca informações na internet, prefere informações mais objetivas e claras, de fácil assimilação.

Além do mais, muitas pessoas se irritam com o Yoast SEO no início, pois ele geralmente não aceita os primeiros textos de quem está começando.

Isso acontece porque alguns detalhes pequenos podem atrapalhar a publicação de um texto, levando a pessoa à loucura por não encontrar onde estão os erros. Logo, a recomendação é para que as primeiras vezes que a pessoa for usar o aplicativo Yoast SEO, ela tenha alguém experiente ao lado para instruir sobre os possíveis erros.

Contratar copywriter – Yoast SEO

Mas o melhor de tudo, visto o grande volume de trabalho que dá para elaborar as estratégias e ainda produzir os conteúdos, é contratar uma agência de copywriting e otimização para mecanismos de buscas.

Uma agência de marketing digital de referência no mercado, com certeza tem total domínio sobre as práticas de Yoast SEO e vai cuidar de tudo. Sendo assim, o cliente evita dores de cabeça e tempo perdido, por focar em algo que, na maioria das vezes, não dão prosseguimento, justamente pela complexidade e mudanças constantes no algoritmo do Google. 

Fonte: Canva

WordPress – Yoast SEO

Esse é o mais famoso Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que você conhece e se ainda não conhece, está conhecendo agora. Basicamente é a plataforma onde tudo que seu site possui funciona a partir dela.

Assim, o WordPress é o lugar por onde você vai realizar todas as ações do seu site, como publicações, alterações de layout e… instalação de plugins, com o Yoast SEO. Então, é com o WordPress que você vai lidar, toda vez que precisar trabalhar com o plugin Yoast SEO.

Plugin (plug-in) – Yoast SEO

O que é um plugin? O que ele tem a ver com Yoast SEO?

Bom, o plugin não é nada mais do que um aplicativo, bem parecido com aqueles que você baixa no Google Play para Android em seu celular. Sendo assim, os plugins são de fácil instalação, na maioria das vezes leves e alguns são básicos para um bom funcionamento da maioria dos websites.

A melhor parte de tudo é que os plugins são muito fáceis de instalar, pois a grande maioria deles fazem quase tudo sozinhos. Nesse sentido, são muitas opções de plugins que estão disponíveis no WordPress, mas alguns precisam ser instalados nos casos dos websites mais comuns.

Nesse caso, é sempre bom solicitar ajuda de um profissional com experiência em criação e desenvolvimento de websites. Isso é importante, pois muitos recursos podem ser mal administrados se o usuário não souber usar corretamente, podendo gerar danos muito graves no funcionamento do website, como bugs e lentidão.

Problemas de lentidão e bugs são responsáveis por mais de 90% da perda de tráfego e isso vai influenciar no faturamento. Logo, tenha bastante cautela nesse ponto e faça um investimento nessa parte, pois ela é fundamental para o seu website

Plugin Yoast SEO

Finalmente chegamos nele, o plugin tão citado aqui neste artigo, o Yoast SEO que todo mundo quer saber como instalar e como funciona. Sendo assim, fique atento pois agora vamos citar dados mais técnicos, por isso é preciso ficar ligado para não errar.

Instalando o plugin Yoast SEO no site WordPress

Passo a passo de como realizar a instalação do plugin Yoast SEO no WordPress, de forma fácil, rápida e detalhada. Mas, vale lembrar que é preciso estar com site ok, e ter acesso à página inicial informada nas imagens abaixo.

Caso você ainda não tenha uma conta no WordPress, vai precisar abrir uma e se cadastrar no site para ter acesso a esse ambiente, ok?

Então, vamos lá!

1- Procure do lado esquerdo da tela, a palavra “Plugin”;

Fonte: Visão Confiável

2- Passe o mouse sobre o ícone e selecione “Adicionar novo”;

Fonte: Visão Confiável

3- No canto superior, do lado esquerdo, localize o campo de busca;

Fonte: Visão Confiável

4- Digite as palavras “Yoast SEO” no campo de busca;

Fonte: Visão Confiável

5-Clique sobre o ícone da marca “Yoast SEO” e a instalação é feita automaticamente.

Fonte: Visão Confiável

Pronto, seu plugin foi instalado com sucesso!

Yoast SEO magento 2

O Magento é um sistema de comércio eletrônico que foi comprado pelo eBay no ano de 2011. Basicamente, o sistema popularizou-se, sobretudo por algumas características particulares, como o código aberto, baseado em PHP e MySQL.

Entretanto, o que devemos saber de fato, é que é através dele que muitas empresas têm fomentado melhorias e aumentado o seu faturamento. Nesse sentido, a Yoast SEO desenvolveu uma aplicação para a versão Magento 2 e ela está em uso desde 2017, quando foi anunciada pela própria Yoast SEO, em um de seus blogs.

Sendo assim, qual é a importância em compreender essa informação?

Bom, se você possui ou pretende possuir uma loja no e-commerce Magento, é bom que entenda como tudo funciona, não é mesmo?

Pois vamos lá!

Quando o usuário de uma loja virtual, anuncia seus produtos em alguma plataforma, ele vai precisar concorrer com outras empresas. Logo, existem critérios de análise, sobretudo de Yoast SEO, para rakear melhor os produtos dentro da plataforma.

É aí que entram os especialistas em SEO, determinados a garantir um bom posicionamento dos produtos entre os milhares disponíveis na plataforma. Sendo assim, realizar os procedimentos necessários para rankear bem, pode ser um trabalho muito complicado para quem precisa focar em outros aspectos da empresa, como o atendimento ao cliente, por exemplo.

Então, se caso você seja uma empresária ou um empresário que busca compreender melhor as estratégias de Yoast SEO Magento 2, é bom colocar na balança se realmente vale a pena investir tanto tempo em algo nesse sentido.

Fonte: Canva

A importância do Yoast SEO para o faturamento

Nos dias atuais, pensar um comércio, ou qualquer empreendimento, sem ter em mente uma estrutura online, mesmo que seja apenas um portfólio, é simplesmente loucura!

Vivemos o ápice da era digital e quem ainda não se atentou a essas mudanças, precisa agilizar o processo e começar logo. Basicamente, inclusive já comentamos aqui em outro post, o custo por lead no Brasil ainda é muito baixo com relação aos Estados Unidos.

Nesse sentido, podemos considerar que muito em breve o custo do lead vai aumentar muito e quem não tiver uma presença digital forte, vai se incomodar. Além disso, como o custo por lead aumenta, fica muito difícil começar do zero com tráfego orgânico, por isso é fundamental começar logo e garantir seu espaço no meio digital.

Deixar para depois não é uma boa ideia, pois o custo será basicamente o dobro do que é hoje no mercado. Sendo assim, vale muito a pena investir hoje com preço de leads baixo e fomentar uma estratégia orgânica, pois posteriormente a empresa não vai precisar gastar muito para se consolidar no cenário digital.

É uma verdadeira maratona digital e todos estão correndo atrás dos mesmos resultados dentro da internet. Desta maneira, com o aperfeiçoamento das estratégias de negócios, muitos empreendedores estão vendo grandes oportunidades para enriquecer no cenário digital nos próximos dez anos.

Entretanto, essa realidade só será possível para aqueles que têm uma presença sólida no ambiente virtual e já estão familiarizados com o novo ambiente. Por isso as ações de marketing são imprescindíveis.

Uma gestão eficiente de tráfego vai garantir muito mais do que simples visibilidade na internet, como muitos ainda pensam. Os resultados promovidos por uma agência de marketing digital são rápidos e a empresa colhe faturamentos muito mais volumosos em questão de pouquíssimo tempo. 

Mercado

Há uma demanda gigantesca dentro do cenário da tecnologia e essa demanda reflete diretamente em todos os outros setores. Logo com uma estratégia eficaz de gerenciamento de tráfego e com um bom controle de Yoast SEO, é possível vislumbrar novos horizontes muito rapidamente.

Qualquer pesquisa rápida na internet vai mostrar os gráficos de sites que iniciaram seus processos de gerenciamento de tráfego, amparados por uma agência de marketing digital. Sendo assim, com uma média de seis meses, as estratégias de Yoast SEO se tornam grandes vendedoras de todos os tipos de produtos possíveis.

Considere por exemplo, que você tenha uma loja e que está precisando atrair mais fluxo para dentro da sua loja, ok?

Bem, com as estratégias de Yoast SEO e um gerenciamento de tráfego eficaz, em seis meses, você vai ter vários robôs que captam clientes e te entregam nas mãos para que você faça sua venda.

A grosso modo, é isso que o Yoast SEO faz para uma empresa. Ele encontra a pessoa que quer comprar e joga essa pessoa bem no colo da empresa, com os dados todos registrados em um Banco de Dados. Veja se não é uma maravilha?!

Bom, o faturamento vai depender de outros fatores também, pois a empresa deve estar preparada para atender a nova demanda virtual. Nesse sentido, fomentar melhorias estratégicas do ponto de vista do atendimento, vai sinalizar muito a favor de um lucro maior.

Banco de dados

O banco de dados, nada mais é do que a organização e o armazenamento das informações coletadas em um domínio. Sendo assim, qualquer ação realizada dentro site ou aplicação e  que tenha alguma relação com os mesmos, será registrada em um banco de dados.

Os banco de dados são fundamentais, pois são neles que estão armazenadas as riquíssimas, valiosíssimas informações de todo o comportamento online, seja das máquinas, seja dos seres humanos.

Essas informações de comportamentos, se foram analisadas cuidadosamente, são capazes de gerar novos dados e até mesmo prever comportamentos futuros. Nesse sentido, é por isso que, por exemplo, houve recentemente uma polêmica sobre a Meta (Facebook) e os países europeus.

Na ocasião, o dono da empresa Mark Zuckerberg ameaçou retirar do ar a aplicação em toda a Europa, caso eles não permitissem o acesso aos dados das pessoas. Nesse caso, Mark Zuckerberg enfatizou que a atitude de bloquear o acesso aos dados iria atrapalhar o desenvolvimento da aplicação, tornando-a cada vez pior e sem qualidade.

O mesmo ainda disse que a intenção do uso de dados é aperfeiçoar a aplicação e os produtos da Meta para os seus usuários. Logo, diante de toda a polêmica, o empresárioC e programador bilionário perdeu muitos bilhões de dólares.

A discussão segue em análise entre os EUA e alguns países da Europa. 

Fonte: Canva

Rank Math

Sem dúvida alguma, o plugin Yoast SEO é o mais conhecido e mais usado na maioria dos sites brasileiros. Entretanto, há outras opções no mercado para quem gosta de produtos diferentes daqueles que a maioria consome.

O Rank Math SEO, de um modo geral, oferece os mesmos recursos que o Yoast SEO e seu funcionamento é muito parecido. Entretanto, alguns detalhes muito pequenos são perceptíveis na hora do uso da sua interface, mas nada que atrapalhe o entendimento.

Nesse sentido, o aplicativo é bem intuitivo e fácil de usar, de modo que possui vários benefícios visivelmente úteis. Sendo assim, veja alguns desses benefícios: assistente de configuração, integração com o Google Search Console, Schema, mapa do site XML, integração com o WooCommerce, sugestão de links internos e uma série de outros benefícios muito atraentes para uma aplicação que também é grátis.

O Rank Math não chega a ser um concorrente do Yoast SEO, entretanto ele compete de igual para igual no quesito qualidade. Logo, é tão verdade que suas avaliações são média 5 estrelas na própria interface de plugins do WordPress.

Mas, ainda assim o Yoast SEO continua liderando o fluxo de downloads, mesmo porque os profissionais estão mais familiarizados com ele. Nesse sentido, entra aquela frase antiga de que não se mexe em time que está ganhando, apesar de muita gente pensar diferente. 

WooCommerce? o que é isso?

Já que estamos conceituando os elementos principais de um site em WordPress, não poderíamos deixar de falar desse plugin. Logo, com uma aparência interessante e com funcionamento intuitivo, o WooCommerce é mesmo uma ferramenta muito fácil de usar para funções básicas.

É lógico que, assim como o Yoast SEO, ele possui funcionalidades que apenas um especialista é capaz de desenvolver. Entretanto, para o manuseio diário e as realizações práticas do cotidiano de uma loja online ele é perfeitamente usual.

Bom, já deu para perceber que o WooCommerce é um plugin para auxiliar nas vendas online de uma loja virtual, não é mesmo? Logo, como um estrutura voltada para WordPress, o plugin não é nada mais do que um open source de e-commerce.

Lançado em setembro de 2011, o plugin de aparência roxa tornou-se muito popular de uns anos para cá e isso tem relação com sua simplicidade de manuseio. Desta maneira, para quem deseja ter uma loja online em WordPress, o WooCommerce é uma excelente opção e pode ser instalado rapidamente.

Entretanto, sempre recomendamos que qualquer pessoa procure o auxílio de um especialista para evitar futuros problemas, como bugs e lentidão do website.

Resumo

Neste texto, antes de entrar no conceito de Yoast SEO, nós conceituamos os elementos principais que estão envolvidos em Yoast SEO. Basicamente, nós falamos sobre o que são os algoritmos e como é o funcionamento dessa estrutura matemática dentro das aplicações Google.

Em seguida, abordamos o conceito de rankeamento e explicamos do que se trata e para que serve. Sendo assim, ainda fornecemos alguns exemplos a fim de clarear melhor para aqueles que ainda não dominam esse tipo de tecnologia.

Na sequência, as palavras-chave foram o assunto em questão e foi nesse momento que começamos a pisar definitivamente em Yoast SEO. Logo, explicitamos a importância das palavras-chave para uma boa estratégia de marketing digital e ainda que não seja algo tão simples assim de se operar.

Ainda nesse mesmo assunto, indicamos a existência de aplicações que podem auxiliar um iniciante na pesquisa, entretanto não é nada simples. Desta maneira, uma estratégia bem consolidada por um agência de marketing digital de confiança é muito mais adequada para quem não está decidido a trabalhar diretamente com o Yoast SEO.

Na sequência…

 Falamos sobre links e sua importância, depois sobre os critérios de legibilidade em Yoast SEO, WordPress e na sequência explicamos o que é um plugin. Logo, abordamos a estratégia Yoast SEO para o Magento 2 e explicamos como funciona a ferramenta e porque ela é importante para o faturamento de uma empresa.

Essa mesma lógica foi usada para comentar sobre a tecnologia nos dias atuais e sobre a importância de migrar para o ambiente virtual. Logo, sabemos bem que não existe atualmente uma saída mais eficaz para alavancar as vendas do que o cenário digital.

E finalmente, comentamos sobre o Rank Math, que é uma segunda opção em termos de plugins grátis para rankear no Google. Sendo assim, abordamos algumas de suas qualidades e enfatizamos a satisfação popular de quem já utiliza a aplicação.

Fonte: Canva

Conclusão 

O que podemos concluir de todos esses aspectos relacionados a Yoast SEO?

Bom, primeiramente que, independentemente da ferramenta [plugin] utilizada, ainda assim, as estratégias de SEO são básicas para qualquer site. Desta maneira, não seria possível rankear um site no Google sem fazer uso desse tipo de estratégia.

Mas, em contrapartida, realizar essas estratégias pode ser um pouco mais complicado do que parece. Logo, mesmo com muitas opções de aplicações grátis para testar palavras-chave e tudo mais, ainda assim se torna inviável, para alguém que precisa lidar com uma rotina empresarial, se dedicar na execução total de todas essas estratégias.

É pensando exatamente nisso que a maioria dos empresários, hoje procuram uma agência de marketing digital para executar essas estratégias. Isso porque, cada briefing de palavras-chave para 10 postagens em blog, por exemplo, pode tomar o tempo de uma manhã, um dia, ou até mesmo uma semana inteira, a depender de quem manusear as ferramentas.

Esse tipo de ação é inviável para quem tem outros afazeres mais importantes dentro da empresa, como atender aos clientes e vender. Logo, além de concluir sobre a importância em se ter uma agência de marketing digital como parceira, podemos concluir também sobre os retornos desses investimentos em estratégias de Yoast SEO.

Como nós mesmos fizemos uma brincadeira sobre o Yoast SEO “jogar” os clientes no colo da empresa, com os dados todos preenchidos e só esperando uma proposta irrecusável.

Deixe seu comentário